Ajuda Com Algas


RuivBizarro

Recommended Posts

Boa noite.

 

Recentemente deparei-me com algas precisava de ajuda a identifica-las pois sou iniciante no hobby.

 

deixo aqui o meu setup.

 

Aqua 100x50x50 (250l Brutos + ou - 200 reais)

 

Filtro eheim 2215

 

iluminação 2x39w t5 6500k e 4000k

 

substrato jbl aquabasis plus.

 

Deixo aqui algumas fotos para ver se me conseguem ajudar.

 

De salientar que as algas apareceram quando eu instalei as 2 lâmpadas t5, antes tinha apenas uma t8 30w fluora e nunca tive problemas com algas.

 

A quem me puder ajudar agradeço.

 

Rui Bizarro

 

dscn3101m.jpg

 

dscn3074g.jpg

 

dscn3085z.jpg

 

 

 

dscn3090yr.jpg

 

 

dscn3092d.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estás cheio de bbas, tive o mesmo problema no meu nano, quando aumentei a luz. Quando o fizeste crias.te um desequilibro, o importante a fazer é diminuir as horas de luz para 7h, e fazer umas tpas.

Qual é o teu plano de TPAS? Esta fase é para parar o surgimento das algas, deves usar alguma fertilização é crucial, como um plano EI para a tua litragem será o mais económico.

 

Depois a maneira mais fácil e grande poda nas zonas que tiverem mais algas, nas pedras é tirar e lavar bem as mesmas. Nas plantas seria o uso de Excell e aumento de circulação. Tens um filtro muito fraquinho para o teu aquário, o aceitável seria o eheim 2217, devias tentar fazer uma troca. Pois a falta de circulação ajuda a criação de algas, podes sempre compensar usando a cabeça de um filtro interno para melhorar a circulação do aquário, mas não tenhas ideias de encher esse aquário de peixes pois o filtro não vai aguentar.

Editado por alvarenga
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim e outros factores..apanha sol diretamente?tens a bomba de ar ligada de dia?usas CO2?Faz um teste do Fosfato?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o meu plano de tpa´s é de 20% a cada 15 dias.

 

de facto já reparei que o filto me parece um pouco fraco, mas na altura quando o comprei dizia que era adequado para aquas de 350 litros.

Comprei o no natal(altura em que montei o aquario) e comprar outro agora???? A mulher era capaz de me matar....

 

Qual é a melhor maneira de colocar a flauta?

A minha está na lateral do aqua mesmo ao nivél da agua, acham que está bem assim? ou deveria inclinar um pouco os furos na diagonal para baixo?

 

Toda a ajuda é bem vinda.

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ou metia um bico de pato, aumenta a circulação. Tenta ver um bom negocio nos usados e depois vendes o teu filtro, sempre não fica tão caro a troca. Eu aumentava as tpas, também podias meter Co2, mas a gastar dinheiro nesse aquário seria num filtro e não em Co2 numa primeira fase.

Ver os níveis de fosfatos e usares alguma fertilização no aquário.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Olá,

 

Isso não me parece ser BBA. As BBA têm aspecto muito diferente, tipo tufo. O que tu tens parece ser do tipo filamentosas ou algo parecido. Eu tive dessas! Comecou-me a aparecer porque tive um desiquilibrio de nutrientes. Baixei o numero de horas de luz de 8 para 7 h e agora usso o método de fertilização por estimativa. Cortei todas as folhas que tinhas essas algas. Tenho o problema controlado! Vou experimentar é adicionar carbono liquido (fourish exel por exemplo).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais