Novo Layout do meu aqua 180L


jmdpf

Recommended Posts

Após alguns meses de pesquisa na internet e aqui no fórum, finalmente decidi por mãos à obra e no fim de semana passado resolvi fazer o reset do meu aqua de 180L.

O projecto demorou quase 3 meses a preparar e nele tentei por em prática alguns conceitos/ideias abordados no tópico:
"Low to High to Low tech em 8 meses"

 

A preparação do substracto foi a fase que mais tempo demorou, onde gastei quase 2 meses e meio de trabalho. O processo adoptado foi o da mineralização do substracto e resultou na perfeição:

Adição de água ao substracto

Substracto em torrões

 

A areia de sílica foi um elemento que há algum tempo queria colocar no meu layout. Outra ideia era a de aproveitar o substracto inerte do layout anterior, no entanto, o gasto em água na sua limpeza é capaz de não compensar.

Por fim, decidi colocar umas "pedras de vinha" em xisto preto (que foram de borla) e acabaram por influenciar as minhas ideias finais para o layout.

 

Assim que a mineralização estava pronta decidi dar largas à imaginação e começar pesquisar e analisar videos e imagens na internet, tarefa que demorou quase 2 semanas.

 

A ideia inicial era demasiado arrojada:
http://www.flickr.com/photos/sworrall/6831826939/in/photostream/lightbox/

pelo que decidi ir pelo mais básico, pois ainda tenho algum caminho para percorrer no aquascape :D

 

Vou separar as etapas de setup por dias:
1º Dia - Desmontagem do antigo layout e acondicionamento de peixes e plantas:
Neste 1º dia decidi aproveitar a água ciclada para acondicionar os peixes e plantas em caixas.

Caixa onde guardei os peixes

Caixa onde guardei as plantas

O substracto inerte foi totalmente retirado conjuntamente com o substracto fertil, tendo sido parcialmente aproveitado:

Remoção do areão antigo

No final deste dia o aqua estava pronto para a nova etapa:

Aquário completamente limpo

2º Dia - Preparação do layout:
No 2º dia decidi começar a introduzir as pedras de xisto e os troncos para perceber como ficaria o ideia inicial:

1ª ideia

Assim que me decidi a implementar o resultado final, comecei a introduzir os substractos:

> Substracto mineralizado, pedras de xisto e areia de sílica:

Adição do substracto mineralizado

> Adição de fertilizantes ADA no substracto fertil (5g de cada: Penac-w, Penac-p, Turmaline BC, Clear Super e Bacter100):

Fertilização do substracto


> Colocação do substracto inerte e do tronco:

Adição do areão

Após a base aquário estar preparada, decidi começar a colocar as plantas:

Plantação do lado esquerdo

Plantação do lado direito

Fazendo o enchimento logo a seguir:

Enchimento do aquário

 

3º Dia - Análise dos parâmetros e colocação dos peixes:
Neste último dia estive a limpar os filtro, tendo-os colocado em funcionamento:
> Eheim 2213 com filtragem mecânica de esponjas e com o filtro UV 9W;
> Eheim ecco pro 300 com filtragem mecânica Eheim bioMech, com carvão activo (Eheim Ehfi Aktiv) e Purigen.

Nesta fase foi ligado o aquecedor (jager 100W) e começei a medir os parametro de pH de 1h/1h durante meio dia.

Como o pH estava fixo ao longo das várias medições, decidi colocar os peixes no aqua e foram feitas as reparações necessárias:

Vista do Lado direito

Tronco a fazer de ponte

Vista do Lado direito

Vista do lado esquerdo

Vista frontal

Vista frontal

Versão geral

Visão mais abrangente

No fim deste trabalho todo, começa o processo de acompanhando e análise da evolução dos parâmetros. :alberteinstein:

... entretanto vou tirando algumas fotos para ir mostrando as alterações que vão ocorrer ao longo do tempo :smile2:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, antes de mais desejo toda a felicidade para o teu novo projecto, ficou interessante, só falta as plantas

 

A última foto é do layout antigo, certo?

 

Eu retirava o carvão activado do filtro, não precisas disso para nada, na minha opinião.

 

De que tipo e potência é essa iluminação já agora?

 

Um abraço.

::EndorFeena::Projecto Discus 300L
aquário 150L comunitário (Ago.2009-Mai.2013 - invertebrados desde Junho 2013)
nano 28L invertebrados com calha LED DIY(2010-2012, reactivado em 2013)
calhas LED DIY (2010)
CO2 DIY Tudo o que sei sobre CO2 caseiro
o meu blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Então passado quase um mês, como está o aquário?

::EndorFeena::Projecto Discus 300L
aquário 150L comunitário (Ago.2009-Mai.2013 - invertebrados desde Junho 2013)
nano 28L invertebrados com calha LED DIY(2010-2012, reactivado em 2013)
calhas LED DIY (2010)
CO2 DIY Tudo o que sei sobre CO2 caseiro
o meu blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.