Leucostermon


white tank

Recommended Posts

Boas pessoal

O meu leucostermon esta com bichos, parecem minhocas no corpo. Já andei a procura e não encontro nada para alem das sanguessugas.

Alguém sabe o que posso fazer?

Eu meti o no aquário hospital, baixei a salinidade para 1016 e comecei um tratamento com um produto para parasitas externos.

 

 

dsc3940n.jpg

 

dsc3942j.jpg
hoje já tem menos bichos mas perdeu um pouco de barbatana da cauda, esta avermelhada..

 

Cumps

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Epá, caramba... coitado do peixe. Fizeste bem em tirar e colocar aquário de quarentena/hospital.

 

A mim, parecem-me hidras... não sei se é possível mas perece-me.

 

Continua o tratamento e boa sorte com isso.

 

Att

 

 

RF

ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá boa noite,

 

Embora não saiba exactamente o que é isso, recomendo dar um banho de água doce (8/10 minutos) com água doce com a mesma temperatura e ph (para subir, adicionar bicarbonato de sódio), do aquário de quarentena e baixar um pouco mais (1.012), a salinidade do aquário de quarentena; os invertebrados/parasitas não aguentam salinidades abaixo de 1.014, mas os peixes sim.

Depois do peixe tratado, a slinidade deve ser aumentada gradualmente (máximo 0,003/dia), até se atingir a salinidade do aquário.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Eu tenho medo desses banho e por isso não ter feito (já fiz uma vez e após o banho os parasitas voltaram com mais força, talvez pelo stress do peixe não sei).

Enquanto esteve no aquário principal, por incrível que pareça, não passou estes bichos a mais nenhum peixe, no entanto resolvi tirar quando começou a piorar.

Ele ja esta há algum tempo no hospital, ja esteve praticamente limpo, no entanto de um dia para o outro ficou assim.

Ontem resolvi baixar novamente a salinidade 1016, e hoje esta bem melhor.. O mais importante disto tudo é que nunca perdeu o apetite :)

Não sabia que podia ser tão baixa a salinidade e por isso baixar só para 1016.

Vou dar de comida e sinfonar o fundo, voltando a deitar a mesma agua filtrada (sem o lixo que esta no fundo).

Ou então hoje limpo o fundo e adiciono agua de osmose para baixar a salinidade um pouco mais..

 

O que são hidras?

 

o que eu li no livro da sera manual e mesmo na net, estes bicho são parecidos a Gyrodactylidios (vermes vivíparos sugadores) e a Dactylogyridios, estes todos vermes sugadores, no entanto fala que pode acontecer eles aparecerem em agua doce (lagos), não referem nada em agua salgada.

Não faço ideia do que será ao certo.

Cumps

Cumps

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não deve ser hidras pois estas alimentam-se pelos tentaculos e não teria logica estarem assim nos peixes.

 

Já vi alguns camaroes de agua doce infestados com elas (totalmente cobertos com está o teu peixe) e daí ter tido essa ideia mas não me parece.

 

Pesquisei no google e apareceu-me isto -

 

http://www.google.pt/search?q=Monogenetic%20Trematodes&oe=utf-8&aq=t&rls=org.mozilla:pt-PT:official&client=firefox-a&um=1&ie=UTF-8&hl=pt-PT&tbm=isch&source=og&sa=N&tab=wi

ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá bom dia,

 

Pois, tens se tens medo...

O meu procedimento habitual com todos os peixes que compro é: banho de água doce (10min. - palhaços 15min) e depois três semanas 1.011/1.012; os resultados são sempre excelentes (nunca tive uma crise de Crypto/outros no aquário em 7 anos), mas naturalmente cabe-te a ti decidir...

Abraço e boa sorte.

 

PS: estes tratamentos (hipossalinidade) para resultarem têm que fazer baixar bruscamente a salinidade abaixo de 1.014.

Editado por csi
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Obrigado pelo interesse neste tópico.

Hoje o peixe parece estar bem melhor em termos dos parasitas. Já só tem um ou dois, no entanto tem a pele toda ferida.

Logo já meto umas fotos.

Esta a resultar, se calhar vou manter esta salinidade e não baixar mais, no entanto acho que vou começar a fazer o que dizes CSI, no entanto uma pergunta, se baixar a salinidade e meter um UV a trabalhar não ajudará?

 

Ricardo, estes parasitas parecem mesmo os que se encontram num cavalo marinho avermelhado que aparece na pagina que referiste...

 

Abc

Editado por white tank

Cumps

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Penso que a UV poderá ajudar para matar os parasitas que estão na água e os que passarem na UV, mas a salinidade abaixo de 1.014 mata a maioria dos invertebrados.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

No cavalo marinho parece-me feitio e não "defeito".

 

De qualquer das formas a hipossalinidade está comprovada p matar a maior parte dos parasitas e os peixes aguentam.

ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ele esta no hospital e sozinho, não tenho invertebrados..

Vamos la ver..

 

 

dsc3948n.jpg

 

dsc3952k.jpg

 

dsc3951.jpg

Aqui fica a diferença, como eu referi perdeu a ponta da cauda.. Não sei se foi por baixar a salinidade, mas perdeu apetite, será?

Também se pode ver que tem um olho inflamado pois estava lá um parasita agarrado, espero que isto passe.

Cumps

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os invertebrados a que me refiro, são os parasitas.

Dá um banho de água doce ao peixe e talvez o safes; ele está a perder a cauda por causa dos parasitas que provavelmente já lhe provocaram uma infecção bacteriana.

A hipossalinidade transitória (abaixo de 1.014) só lhe pode fazer bem e não mal.

 

Com tantos medos e sem actuares, vais muito provavelmente perder o peixe; faz o que te digo e talvez ainda vás a tempo!

 

Adeus e boa sorte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

quando eu perguntei se foi por baixar a salinidade que ele perdeu o apetite esqueci-me de referir que a tinha baixado para 1010.. E o peixe ficou nesse estado!! perdeu todos os parasitas que estavam agarrados a ele e ficou com a pele ferida como mostram as ultimas fotos.

Ele à pouco já petiscou, não comeu como antes que devorava a comida mas...

Achas que apesar de já ter perdido os parasitas vale a pena o banho?

Editado por white tank

Cumps

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pelas fotos não consegui perceber que o peixe já não tem os parasitas (tal como seria de esperar, já que a salinidade baixou dos 1.014).

Se já saltaram os parasitas, aguarda para ver a evolução,logo à tarde aspira o fundo e faz uma mudança parcial de água (20/30%) de modo a que a salinidade fique a 1.012 e vai observando a evolução.

Toma atenção à barbatana caudal porque isso pode já ser uma infecção bacteriana secundária, provocada pelos parasitas e nesse caso o problema pode já ser mais grave e de difícil resolução (antibióticos???).

 

Alguns peixes deixam de comer quandoa salinidade baixa para esses níveis, mas isso não é muito importante numa situação transitória; normalmente basta subir um,ou dois graus a salinidade, para voltarem a comer; põe a salinidade a 1.012 durante dois ou três dias e se vires que tudo está controlado podes começar gradualmente a subir, no máximo 0,003/dia, até atingires a salinidade do aquário principal.

 

Vai dando notícias

 

 

Ps: não alimentes o peixe, pois podes provocar um pico de amónia no aquário; ele aguenta-se bem sem comer durante uma semana, ou mais.

Editado por csi
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Ontem realizei o banho, subi o ph como disses-te e fiz dez minutos, quando o voltei a meter no hospital apanhei um grande susto, o peixes foi ao fundo e parecia que estava a dar as ultimas :( , mas passados minutos reagi-o :D.

Logo após o banho a pele ficou bem mais branca (deve ser de ter saído o resto de impurezas que estava nela, não sei.)

Hoje de manha levantei-me com aquela ansiedade de ir ver se estava vivo :D

Está, e parece-se que a cauda ja não esta tão vermelha como estava à dias atrás.

Diz-me uma coisa, eu tenho um refratometro, no entanto há algum truque para subir a salinidade tão devagar? Só a evaporação chegará?

Eu tenho aqui o Punktol ultra (medicamento da JBL contra doença dos pontos brancos e outros parasitas, protozoário da pele de peixes de agua doce e salgada), se achares que pode ser benéfico poderei fazer o tratamento.

 

Obrigado pela atenção

Cumps

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Deitado como? morto?

ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parece que foi sol de pouca dura. O animal já está deitado no fundo do aquário. :( Com os erros aprende-se.. Obrigado Sent from my LT18i using Tapatalk 2

Ponto de situação?

 

Para subir a salinidade tens que acrescentar/substituir uma parte da água, por água mais salgada.

 

Diz-me como estão as coisas e se ainda valer a pena mando-te detalhes àcerca de como subir gradualmente a salinidade; espero que não tenhas actuado demasiado tarde!

 

Abraço

 

 

Ps: volto a referir que não deves alimentar o peixe, pois arriscas-te a matá-lo com a amónia; durante o tratamento tem que se ter em atenção o facto de os aquários hospital não terem normalmente filtro biológico e portanto devemos ter muito cuidado com a alimentação e fazer se possível mudanças de água para diluir os poluentes (amónia/nitritos/etc.).

Editado por csi
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas..

Como eu referi o peixe foi se a baixo esta tarde.. Ainda estou mal disposto com isso mas não posso deitar a toalha a baixo..

Mas explica-me isso de aumentar a salinidade. Eu sei que metendo água com mais sal que vai aumentar... Mas a quantidade para aumentar esses valores n faço ideia.

Cumps

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Lamento a perda do peixe; ele estava muito atacado e provavelmente agimos tardiamente; fica de qualquer modo por apurar se a causa da morte foi a parasitose, ou algum pico de amónia que aconteceu durante o tratamento.

Se ainda tens a água talvez fosse conveniente fazeres um teste à amónia, pois pode servir de lição para a próxima.

 

Quanto ao aumento da salinidade, é só uma questão de fazer contas: para aumentares um grau de salinidade a um litro de água, tens que lhe acrescentar aproximadamente 1,35 gramas de sal .

Assim, se tiveres 10 litros de água a 1.010 tens 135 gramas de sal na água e se quiseres passar a água para 1.012, tens que lhe acrescentar 2X1,35X10 gramas de sal (27g); podes fazer isto de várias maneiras: pesar o sal e deitar na água, ou se quiseres aproveitar para renovar uma parte da água para por exemplo diminuir a concentração de poluentes (amónia/outros), podes tirar, por exemplo, cinco litros de água (135g:2= 67,5g de sal) e acrescentares cinco litros de água com o sal que falta para prefazer as 12X13,5g = 162 g de sal, que 10 litros de água a 1.012 devem conter, ou seja 162 gramas - 27 gramas (estas as que lá ficaram nos cinco litros da água a 1.010 que lá permaneceram) = 134,5 gramas.

 

Espero que a explicação seja compreensível.

 

Abraço

 

 

Ps: eu não sei qual é o teu grau de experiência com aquários de água salgada, mas referiria qie o Leucosternum é dos peixes mais difíceis de manter vivos e portanto um dos a evitar.

Editado por csi
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

A amónia esta a 0.

Os parasitas levaram a melhor :(

Eu tenho aquário já algum tempo. Sei que esse peixe é difícil mas...

Eu tenho uma duvida de nitratos e fosfatos, vou abrir um tópico nas algas e gostaria de ter a tua opinião.

esta registado, para a próxima vou actuar logo como referiste..

abc

Cumps

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais