Cocoon with sakuras e red fire


Recommended Posts

Bom dia

Venho aqui começar a postar a evolução de um mini plantado com o objectivo de reproduzir sakuras e red fire.

O Aqua tem 18,5 litros , e um cocoon 2, tem um blau de 15w com temperatura definida para 25 graus, um filtro da tetra com regulação que vai desde 150 l/hr a 300l/hr, uma calha led e uma calha adicional do Ikea em led . A fauna tem um tronco com musgo christmas uma pedra coberta de fissidens fontanus , echinodorus tenellus, glossostigma elationoides e uma planta que veio com os sakuras que não sei o nome.

Queria agradecer ao Ricardo Fonseca pelos sakuras, estão impecáveis.

Queria que me ajudassem, isto quem já fez reprodução destes camarões na sua alimentação e que produtos utilizam na agua e na sua alimentação , mosura, etc.

Tive umas hidras no arranque do Aqua mas já foram, com um produto que o Ricardo me arranjou, no entanto continuo com uns parasitas tipo planarias mas mais finas, continuo a fazer a segunda ronda de produto, mas não sei o nome ....alguém para me orientar!?

Vou ver se coloco umas fotos ainda hoje.

Abraco

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Sakuras e Red Fire são a mesma espécie, certo?

 

Apenas varia a coloração uma mais para a cor do "tintol" e a outra um vermelho mais aberto, é assim?

 

Esse produto do Ricardo deve ser o No-Planaria.

 

Os tais vermes devem ser Nematodos, desaparecem ao reduzir a alimentação.

 

Boa sorte com isso.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas sim, são da mesma espécie mas de colorações diferentes.

E exactamente esse vou ver se adquiro pois também me da jeito para o comunitário. Tenho uma duvida, sendo da mesma espécie podem cruzar, a coloração vai ser como?

Como vou adquirir outro nano do mesmo volume depois separo as duas colorações.

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Eu adquiri o No-Planaria aqui: http://www.aquariumplantfood.co.uk/shrimp/genchem/genchem-no-planaria-50g.html , aproveita os portes para mandar vir mais qualquer coisa, se interessar é claro.

 

Venham de lá essas fotos, fiquei curioso, pois daí costumam sair áquas ****** estrelas.

 

Abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Obrigado pela ajuda. Aqui ficam as primeiras fotos...não tenho a maquina e o material necessário cá em baixo mas para a semana já trago comigo..no entanto fica. Umas tiradas com o telemóvel ...

339d1a001e110189fc8c5fe2822979c3_zpsf0ca

929c01cf056e13255688071097227ca5_zps6f67

O resto esta escondido no musgo e atras do tronco...tenho já duas crias avistadas...alguém me sabe dizer que comida e que se pode dar a estas criaturas...abraco

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Belos exemplares.

 

No que respeita a comida não te preocupes, tens musgo, mais qualquer comida (pouca) é suficiente. Até porque é obrigação deles limpar o áqua :sorry:

 

Abraço,

Editado por A. Ferreira
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Boas a todos

Nao tenho tido muito tempo para postar qualquer coisa que seja, desde ja as minhas desculpas.

Hoje tenho fotos e alguns dados para ver se me podem ajudar.

Aqui ficam as fotos:

IMG_0218_zpsa77d22ec.jpg

IMG_0216-1_zpsd3f13d04.jpg

IMG_0211_zps6d26f978.jpg

 

O aqua tem 18,5 ltrs, os parametros da agua são:

ph - 6,4

kh- 4

gh -4

no3 e no2 - 0

 

O que acontece e que desde que adquiri as duas colonias as coloraçoes ficaram mais pobres e menos intensas.

Quando faço a mudanca de agua 2 vezes por semana coloco um ativador biologico do ciclo do azoto e a fertilização das plantas, o borneowild shield e desde ontem um produto que nao sei o nome com cálcio e magnésio para a formação do exoesqueleto.

A minha duvida é:

1- O que acontece para que percam a cor, estou a espera do Borneowild crimson, que outros produtos há?

2- Quais os parametros ideais para eles, e o que estou a fazer de mal?

3- Dou spirulina e alimentação propria variada e mesmo assim já tive uma baixa e tenho um com o esqueleto deformado nas laterais e com a cauda ratada, não está pior mas tb nao vejo melhorias?

4- Como se pode ver na foto tive uma ovada que foi perdendo os ovos, não pareciam fecundados, tenho uma com muitos ovos agora, o que posso fazer para nao ter mais baixas?

5 - No inicio tive planarias, agora ainda tenho umas residuais que aspiro quando mudo a àgua, será que as baixas são devido a elas?

 

Abraco

PS: Espero que me ajudem pois preciso mesmo..lol

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem...parece que ninguem me respondeu....

Ja noto diferenças...pelo menos já houve mudança de esqueleto que e bom sinal e noto alguns sakuras com cor mais intensa...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas amigo, andas bem tramado com isto.

Em relacao a comida se pesquisares aqui no forum encontras boa informacao na area dos invertebrados - alimentacao. Tem uma receita para papa caseira muito boa que eu uso e muita gente que conheco usa. Fazem a papa e vao variando os ingredientes com vegetais biologicos e frescos. Podes cozer e dar uma folhita disto e daquilo...eu uso varios ingredientes, ha muita gente a usar espinafres e urtigas que eles comem bem.

Em relacao a comidas profissionais olha...sao as marcas que se conhecem e uma questao de ires experimentando.
E depois ha comidas de marcas brancas que tambem sao boas...
O importante e variar.

Em relacao a misturar as colonias julgo que nao tera sido uma boa opcao porque quando se mistura e com um objectivo, e como compraste duas colonias ja apuradas, nao vejo qual o objectivo...qual a coloracao que pretendias obter e por ai fora...de qualquer forma nao e por ai que estao a perder cor.
O teu nano esta muito fixe e so precisas de ir actualizando para o pessoal se dispor a ver e a ir ajudando.
Eles perdem a cor naturalmente, cada ovada que nasce tem individuos coloridos e outros menos coloridos, tens de ir seleccionando os menos coloridos e separar para que nao se misturem com os outros e retirem a cor a colonia. Vai escolhendo os que tem cores mais fortes para ires mantendo a colonia com cores fortes. Eu estou a tentar fazer isso ha algum tempo e tem sido complicado. Tenho sempre individuos pouco coloridos.
Mas e natural, vem tudo da seleccao que fazes.

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Bruno

 

O perder os ovos e a perda de cor normalmente está associado à fraca qualidade de agua e/ou parâmetros errados. Acho estranho teres nitratos 0. Outra coisa é o ciclo. O activador biológico certamente tem amónia e o facto de ter a cauda ratada indica doença. Agora é ir com calma, erradicar as planarias, esperar que o aquário amadureça que depois é sempre a abrir na reprodução e nas cores. Gostei bastante dessa mistura, sakura com red fire, penso fazer o mesmo logo que arranje uns sakura acessíveis para juntar aos meus red fire para depois tentar apurar um vermelho a meu gosto e sem a risca "racing" . O aquario já terminou o ciclo?

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Pedro

Já vejo alguns a mudarem de escaleto...o que é bom...tenho 4 crias avistadas e duas ou três fêmeas ovadas..o que revela melhorias...ainda não consegui ver o que parecia estar doente com a cauda ratada. As coisas mudaram desde que começei a colocar as vitaminas e o calcio e magnesio.

Tenho os fertilizantes da trópica achas que afetam os parametros da àgua??

As cores só vão melhorar substancialmente quando comprar o crimson da borneowild que intensifica os vermelhos.

Que queres dizer com terminou o ciclo? Estás a falar de amadurecimento???

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Vou tentar ajudar a perceber o que pode estar a correr mal...

 

1º Um aquário de 18,5l não é a melhor opção para camarões já bastante apurados e logicamente mais sensíveis. Eles querem mais que tudo parâmetros estáveis, mais difíceis de conseguir com a litragem que tens.

 

2º Sakura e Fire red (tb são Sakuras) não são assim tão diferentes se os quiseres separar fazes bem para manter as colorações, mas se não o fizeres tb não perdes muito, tens é que ir retirando os piores exemplares que nascerem.

 

3º Penso que estás a complicar demasiado o que é mais fácil faz TPA's de 10%, 15% com alguma frequência com uma água de parametros aproximados aos que tens no aquário, coloca o produto para tirar cloro e cloramina e se achares necessário podes 1 vez por semana adicionar uns minerais, mas nada em excesso.

 

4º Não se fertiliza um aquário com criação de camarões...há quem faça, mas não está a fazer criação, apenas tem plantas com camarões. Se queres ter crias, pára de fertilizar...

 

5º A coloração dos camarões tem haver com o bem estar deles, não precisas comprar pós de melhorias de vermelhos, aposto contigo que o Ricardo não punha pó nenhum, tinha era melhor condições...

 

6º Estás a alimentar em demasia, a não ser que tenhas 60 camarões no aquário...pois numa das 1ªs fotos dá para ver que puseste quase 20 pastilhas de comida, se forem pastilhas daquele tamanho chega 1 para cada 4 ou 5 camarões, mais, aposto que essa comida em excesso tb está a prejudicar a qualidade da água.

 

7º Quanto falaram de ciclo, estavam a falar do ciclo do Azoto, que acontece no inicio do aquário, e quando falam em maturação falam no tempo que decorre entre o fim do ciclo e a estabilização de todos os processos bioquímicos e orgânicos que acontecem no aquário.

 

8º As fêmeas jovens tendem a perder mais ovos do que as mais experientes, mas fêmeas experientes também tendem a perder ovos quando há stress a mais, ou os parâmetros não são os mais adequados. Por exemplo tive montado um nano para red's que levava 16l e muitas das fêmeas perdiam os ovos apenas poucos se tornavam crias, agora tenho os red's num aquário de 30l onde praticamente todas as grávidas chegam a dar à luz sem perder qualquer ovo, o que mudei? litragem e substrato, mais nada.

 

9º Arranja umas plantas flutuantes (excepto lemna minor) para tirar excesso de nutrientes da água.

 

Espero ter ajudado, pois precisas mesmo de ajuda...

 

Vai com calma, tudo corre melhor quando se vai com mais calma.

 

Ps: vê sobre o ciclo do azoto, é importante que saibas do que se trata.

Editado por Nuno Cecílio
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Sim o ciclo do Azoto. Sei que estás cansado de saber o que se trata mas os camarões ressentem mais principalmente se for um aquário recente e se o substrato for activo(liberta amonia). O fertilizante da trópica não é muito bom para camarões. Eu já usei da Seachem sem problemas, marcas à parte não posso garantir a 100% que é o ideal. Na minha opinião para camarões é ir pelo mais fácil, musgos e plantas low tech, sem fertilizar, luz para criar algas, alimentação ao mínimo, temperatura baixa , TPAS com agua boa e tudo corre pelo melhor.. Se os parâmetros estivessem muito maus os camarões estavam roxos por isso é continuar o trabalho e não tarda nada estão impecáveis.

 

CUmps

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Aqui ficam umas atualizações.

Tive duas baixas, mas tenho 3 ovadas e 8 novas crias já a passear pelo aqua, ainda não lhes consegui tirar uma foto pois andam no meio dos musgos e e dificil. Entretanto ficam umas fotos e um video.

20130625_195916_HDR_zps20a4b3e1.jpg

20130625_195835_HDR_zpsb9387aa4.jpg

th_20130625_195928_zpsd8e0c005.jpg

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nem por isso, as cores eram bastante diferentes no inicio especialmente nos red fire. Mas acho que as baixas que tive foram em ambos. Agora parece tudo mais estável. Abraco

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas noites. Tenho óptimas notícias. Nasceram 12 novatos de uma postura e andam mais uns 15 minúsculos as voltas da round PELIA , entretanto devem nascer os das outras duas fêmeas. TENHO UMA DUVIDA, NOTEI QUE A SUA COLORAÇÃO NAO E TÃO INTENSA COMO OS QUE COMPREI ADULTOS, COMO POSSO INTENSIFICAR OS VERMELHOS????

Amanha posto fotos.

Abraco

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

 

É normal os pequenos não terem cores e o padrão ideal nos primeiros tempos, mas conforme vão se aproximando da maturidade sexual vão adquirindo cor (conforme os genes e sexo), a ideia e separar aquando da juventude os piores exemplares, para que estes não venham a reproduzir-se e consequentemente a estragar os melhores genes da colónia.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...