Cianobactéria.


filipuh8

Recommended Posts

Boa Tarde,

Tenho um aquário com cerca de 160 litros vazio, já alguns meses apareceu cianobactéria, desmontei tudo, mudei de areão, lavei o aquário, troquei as plantas, fervi o hardscape... E ela voltou a aparecer, por agora, só ainda está muito pouca, em algumas pedras do areão.

Comprei eritromicina e vem em comprimidos, pedia a vossa ajuda agora para saber a dosagem necessária para acabar com esta praga. Gostaria de saber pela vossa experiência se isto não afecta nem a fauna, nem a flora. Pelo o que li é seguro.

A aguardar ajuda!

 

Com os melhores cumprimentos.

Editado por filipuh8
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que a técnica do apagao é a melhor... cobres o aquário com uma toalha de praia e deixas a luz apagada durante 3/4 dias... quando acabar já não deves ter nada...

 

As plantas não morrem e a bactéria vai-se embora.. mas o ideal é aumentar a circulação da agua do aquário também!

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que a técnica do apagao é a melhor... cobres o aquário com uma toalha de praia e deixas a luz apagada durante 3/4 dias... quando acabar já não deves ter nada...

 

As plantas não morrem e a bactéria vai-se embora.. mas o ideal é aumentar a circulação da agua do aquário também!

 

Cumps

Pois, eu já fiz isso antes de desmontar o aquário e voltou ao mesmo.

A quantidade de cianobactéria não se compara pois agora é muito pouca mesmo, talvez deva tentar isso outra vez com uma TPA de 50%.

No que toca a circulação, quando montei outra vez (à cerca de dois meses) instalei uma bomba na outra parte do aquario e já tem uma EXCELENTE circulação.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Tens varias maneiras de lidar com isso

 

O apagão durante uns tempos é a mais saudavel para o aquario, os peixes não se queixam muito, o pior sao as plantas

 

Depois tens alteraçao de PH que já é pior para os animais, e se tiveres plantas sensíveis também pode afecta las

 

Por fim tens a eritromicina, que é um antibiotico relativamente forte, só recomendo a utilizaçao em caso extremo.

 

As dosagens depende de quem faz, e da filtraçao que tens, se pesquisares lês de tudo, inclusivamente pessoas que dizem que lhes matou as bacterias do filtro, eu nunca usei eritromicina os apagoes faziam tudo, diminui também a quantidade de comida, e coloca uma filtraçao mais intensa e aumenta as TPA's a quantidade de nitratos na agua tambem pode influenciar

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Tens varias maneiras de lidar com isso

 

O apagão durante uns tempos é a mais saudavel para o aquario, os peixes não se queixam muito, o pior sao as plantas

 

Depois tens alteraçao de PH que já é pior para os animais, e se tiveres plantas sensíveis também pode afecta las

 

Por fim tens a eritromicina, que é um antibiotico relativamente forte, só recomendo a utilizaçao em caso extremo.

 

As dosagens depende de quem faz, e da filtraçao que tens, se pesquisares lês de tudo, inclusivamente pessoas que dizem que lhes matou as bacterias do filtro, eu nunca usei eritromicina os apagoes faziam tudo, diminui também a quantidade de comida, e coloca uma filtraçao mais intensa e aumenta as TPA's a quantidade de nitratos na agua tambem pode influenciar

O problema é que esta ciano já vem de à muito tempo. Fiz o apagão, não resolveu nada, faço mudanças TPA's todas as semanas e tenho uma boa circulação. Vou ter mesmo que utilizar a eritromicina.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muda tPA para duas por semana

 

o apagao seriam varios dia, não é soó um dia

 

mas experimenta TPA e reduçao do tempo

 

Qual e o tempo de luz que tens?

 

se for superior a 6 reduz meia hora por dia até teres 6 horas diarias, reduz a alimentação dos peixes, aumenta as TPA's para 2 por semana, ou ate mesmo TPA diaria durante 2 semanas o que te vai levar a uma renovaçao da agua do aquario

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tb tenho um pouco. mas nao tem evoluido. tens fertelizado? como estas de luz?

cumps

Não, tinha a luz ligada 10 horas.

 

Muda tPA para duas por semana

 

o apagao seriam varios dia, não é soó um dia

 

mas experimenta TPA e reduçao do tempo

 

Qual e o tempo de luz que tens?

 

se for superior a 6 reduz meia hora por dia até teres 6 horas diarias, reduz a alimentação dos peixes, aumenta as TPA's para 2 por semana, ou ate mesmo TPA diaria durante 2 semanas o que te vai levar a uma renovaçao da agua do aquario

O apagão foi desde de Domingo até hoje! Já tinha feito um apagão antes de desmontar o aquário e voltar a montá-lo e aí desapareceram mas voltaram a aparecer. Hoje não chegaram a desaparecer.

 

Deve-se procurar é causa do aparecimento e não a forma como eliminar.

A causa, foi numa anterior montagem em que o aquário ficou exposto ao sol e ganhou ciano. Depois disso, já foi montado duas vezes e o problema é o mesmo, se bem que as ciano não se compara ao que tinha antes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tens a luz ligada muitas horas para o que deves fertelizar.

nao sei quantos wats tens mas deves reduzir a luz para 5 / 6 horas e fertelizar. e faz tpa duas x por semana

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas como ja foi dito, no maximo 6 horas, é suficiente para muitas plantas, se quiseres podes fertilizar, dependendo das plantas que tens

 

Quanto aos apagoes, é suposto eles serem no minimo 4 dias, e os efeitos nao sao instantaneos, depois do apagao tens que corrigir a luz nao podes voltar aos mais habitos

 

Evita o uso de eirtromicina, mesmo com o uso do medicamento as ciano voltam

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já estou a fazer o tratamento com eritromicina, quero livrar-me de vez disto!

O apagão não funcionou, aliás as ciano continuaram a aumentar por incrível que pareça.

Acho que 5/6 horas não são suficientes, eu li em vários livros que o tempo de luz deve ser entre 10 a 12 horas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas olha lá, nem apagões nem eritromicina te vai resolver o problema. Se voltam a aparecer...

 

Lê sobre o que origina as ciano, e vai tentando corrigir por etapas, para poderes certificar-te da origem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Deixa 5 dias sem luz absolutamente nenhuma! resulta... sem luz não há cianos... e as plantas se estiverem saudaveis so têm uma recaida...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a eritromicina tambem resulta, mas os peixes e camaroes sofrem um pouco com isso

 

o ideal e msm reduzir o ciclo horario de luz, acho que nem era necessario apagar, disseste la para cima que tinhas 10 horas de luz

 

Ja foi postado entre 6-8, se mantiveres o ciclo horario antigo elas voltam e voltam sempre

Link to comment
Partilhar nas redes sociais