Ajuda para construção de lago de aproximadamente 2000 l


Recommended Posts

Bom dia caros colegas,

 

Sou novo neste fórum e na área de construção e manutenção de lagos, mas estou empenhado em construir um, não só pela beleza e harmonia que ele confere ao jardim, mas também pelo gosto que tenho por peixes. Já tive um aquário de água doce e neste momento gostaria de fazer um lago.

 

A capacidade do lago seria de 2000 l, mas surgem me duvidas que gostaria que fossem esclarecidas.

 

O lago vai ser construído na zona de Baião, uma zona muito quente no verão e extremamente fria no inverno. Os peixes e plantas conseguiram sobreviver a um inverno com temperaturas baixas? Ou deverei retirar os peixes na época do inverno para um aquário e posteriormente coloca-los no lago quando as temperaturas aquecerem?

 

Outra questão que eu tenho é: deverei comprar um filtro para o lago ou uma bomba de circulação de água é o suficiente? Já agora se for possível poderiam me dizer os preços de uma bomba e filtro para este lago?

 

Gostaria também de saber que tipo de plantas e peixes aconselham a colocar no lago.

 

Aguardo pela vossa ajuda.

 

Cumprimentos

 

Tiago Azeredo

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Alguém tem um projeto bem explicado, ou acompanhamento de fotos de como fazer um filtro para lago através de um bidão? Desde a recolha da água no lago até ao filtro.

Para o lago que estou a fazer qual seria a capacidade ideal do bidão?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde,

 

Pode procurar neste forum, existem alguns lagos com sistema de filtragem feitos pelos donos. Mas pode sempre optar por comprar bomba e filtro, para uma capacidade de 2000L não fica muito caro.

 

Quanto ao tipo de peixes, recomendo-lhe peixes de agua fria pequenos, como shubunkin ou sarasa. Não coloque carpas num tanque desse tamanho.

 

Amélia

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Ola Amelia, antes de mais muito obrigado pela resposta.

 

Afinal o lago não irá ter os 2000 litro iniciais, decidi aproveitar o tamanho que disponho para ter um lago maior e mais bonito, sendo assim o lago irá crescer para o dobro ou seja 4000 litros…

Poder-me-ia dizer por quanto ficaria uma bomba para este lago?

Para a semana julgo arrancar com força na construção do lago, mas queria primeiro ter a bomba e o material necessário para fazer o filtro. Caso que possa ajudar agradecia imenso Amelia.

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde Tiago,

 

Eu não sou expert em bombas para lagos, mas como é do Norte aconselho uma visita à Jardiland na Maia! Eles têm uma grande oferta de material para lagos, telas, bombas, filtros de diferentes marcas e preços.

 

Em relação a plantas para lagos, recomendo uma visita ao meu site onde pode encontrar algumas variedades

 

http://ameliplant.wix.com/amelaqua

 

Amélia

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Bom dia,

 

Antes de mais muito obrigado pelas respostas que me tem dado Amelia.

Finalmente este fim de semana comecei a por mãos a obra e o resultado surgiu, agora apenas falta acabar uns pequenos pormenores, fazer uma cascata, fazer o filtro, colocar mais umas plantinhas para posteriormente poder receber umas carpas. A volta do lago vai levar relva e umas partes com areia de rio, caso um dia me lembre de por uma tartaruga.

Que plantas me aconselham? O lago encontrasse na zona de Baião, ou seja muito frio no inverno e calor no verão. Neste momento apenas tenho lírios do rio.

Aguardo conselhos.

 

Seguem as imagens da fase de construção e do lago quase pronto.

 

http://i.imgur.com/QfZqa7D.jpg

 

http://i.imgur.com/jljjsPI.jpg

 

http://i.imgur.com/0iWgRHD.jpg

 

http://i.imgur.com/dahOmP6.jpg

 

http://i.imgur.com/yIhk2mS.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Tiago eu aconselho-te uma bomba de piscina presa no bidon tipo 20000 litros hora sai mais barato que um filtro e gasta menos energia em relação a flora aí no norte tens rios e riachos onde podes ter umas ideias boa sorte com o projecto

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Pailo Dionisio, em relação a flora aqui do norte já andei a ver nos rios e riachos e trouxe dois lirios do rio, agora vou continuar a pesquisar para introduzir mais plantas.

Quanto À bom de psicina que referes é deste genero? http://olx-t.imgrap.com/ui/23/83/68/436907568_1x.jpg?x=1365973346&country=PT

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para 4m3 uma bomba de 6000l/h ou 8mil é o suficiente .

isso também depende do filtro --(se aguenta com esse caudal)

ex:

bomba ecomax M6500 so consome 65W

ou pond eco 8000 consumo 80w

 

o preço ronda 100 a 140 euros.

depois tens outras marcas a partir dos 250 euros até :whip:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bomba de piscina??ta tudo doido o que?

20000 litros hora? isso vai ser um rio de alta corrente?

ve o meu lago e tira ideias .nao tem um filtro ideal mas tem o mais barato que podes arranjar...(esta o link na assinatura do post)

 

Uso uma bomba de 60w - 3600 litros/hora para um lago de 6000 e poucos litros e ja faz subrecorrente(overflow)ao filtro para bombas mais potentes precisas de tubagens superiores a 50mm pois entopem devido as paredes dos tubos ganharem "porcaria organica" e deixam de dar vazao ao filtros que trabalham por gravidade, podes 'e por um filtro de pressao(pote com tampa estanque) (aquedita que ja estou ha 3 ou 4 anos a testar este filtro).

 

No pote podes usar varias coisas, actualmente esta cheio de areia de silica de 3 ou 4 mm mas tenho de adicionar umas esponjas no topo pois ha materia organica mais fina a escapar-se, (tem corrente de baixo para cima com a saida em cima).

 

quanto maior o pote melhor, mas mais trabalho tens a limpar e a esconder o pote, esconder o pote 'e o maior problema em muitos jardins ,dai o pessoal optar por filtros de pressao mais pequenos. o meu conselho 'e : jamais uses uma bomba de mais de 80w nesse lago pois vais disperdicar eletricidade e ter demasiado caudal/corrente no lago.

Vivendo e aprendendo

 

 

 

clicar aqui para ver:O meu lago/tópico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Antes de mais muito obrigado a todos pela ajuda e opiniões trocadas.

O lago esta em evolução, agora estou a fazer uma cascata com um riacho que vai dar ao lago, ainda não esta pronto, mas para lá caminha, como podem ver nestas fotos:

 

http://i.imgur.com/fOxVyb0.jpg

 

http://i.imgur.com/z4hkxhB.jpg

 

 

o problema é que a bomba que eu comprei, 2000 l/h, não tem potencia suficiente para colocar um caudal razoavelmente bonito na cascata. Que bomba aconselham usar nesta situação? a ideia é algo funcional e barato.

 

Outra questão que vos coloco é, onde poderei comprar carpas koi aqui na zona do Porto? podem ser pequenas, não há problema. Andei a ver no http://www.koi.pt/, mas não sei se enviam para o Porto, nem sei se é aconselhável.

 

Se me poderem ajudar agradeço.

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 meses depois...