duvida sobre comportamento de 2 supostas femeas


Ricardo Pedro

Recommended Posts

Boa noite

 

Tenho no meu aquario os seguintes habitantes

 

1 casal de labidochromis caeruleus adultos

2 fêmeas labidochromis caeruleus ainda jovens, devem ter uns 5 a 6 cms

1 trio de labidochromis perlmutt também ainda jovens 5 a 6cms

 

a minha questão é que umas das fêmeas jovens passa grande parte do tempo encostada ao termostato, mesmo quando a luz ta acessa, enquanto que os restantes andavam pela corrente do aquário....será stress ?

 

outra questão é a femea adulta ter parece que a boca dilata para baixo, epá não sei explicar, mas ja vi na net algumas fotos de espécies iguais, estará a encubar as crias na boca ?

 

já os tenho a uns bons meses, mas até agora ainda nao vi nenhuma reprodução.

 

parâmetros estáveis e acho que impecáveis

 

ph 8.2

no3 - 5 ppm

 

aquario de 120 Lts

tpa's semanais de 60 lts repartidos por 2 vezes 20 + 40

 

ah o aquario tem algumas rochas e bastantes esconderijos o que delimita bastante os territórios.

cumpz

 

Ricardo Pedro

malawi 250 Lts

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se a femea tem a boca dilatada em baixo é quase que está a encubar

quanto a femea encostada trata-se de um "refugio" das perseguições que deve ser alvo e encontra nessa zona uma segurança

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

quanto a femea encostada trata-se de um "refugio" das perseguições que deve ser alvo e encontra nessa zona uma segurança

E é fácil adivinhar a razão! O aquário é pequeno para albergar labidochromis adultos.

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

confirma-se a femea adulta está a incubar.

Em relação a femea mais pequena, não sofre nenhuma perseguição no entanto pretendo oferece-la se num futuro próximo não alterar para um aquário de 250lts

Ricardo Pedro

malawi 250 Lts

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

era evidente que a femea estava a incubar, nao so pela boca, mas também pelo comportamento dela. Nao há outra forma de explicar. O comportamento é esse, elas reservam-se, nem sempre por perseguições, pois ocorre mesmo em aquarios super-povoados, onde os peixes individuais estão protegidos pelo numero.

 

O aquário está bom para labs adultos, mesmo para grandes machos. Atenção que essa espécie guarda muitos filhotes dentro da boca. Não sei porque queres dar a femea mais pequena, ter duas femeas é melhor que ter uma, até pela diversidade genética.

 

Se fores a querer salvar as crias todas... vai sobrepovoar rapidamente, mesmo que consigas vender, os labs são fabricas de criação. Sobrepovoar é bom, mas requer litragem e filtragem. E vais ter o mesmo problema que eu, ter que mudar para um aquario maior, mas dificilmente há malawis tao bonitos quanto estes, ficam mesmo bem em casa.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

1 casal de labidochromis caeruleus adultos

2 fêmeas labidochromis caeruleus ainda jovens, devem ter uns 5 a 6 cms

1 trio de labidochromis perlmutt também ainda jovens 5 a 6cms

 

a minha questão é que umas das fêmeas jovens passa grande parte do tempo encostada ao termostato, mesmo quando a luz ta acessa, enquanto que os restantes andavam pela corrente do aquário....será stress ?

 

outra questão é a femea adulta ter parece que a boca dilata para baixo, epá não sei explicar, mas ja vi na net algumas fotos de espécies iguais, estará a encubar as crias na boca ?

 

já os tenho a uns bons meses, mas até agora ainda nao vi nenhuma reprodução.

 

parâmetros estáveis e acho que impecáveis

 

ph 8.2

no3 - 5 ppm

 

aquario de 120 Lts

tpa's semanais de 60 lts repartidos por 2 vezes 20 + 40

 

 

uma manutenção impecavel e um nivel de NO3 de meter inveja (eu que o diga), se bem que acho essas TPAs exageradas e dificilmente ao longo de anos vais manter esse padrão, mas ajudam os peixes a crescer. Não sei se é boa ideia teres duas espécies do mesmo genero (labodochromis), ainda por cima sendo espécies do lago malawi, onde a especialização é muito recente. Ainda crias hibridos, então se esses pelmutt forem amarelados, cometeste dupla falha bastante grave nos teus estudos sobre o lago Malawi. misturar géneros diferentes e cores diferentes é a regra basica de um Malawi.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a questao do aquario, vai ser amanha resolvida, vou passar para um de 250lts.

em relaçao a escolha das especies procurei as mais sociaveis e tamanhos mais pequenos.

 

quanto tempo fica a femea com as crias na boca?

Ricardo Pedro

malawi 250 Lts

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o aquario é o teu problema menor, nem problema é! O teu problema é a tua escolha de espécies. duas do mesmo genero. Porque foste para duas espécies iguais?!

 

O tempo de incubação depende da temperatura e vai de menos de um mes, a mais de um mes e uma semana. Como a tua femea deve ser bastante jovem, podes salvar tudo, pois não deve ter mais que 30 crias, podendo ter só 15. Mas as proximas incubações terá á volta de 40 crias ou mais :| a ultima que eu salvei, tinha umas 42. Só por comparação, nos meus Cynotilapia pulpican (Blue Frost) em novas tinham 9 crias, agora 12. máximo de 30.

 

mais uma vez, os meus parabens por esse NO3.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem após um dia de construção/reforço do móvel do aquário, está finalmente concluída a nova montagem de 250 Lts brutos. está muito simples mas também não quis estar a investir muito mais....

 

img20130519222107.jpg

 

 

 

Ricardo Pedro

malawi 250 Lts

Link to comment
Partilhar nas redes sociais