Rocha viva está a ficar branca


Recommended Posts

Bom dia a todos

apesar de já acompanhar alguns tópicos muito interessantes neste fórum , é a primeira vez que venho colocar uma questão , na esperança que alguém mais experiente me possa dar uma ajuda como já devem ter percebido , sou novo nestas coisas da aquariofilia marinha , mas tenho um sonho de um dia ter um belo aquário feito por mim para o qual até já tenho um esboço , mas para começar e ver se me entendia com o assunto ,decidi comprar um BOYO 450 , fiz todo o processo da montagem do aquário com a areia de coral , 3 rochas viva medias e duas rochas mortas , agua tratada previamente e depois adicionado sal da Red Sea nas proporções indicadas para os litros de agua do aquário , no entanto passados 10 dias as rochas vivas que vinham cheias de alga coralina e de bicharada começaram a perder a cor e a ficar esbranquiçadas , já antes tinha aparecido umas mini estrelas do mar mortas e também ouros seres vivos a boiar ,

será que se passa algo de errado com o meu aquário ?

tenho a iluminação ligada +- 10 h por dia

os parâmetros da agua são os seguintes :

 

salinidade 1023

ph - entre 7,8 e 8

amonia - entre 0 e 0,1

nitrato - 0

nitrito - 0

 

estou com receio que a rocha esteja a morrer e que vá prejudicar o período de maturação do aquário

como sou muito verde neste assunto agradecia os vossos comentários e ou conselhos

 

desde já muito obrigado pela atenção

ps. peço desculpa pelo texto ser tão longo .

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Antes de mais qual a marca dos testes? são de confiança?

Se o aquário tiver no inicio não precisa de tanta hora de luz.

A salinidade pode subir um pouco, se bem que o problema não será disso.

Já agora como está a temperatura?

E tal como o Gonçalo perguntou que escumador tem?

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia

 

Gonçalo

 

o comprei um kit de testes mas o teste do KH vinha com defeito e não reagia com a agua , estou á espera que venha a reposição

quanto ao escumador , tenho o que vinha no kit do aquário que já vinha completo com todo o equipamento , só tive que comprar á parte a bomba de circulação adicional

as asterinas são praga ? ou não tem problema ?

 

cumprimentos

obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

os testes são da Red Sea

temperatura a 26 º

quanto á salinidade e ás horas de luz , vou seguir a vossa recomendação

 

obrigado

cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tente ver numa loja o KH.

 

Não sei que escumador tem mas por norma esses acabam por ser curtos.

Tem feito tpas?

As asterinas costuma comer coralina segundo sei. Mas eram mesmo asterinas que tinha? Já viu na net? Eu quando li o post lembrei-me de ofiuros e não das asterinas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

tpas , fiz duas e estou a pensar fazer uma terceira este fim de semana , estou a fazer semanalmente cerca de 20 %

 

acho que tem razão em relação aos ofiúros , estive a pesquisar e realmente eram bem parecidos

 

em relação ao teste KH , estava a evitar de ir comprar outro teste e esperar que a loja me reponha o que eu comprei e que estava com defeito

mas se demorar lá terei que comprar outro em outra loja

quanto ao escumador , vou tentar descobrir as suas características e depois coloco aqui para vossa analise

 

 

obrigado pela atenção

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Eu ao primeiro pensei que poderia ter sido um pico de amonia mas quando li o post do Gonçalo lembrei-me que realmente poderia ser do kh. ou então os dois,

O que estava a dizer era ir a uma loja e pedir para fazer o teste e não comprar um novo.

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Joca boa noite.

em Alverca tem duas lojas que talvez façam o teste (??) o Baú da bicharada e a Tortuga.

se no seu aquário tivesse um ouriço eu não tinha dúvidas que era ele, mas não tendo, terá de utilizar os concelhos dos anteriores membros .

cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas... há algumas coisas a considerar...

 

O aquário é novo ou compraste em 2.ªmão?

 

Não é de todo anormal o que está a suceder... o aquário está a amadurecer...

 

O manuseamento da rocha... a alteração de iluminação... o ciclo do aquário... são factores que levam a perda da alga, mas rapidamente com o amadurecimento, volta a aparecer!

Posted Image
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Correcto.

 

"ofiurus" = Bom palpite.

 

Quanto a coralina não te preocupes. Muitas vezes só de a ter fora do aquário uns minutos ela começa a branquear. Não é sinal de alarme.

Sendo o aquário novo concordo com o Pedro. Deixa andar.

 

A Rocha esteve sem água algum tempo?

90be7b96aa898d6ef0ae364609eb9cceu233a216.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

caros amigos

 

coloco a seguir a atualização dos valores , com testes efetuados hoje , e já com o KH

 

SALINIDADE - 1023

PH - 8

KH - 8

NITRATO - 0

NITRITO - 0

AMÓNIA - entre 0 e 0,1

 

agradecia os vossos comentários

 

entretanto também estão a crescer umas coisas que me parecem anémonas , mas já me disseram que são praga e que devo retirar .

vou tentar colocar uma foto para poderem dar a vossa opinião

 

 

Bom fim de semana a todos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá de novo boa noite

os parâmetros estão bons embora falte o resultado dos fosfatos (PO4)

o que está a crescer devem ser aiptasias, é de facto uma praga, tente removê-las o mais rápido possível.

ficamos á espera das fotos

cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá boa tarde

atenção guarda por outras opiniões, isso não me parece uma aiptasia .

entretanto vê estas fotos de aiptasias.

aiptasias_zps01cd660b.jpg

 

aiptasiaa_zps0518eb79.jpg

 

cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

A mim parece-me um majano. Penso que tenha que ser eliminado tal como as aptasias. Tire a rocha e com alguma coisa quente queime isso.

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

rjpf ,

 

já vi na net e penso que tens razão , são muito parecidas com majanos , tenho mesmo que retirar as pedras e queimar ?

 

obrigado pela ajuda

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Penso que seja a melhor solução.

Mas veja este site. Está em inglês

http://www.saltyunderground.com/article_info.php?articles_id=2

 

Li agora assim por alto noutros sites e podem ser pragas jeitosas.

Eu tirava a rocha e queimava até porque não sei se há algum animal que coma esse tipo de anemonas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais