Alternativa ao substrato fértil


ReDsOuL

Recommended Posts

O fertilizante líquido deverá ser suficiente, e será porventura a maneira mais fácil (deduzo que o aquário já esteja montado). Arranja um completo com macros e micros (e.g. TPN+; agora mudou de nome mas não me lembro qual é).

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim já está montado.

Pastilhas ou assim também não dava muito trabalho...

 

Tenho de ver então qual é esse produto. Vou optar por plantas que não precisem de muita iluminação e que não precisem de co2 claro.

 

Será que uma bomba de ar ajudaria alguma coisa que valesse a pena a nível da oxigenação da água?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia.

 

Eu tenho a mesma dúvida quanto a fertilização, já pensei utilizar o sera florena mas já li vários comentários negativos em relação ao mesmo. Que marca ou produto aconselhariam que contivesse micros e macros?

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para compensar a falta de substrato tem as pastilhas de fertilização, que é essencial para plantas com cryptocorynes que tem a absorção pela raiz. Depois para outras plantas de caule é essencial a fertilização liquida. Quando a marcas tem seachem flourish, easylife, aquili (por experiencia é bom o liquido as pastilhas nem tanto). Para compensarem a falta de co2 podem colocar fertilizantes à base de carbono. Alem disso podem colocar ferro e potassio, que é essencial para as plantas

ass_zps2c377341.jpg

 

Feedback

 

Cumprimentos, Ana Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

marcas aconselho o que disse em cima. O florena é só ferro e micros acho eu.

 

Poupa o dinheiro na bomba de ar. Se tiveres um filtro bem dimensionado para o aquário não precisas de bomba de ar para nada.

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim já está montado. Pastilhas ou assim também não dava muito trabalho... Tenho de ver então qual é esse produto. Vou optar por plantas que não precisem de muita iluminação e que não precisem de co2 claro. Será que uma bomba de ar ajudaria alguma coisa que valesse a pena a nível da oxigenação da água?

Vendo que as plantas precisam de CO2 para criarem O2, se vais colocar mais O2, vai haver uma saturação de O2 e as plantas não tem CO2 para fazerem a sua fotossinteses e com isso crescerem e ficarem bonitas

ass_zps2c377341.jpg

 

Feedback

 

Cumprimentos, Ana Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esse raciocínio é incorrecto. É verdade que a bomba de ar vai facilitar a perda de CO2. Mas é errado que isto tem a ver com o aumento da concentração de O2.

 

As concentrações de O2 e CO2 são independentes. Podes ter saturação de O2 com muito ou pouco CO2. Aliás pensa assim. Num high-tech temos altas concentrações de CO2 (que injectamos) e no entanto temos muitas vezes altas concentrações de O2 como resultado do metabolismo das plantas.

 

Pensa em sal e açucar. Não é por teres mais de um que tens menos do outro.

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aliás.... a dissolução de O2 depende apenas de 3 factores: temperatura, salinidade e altitude (pressão parcial). Sendo que destes 3 factores, o que tem um maior efeito é a temperatura. Vê nesta tabela como evolui o nível de saturação máximo com a temperatura.

Editado por gmmartins

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esse raciocínio é incorrecto. É verdade que a bomba de ar vai facilitar a perda de CO2. Mas é errado que isto tem a ver com o aumento da concentração de O2.

 

As concentrações de O2 e CO2 são independentes. Podes ter saturação de O2 com muito ou pouco CO2. Aliás pensa assim. Num high-tech temos altas concentrações de CO2 (que injectamos) e no entanto temos muitas vezes altas concentrações de O2 como resultado do metabolismo das plantas.

 

Pensa em sal e açucar. Não é por teres mais de um que tens menos do outro.

Não são assim tão independentes mas no fundamento tens razão...

 

à partida sim. Tudo depende das pressões parciais. Se a pressão parcial de CO2 na água for maior que no ar, o CO2 vai sair. É o mais comum!!!

Obviamente que a bomba de oxigénio vai aumentar a concentração de O2, mas o pior é que vai fazer reduzir a concentração de CO2 devido à agitação à tona de água, acontecendo como o gmmartins aqui explica...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Queres explicar o teu raciocínio?

 

Já agora. uma pequena correcção. não é bomba de oxigénio. É de ar. E aumenta o O2 da mesma forma que reduz o CO2. É por provocar agitação na superfície o que facilita as trocas gasosas. Equilibra mais facilmente as pressões parciais entre o ar e a água.

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Queres explicar o teu raciocínio?

 

Já agora. uma pequena correcção. não é bomba de oxigénio. É de ar. E aumenta o O2 da mesma forma que reduz o CO2. É por provocar agitação na superfície o que facilita as trocas gasosas. Equilibra mais facilmente as pressões parciais entre o ar e a água.

Tens toda a razão...é bomba de ar...com tanto O2 e CO2 juntei a palavra oxigénio sem reparar...

 

E eu apenas referi que as concentrações de CO2 e O2 não são assim tão independentes uma da outra, pois quando temos plantas bem nutridas e com luz disponível, a concentração de CO2 captado pelas plantas vai influenciar um pouco a concentração de O2 devido à fotossíntese. Independentes não são, pois uma pode ser sub produto da outra, mas a tua fundamentação está correcta. "Num high-tech temos altas concentrações de CO2 (que injectamos) e no entanto temos muitas vezes altas concentrações de O2 como resultado do metabolismo das plantas"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ok já percebi o teu raciocínio. Acho que não estás a falar da mesma coisa.

 

Tu estás a falar da fotossíntese onde há consumo de CO2 e libertação de O2. Eu estou a falar das propriedades químicas da solubilidade de O2 e CO2.

 

Da mesma forma que há consumo de CO2 e libertação de O2 pela fotossíntese das plantas (durante o fotoperíodo), também é verdade que a respiração dos peixes faz exactamente o oposto. O que acontece é que em situações normais (abundância equilibrada de plantas e peixes), a produção de O2 durante a fotossíntese é superior ao consumo de O2 pelos peixes. Claro que se tiveres 1000 peixes e 1 planta num aqua de 50l não vais ter O2 produzido que chegue.

 

O que eu estou a falar é que a solubilidade do O2 na água depende apenas de 3 factores: salinidade, altitude (pressão parcial) e temperatura. Não tem nada a ver com a concentração de CO2 na água. São processos independentes. Se estiveres interessado sobre isto e souberes inglês podes ler mais sobre isto aqui. Está explicado com mais pormenor e de forma simples com muitas analogias.

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ok já percebi o teu raciocínio. Acho que não estás a falar da mesma coisa.

 

Tu estás a falar da fotossíntese onde há consumo de CO2 e libertação de O2. Eu estou a falar das propriedades químicas da solubilidade de O2 e CO2.

 

Da mesma forma que há consumo de CO2 e libertação de O2 pela fotossíntese das plantas (durante o fotoperíodo), também é verdade que a respiração dos peixes faz exactamente o oposto. O que acontece é que em situações normais (abundância equilibrada de plantas e peixes), a produção de O2 durante a fotossíntese é superior ao consumo de O2 pelos peixes. Claro que se tiveres 1000 peixes e 1 planta num aqua de 50l não vais ter O2 produzido que chegue.

 

O que eu estou a falar é que a solubilidade do O2 na água depende apenas de 3 factores: salinidade, altitude (pressão parcial) e temperatura. Não tem nada a ver com a concentração de CO2 na água. São processos independentes. Se estiveres interessado sobre isto e souberes inglês podes ler mais sobre isto aqui. Está explicado com mais pormenor e de forma simples com muitas analogias.

ok então exprimiste-te mal, quando disseste que o O2 e CO2 era independentes, os processos é que são independentes...Agora percebi ;)

 

Tenho facilidade no inglês e amanhã irei ler o que recomendas, boa noite...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois... mais ou menos... o O2 é independente do CO2 e os processos também. Estás a confundir um processo biológico como é a fotossíntese e a respiração com as propriedades químicas da solubilidade. A fotossíntese influencia a quantidade de O2 dissolvido na água mas não afecta a sua solubilidade. Lê o artigo que percebes.

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois... mais ou menos... o O2 é independente do CO2 e os processos também. Estás a confundir um processo biológico como é a fotossíntese e a respiração com as propriedades químicas da solubilidade. A fotossíntese influencia a quantidade de O2 dissolvido na água mas não afecta a sua solubilidade. Lê o artigo que percebes.

Bom dia, acho que não percebeste onde estou a discordar, não é possível considerar que o O2 é independe do CO2, pois existem processos que transformam um no outro. É quase como dizer que H2O e O2 são independentes, se apartir de um composto consegues chegar a outro nunca podem ser considerados independentes.

 

Num exemplo extremo o que estás a dizer é que o sumo de laranja é independente das laranjas, obviamente não pode ser...

 

A diferença é que o O2 não depende unicamente das plantas, depende tb da água. Num sentido mais amplo a concentração depende O2 no planeta depende da concentração de CO2 e H2O, através da relação com flora do planeta, e da relação com rios, oceanos e gelo do planeta.

 

Se reparares eu não falei em solubilidades, estou apenas a tentar corrigir o termo que usaste pois não está correcto

 

De resto concordo contigo

Editado por Nuno Cecílio
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estás a fazer confusão entre o átomo de oxigénio e o gás oxigénio. O gás é "livre" e não se liga a nada. O átomo é que se liga (H2O).

 

Pegando em analogias: tudo resto sendo igual o que tu estás a dizer é que quando carregamos no acelerador do carro gastamos gasolina (correcto). O que eu estou a dizer é que a quantidade de gasolina que um carro pode levar depende do volume do depósito (correcto). O que tu estás a dizer é que o volume do tanque é dependente da quantidade de gasolina que gastas por carregares no acelerador do carro.

 

É verdade que não falaste em solubilidades. Mas era sobre isto que a conversa estava a falar. Corrigiste a palavra independente. Mas, na minha perspectiva, acho que continuas errado. Segundo a tua definição de independência, então nada neste planeta é independente porque na essência é tudo feito de matéria (protões, electrões e neutrões)... Não me parece que seja correcto.

 

Independente quer dizer que não existe uma relação entre duas variáveis. Ora como a quantidade de oxigénio dissolvido não varia com a quantidade de dióxido de carbono dissolvido, estas variáveis são independentes. Se fossem dependentes, eu poderia medir apenas um que saberia quanto teria do outro.

 

Mas não nos vamos estender mais, pois já nos estamos a desviar do assunto. Acho que deves ler o artigo se tiveres interesse no tema. No final do dia, acho que a nossa discordância é tudo uma questão de "semântica". :)

 

Abraço e bom dia

 

GM

Editado por gmmartins

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estás a fazer confusão entre o átomo de oxigénio e o gás oxigénio. O gás é "livre" e não se liga a nada. O átomo é que se liga (H2O).

 

Dizes que o átomo não se liga a nada, mas o átomo liga-se. O que é o gás oxigénio? são 2 átomos de O ligados (correcto?) O que é o gás dióxido de carbono? Não são os mesmos 2 átomos de O ligados a 1 de C (correcto?) sendo os que 2 átomos de O são o gás oxigénio, então o gás O2 liga-se (correcto).

 

Oxigénio é apenas o nome que nós demos aos conjunto de 2 átomos O, nada mais que isso, é o mesmo que dizer que Peróxido de Hidrogénio e o nome do que nós demos ao conjunto de 2 átomos O com dois átomos H.

 

 

Pegando em analogias: tudo resto sendo igual o que tu estás a dizer é que quando carregamos no acelerador do carro gastamos gasolina (correcto). O que eu estou a dizer é que a quantidade de gasolina que um carro pode levar depende do volume do depósito (correcto). O que tu estás a dizer é que o volume do tanque é dependente da quantidade de gasolina que gastas por carregares no acelerador do carro. Não consegui perceber

 

É verdade que não falaste em solubilidades. Mas era sobre isto que a conversa estava a falar. Corrigiste a palavra independente. Mas, na minha perspectiva, acho que continuas errado. Segundo a tua definição de independência, então nada neste planeta é independente porque na essência é tudo feito de matéria (protões, electrões e neutrões)... Não me parece que seja correcto.

 

Podes dizer que a solubidade do O2 é independente da concentração de CO2 e neste caso tens razão pois estarias a dizer que apenas isto é independente, o que não quer de dizer que as concentrações dos 2 gazes também sejam independentes (correcto), pois as concentrações são dependentes, mas não são constantes nem proporcionais, por isso não podes fazer a medição de CO2 e dizer qual a concentração de O2 existente.

 

 

Independente quer dizer que não existe uma relação entre duas variáveis. Ora como a quantidade de oxigénio dissolvido não varia com a quantidade de dióxido de carbono dissolvido, estas variáveis são independentes. Se fossem dependentes, eu poderia medir apenas um que saberia quanto teria do outro.

 

 

Significado de Independente

adj. Que não depende de ninguém ou de alguma coisa; livre: nação independente.

Que gosta de não depender de ninguém; que odeia sujeição: caráter independente.

Diz-se de uma coisa que não tem relação com outra: ponto independente da questão.

Matemática Variável independente, variável suscetível de tomar qualquer valor, seja qual for o das outras variáveis

Mas não nos vamos estender mais, pois já nos estamos a desviar do assunto. Acho que deves ler o artigo se tiveres interesse no tema. No final do dia, acho que a nossa discordância é tudo uma questão de "semântica". :)

 

Acho que não vamos concordar, mas nada como usar o português para expressar opiniões, enquanto ainda não pagam imposto...;)

 

Abraço e bom dia

 

GM

Desculpa o offtopic...Mas não posso deixar passar algo que não está 100% correcto...

 

Eu percebo destas coisas, sempre fui muito bom a química ;) e sou profissional de exercício e saúde, o nosso corpo está constatemente a realizar reacções químicas, apesar de não ser expert nas relações químicas presentes na aquariofilia, sou capaz de juntar as partes em que tenho 100 certeza e estuda-las na vertente aquariofila.

 

Vou ler o artigo...

 

gmmartins se preferires podemos trocar mensagens pessoais até chegar-mos a um "CONSENSO" esta palavra está na moda...lol

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

 

Eu percebo destas coisas, sempre fui muito bom a química ;) e sou profissional de exercício e saúde, o nosso corpo está constatemente a realizar reacções químicas, apesar de não ser expert nas relações químicas presentes na aquariofilia, sou capaz de juntar as partes em que tenho 100 certeza e estuda-las na vertente aquariofila.

 

 

 

Pois para mim um átomo é uma coisa, uma molécula é outra. E na química também. A molécula de oxigénio O2 é estável. Um ião O-2 é instável e reage. É completamente diferente.

 

Eu também percebo qualquer coisita. Sou doutorado em ecologia. É o meu dia-a-dia.

 

e já agora H20 não é peróxido de hidrogénio. Isso é H2O2 = água oxigenada.

Editado por gmmartins

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Pois para mim um átomo é uma coisa, uma molécula é outra.correcto E na química também. A molécula de oxigénio O2 é (mais) estável. (correto) Um ião O-2 é instável e reage (mais). É completamente diferente. (é diferente, o completamente é extremista demais), pois o elemento químico é o mesmo, a carga eléctrica é que é diferente.

 

Eu também percebo qualquer coisita. Sou doutorado em ecologia. É o meu dia-a-dia.

 

e já agora H20 não é peróxido de hidrogénio. Isso é H2O2 = água oxigenada. Não leste com atenção o que escrevi..."Peróxido de Hidrogénio e o nome do que nós demos ao conjunto de 2 átomos O com dois átomos H" isso dá H2O2...

 

Desculpa lá, mas sou prefeccionista...E até estou a gostar deste esgrimir de opiniões e conhecimentos, considero saudável, pois muita gente se acomoda e espera que sejam os outros a responder às perguntas, eu tento responder aos problemas, uma pessoa se tem uma licenciatura é porque tem licença para procurar conhecimento bases para o aplicar... eu procuro conhecimento e tento aplicar em tudo o que faço...não sou conformista...

 

Estou a ver que tb não o és... fazes bem, por vezes fugir à norma é bom...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Claro que sim... aliás... entrei na discussão numa boa...

 

Realmente li mal a cena do peróxido... mea culpa.

 

Mas continuo a dizer que são independentes. E entretanto lembrei-me de mais um argumento. eh eh....

 

Tu dizes que são dependentes porque, sem co2 não há fotossíntese e logo não há O2 certo? Então mas sem luz também não há fotossíntese. Será que isto faz do O2 dependente da luz??? Não me parece. Há outros mecanismos que influenciam a concentração do OD na água i.e. difusão da atmosfera...

 

É o que disse alguns posts acima. É uma questão de semântica. E tu estás com o raciocínio "preso" à fotossíntese.

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Claro que sim... aliás... entrei na discussão numa boa...

 

Realmente li mal a cena do peróxido... mea culpa.

 

Mas continuo a dizer que são independentes. E entretanto lembrei-me de mais um argumento. eh eh....

 

Tu dizes que são dependentes porque, sem co2 não há fotossíntese e logo não há O2 certo? isso mesmo Então mas sem luz também não há fotossíntese. Será que isto faz do O2 dependente da luz??? Não me parece. Na realidade o O2 também é dependente da Luz, mas é uma dependência secundária, pois a luz não interfere primáriamente com o Oxigénio, mas sim com o metabolismo das plantas, que por sua vez gera O2. Não estou assim a ver isto e tentar simplificar, pensa no sentido lato. Todo e qualquer ser vivo tende a atingir a homeostasia (equilibrio dinâmico), tenta não separar os factores, quando há mais luz existe mais calor com o aquecer da água a solubilidade do OD diminuir, mas por outro lado a concentração de O2 aumenta pois a luz vai despoletar a reacção de fotossíntese. Quando falamos de sistemas orgânicos raramente podemos referir que são independentes dos factores ambientais, só quando reduzes a escala e falas especificamente de alguma relação entre factores micros é que podes dizer que existem variáveis independentes, tens é que dizer os limites em que estás a estudar a relação... Há outros mecanismos que influenciam a concentração do OD na água i.e. difusão da atmosfera...tens toda a razão, mas todos estão interligados

 

É o que disse alguns posts acima. É uma questão de semântica. E tu estás com o raciocínio "preso" à fotossíntese.

A fotossíntese é a base na vida na terra, é só o processo mais importante do nosso planeta, sem ele o nosso planeta não poderia estar em homeostase...

Editado por Nuno Cecílio
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A fotossíntese é a base na vida na terra, é só o processo mais importante do nosso planeta, sem ele o nosso planeta não poderia estar em homeostase...

 

Importante sim... o mais importante já não sei. Há vida na terra sem fotossíntese. Chama-se quimiossíntese e ocorre nas fontes hidrotermais de profundidade por exemplo. A evolução deu para aqui... mas poderia ter dado para outro lado...

 

Homeostase não me parece que seja uma palavra apropriada em ecologia. Os sistemas ecológicos são tudo menos estáveis e não existe equilíbrio. Esta é uma ideai do início do século passado mas que está já bastante desactualizada. Mas isto são outras águas e nada têm a ver com esta questão.

 

Embora esteja a gostar da conversa, acho que já temos off-topic demais. Acho que será melhor ficar por aqui...

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais