Questão intrigante: CO2 chart


Lucky strike

Recommended Posts

Bem... tenho uma questão intigrante para os experts.

 

Imaginemos um aquário sem peixes, que iremos montar. Queremos que seja um plantado muito exigente, onde iremos meter muita luz e fertilização e CO2.

 

Como o aquário não vai ter peixes, podemos fazer o que nos apetecer.

 

Então, como substracto fertil, vamos escolher um desses sacos de terra de floresta que se vende das jardinarias e que tem um pH de 5.5-6.

Posto isto, vamos encher o aquário com água de osmose (digamos, kH de 2-3, uma vez que a experiência diz-me que o osmosor ao qual tenho acesso é o máximo que consegue em termos de kH).

 

Bom... olhando para o quadro da CO2 chart, que relaciona o pH/kH com a respectiva concentração de CO2, obtemos que com um pH de 6, e um kH de 3, temos uma concentração de 90 ppm's.

 

Mas na realidade, não injectamos CO2.

 

Pergunto então: o quadro pode aplicar-se nesta situação? ou simplesmente é válido APENAS quando é injectado CO2???

Isto é: a simples existência de um kH e de um pH baixo, corresponde a uma maior quantidade de CO2 dissolvida???

 

QUESTÃO INTRIGANTE!!!

www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=212080#entry1222525

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Faz sentido... ainda que não deixa de ser interessante (sobretudo quando falamos de aquários de menos de 30L)...

começar o plantado sem fauna e através de um substracto ácido e água de osmose, obter concentrações de CO2 de 150-200 ppm's... e uma vez estabilizado o plantado, aumentar a dureza da água e dessa forma estabilizar o pH em valores compatíveis com a fauna.

www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=212080#entry1222525

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Estou a gostar bastante destas discussões sobre CO2, O2, tabelas de pH vs. KH, etc...

Apesar de haver bastantes disparates escritos a nível científico, acho muito bem que haja este tipo de questionar. Aliás, isso é que nos faz avançar... tanto no hobby, como noutros aspectos. E não é preciso ser doutorado em química ou biologia para tentar perceber os fenómenos associados a algo tão complexo como este tema. Por si só, o acto de uma pessoa se questionar, e tentar perceber o que se passa, mesmo não o conseguindo descobrir sozinho, para mim já é uma boa aprendizagem...

 

Bem, mas adiante... que já devem estar fartos de me ouvir.

 

Luckystrike, a tabela funciona perfeitamente... Ao contrário do que te escreveram aqui. Só que pelos vistos ninguém se preocupou com o facto de um aquário ser um sistema dinâmico.

Se começares com esses parâmetros, de certeza que passadas umas horas (ou menos, até), das duas, uma: ou o pH sobe, ou o KH desce (esta última mais provável).

E continuas a estar "dentro" da tabela, e ela funciona... só que nunca ninguém se lembra que as coisas variam ao longo do tempo.

E como lhes parece improvável, então é mais fácil dizer que as coisas não funcionam.

Espírito crítico, meus amigos... e não é só daquilo que nos rodeia. É igualmente da nossa forma de pensar.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

  • Votar + 1

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Concordo. A tabela funciona e é nela que se baseia o DC. Para além do que o Luís disse, o problema é que, não estamos a falar de água pura. Logo o pH que tens não é o pH "real" da água em função do KH e CO2. É o resultado destes 2 e todos os compostos do substrato que o alteram. Isto também faz com que haja desvios à tabela. É por esta razão que quando se usa um DC nunca se deve usar água do aquário. Devemos sempre fazer uma solução standard sem a influência de outras substâncias que alteram o pH.

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais