Lago, Carpas+Graptemys ouachitensis ouachitensis


Recommended Posts

Bom dia a todos.

Este post vem na continuação no projecto que iniciei e podem ver aqui:

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=160712&page=1


É a partir daqui que comecei a trabalhar para dar a minha tartaruga o lugar mais identifico ao meio selvagem.


Devem estar a pensar quando é que este marmanjo se "cala" e mostra fotografias.
Portanto aqui vão elas, espero que gostem.

Segundo dia de escavação árdua:
img1337ey.jpg

A minha "grande" ajudante:
img1343h.jpg

Por fim o terceiro dia:
img1347fv.jpg

Fica um video para verem de como estava e um bocadinho do espaço envolvente:




Apesar de devagar o projecto sempre foi andando e vou tentar mostrar toda a evolução.
img1357k.jpg

img1358.jpg

img1359u.jpg

img1360v.jpg

img1362nr.jpg


As plantas como são todas para ficar, tiveram que ser minimamente protegidas:

img1443k.jpg


Apanhamos dois calhaus bem grandes que estavam ao pé de um contentor para ir para o lixo já á quase um ano, mas os homem da recolha não os levavam. (Realmente o lixo de uns é o tesouro de outros xD)
Um aparte, são pesadíssimos, lol.
img1447xy.jpg

Apanhamos umas pedras para formar a cascata, por cima destas pedras vão levar umas lajes para ficar mais bonito e perfeito.(Pelo menos o objectivo ERA esse)

Hoje a cascata ainda não está feita, é a parte mais complicada e não sabemos bem como havemos de fazer.

img1446vg.jpg

Fez-se também a forma da cascata, ainda nãos e sabia se a forma final, ou se iria levar mais patamares.
Voltou a ser mudada.
img1448iq.jpg

Teve de se endireitar o terreno para nivelar a água, como se pode ver por esta foto.
img1449xv.jpg

Uma foto da nossa ajudante, cava afincadamente.
Mas só onde não deve. xD
img1436ai.jpg

img1435f.jpg


Passado bastante tempo foi comprado o geotextil e a lona.

Ficam alguma fotos do momento antes de ser colocada o geotextil:
img1973a.jpg

img1974d.jpg

Esta é apenas para mostrar o geotextil que foi colocado por todo o lago por de baixo da lona.
img1976fp.jpg

Por fim esta da lona colocada e a começar a encher.
img1975nx.jpg


A lona tem que ser esticada á mediada que enche, para não ficar com todas aquelas encolhas.

Só por curiosidade a lona tem 15mx7m com 1mm de espessura.
A bomba e filtro já foram encomendados.


O lago já está quase cheio.
O filtro, filtro UV, e bomba já estão instalados.

Contudo ainda falta muita coisa, principalmente a nível da cascata que ainda vai levar muito trabalho.

O material instalado foi o seguinte:

Bomba:
Laguna Powerjet Max-Flo 16000

Filtro:
Laguna PowerFlo Filter Falls 5000

Filtro UV:
Pro Clear UV55

Agora vamos ás fotografias:
img1977r.jpg

img1978c.jpg

img1979l.jpg

img1981w.jpg

img1982p.jpg


Foram adicionados os primeiros habitantes, 6 peixinhos (carpas que foram oferecidas pelo senhor da loja).
Aqui estão eles todos juntinhos:
img1984k.jpg

Esta para verem o tamanho deles relativamente ao lago.
img1992mj.jpg
(Aquele pó veio do furo da água que tinha o nvel baixo)

Fiz um filme dos peixes a alimentarem-se e uma pequena filmagem de baixo de água.
O filme não está nada de jeito, já que foi feito á pressa, o tempo não é muito.
Mas espero que gostem.




Comprou-se uma bomba de ar para ligar dentro da caixa do filtro do lago.
A ideia era desligar a bomba de água durante a noite e economizar energia.

Aqui está uma foto.
dsc02205cr.jpg
(Isto não resultou xD)


Começou-se a vedar o recinto do lago:
IMG_1978.jpg

IMG_1979.jpg

IMG_1980.jpg

IMG_1981.jpg


Depois colocou-se chapa:
IMG_1990-1.jpg

IMG_1992.jpg

IMG_1995.jpg

IMG_1997.jpg

IMG_1998.jpg

IMG_1999.jpg

IMG_1994.jpg

IMG_1996-1.jpg

IMG_1993.jpg

IMG_1991.jpg

Como podem ver ainda falta colocar as borrachas. Mas está quase terminado.


Fica aqui um dos peixes e tartaruga do lago e aquario a alimentarem-se.




Por fim foi vedado o que faltava, a parte de cima:
IMG_2986.jpg

IMG_2988.jpg

Filtro+UV:
IMG_2990.jpg

Tubos e fios para o filtro:
IMG_2994.jpg


Até que a cerca de 3 semanas a tartaruga foi libertada para o lago.
O video tem muitas partes morta pois não o editei, mas achei por bem registar o momento.




O Oscar (nome dado a minha tartaruga), ao que parece gosta mesmo muito de apanhar sol ás horas de maior calor, porque já a vi por várias vezes nesse período.

Consegui tirar-lhe umas fotografias, escondido de modo a que não me visse.

Aqui estão elas:
IMG_3639.jpg

IMG_3640.jpg

IMG_3641.jpg


Bem por agora são os ultimos acontecimentos.


Eu realmente espero que comentem e gostem do trabalho.


Cumps, Rafael Silva

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Excelente trabalho ,parabéns.

topic a seguir, quero ver o resultado com plantas e a lona disfarçada :idea2:

Esse filtro dá conta do recado?

duvido que a filtração seja suficiente para teres uma agua cristalina!

Tencionas manter as carpas nesse lago?

vai actualizando.

.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia.

Antes de mais, obrigado pelo feedback.

 

 

Até o lago ficar terminado vão ter que ter alguma paciência, porque não é possível ficar de um dia para ao outro. xD

 

 

Excelente trabalho ,parabéns.

topic a seguir, quero ver o resultado com plantas e a lona disfarçada :idea2:

Esse filtro dá conta do recado?

duvido que a filtração seja suficiente para teres uma agua cristalina!

Tencionas manter as carpas nesse lago?

vai actualizando.

.

 

 

O filtro até agora dá conta do recado, a única grande limpeza que tenho de dar para a água ficar cristalina é a de aspirar todos o fundo do lago no início da primavera/fim de verão.

 

Que foi o que foi feito no ano do primeiro vídeo.

Este ano não me foi possível, por isso há particulas em suspensão. Contudo vê-se o fundo do lago (que tem 1m na parte mais funda) e não faz mal aos peixes.

 

 

Quanto as carpas, eu tencionava mantê-las no lago. Algum inconveniente a apontar?

 

 

Cumprimentos, Rafael Silva

Editado por Rafael Silva
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Creio que inconveniente para elas não haverá...
Tenho visto dessas carpas em lagos de agua parada toda eutrofizada e eles andam lá a passear. Na minha universidade há um desses lagos e bem mais pequeno que o teu.

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não há inconveniente em teres lá carpas,até porque tens uma profundidade razoável e o lago é grande.

pensaste na rampa de acesso á praia, para as tartarugas? (porque as garras podem danificar a lona)

tens ai muito espaço para fazeres uma coisa engraçada para elas .

força nisso.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Boa tarde a todos.

 

Bem, hoje consegui duas fotos da tartaruga a superfície.

 

 

Como se consegue ver o fundo do lago, foi só encontra-la e depois esperar, seguindo-a até vir a superfície. xD

Aqui estão as duas:

(Na primeira apanhei-a a piscar os olhos, que pontaria)

 

 

IMG_3710-1.jpg

 

IMG_3711-1.jpg

 

 

Cumprimentos, Rafael Silva

Editado por Rafael Silva
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bom trabalho mas fiquei preocupado com uma coisa: o pinheiro esta encostado a tela. não conheço o comportamento das raízes de pinheiro mas parece-me um potencial problema.

 

Ps: também tenho uma tartaruga do mississippi e são extremamente medrosas. Estao sempre no fundo e escondidas. Compra das de orelhas amarelas, são mansinhas,até se deixam apanhar se habituadas a estar em casa em pequenas(perguntem ao meu espinafre:P)

Editado por tmaster

Vivendo e aprendendo

 

 

 

clicar aqui para ver:O meu lago/tópico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde.

 

Quanto as raízes do pinheiro, passou-me por a cabeça esse problema na altura. Mas decidiu-se arriscar, agora não posso estar a pensar nisso que já é tarde se não não durmo de noite xD

 

 

Sim, a tartaruga está bem melhor agora do que no aquário, MUITO MAIS espaço e solinho directo do bom quando quer.

 

 

A minha tartaruga é uma graptemys ouachitensis ouachitensis e também é tímida (todas são ao inicio), mas ao fim de um certo tempo habituam-se e já nem fogem. Só que umas demoram mais que outras.

 

 

No fórum de tartarugas que participo já tenho um tópico para acolher tartarugas. De vez em quanto há quem as oferça porque já não tem condições e assim estou a ajudar em alguma coisa.

 

Já me ofereceram uma ocadia sinensis, mas não vou poder aceitar porque apesar de se aguentarem o clima no inverno não é o indicado para elas. Vou esperar a ver se aparece alguma.

 

Caso contrario, vou comprar algumas (2 ou 3).

 

 

Cumprimentos, Rafael Silva

Editado por Rafael Silva
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá !

Belo espaço para construir uma lago parabens pelo trabalho.

Que litragem tem o lago?

Na altura quando foi cavado o buraco por alto viu-se que teria ente 25.000L e 30/35.000+L

 

Estive agora a medi-lo de forma grosseira e tem estas dimensões. Tendo em conta que não são valores certos, uns provavelmente têm mais e outros um pouco menos.

esquema.jpg

Tempo em consideração que a profundidade das margens não é constante, vai afundando um bocado e a profundidade do fundo, também não o é.

 

 

Rafael

podes dar mais informação sobre a tela ?

?( marca, preço m2, onde a compraste.)?

Não me lembro de muita coisa, mas vou-te tentar dar uma ideia.

 

Marca: EPDM Firestone se não estou em erro

m2: Rolo de 6/7m de largura com 1mm de espessura

Local de compra: Numa loja ao pé da exposação batalha

Preço: Não me recordo, mas tive um bom desconto e foi mais barato do que se encontra pela internet

 

Desculpa s enão foi grande ajuda, mas já passou tempo.

 

 

Cumps, Rafael Silva

 

 

Editado por Rafael Silva
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado na mesma pela info :)

 

estou com um novo projecto na cabeça,e quero fazer o lago em tela EPDM da firestone.

ando a procura de lojas em pt e comparar preços .!

Editado por nelofr
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia a todos.

 

Obrigado pelo feedback dado e pelas dúvidas colocadas.

 

 

As plantas é algo que para mim tem sido difícil de arranjar aqui na zona de Leiria, queria começar com algo fácil, por exemplo umas flutuantes resistentes.

 

A minha ideia era experimentar primeiro colocar alfaces de água, mas não as consigo arranjar.

 

 

Já tenho algumas mini filmagens que depois vou juntar para colocar aqui, a ver como fica. Vou fazer isso em principio para a semana que agora estou em exames.

 

 

Cumps, Rafael Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia a todos.

 

Obrigado pelo feedback dado e pelas dúvidas colocadas.

 

 

As plantas é algo que para mim tem sido difícil de arranjar aqui na zona de Leiria, queria começar com algo fácil, por exemplo umas flutuantes resistentes.

 

A minha ideia era experimentar primeiro colocar alfaces de água, mas não as consigo arranjar.

 

 

Já tenho algumas mini filmagens que depois vou juntar para colocar aqui, a ver como fica. Vou fazer isso em principio para a semana que agora estou em exames.

 

 

Cumps, Rafael Silva

 

Olá!

Plantas flutuantes as carpas e a tartaruga vão comer.

Talvez papiros, Thalia Dealbata, Pontederia Cordata, nenufars, Iris Pseudacorus.

Na net encontras à venda.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia a todos.

 

Bem anteontem descobri uma coisa.

 

Ao sol e sendo a lona preta aquece muito (óbvio), ao que parece a tartaruga estava desconfortável a apanhar sol. Pela primeira vez, ontem consegui estar bastante tempo a observa-a e chega a uma altura que começa a levantar tanto as patas da frente como de trás.

 

Logo me veio a ideia que se estava a queimar, porque realmente a lona atinge muita temperatura naquelas zonas.

 

Para resolver a situação coloquei areia onde ela toma os banhos de sol.

 

 

IMG_3781.jpg

 

Cumps, Rafael Silva

Editado por Rafael Silva
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa ideia, nao sabia como teria feito isso...
Tens que arranjar umas pedras para meter nesses sitios onde elas andam, ou nao sei outra ideia, talvez tentar meter alguma vegetação porque a areia tambem deve aquecer, mas claro nao tanto como a lona.

Abraço e vai actualizando.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

[/media]Boa ideia, nao sabia como teria feito isso...

Tens que arranjar umas pedras para meter nesses sitios onde elas andam, ou nao sei outra ideia, talvez tentar meter alguma vegetação porque a areia tambem deve aquecer, mas claro nao tanto como a lona.

 

Abraço e vai actualizando.

 

Entretanto, num outro forum houve um membro que já viu outras tartarugas a terem um comportamento similar.

 

Por isso até posso estar enganado, se bem que duvido.

Mas assim fico sem qualquer problema até as margens estarem finalizadas, uma vez que a areia não aquece nem 1/3 da lona.

 

 

 

Entretanto juntei dois pequenos vídeos, para vos manter entretidos xD

 

Espero que gostem, apesar de não ser nada de mais. (Até foi um pretexto para me habituar mais a focagem manual da minha máquina)

 

[media]

 

Cumps, Rafael Silva

 

EDIT:

 

Por algum motivo não consigo ver o video na miniatura...

 

http://www.youtube.com/watch?v=0nbVSOcbBr0

Editado por Rafael Silva
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

lool.é normal as tartarugas levantarem as patas quando estão a apanhar sol. As minhas fazem isso mesmo ainda estando metade dentro de agua e tendo areão na margem. Não quer dizer que esta a queimar as patas mas é um instinto que tem talvez para prevenir isso quando estão muito tempo ao sol nas pedras quentes.

 

De qualquer forma eu não teria deixado a tela ao sol.Não porque aquece mas porque se vai deteriorar mais rápido e é esteticamente mais feio. Podia ter feito em degrau escondendo a tela debaixo das pedras sem ter de elevar as pedras muito acima da altura da agua.

 

parabens pelas carpas . estão com bom aspecto .

Vivendo e aprendendo

 

 

 

clicar aqui para ver:O meu lago/tópico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelo comment.

Num outro forum (de tartarugas) já me tinham dito que era natural elas fazerem aquilo.

 

A lona está assim porque o lago ainda não está acabado, vai levar as pedras em degrau como disseste. Até porque facilita a subida das tartarugas.

 

 

Também acho que as carpas estão a ficar bonitas, mas acho que é natural é uma questão de crescerem. Porque os cuidados não são nada de especial.


Cumps, Rafael Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde a todos.

 

Hoje tenho boas noticias.

 

 

Ontem a tarde quando estava a olhar para o lago vi pelo menos 4 carpas muito pequeninas a nadar no fundo do lago... tinham cerca de 4cm's.

 

Não estava nada a espera.

 

 

Cumprimentos, Rafael Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Com esse tamanho ,a menos que a tartaruga as apanhe ,já não ha problema.

e não é facil criarem sem esconderijos e plantas...normalmente são quase todas comidas.

 

Ja agora,a tartariga costuma vir comer granulado?

Editado por tmaster

Vivendo e aprendendo

 

 

 

clicar aqui para ver:O meu lago/tópico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais