Iniciar no mundo dos apistogrammas


Recommended Posts

  • Replies 61
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Boas Mário,

 

acho que o Ricardo quer dizer que agora os parâmetros sao perfeitos para o que precisas mas sempre é bom ter um kit para medir o amonio, nitritos, nitratos… quando tenhas os peixes, outra possibilidade é que o Ricardo quisera dizer: cuidado com outros elementos presentes no agua desde Cl- que deve ser tratada até silicatos que aumentam a quantidade de algas mas que não vás conseguir resolver facilmente e acho que não são os mais importantes. (Vamos a precisar a ajuda do Ricardo para aclarar esta questão).

 

Eu recomendo (mas é só a minha experiência pessoal) ter muito cuidado com o substrato que vás a escolher!!!!!!! Eu estou farto de mudar substratos por não ter pensado isso de antemão e o meu 300 litros é um desastre em parâmetros precisamente por isso.

A malta não deixa de repetir que a maioria de substratos que recomendam são inertes, para mim isso é um grande erro o uma meia verdade:

 

Para a maioria de pessoas que precisam de um aquário de pH 7-7.5, acho que o substrato "inerte" e certamente inerte, mas se vás a jogar com amazónicos ou ainda mais, se vas a reproduzir peixes e precisas de um pH = 5-6 a minha experiência é que a escolha do substrato é fundamental:

 

Eu ainda não tenho o problema resolvido pelo que não consigo dar-te uma resposta sobre o que é melhor, mas procura bem agora durante o ciclado de comprar: akadama/ADA ou no meu caso: Fluval stratum (que a pesar de ser para camarões, tem dado muito bons resultados para mim com os apistos (n=1 = só tenho um caso até agora de sucesso)).

 

Esses substratos são substratos activos (como tudos para o meu entender) que ajudam a baixar o pH e dureza e resultam "inertes" num pH per volta de 6.5. A diferencia para mim tem que vir da composição dos minerais do substrato. Simple química: um substrato para malawi com sales de Ca+2,... dissocia-se no agua para compensar o excesso de H+ e o resultado é um pH alcalino/básico. Um substrato "neutro" mal chamado inerte reacciona com pH ácido e incrementa até pH neutro, e um substrato para pH ácido, reacciona baixando o pH. É uma pobre explicação mas acho que permite entender o que gostaria explicar.

 

Por isso o meu conselho seria procurar um substrato adequado para o pH que vás a precisar.

 

Tentei comprar akadama no pet4you mas o produto está esgotado e o fornecedor diz que não sabe se vá ter mais. Estou a procura de algum substrato igual ou parecido mas ainda não tive sorte, tinho lido que o "akadama double red line" é vendido no museu do bonsai de Sintra pelo que vou ter que fazer uma visita se não consigo encontrar em outras lojas.

 

boa sorte,

 

Pol

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Pol.

 

Obrigado pelas dicas. o que acham destes testes? achei-os muito baratos daí as minhas dúvidas.

 

http://www.pet4you.net/peixes/equip.-tecnico/testes/*testes-rapidos/jbl-easy-test-6-in-1.html

 

e

 

http://www.pet4you.net/peixes/equip.-tecnico/testes/*kits-de-testes/aquili-teste-5-em-1.html

Cumprimentos:

 

Mário Antunes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu já tenho os testes de PH e GH. Tendo isso em conta continuas a achar que deva optar pelo Aquili? é que não sei o espectro de ph desse.

Estava a pensar usar o de fitas para medir NO2, NO3 e CL e comfirmar o PH e GH com os que já tenho. mas sendo assim vou levar a tua opinião em conta.

 

Muito Obrigado

Cumprimentos:

 

Mário Antunes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

na minha sincera opiniao testes de gotas sao melhores porque a reaccao é feita de melhor forma e permite uma melhor analise dos resultados.. agora la esta n sei se podemos fazer esta comparacao entre testes de gotas de 'gama inferior' e uns de fitas 'topo de gama'. na minha sincera opiniao e correndo o risco de estar errado eu optaria pelos de gotas mesmo sendo uma marca menos conceituada

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado.

 

 

. agora la esta n sei se podemos fazer esta comparacao entre testes de gotas de 'gama inferior' e uns de fitas 'topo de gama'. na minha sincera opiniao e correndo o risco de estar errado eu optaria pelos de gotas mesmo sendo uma marca menos conceituada

 

Essa era a minha dúvida. Mas acho que sou da tua opinião. E sempre pouco alguns trocos.

Cumprimentos:

 

Mário Antunes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu acho q ate te poderia sair mais barato comprar apenas um teste de NO2/NO3... pq acho que é apenas esse o teste que te falta dos testes que considero 'totalmente essenciais', outros como Cl, kH, embora importantes, parecem.me ser secundarios!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

procura em outros sites... tens outros patrocinadores aqui no forum tb, tenta a crystalred tb tem um site interessante (embora nunca tivesse feito encomendas)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não sei se algum de vocês já viu este video, para parece-me muito interessante.

 

 

 

 

 

 

 

Ora aqui estão belos Biotopos para tirar umas ideias. Que vos parece?

Editado por Mário Antunes

Cumprimentos:

 

Mário Antunes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Mario,

 

como andas? já vi os vídeos, jajaja um espectáculo mas como bem diz o Fábio também uma locura bem linda para os arquitectos e desenhadores :D:D:D que tanto gostam do aquascapping.

 

Como tens o aquário, já metiste peixinhos ou ainda estas a ciclar??

 

cmps

 

Pol

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ainda não infelizmente. Ainda não trouxe o aquário para Lisboa, a minha mãe pediu-me para ficar com ele mais uns dias até ela fazer as mudanças que quer lá em casa, para a sala não ficar tão "despida". Por isso acho que a vou deixar ficar com aquele aquário e vou comprar outro para mim. Portanto anda a estudar possibilidades. Vou ter de comprar tudo. =D

Mas assim que tiver o setup pronto deixo algumas mensagens.

Cumprimentos:

 

Mário Antunes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Arranjei algumas pedras de xisto bem giras, vão-me sobrar algumas e posso arranjar mais. vou deixar algumas imagens para vocês verem.

 

89669612.jpg13382681.jpg40223885.jpg43174399.jpg

 

 

Algumas Podem parecer muito grandes, mas são fáceis de partir. Se alguém quiser algumas é só dizer.

Cumprimentos:

 

Mário Antunes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Cuidado com o conteúdo de ferro no xisto, procura lavar e limar bem ou apanhar aquelas que nao tenham ferrugem,

há muitos comentários sobre isso em internet, mando um exemplo em português:

 

http://www.peixefauna.com/t6766-pedra-xisto-com-manchas-de-ferrugem

 

cmps e boa sorte nesse aquário,

 

Pol

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela dica sabia Pol.

 

Já escolhi as pedras com menos ferro e escovei-as bem com uma escova de arame bem forte. as mais claras deixam-me preocupado, porque são sedimentares. Parece argila muito comprimida. vou deixa-las dentro de agua para ver o que acontece, medi também os parâmetros da agua para ver que alterações ocorrem.

Cumprimentos:

 

Mário Antunes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Pessoal tenho novidades sobre os xistos.

 

No dia 31 do mês passado coloquei as duas qualidades de xistos que tenho em água para analisar as alterações na qualidade da agua para os nossos apistos.

 

xisto1.jpg

 

xisto2.jpg

 

No dia em que as pus de "molho" a água tinha uma GH entre 4 e 5 e um PH > que 7,6, valor máximo da minha escala.

 

Bom hoje tenho os novos resultados .

 

Nos 1º o tal que parece argila o GH desceu para entre 0 e 1e o PH para < 6,0, o valor mínimo da minha escala. =D isto tudo em 8 dias.

 

Nos 2º, o mais escuro, o GH subiu para entre 5 e 6 e o PH desceu para 7,3.

 

Em boa verdade, temos que ter em conta a quantidade de xistos para tão pouca água. mas objectivo era ver em que direcção os parâmetros iam variar. Agora é tirar as nossas conclusões, e para isso conto com a vossa ajuda.

 

Pol será que temos uma boa solução para o teu comunitário???

Cumprimentos:

 

Mário Antunes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Mário,

 

bem parece que esse xisto vá ajudar a ter o pH adequado.

Vou ter que ver a experiência com um volume maior e ver quanto tempo consegue manter a baixada mas é prometedor!!!

Fiquei surpreso pelo incremento na dureza com o segundo xisto.

 

boa sorte e vamos ver como corre tudo!!!

 

já tenho vontades de ver esse aquário com peixes!!!!

 

cmps

 

Pol

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...