Ajuda a nooob


Pernes

Recommended Posts

Boas pessoal

 

Tenho um Aqua de 50L tenho feito o ciclo, e ha 2 semanas comprei um tronco e tambem 3 plantas, hoje reparei que uma delas (rotala rotundifolia) esta a ficar muito avermelhada por baixo desde a raiz, so as pontas estao ainda bastante verdes, alguem me pode dizer o que fazer?

 

Tenho tambem nano stone mit javamoos, e limnophila sessiliflora.

 

Hoje coloquei um limpa fundos e um limpa vidros, mas acho que a agua esta a mandar um cheiro estranho algo se passa, será da comida que fui colocando para ajudar a fazer o ciclo e ficou a sujar o fundo???

 

Agradeço desde ja a vossa ajuda

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A rotala rotundifloia é normal ficar vermelha, mas nas pontas, não no caule.

 

O cheiro estranho pode ser da filtragem nao ser suficiente. Qual o caudal do filtro?

ass_zps2c377341.jpg

 

Feedback

 

Cumprimentos, Ana Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

280L hora, era o filtro que vinha com o Aqua, vinha ja com o equipamento, so comprei a mais do que o kit uma bomba com pedra difusora.

 

Hoje comprei um Aqua test e vi que os nitratos estao altos será que o cheiro pode vir disso?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Olá,

 

Normalmente quando as folhas mais velhas ficam avermelhadas, isso sgnifica carencia de nutrientes, penso que de Fosforo (PO4).

Em relação ao cheiro, poderá significar que tem demasiada matéria organica na água. Como está a cor da água? tens algas? não tens uma pelicula de "gordura" na superficie?

Teres os valores de Nitratos altos é normal nesta fase, mas tb pode ser que estejas a ajudar a manter os niveis altos porque estás a dar comida a mais.

 

Experimenta a mudar 10% de agua todos os dias durante uma semana, baixa a quantidade de comida que dás e depois vê se muda alguma coisa.

 

Vai dando noticias...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ervilhita calma lá, que mesmo águas oligotroficas e altamente filtradas têm um cheiro caractertico e que muita gente não dá atenção. Aquele cheiro que muitos de nós aquariofilos adoramos, um misto de vapor, com o cheiro a nitratos, e sim os nitratos têm um cheiro perceptivel se tiveres um olfato apurado. Esse mesmo cheiro caracteristico pode ser exacerbado caso estejas a cheirar águas eutroficas com materia organica em abundante quantidade.

 

Woody, chavões também o rapaz provavelmente era capaz de dizer, e penso que não é bem por aí que a comunidade avança. Talvez a comunidade avance se parar-mos de mandar chavões para o ar, e começarmos a estudar a fundo a problematica, e a ciencia por trás disto a que chamam de conhecimento. Já nem peço que apliquem uma abordagem cientifica com amplo uso do Metodo cientifico, mas se quisessem era bastante apreciado. Mas acima de tudo pensemos, digo eu...

 

Ora vejamos o que o rapaz nos disse no post dele.

Vamos desconstruir o que ele disse e ponderemos o que sabemos (ou deveriamos saber) da evolução natural de um tanque.

 

"Boas pessoal

 

Tenho um Aqua de 50L tenho feito o ciclo, e ha 2 semanas comprei um tronco e tambem 3 plantas, hoje reparei que uma delas (rotala rotundifolia) esta a ficar muito avermelhada por baixo desde a raiz, so as pontas estao ainda bastante verdes, alguem me pode dizer o que fazer?"

 

Se lermos e pensar-mos na coisa com olhos de ver veremos que isto não se trata de uma resposta fisiologica da planta em resposta a uma intensidade de luz exagerada, ou então ao invés do caule e porções inferiores da planta, iriamos assistir a isto no topo da planta, a nivel do meristema(s) apical(s). Ora não vemos isto, pelo que esta hipotese fica á partida descartada. Outra hipotese apontada aqui, seria a carencia, mais um chavão, desde quando é que uma carencia de fosforo é tão catastrofica que começa por ser visivel no caule antes de ser visivel através de outros sintomas... Algas Green Spot saltam logo á ideia, mas isto sou eu...

Pensemos, e o que acontece em quase todos os tanques recem-montados? O que pessoal? Aquela coisa que deixa todos os novatos em panico sem razão? Á pois é DIATOMACEAS. E de que cor podem elas ser? Castanhas, por vezes avermelhadas... Pernes, confirmas que é mais a dar para o acastanhado não é? Se sim, espera que isso eventualmente vai desaparecer... Nada temas rapaz...

 

Tenho tambem nano stone mit javamoos, e limnophila sessiliflora.

 

"Hoje coloquei um limpa fundos e um limpa vidros, mas acho que a agua esta a mandar um cheiro estranho algo se passa, será da comida que fui colocando para ajudar a fazer o ciclo e ficou a sujar o fundo???"

 

O cheiro nada temas, existe sempre um cheiro tipico na agua em todos os aquarios, quer nós queiramos quer não, o tal chamado de cheiro a água velha. O problema é quando o cheiro caracteristico degenera para um cheiro nauseabundo chamado de água morta, aquele cheiro que faz lembrar o cheiro a lodo, por vezes mesmo ovos podres. Se tiveres isso aconselho-te a aspirar o fundo pois estás com zonas anoxicas no areão onde estás a fermentar acido sulfidrico que tem esse cheiro nauseabundo. As plantas, e mais propriamente as suas raizes não gostam dessas condições de anaerobiose. Agora se for o cheiro a água velha, tanto melhor, significa que a água está boa para receber vida.

 

Woody...10% de TPA? Really? Num tanque que terminou o ciclo á pouco tempo? Estás louco? Vais deitar fora nutrientes para quê? Para estares a adicionar novamente dentro de dias sob a forma de fertilizante... Eu sei bem que as lojas e as marcas precisam do nosso apoio monetário, mas estamos em crise, poupa dinheiro=P Ao invés de TPA's aconselho um plantio generoso do aquario com plantas, para que isso vá desaparecendo, e quando os valores estiverem baixos inicia-se então a fertilização=P

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal

 

É o seguinte, a agua ja mudou o cheiro que tinha e por acaso, tinha um tipo de gordura por cima mas giz TPA e desapareceu.

A planta melhorou apliquei magnésio e ate deram um salto estao enormes.

Nos testes que tenho feito á agua so o que nao esta ainda bem é o NO3 esta a baixo do que deveria estar e muito, e a agua esta na dureza máxima, ainda hoje morreu um peixe de fundo botia palhaço que comprei no domingo nao sei se sera da agua ou o que se passou.

 

E á duas semanas comprei 6 peixes tetra néon 5 eram macho e 1 fêmea. A fêmea morreu no segundo dia e depois morreram mais 3 machos, agora so tenho 2 que se aguentaram, pelo que li penso que seja da dureza da agua eles nao aguentam agua muito dura, mas nao sei como tratar disso.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais