Cubo 45


aderito

Recommended Posts

Olá,

Gostava de vos mostrar o meu actual setup... um cubo de 45X45X45 blau openreef.


Aquário - cubo 45X45X45 furado para o overflow e retorno (já vem assim).

Sump - também um cubo mas mais pequeno com mais ou menos 10 litros e uns 15 litros para reposição de água de osmose.

Iluminação - ATI sunpower com 6 x 24w (4 azuis e 2 brancas) também ati.

Escumador - Deltec SC 1350

Retorno - eheim 2000 compact+

Osmoregulador - Tunze

Circulação - Vortech MP10W ES

Balling - bubble magus.

Tem praí uns 6 kg de rocha e foi cheio (em 1 Outubro de 2011) com água natural.

TPA semanais de 10 litros ( com sal e água de osmose ).

 

foto1ut.jpg

 

 

foto12qk.jpg

 

foto11vwv.jpg

 

 

foto10fc.jpg

 

foto9mk.jpg

 

foto7po.jpg

 

foto6lp.jpg

 

foto2rs.jpg

 

foto3dl.jpg

 

foto4yl.jpg

 

foto5bh.jpg

 

 

Mais recentemente:

 

img7868j.jpg

 

img7866v.jpg

 

img7863qs.jpg

 

img7858m.jpg

 

img7856y.jpg

 

img7853fr.jpg

 

img7851zw.jpg

 

img7837n.jpg

 

img7838oj.jpg

 

img7839ec.jpg

 

img7841g.jpg

 

img7850f.jpg

 

Actualmente:

 

img8257o.jpg

 

img8232f.jpg

 

img8250tt.jpg

 

img8223nw.jpg

 

img8249w.jpg

 

img8221gm.jpg

 

img8248zq.jpg

 

img8206q.jpg

 

img8246e.jpg

 

img8201h.jpg

 

img8245n.jpg

 

img8199ix.jpg

 

img8242uz.jpg

 

Apesar da pouca litragem dá um granda gozo !!

 

Adérito

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Ja ouviram falar no Aiptasa killer ? um "aparelho" muito simples que é feito com 2 fios um transformador de 12V que por electrolise mata as aiptasias.
Depois de ler alguns posts no reefcentral e de ver alguns videos no youtube fiquei convencido que aquilo funcionava mesmo.
Arranjei 2 fios um tubo e um transformador de 12V e tinha o meu mata aiptasias feito.
Armado com o aparelho fui procurar as "malditas" que quanto mais as tentava matar com kalk mais apareciam.
Liguei o aparelho e saiam umas bolhinhas do fio (electrolise) que supostamente iria derreter as aiptasias. Depois de desfazer as aiptasias que tinha (ainda eram bastantes) desliguei o aparelho. Tinha em cinco ou seis minutos finalmente ficado livre dessa praga !!

Errado !! passada uma meia hora tinha TODOS os corais SPS completamente brancos, os moles fechados, os turbos caíam do vidro e ficavam ao contrário na areia.... pânico total... felizmente tinha feito alguma água de osmose, rápidamente juntei sal e coloquei uma bomba...

Passadas 2 horas já não conseguia ver o interior do aquário, estava completamente branco, e o cheiro... a sala ficou completamente impestada. O escumador enchia o copo sem parar....

Morreu tudo com exepção dos peixes !!

Quero publicamente agradecer ao Luís Rodrigues (AquaHobby) que gentilmente me emprestou um aquário e um escumador para ter os peixes enquanto é feito o restart ao cubo.

Depois do desgosto, lá tive de limpar completamente o cubo (tudo para o lixo, areia incluida) e ir buscar água ao mar (obrigado João Ribeiro pelos recipientes). Neste momento o cubo está com água do mar e com areia viva (nova). A rocha que tinha está a secar ao sol para ir para a arrecadação e vou reiniciar com rocha morta (nova) que já foi lavada com uma máquina de pressão e agora está de molho em osmose.

Isto é que é doloroso... um aquário com quase 2 anos, com SPS que eu gostava, estável e agora.... portanto cuidado com as experiências e com os "aparelhos" milagrosos...

Conclusão: Consegui matar as aipasias, os danos colaterais é que foram mesmo muito elevados.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

epa aderito isso ´´e k ´´e pior... ´´e sempre mau quando coisas destas acontecem...

mas tambem podera ser um sinal de k ja merece aquario maior.. lololol tipo 80 x 60 x 60 do que tens ´´e so mudar o aquario e o movel.... lol

 

vais ver que tudo volta ao normal agora e se calhar com melhores corais....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.