Novo áqua 150x60x50


Recommended Posts

Boas malta estou a começar a montar o meu áqua novo com as medidas de 150x60x50 ( cp*lg*alt ) vidro de 10mm como não sou muito bom em medidas e só ainda montei um aquário de 1 mt gostava da vossa opinião em algumas coisas :D

 

1ª : A espessura é suficiente ?

 

2ª : Qual a melhor maneira para os colar ? Colar os vidros á volta da placa do fundo ou sobre ela ?

 

3ª : Quantos dias deixar a secar e curar o silicone ?

 

Desde já agradeço as futuras respostas abraço

 

 

Rui Santos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia companheiro!

A uns anos tive um aquario com apenas 120Cm e usei vidro de 10mm... e aquilo arqueava um pouco!

Em 150Cm não arriscava apenas 10mm... um pouco mais com 12mm + travas ou então 15mm!

 

Dos vários aquários que montei, sempre colei os vidros sobre a base e duraram anos nas minhas mãos e estão desde uns 3 ou 4 em casa de outros membros aqui do forum!

Estes ultimos eram de 120Cm x 60Cm e foram construidos com vidro de 12mm.

É um bom pedaço mais caro que p de 10mm... mas nada como jogar pelo seguro :)

 

Resumindo...

Se fosse eu a montar esse aquario metia logo vidro de 15mm, porque não gosto muito do efeito, na minha opinião pouco estético das travas!

 

Quanto ao tempo de secagem do silicone...

E como sempre fui um maos largas na quantidade.... ehehehe

Deixava varios dias... normalmente colava tudo num fim de semana, e so no fim de semana seguinte entrava água para teste de estanquicidade, limpeza e posterior decoração!

Editado por cesar_dias

Cumprimentos,

Cesar Dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela resposta Cesar eu vou optar por 12 dado que aqui pela zona tenho amigos com aquas desse tamanho com essa espessura e tudo impec vou tentar ver o preço de 15 se não fizer muita diferença logo se vê

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Reparei agora que és de Gondomar...

Vou ver se descubro o nome da vidraria onde a uns anos comprei vidro para 3 aquarios de 120x60x50...

Na altura foi um preço bem porreiro em vidro de 12mm cortado com as medidas pedidas, furado e arestas polidas :)

 

É uma enorme vidraria relativamente proxima de gondomar.

As tantas também ja te falaram dela :)

Cumprimentos,

Cesar Dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Eu confirmo o que o César diz. Um dos aquários dele está em minha casa e mesmo com vidro de 12mm faz arco quando está cheio até ao topo.

 

Pessoalmente a questão das travas não é assim tão importante de estiverem bem feitas e a diferença entre um vidro de 12 e um de 15mm não é assim tão pequena.

 

Eu gosto mais dos vidros à volta do vidro de fundo, o acabamento fica muito mais bonito, na minha opinião não tem comparação.

 

Diria ainda que 2 a 3 dias é suficiente para a cura do silicone.

 

Tenho aqui um conjunto de vidros para montar um aquário de 145x45x45cm em vidro laminado de 11mm, vai levar travamentos logitudinais (a toda a volta do aquário), não vou avançar com o projeto. Se tiveres interesse diz alguma coisa por mp.

 

Abraço,

 

Zé.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Eu confirmo o que o César diz. Um dos aquários dele está em minha casa e mesmo com vidro de 12mm faz arco quando está cheio até ao topo.

 

 

Ainda dura ?

Por falta de silicone isso nao arreava looool

 

 

e ja agora, quando se vai comprar os vidros, que especifidades se pode pedir? por exemplo para fazer algo tiop ADA Style

 

Quando vais a vidraria tens que levar os desenhos e dimensões das placas de vidro para cortar e polir as arestas!

Se fores pedir "quero um aquário assim"... aí já é um serviço diferente!

Uma coisa é dares as medidas dos 5 vidros ja tudo certinho e colares em casa, outra é pedires o aquário ja montado!

Cumprimentos,

Cesar Dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal bem César eu vou ver uma drogaria que fica em baguim que faz parte de Gondomar e aquilo é tipo fábrica chama-se Vidraria Armando acho que são os melhores preços :)quanto a colagem tanto faz pois vai levar rodapé em baixo e em cima não leva tampa ;) Tiago quanto ao silicone eu uso sempre sirilub preto é uma máq :) parece super cola 3 :D em lisboa não sei onde encontras mas no olx há um artista que é o paulo vieira que vende a 6 euros o tubo podes sempre pedir para enviar .

 

Abraço Rui Santos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desde que haja jeito, tempo e paciência tudo é possível :)

Podes ver muita coisa por aqui feito pelos próprios e pouco ou nada perde em relação a produtos "chave na mão" :)

 

Silicone... posso ver se resta algum la em casa para dizer qual costumava a usar!

Comprava aquilo nas lojas de bricolage... AKI, Leroy, etc...

Tem um aquario desenhado no rótulo, mas nao me lembro da marca!

 

Não uses os que dizem conter anti-fungos!

 

Quando definires as dimensoes dos vidros a cortar, não esqueças que o vidro tem espessura. Tens que entrar com ela nas contas!

Cumprimentos,

Cesar Dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal bem César eu vou ver uma drogaria que fica em baguim que faz parte de Gondomar e aquilo é tipo fábrica chama-se Vidraria Armando acho que são os melhores preços :)quanto a colagem tanto faz pois vai levar rodapé em baixo e em cima não leva tampa ;) Tiago quanto ao silicone eu uso sempre sirilub preto é uma máq :) parece super cola 3 :D em lisboa não sei onde encontras mas no olx há um artista que é o paulo vieira que vende a 6 euros o tubo podes sempre pedir para enviar .

 

Abraço Rui Santos

 

Foi a net ver essa vidraria...

Foi nessa mesmo que a uns anos mandei cortar, furar e polir vidro para 3 aquarios de 120x60

Preço e qualidade de serviço sem nada a apontar... quando necessitar montar mais algum, com toda a certeza lá irei ;)

Cumprimentos,

Cesar Dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ja agora que tuo a falar com pessoas experientes =) é o seguinte

 

medidas:

60x35x35 ou 70x40x40 ainda estou a decidir. Quanto á expessura estava a pensar em 8mm

 

O silicone no AKI, Leroy e afins, segundo andei a ver é tudo preto. Queria mesmo era transparente

 

mas têm alguma ideia do preço dos vidros para um aquario assim?

Editado por tiago rocha

encontrociclideos-com-v3.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tiago para essas medidas chega perfeitamente pois são aquas baixos eu tenho um de 100 x 40 x 40 há já dois anos em vidro de oito e nem mexe tá impecável :) Mas se quiseres que ele seja um tanque bota 10 lol mas 8 é suficiente porque no 1º vais ter 73,5 lts de água em bruto sem decoração e areão e no segundo vais ter cerca de 112 lts brutos por isso chega bem os oito :)

 

 

Abraço Rui Santos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Tiago o de 60x35x35 fazia com 6mm. O outro com 8mm.

 

Silicone transparente podes procurar nas lojas de aquariofilia.

 

Cumps,

 

Zé.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não tem nada que ter medo se fosse da tua beira dava-te uma mão assim :D Mas com calma tudo se faz e no youtube não falta vídeos a explicar não falha o meu montei-o em cima da mesa da cozinha :D e correu tudo bem . Isso corre bem sem crise :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Tiago vai demorar um pouco pois estou desempregado e vai-se fazendo aos poucos mas mal arranje job é de gás na tábua e no promeiro mês arranca a ciclagem :D Quero algo lindo mas simples :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora fica aqui umas fotos de como está o meu de 1 metro :D e alguns dos seus habitantes :D Zé desculpa ainda não te ter ido levar os euros espero que me perdoes :D O teu Hara está soberbo ;) assim como o greshakei e o novinho Hongi red top que mal chegou e já vai ser pai :)

 

 

 

dscf5412.JPG

 

dscf5413h.jpg

dscf5410.JPG

dscf5392p.jpg

dscf5385aj.jpg

dscf5382y.jpg

 

Abraço Rui Santos

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Os bichos estão muito bonitos. Esse Hara nunca esteve tão bem. Estás perdoado, falamos por MP.

 

Rui chamo só à atenção para o facto de que montar um aqua de 1 metro é bem mais simples e menos arriscado do que montar essa bizarma que tens em mente!

 

Abraço,

 

Zé.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

O perdão é pelo atraso e não da dívida! :roflroll2:

 

Vê lá se fazes a TB pois está a fazer-me falta :rtfm:

 

Se precisares de ajuda para montar isso avisa.

 

Abraço,

 

Zé.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais