Combater o calcário na água


Recommended Posts

Boas

 

Fiz uma procura no fórum mas não encontrei a informação que pretendo. Nunca tive este problema antes pois vivia numa zona onde isto não era problema mas agora que me mudei para a zona do Montijo tenho problemas de calcário na rede de água canalizada. É mesmo um caso grave pois semana sim semana não tenho de andar a limpar as manchas brancas nos sanitários e vidros de casa de banho com anticalcários. Tenho à entrada de casa um filtro de polifosfatos para diminuir a percentagem de calcário disponivel mas neste momento não está a funcionar pois disseram-.ne que os polifosfatos deixam a água imprópria para consumo e apesar de bebermos água engarrafada não quero dar àgua menos própria aos meus peixes.

A minha questão é... como posso combater o alto grau de calcário e dureza na água da rede de modo a poder fornecer as melhores condições aos animais? Ainda por cima pretendo ter um biótopo sul americano em que as águas são moles e ácidas, exactamente o contrário do que tenho na rede... Se me puderem ajudar agradeço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Penso que a unica solução é utilizar agua engarrafada. Porque o ph da mesma deve ser bastante alto, e necessitarias de baixar o ph e a dureza

ass_zps2c377341.jpg

 

Feedback

 

Cumprimentos, Ana Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois. O pH pode ser baixado com recurso à madeira e folhas e substratos adequados mas o calcário como se elimina? Detesto as manchas brancas que ficam no aqua quando o nivel da agua baixa e nas mangueiras etc...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia,

 

sendo da margem sul, percebemos perfeitamente o problema...

Turfas, folhas, substratos, aditivos para controlar dureza e pH... também já experimentámos...

 

Há duas grandes soluções: ou destilar a água com sistemas próprios para o efeito (=osmose) ou usar água engarrafada (o melhor nesta opção é poder escolher uma que tenha o pH próximo do desejado).

O carvão activado no filtro pode ser substituído por turfa (ambos contribuem para baixar o pH), uma vez que algumas espécies podem ser sensíveis ao primeiro.

 

Cumprimentos,
Ana

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois compreendo, mas acartar 90 garrafões de água para o 4º andar deixa-me de olhos em bico... LOL... Mesmo comprando água do continente estamos a falar de 45 euros em água...

 

É optar pela outra solução... ou então facilitar a vida e montar um aqua de malawis ou tangas :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para ser sincero aqui a água é toda uma merd@

As fontes não sei o que deitam e fica-me mais caro carregar jerrycans de carro do que mandar entregar em casa através do site online do Continente, além de que tinha um voucher de 10 euros para gastar. Assim são eles que carregam os garrafões. Penso que não foi mau negócio e o pH é de 6.3 portanto mesmo como eu quero para a fauna que pretendo inserir. Já viram a gasolina que eu ia gastar para ir ao LIDL buscar 70 garrafões de água? Eram praí 5 viagens e as dores de costas...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.