Aquario para apistos


Limeiras

Recommended Posts

  • Replies 143
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Sou da opinião do Ricardo, demasiadas pedras... é uma opinião claro, já agora, essas pedras não serão calcarias? fiz zoom e pareceu me ver ali uns veios brancos, mas posso estar enganada.. depois tens ai dois tipos de troncos, não sei se depois não vão ficar com tonalidades diferente o que pode dividir a montagem em dois... divide a atenção.

o que eu fazia era dar um ar mais natural as pedras, e no tronco mais denso colocava uns grandas molhes de fetos de java para o tapar quase que completamente, e Cryptocoryne wendtii "brown'' no meio.

e no meio do outro tronco ia colocando umas plantitas... por exemplo.

 

qué que ai tens em termos de luz?

 

agora é que tou a ver bem :shock4: pintaste o aqua?

era branco?... ficou porreiro! mas agora já não combina com os moveis hehe

Editado por Claire

__________________________________________________________________________________

 

CristalRio - plantado 300L

- No Name - plantado 30L

Rain florest

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nova montagem; nesta criei dos espaços destintos. Li, algures, que isto não se deve fazer, mas exprimentei por forma a usar o material que tenho.

 

Opiniões? O que é que se pode mudar? E em relação às pedras? Ficam ou altera-se alguma coisa?

De montagens de layout, estou a ver que não percebo nada.

 

dsc0095tc.jpg

 

Claire, as rochas são de xisto verde, de facto as pedras têm veios brancos. Procurei na net e ao que parece não são veios de mármore, já que o xisto e o mármore são criados de forma diferente. Mas realmente também eu tenho as minhas duvidas em relação a estes veios.

 

Eu não mudei a cor do aquário, ele continua a ser branco. Acho que o problema esta na composição da luz que a maquina faz; isto é, para não espelhar a luz do flash no vidro, eu tiro as fotos sem o flash e com as janelas fechadas. Talvez isso escureça a cor do aquário. Penso que seja isso.

 

Estava aqui a pensar se não será melhor o aqua sem as pedras?

Um abraço,

Limeiras

 

https://www.facebook.com/#!/Limeiras

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu colocaria as pedras mas dispostas mais aleatoriamente e sem ser algo tao linear... metia tb menos pedras, as maiores na parte traseira e as mais pequenas na frente do aqua

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

uma sugestao

 

20130514_132306.jpg

 

aproximas os troncos ligeiramente para n teres tanto espaco livre no meio e chegas os trncos um pouco mais para a parte traseira do aqua.

o q esta a verde sai as pedras, enterra-as bem no substrato e tenta essa disposicao.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, houve mais mudanças. Mas já as tinhas efetuado antes de ler a mensagem do Ricardo. Mais ou menos segui as tuas indicações.

Realmente as pedras enterradas dão outro aspeto. Curioso é que era isso que eu tinha imaginado fazer, enterrar as pedras no substrato, mas não sei porquê, esqueci-me dessa técnica.

Hoje visitei mais duas lojas e na primeira a Nilufar http://www.nilufar.fr/ é a que tem os peixes de melhor qualidade; não se vê um vidro sujo em todos os aquários. A variedade de espécies é incrível, pior mesmo são os preços. Mas claro, qualidade paga-se. Têm uma secção dedicada aos ciclídeos, o que me agradou bastante. Uma curiosidade: um dos funcionários é português.

Na segunda loja que visitei acabei por comprar 2 Anubias nana e uma outra planta, que apesar de estar junta com as Anubias e ter sido vendida com tal, não me parece que seja. Não é bem igual às outras. Nesta loja encontra-se uma enorme variedade de troncos. Tentei comprar um enorme pedaço de Musgo de Java, mas os tipos não foram nas minhas cantigas.

Mas voltado à menina dos meus olhos, aqui fica outra foto com as mais recentes atualizações:

dsc0099ee.jpg

Editado por Limeiras

Um abraço,

Limeiras

 

https://www.facebook.com/#!/Limeiras

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sim perto do vidro! e quando enterrares as pedras tenta n mete-las todas a mesma altura em relacao ao substrato! fica com aspecto mais natural! :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

as rochas são de xisto verde, de facto as pedras têm veios brancos. Procurei na net e ao que parece não são veios de mármore, já que o xisto e o mármore são criados de forma diferente. Mas realmente também eu tenho as minhas duvidas em relação a estes veios.

 

Boas, em relação às pedras podes sempre fazer um teste umas gotas de limão se fizer algum tipo de efervescência é porque tem origem calcária. cumps. rui.

Editado por Nautilex
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O problema nem é tanto o facto de terem calcário, porque se for isso até que nem há problema. O coloco no aqua ciclídeos de aguas duras.

 

O grande problema é se esses veios são de mármore, aí é que seria um grande problema porque intoxicava a água.

 

Mas em princípio não tem problema com as rochas porque eu tenho-as num outro aquário com peixes e até agora não vejo qualquer problema.

 

Um abraço,

Limeiras

 

https://www.facebook.com/#!/Limeiras

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O problema nem é tanto o facto de terem calcário, porque se for isso até que nem há problema. O coloco no aqua ciclídeos de aguas duras.

 

O grande problema é se esses veios são de mármore, aí é que seria um grande problema porque intoxicava a água.

 

Mas em princípio não tem problema com as rochas porque eu tenho-as num outro aquário com peixes e até agora não vejo qualquer problema.

 

ok, ao ler aquário para apistos associei a ciclideos americanos que preferem ph baixos, ai seria um problema, nesse caso...

boa sorte com a montagem. cumps. rui.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, é por isso é só coloco peixes no aqua quando este tiver cheio de água e depois de fazer os respetivos testes. Depois, consoante os resultados é que vejo se o aqua pode ou não levar apistos. Mas em princípios, não haverá problemas em pH e KH.

Editado por Limeiras

Um abraço,

Limeiras

 

https://www.facebook.com/#!/Limeiras

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, confirmo essa informação. Mas, Claire, achas que é pouco ou demais para o aquário em questão?

 

Em relação à flora, estou a pensar em colocar Anubias, Musgos de Java e mais uma ou duas espécies. Que sugeres?

 

 

Ricardo, fica descansado que eu vou dando novidades das mudanças e evolução do aqua. É o mínimo que posso fazer para vos agradecer pela ajuda. Sem vocês não conseguiria levar este projeto a bom porto. Muito obrigado pelo vosso apoio.

 

 

 

Um abraço,

Limeiras

 

https://www.facebook.com/#!/Limeiras

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não sabia que havia lol bem mas sim chega perfeitamente para esse tipo de plantas... mas com ciclideos africanos não vão durar muito tempo,

por isso é que te estava a perguntar.

O que me parece é que estas pedras não devem fazer diferença mas se fosse a ti fazia o teste do limão.

consulta no site da tua companhia de agua quais são os valores ph kg etc etc assim já da para teres uma ideia.

 

parecendo que não ta tudo interligado num aqua -;)

__________________________________________________________________________________

 

CristalRio - plantado 300L

- No Name - plantado 30L

Rain florest

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A questão da química da agua, neste e em qualquer outro aquário, é realmente um ponto fulcral para o sucesso dos nossos projetos. Em Portugal, onde eu habitava, não me preocupava muito com isso porque a agua que usava nos meus aquários provinha de uma fonte natural com água de excelente qualidade, sendo mesmo aproveitada para tratamentos hospitalares. Agora, uma vez que estou em França, a coisa complica-se porque as aguas daqui são muito calcárias. Só para terem uma ideia, há casas e caves aqui feitas de aberturas na rocha calcaria. Praticamente 90% do tipo de rocha desta zona é calcaria.

 

 

A água que sai da torneira tem a dureza carbonatada de 13ºdGH (grãos alemães), 231,4 ppm, pelo que podem ver é dura. Por isso estou a pensar em usar agua engarrafada. O problema nem é tanto o custo financeiro desta operação, pelas minhas contas, para encher o aquário vou gastar cerca de 20€ em água engarrafada. O maior problema é levar cerca 36 garrafões de 5L para o segundo andar.

 

 

Bem, mai até que não vai ser preciso um esforço físico assim tão grande, porque eu não vou encher o aquário todo de uma vez; vou fazê-lo por fases. Penso que assim evito que algum tronco aparece a boiar, porque como os troncos vão ensopando a água da base para o topo, o peso vai fazê-los manterem-se no sito. Pelo menos é esta a minha teoria.

 

Um abraço,

Limeiras

 

https://www.facebook.com/#!/Limeiras

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mais uma foto com novas alterações. Aproximei os troncos, coloquei 4 pés de Anubias nana e vários pedaços de Musgo de Java.

 

dsc0100cy.jpg

Um abraço,

Limeiras

 

https://www.facebook.com/#!/Limeiras

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caros companheiros, o aquário está a evoluir. Já esta completamente cheio, exatamente 135l de água. Já está a ciclar e já atingiu a temperatura máxima, cerca de 30ºC. Desliguei dois dos termóstatos e só mantenho o de 200W. Agora falta estabilizar a temperatura.

 

A água ainda se encontra um pouco turva, mas vem vindo a melhorar. Mas já se nota o tom amarelado característico deste tipo de aquários. Tudo parece funcionar bem.

 

As plantas manteiem-se no lugar e não apareceu nenhuma a boiar, pelo menos até agora. Resta ainda colocar mais um pouco de Musgo de Java a cobrir os troncos aéreos, mas não havia mais nas lojas por onde andei, pelo menos que tivessem bom aspeto.

 

dsc0032ul.jpg

Um abraço,

Limeiras

 

https://www.facebook.com/#!/Limeiras

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

WOwwww,

 

quanto progresso, opiniões e discussões!!!!

tens tido de tudo: a Claire (&Co) que é uma artista no aquascapping (como demostrou reconhecendo as fotos dos aquários que coloquei no post prévio).

o Ricardo que é um mestre dos apistos,

 

muita sorte acho que os peixes vao a adorar e parabéns por aceitar as propostas dos membros na decoraçao, gosto muito do "look final",

 

cmps

 

Pol

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.