Iniciar no mundo dos apistogrammas


Recommended Posts

Boas a todos, vamos lá escrever a minha primeira mensagem. :tongue:

 

Já tenho aquários há muitos anos contudo tenho o hobbie parado. Mas vou voltar à carga.

Vou montar um aquário para apistogrammas, nunca tive nenhum. mas adoro a espécie.

 

Em primeiro lugar o aquário estou a pensar comprar um Aquatlantis ELEGANCE PLUS 78, vai ser o meu aquário comunitário, caso alguém tenha algum comentário a fazer em relação ao mesmo eu agradeço.

 

 

Em segundo decoração. Eu tenho em casa dos meus Pais um aquapor 80x30x30, que vou desmontar e trazer para Lisboa, onde tenho os meus cocos e troncos com anúbias e fetos de java e também 2 filtros eheim 2213. estou a pensar também aproveitar o areão mas queria criar uma zona de areia no aqua. Tenho onde ir buscar umas pedras de xisto muito giras e folhas de carvalho. também tenho lá um nascente com agua própria para consumo, ainda so medi o PH e deu o valor mais baixo da escala do medidor, 6. queria fazer mais uns testes. No próximo fim de semana devo trazer uma amostra depois digo quais foram os resultados.

 

Em relação aos nossos queridos vivos estava a pensar comparar 2 casais de apistos diferentes e tentar criar 2 territórios nos extremos do aquário usando os cocos e os xistos e por os troncos no meio do aqua. se possível pendurados e não assentes no fundo. Quero comprar tambem um cardume de caracídeos possivelmente tetra Serpae. Varias coridoras e pouco mais.

Plantas, anubias fetos de java e musgo de java. Não sei se ponha mais alguma planta. que acham?

 

Fico a aguardar a vossa opinião e concelhos sobre tudo o que eu escrevi neste post. conto com a vossa ajuda. podem contar comigo para qualquer coisa.

 

Abraço

Mário Antunes

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Cumprimentos:

 

Mário Antunes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 61
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Para apistogramas o fundamental é a superfície do fundo pelo que o ideal seria um aquário do tipo 100x40x40. 80 cm de comprimento é suficiente para um casal mas parece-me pouco curto para dois casais.

Para reprodução não aconselho os serpae nem coridoras.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigado pela dica jpmsantos,

 

Este aquário seria o comunitário, talvez use o meu aquapor 80 para reprodução, mas isso muito mais tarde. agora só me queria focar no aquário comunitário. mas ainda não sei que espécies de apitos usar.

Gosto muito de Apistogramma elizabethae, do agassizii do viejitae do cacatuoides. gosto de muitos e tenho lido sobre eles, o problema é que não sei se são difíceis de encontrar ou muito caros.

Mas principalmente se vou ter 2 espécies diferentes, gostava de n ter problemas de território com elas. achas mesmo que 80x40 de área de fundo é pouco?

 

Cumprimentos Mário Antunes

Cumprimentos:

 

Mário Antunes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os apistogramas são sempre um pouco territoriais e um pouco imprevisiveis, mas depende bastante das espécies e das condições do aquário em especial da complexidade do aquário. Se tiveres apenas machos é mais fácil pois o período mais crítico é o da reprodução. Uma opção que sei que costuma a resultar é um casal de apistogramas e ramirezis (pessoalmente já tive hongsloi e ramirezis sem problemas - embora o aquário seja bastante grande 160x55 de superficie).

Um excelente site sobre ciclideos anões é: http://www.dwarfcichlid.com/Good_habitat.php

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Sugiro:

60cm, 1 casal

80cm, 1 trio

1,20+, 2 casais

 

Apistos, como ja foi referido sao territoriais e portanto para os manteres sem problemas é sempre bom ter espaço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Ricardo, Vou seguir o teu concelho e comprar um trio. contudo quando fizer o setup vou tentar fazer muitos esconderijos a pensar no futuro. eu estava a pensar aproveitar os xistos e os cocos para fazer 2 zonas distintas de esconderijos nos topos do aquário. quando tiver os 3 apistos ambientados logo vejo o que posso fazer. Estava a pensar comprar uns borelli o que acham?

Cumprimentos:

 

Mário Antunes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sei que há pessoal aqui no forum a fazer criação de vários apistos. Gostava de saber se o pessoal costuma vender e quais são as espécies que têm disponíveis?

 

um grande abraço

 

Mário Antunes

Cumprimentos:

 

Mário Antunes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

De nada! ve bastantes apistos e principalmente ve bastantes aquarios para teres boas ideias!

N querendo ser indiscreto vais tentar a reprodução ou simplesmente vais manter como peixes ornamentais? (n sei se ja deste essa informacao no topico mas li meio na diagonal apenas!)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Neste momento quero manter como peixes ornamentais. Quero fazer um aquário comunitário, e estou na fase de obter muita informação para fazer as melhores escolhas. já li muitos posts teus, e gostava contar com a tua opinião em relação ao meu primeiro post, isto se possível claro.

 

Abraço

Mário Antunes

Cumprimentos:

 

Mário Antunes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não sou nenhum pro na materia! ha pessoal pelo forum mais indicado para te dar conselhos, no entanto o que eu acho é q a aquariofilia é mais para se apreciar do que pra ter trabalho portanto o q te aconselho serao equipamentos de boa qualidade para nao teres muita preocupacao com problemas ou manutencoes! em relacao ao aqua em si silica ou areia de filtro de piscina como substrato, muitos troncos e cascas de coco! plantas de baixa manutencao para tambem nao teres muito trabalho, anubias, fetos de java, e vallisnerias!

 

Gosto de manter as coisas simples!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem vindo ao mundo dos anões Mário!!

 

Tenho pouco ou nada a acrescentar ao que já foi dito...

Quanto ao aquário, se queres a "coisa" como deve de ser, não metas mais que um trio nesse aquário. Opta depois por umas corys, uns tetras e eventualmente 1 ou 2 ancistrus pois são bons na limpeza. Partindo de um principio que é apenas para manteres os peixes.

Como substrato podes usar as areias de sílica ou filtro de piscina, assim como substratos Ada ou semelhantes. Pessoalmente prefiro estes últimos pois as cores dos Apistos contrastam mais. Também sou adepto de um aquário prático e não perco muito tempo com plantas. Mantenho fetos de java e lotus porque não dão trabalho é a luz que tenho nos aquários não me permite mais do que isso.

 

Boa sorte com o projecto e com a escolha dos peixes (não vai ser fácil, pois a família é grande) :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não sou nenhum pro na materia! ha pessoal pelo forum mais indicado para te dar conselhos, no entanto o que eu acho é q a aquariofilia é mais para se apreciar do que pra ter trabalho portanto o q te aconselho serao equipamentos de boa qualidade para nao teres muita preocupacao com problemas ou manutencoes! em relacao ao aqua em si silica ou areia de filtro de piscina como substrato, muitos troncos e cascas de coco! plantas de baixa manutencao para tambem nao teres muito trabalho, anubias, fetos de java, e vallisnerias!

 

Gosto de manter as coisas simples!

Concordo muito contigo. eu tenho uns cocos e uns troncos com anubias e fetos de java que vou utilizar nesta montagem, tenho uma laje de xisto grande que vou partir e fazer várias grutas e ja tenho onde arranjar folhas de carvalho. queria aproveitar aproveitar parte do areao que tenho e fazer uma mistura qq com areia de silica.

Outra questão, na aldeia dos meus pais algures na beira baixa há uma fonte com agua de nascente que eu queria testar mas só tenho um medidor de ph 6.0-7.6, e deu 6.0. mas queria analisar o valor certo de ph e os outros parâmetros relevantes para esta montagem. alguém sabe como posso fazer aqui em Lisboa?

Editado por Mário Antunes

Cumprimentos:

 

Mário Antunes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Boa sorte com o projecto e com a escolha dos peixes (não vai ser fácil, pois a família é grande) :)

 

Ola Fabio. em relação ás plantas eu safo já as tenho presas aos cocos e troncos há pelo menos 2 anos. anubias e fetos de java e vou traze-los para esta montagem. talvez arranje musgo. Em relação a escolha dos peixes é que está difícil. mas já sei o que vai acontecer. Este vicio vai levar a melhor como fez em tempos e eu vou montar o outro aquário de 80 para criação. agora só falta escolher um trio, macho fêmea fêmea, calculo eu. para o aqua comunitário. e um casal para o aqua de reprodução. Se bem que este segundo vai ficar para mais tarde.

Quando ao trio estou indeciso entre cacatuoides viejita ou borellii. o que achas?

 

Um grande abraço a todos, estou feliz por constatar que esta comunidade continua assim tão prestável.

Cumprimentos:

 

Mário Antunes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No outro aquário de 80 também podes manter um trio, Até que uma das fêmeas faça desova, depois é melhor retirares a outra.

Quanto às tuas escolhas, qualquer uma das 3 espécies é vistosa, os peixes têm um porte grande e ficas bem servido com qualquer uma delas. É mais fácil escolheres uma que gostes menos, as outras duas metes uma no comunitário e outra no de reprodução ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já sei que é isso mais ou menos que vai acontecer. Vou então comprar e preparar o tal Aquatlantis ELEGANCE PLUS 78. depois logo te vou chatear para dares uma dicas para o aqua de reprodução. tenho algum medo que os ancistrus cresçam muito no aqua e fiquem muito desproporcionais em relação aos outros peixes. :fart004: já tive alguns em tempos e cresceram bem... lol. Vou ter de escolher também os caracideos. talvés dê essa função á minha namorada para ela participar na montagem. lol

Cumprimentos:

 

Mário Antunes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No outro aquário de 80 também podes manter um trio, Até que uma das fêmeas faça desova, depois é melhor retirares a outra.

Quanto às tuas escolhas, qualquer uma das 3 espécies é vistosa, os peixes têm um porte grande e ficas bem servido com qualquer uma delas. É mais fácil escolheres uma que gostes menos, as outras duas metes uma no comunitário e outra no de reprodução ;)

 

o problema com isso é ter onde meter a outra fêmea.

Cumprimentos:

 

Mário Antunes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tenho algum medo que os ancistrus cresçam muito no aqua e fiquem muito desproporcionais em relação aos outros peixes. :fart004: já tive alguns em tempos e cresceram bem... lol.

De certeza que estás a fazer confusão. Ancistrus não são Plecostemus. Os ancistrus devem crescer até 10/12cm no máximo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Concordo muito contigo. eu tenho uns cocos e uns troncos com anubias e fetos de java que vou utilizar nesta montagem, tenho uma laje de xisto grande que vou partir e fazer várias grutas e ja tenho onde arranjar folhas de carvalho. queria aproveitar aproveitar parte do areao que tenho e fazer uma mistura qq com areia de silica.

Outra questão, na aldeia dos meus pais algures na beira baixa há uma fonte com agua de nascente que eu queria testar mas só tenho um medidor de ph 6.0-7.6, e deu 6.0. mas queria analisar o valor certo de ph e os outros parâmetros relevantes para esta montagem. alguém sabe como posso fazer aqui em Lisboa?

ou compras os testes e fazes em casa ou levas a alguma loja que tenha a bondade de te fazer is testes, o melhor mesmo é teres os testes paea ires testando com alguma periocidade pq podem existir flutuacoes ao longo do ano!

 

mas ja esta ai o Fabio o pro na coisa ele da-te as dicas necessarias! :P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E provavelmente vou precisar de dois. é que vou cometer uma loucura e vou por o aqua entre duas janelas da sala. é num R/C e entra pouca luz, mas entra sempre alguma. Eu geralmente colava um plástico preto para fazer o fundo do aquário sempre gostei do contraste que faz. e estou a pensar fazer o mesmo neste mas colar tb nos vidros de lado para ter menos problemas com a luz.

Cumprimentos:

 

Mário Antunes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ou compras os testes e fazes em casa ou levas a alguma loja que tenha a bondade de te fazer is testes, o melhor mesmo é teres os testes paea ires testando com alguma periocidade pq podem existir flutuacoes ao longo do ano!

 

mas ja esta ai o Fabio o pro na coisa ele da-te as dicas necessarias! :P

 

 

O de PH eu tenho mas a escala está entre 7.6 e 6.0, como o resultado deu 6.0 não sei o valor real dessa amostra.

 

Já vi que sim, mas todas as dicas são boas. mesmo que erradas, assim sempre há a possibilidade de falarmos sobre elas e chegarmos todos a uma conclusão.

Editado por Mário Antunes

Cumprimentos:

 

Mário Antunes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Mário,

 

concordo con tudos os outros comentários e bem-vindo ao fascinante mundo dos apistos.

Na loja onde compras o material podem medir-te o pH (puntualmente) mas acho que vas precisar de um kit de maior escala.

Se gostas do Apistogrammas Cacatuoides "Triple Red" o warman98 tem agora 20 a venda.

Os A. panduro sao os meus favoritos até hoje, e o Fábio tem um grande numero a crescer ;) mas acho que precisas de 1 mês mais (tens que falar com o Fábio).

 

boa sorte,

 

Pol

Editado por polnadal
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola pol.

 

sim vou ter de comprar os kits. mas como já tenho o de ph. queria evitar comprar outro. sim talvez fale com Fábio sobre isso. E um mes calha bem já que tenho que comprar o aqua e estabilizar o ecossistema com tudo o que isso implica. gostei muito do que vi sobre o Panduro, tenho que ler mais sobre isso. mas é uma boa hipótese.

 

Obrigado por tudo a todos. e vou foltar a falar sobre isto assim que comprar o aqua novo e trouxer o aquapor 80 para lisboa.

 

um grande abraço

 

Mário Antunes

 

PS: o aquapor 80 que esta em casa dos meus pais esta "minado" de gupis. vou dar todos tenho que tirar umas fotos e fazer um post aqui no forum. caso haja alguém que os queira e só dizer, mais não seja para alimento vivo.

Cumprimentos:

 

Mário Antunes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

ou compras os testes e fazes em casa ou levas a alguma loja que tenha a bondade de te fazer is testes, o melhor mesmo é teres os testes paea ires testando com alguma periocidade pq podem existir flutuacoes ao longo do ano!

 

mas ja esta ai o Fabio o pro na coisa ele da-te as dicas necessarias! :P

Já fiz os testes,

 

Foi feito por um dos Luís da aquahobby. Gosto muito do serviço prestado nesta loja.

 

PH 6

GH 0

 

Parece-me muito boa!!!!

 

Tenho que arranjar muitos garrafões. :drool3:

Cumprimentos:

 

Mário Antunes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais