Projector de LED's (Chinês)


Recommended Posts

Boas,

Gostaria de saber se acham que dois projectores de LED's 10w como os que estão disponíveis no ebay em:

http://www.ebay.com/itm/10W-50W-100W-LED-Flood-light-IP65-Waterproof-White-High-Power-Outdoor-Spotlights-/290893066627?pt=LH_DefaultDomain_0&var=&hash=item43ba93f183

seriam suficientes, numa calha DIY, para iluminar um aqua 60 x 30 x 40.

A minha ideia inicial seria fazer uma calha DIY, com duas T5 28w, mas segundo vem anunciado seria equivalente, pois o vendedor diz que, e citando:

"Very Saving Energy, 10W High Power LED lamp =28W saving lamp = 95W normal lamp"

O mesmo projector vem anunciado como "debitando" 900 lumens.

Se esta solução fosse viável a poupança seria interessante, 20w (Leds) para 56w (T5), eram menos 36w ...

Obrigado.

Jorge Mota

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Comparando com as minhas lãmpadas PLL de 36W cada uma tem 2900 lm enquanto cada LED de 10W tem 900 lm uma diferença 2000 lm ou seja muito menos radiação luminosa perceptivel ao olho humano. Desconheço qual será a reacção das plantas, mas é uma questão de experimentar, parecem ter um preço em conta.

AquaGranum , NanoLab
"Estou a tentar juntar as nanopeças do conhecimento tentando a omnisciencia, sei que serei impotente"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelo comentário.

 

Vou mandar vir duas de 10w, a colocar numa calhar / estrutura que irei fazendo enquanto não chega para o meu Aqua, que já está encomendado na Vidromoldura.

 

Quando chegar e após testes, pelo preço que custa posso sempre mandar vir mais uma de 10 ou 20w para acrescentar.

Pelo que li, devemos ter entre 30 e 60 lumens / litro. Com este setup apenas chego aos 25 lu. Logo está abaixo do desejável, e provávelmente estes LED's com o tempo diminuem a performance, mas pelo preço (cada um fica pelo preço de um T5 28w boa), dá para ir substituindo ...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Eu comprei ainda ontem um projector desses a um vendedor do CustoJusto que os vende relativamente baratos e faz entregas em Lisboa e Setúbal, só experimentei rapidamente quando cheguei a casa, para instalar vai demorar mais tempo até fazer a armação para o prender.

 

Já tenho 2 pll de 24w para um aqua de sensivelmente 80l plantado e queria um boost de luz na minha "cuba" para ver se ela faz mesmo um bom tapete. assim sendo o projector irá está focado na "cuba". com a experiência que fiz ontem a "cuba" fica bem mais iluminada, se em demasia ou insuficiente, logo se verá.

 

Depois quando abrir o tópico com o meu aqua, vamos ver se houve grandes diferenças de crescimento.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, olá...

 

Bem eu sou irmão gémeo do Daniel7781, e vou estar muito atento às experiências com estes projectores, pois eles têm o potencial de alterar o custo de manutenção de um aquário plantado no que toca aos watts.

 

O que sei é que as para um aquário 60X30x40, que vai ter cerca de 60 a 65l úteis muita gente usaria uma calha t5 2x24w (uma veznão existem t5 de 28w que caibam em 60cm), ira ter uma relação w/l de aproximadamente 0,75 o que dará para manter quase todas as plantas high-tech, na realidade uma lâmpada t5 24w nova emite cerca da 2000 lumens sendo que teriamos 2 lâmpadas ficariamos com um total de 4000lm, mas como as t5 emitem luz em todas as direcções e apenas aproximadamente 70% dessa luz chega ao aquário usando bons reflectores, os lumens uteis serão 2800lm.

 

Relacionado isto com os projectores de LED 10w que emitem 900lm cada, para chegar ao mesmo nivel de luz terás de pôr 3 projectores. Concluo que o nível de luz não será muito dificil de alcançar adquirindo apenas mais 1 projectores terá boa luz a um excelente preço, pois uma calha 2x24w t5 custará no mínimo 60 euros.

 

Boa sorte para o projecto e qualquer duvida, apita... se eu souber, eu ajudo...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.