Nano Shallow Reef


serfas

Recommended Posts

Boas,

Finalmente venho partilhar o meu nano que iniciei há cerca de 3 meses e o qual derivou de um cubo de 45cms.

Esta configuração é invulgar por cá mas desde que vi vários setups destes em foruns estrangeiros senti logo a vontade de montar um para mim devido a facilidade de aproveitamento da iluminação e permitir manter mais facilmente sps e lps mais dificeis.

Tem sido um inicio complicado pois tive muitas perdas e o aquario está despido e sem corais que foram dizimados por um surto de cianos e filamentosas mas que finalmente terminou e finalmente tenho o aquário a estabilizar e limpo.

Um grande obrigado ao Luís e ao Hugo da Aquahobby que muito me aturam e ajudaram ao longo destes meses, a eles um abraço.

 

Bom o setup:

Aquario 80 comprimento por 40 de fundo e 25 de altura com coluna seca.

Sump com cerca de 30 lts

Escumador NAC C7

Iluminaçao 4x24 t5 com lampadas ATI 3x blue plus +1 coral plus

Circulaçao Tunze 6015

Retorno EHEIM 3100

Termostato 100w

cerca de 3 ou 4kgs de rocha sendo 3kg viva mais kg de 9areia viva

Falta terminar o movel e o suporte para a calha

 

Vivos

casal de ocellaris

2 chromis

1 donzela azul

2 ermitas 1 patas azuis e um verde vindo da ilha da armona no verão passado :)

1 Anemoma

 

Corais

Xenias

zoanthus

Sarco (fragado hoje pois estava enorme)

 

Deixo algumas imagens pois é o que a malta gosta, critiquem a vontade e deixem conselhos e colocarei mais fotos mais tarde e com melhor qualidade.

 

 

IMG_5842.jpg

 

IMG_5840.jpg

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado João e Miguel,

Pronto deixei o tlm e tirei umas fotos com a maquina que espero que assim já se consiga ver melhor embora nao faça justiça a ser visto ao vivo.

 

IMG_5870.jpg

 

 

IMG_5864.jpg

 

O terrorista que espalha a areia e parece que o aquário é dele, felizmente foi o ultimo a entrar.

 

IMG_5847.jpg

 

IMG_5859.jpg

 

IMG_5867.jpg

 

IMG_5866.jpg

 

 

Quando acabar o movel logo actualizo o topico.

Abraços

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Serfas. Gosto de aquários diferentes e o teu é um deles, pelo aspecto das fotos parece bem conseguido parabéns.

 

Só subia mais a calha para ver se perdes as zonas mais escuras nas laterais. De resto força e continua a meter fotos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Serfas. Gosto de aquários diferentes e o teu é um deles, pelo aspecto das fotos parece bem conseguido parabéns.

 

Só subia mais a calha para ver se perdes as zonas mais escuras nas laterais. De resto força e continua a meter fotos

 

 

Boas Hugo, obrigado e ainda bem que gostas.

Sim este fim de semana vou acabar o movel e fazer o suporte para a calha, andei tanto tempo preocupado e ocupado a tentar estabilizar e manter o aqua limpo que agora sim vou acabar o movel e a parte eletrica e refazer o layout.

Fotos para breve depois de melgar o Luis com umas dicas que eu fotos é só mesmo de paisagem ehehe

 

Abraço

Paulo Serfaty

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal,

Venho deixar um update. Coloquei os primeiros sps este fim de semana.

Infelizmente ainda não acabei o suporte da calha, mas deixo so umas fotos do novo layout.

Espero que gostem e não liguem ás microbolhas que espero passem rápido pois o escumador ficou doido depois de ter posto epoxy no fim de semana e apesar da esponja como quebra bolhas e do carvão para ajudar na remoção penso que ainda demora uns dias...

 

IMG_5939.jpg

 

IMG_5944.jpg


 

IMG_5947.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Miguel,

Mais porreiro assim, ainda tenho uma rocha na sump para quando necessitar de mais base para os corais.

A ver se fica com a agua limpa e cristalina rápido.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Pessoal,

Enquanto uns foram para a praia, eu andei de volta do meu reef :)

Foi dia de montar a nova sump e refazer as ligações e montar o suporte da calha, deixo as imagens embora o suporte ainda nao esteja pintado já está no sitio e funcional, a melhoria é significativa com a calha a 14 cms da altura da agua.

Deixo as fotos que é o que a malta gosta.

Abraços

 

IMG_6076.jpg

IMG_6075.jpg

 

IMG_6073.jpg

 

IMG_6071.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

TOP!

 

Agora sim Paulo! Ficou com muita bom aspecto!

 

 

Abraço

Obrigado Miguel,

Agora sim parece que estou no bom caminho.

O teu também se está a compor.

 

Grande abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 meses depois...

Boas pessoal,

Esta na hora de actualizar isto pois o tópico merece e o aquário ainda existe.O layout não está muito diferente mas desde o ultimo post e houve uma luta contra um surto de algas que persistia mas finalmente está ganha a batalha e o aquário tem estado com parâmetros estáveis e vou recomeçar com os SPS.

Mais uma vez uma palavra de agradecimento ao pessoal da AquaHobby pelos conselhos, dicas e paciência :)

 

Partilho algumas fotos pois sei que a malta gosta é disso.

Espero que gostem e comentem.

 

IMG_7617.jpg

 

IMG_7614.jpg

 

IMG_7613.jpg

 

IMG_7608.jpg

 

 

IMG_7606.jpg

 

IMG_7575.jpg

 

IMG_7570.jpg

 

IMG_7565.jpgIMG_7556.jpg

 

IMG_7557.jpg

 

 

IMG_7618.jpg

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...
  • 2 semanas depois...