Duvida sobre TPA´s


Recommended Posts

Tenho uma duvida sobre a forma de realizar os TPA´s no nosso aquario.

Como todos sabemos é muito importante fazermos os mesmos para a boa manutenção do aquario.

Mas nos aquas que não estão totalmente tapados e têm evaporação natural da agua a reposição dos niveis de agua semanais serão suficiente se existir uma boa filtragem no aqua, ou é mesmo aconselhado retirar alguma agua e repor novamente o retirado e o evaporado?

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Essa questão das tpa's semanais também tem-me feito pensar. É que no meu caso, a fazer 20% de tpa's por semana dá um consumo de 1872l por ano. Ora, a minha opinião é que esta regra não deve ser geral, ou seja, em aquário com grandes litragens e bons sistemas de filtragem, acho que não há necessidade de tpa's com tanta frequência. Até porque, uma tpa é algo que perturba o aquário, por mais cuidado que se tenha.

 

 

Talvez essa regra tenha sido criada em tempos em a maioria dos aquas tinham sistemas de filtragem internos e pouco eficazes, o que obrigava a cuidados continuados para manter os níveis normais da qualidade e bem-estar do ambiente aquático.

 

 

Hoje em dia, existem sistemas internos e externos altamente eficazes, o que proporciona uma água de excelente qualidade e baixa a necessidade de manutenção por parte do aquariófilo.

 

 

Gostava de ouvir mais opiniões à cerca deste assunto.

 

Um abraço,

Limeiras

 

https://www.facebook.com/#!/Limeiras

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

é um bom assusto e mesmo ñ sendo eu um grande entendido, num aqua de 50l até concordo com TPA's semanais mas num de 200l acho q isso deve dar para esticar a cada 15 dias (isto indo controlando bem os niveis/valores do aquario)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Depende bastante do setup do aquário: quantos mais peixes e menos plantas (de crescimento rápido) mais tpa's são necessárias para eliminar os nitratos e outros detritos. Se o aquário for fertilizado é preciso mais tpa's para que os peixes juvenis cresçam bem também é necessário mais tpa's.

Pessoalmente já tive, sem problemas, um aquário com bastantes plantas de crescimento rápido e relativamente poucos peixes (essencialmente tetras e corys) em que praticamente me limitava a repor a água da evaporação mas também tenho atualmente um aquário de 600 ltrs com discus em que faço uma tpa de 10% todos os dias (cerca de 20 mil litros de água por ano ) e sei que há quem faça bastante mais.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vou ajudar aqui um pouco...espero...

 

Basicamente as TPA's são importantes em todo e qualquer aquário, mas dependendo da fauna, flora, e litragem do aquário temos de ajustar as nossas TPA's tanto em termos de espaçamento temporal (diárias até mensais) como em termos de quantidade (5% até 50%). Aquários mais pequenos com bastante fauna e flora precisam de TPA's grandes e frequentes, aquários grandes (mais de 400l) com relativamente pouca fauna para a litragem e tb pouca flora, podem manter-se muito bem com TPA's mais reduzidas e com uma periodicidade muito maior...

 

Mas isto não é fabrica de chouriços, por isso tem que se olhar caso a caso, ver filtragens, tipo de fauna, etc...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

 

Na altura em que eu comecei, era habitual mudar-se uma parte da água do aquário todos os fins-de-semana, pois os equipamentos resumiam-se ao termostato e bomba de ar. Logo não existia um sistema de filtragem eficaz, apenas as placas de fundo faziam alguma filtração. Hoje em dia já temos uma infinidade de equipamentos capazes de tornar a água do nosso aquário praticamente pura.

 

 

De facto as tpa's são processos importantes para o bem-estar dos nossos peixes e plantas, mas criar uma regra de ouro em que se diz que se deve mudar 20% de água de um aquário todas as semanas, acho que é um pouco exagerado.

 

 

Na minha opinião, as tpa's devem ser feitas consoante a necessidade do aquário. Isto é, se o aquário está equipado com bons sistemas de filtragem, adequada à fauna e flora e dimensões do aqua, diminui a necessidade de se fazer, regularmente, as tpa´s. Já em aquários, com sistemas de filtragem, que apenas eliminam detritos da coluna de água ou mesmo sem qualquer sistema de filtragem, nesses casos é imperativo fazerem-se tpa's com bastante regularidade.

 

 

Depois ainda temos os testes, que nos podem ajudar a avaliar a qualidade da água do aquário. Se ao fazer-se os testes regularmente, os mesmos apresentam valores normais, então qual é a necessidade de se estar a stressar os peixes e todo o equilíbrio ambiental do aquário?

 

 

Não estou a tentar impingir a ideia de que não há necessidade de fazer as tpa's, apenas quero realçar que, em quase todos os tópicos em que se fala de tpa´s, toda a gente refere que é "obrigatório" fazer-se 20% todas as semanas em todos os aquários, dando a sensação de que se não o fizerem vai haver problemas. E depois quando alguém fala que está com um problema no aquário, basta dizer que se esqueceu de fazer as tpa’s na semana passada, para virem dizer que o problema surgiu por isso mesmo.

 

Um abraço,

Limeiras

 

https://www.facebook.com/#!/Limeiras

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Não estou a tentar impingir a ideia de que não há necessidade de fazer as tpa's, apenas quero realçar que, em quase todos os tópicos em que se fala de tpa´s, toda a gente refere que é "obrigatório" fazer-se 20% todas as semanas em todos os aquários, dando a sensação de que se não o fizerem vai haver problemas. E depois quando alguém fala que está com um problema no aquário, basta dizer que se esqueceu de fazer as tpa’s na semana passada, para virem dizer que o problema surgiu por isso mesmo.

 

Bingo! Eu chamaria a isso bom-senso... :smile2:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tudo depende do que tens no aquário. Tinha um aquario de 72l com camarões, cheguei a fazer tpas de 3 em 3 meses, e nunca mais de 20%. Na melhor das hipoteses uma tpa por mês. Tive um comunitário de 100l, quando estava lotado 20% por semana, quando tinha menos peixes de 15 em 15 dias. Por exemplo agora tenho um plantado de 600l, 40% a cada semana.

 

Ou seja cada aquário tem as suas necessidades e objectivos as tpas devem ser reguladas pelos mesmo. Um iniciante deve fazer tpas semanais, para prevenir os erros de excesso de alimentação, excesso de peixes, etc. Ele Próprio pela sua experiência e aprendizagem vai aprender que tpas precisa e deve fazer. Agora para começar sempre todas as semanas é o mais sensato.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já estive meses valentes sem fazer tpa's, mas eram aquários com muitas plantas, tipo matagal, ceratophlyum, elodeas, e relativamente poucos peixes. E espécies pouco sensíveis. Claro que não aconselho que se faça isso sem levar em conta todos os "ses", e testar a água também ajuda a sabermos com que linhas nos havemos de coser.

Cumprimentos,

 

David de Jesus

 

http://peixedourado.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigado pelas respostas ;)

Mas se permitem apenas ainda tenho uma duvida que não entendo ainda muito bem e pode ser por falta de experiencia. Se o aquario tem uma grande flora o porque de, em norma, TPA´s mais frequentes? Sempre pensei que as plantas melhorassem a qualidade da agua e com as mesmas podiamos reduzir um pouco os TPA´s mas pelos vistos não. Podem explicar o porque?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tentando explicar de um modo pouco complexo...

 

As plantas vão consumir macro e micro nutrientes da água "nova" e vão produzir outros, através da decomposição das folhas, por exemplo, a fauna também produz nutrientes, no fundo fazendo as tpa's mais frequentes vais assegurar que as plantas têm sempre nutrientes novos e que nunca à excessos de outros nutrientes que derivam dos ciclos de vida da fauna e flora. Apesar de haver teorias que dizem que nutrientes em excesso não promove a aparição de algas, a verdade é que se tivermos apenas nitritos e fosfatos na água e não tivermos potássio, ferro e outros nutrientes estamos perante um desequilíbrio as plantas não vão crescer e quem vai prosperar nos nitritos e fosfatos serão as algas...

 

Daí as TPA's serem essenciais para erradicar algas...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As TPAs que faço geralmente são de 20% a 30% e é quando acho que precisa... Não tenho qualquer película no vidro e quando a iluminação do aquário está desligada dá para ver a parede atrás. Se a parede não me parece muito limpa faço uma TPA, se ainda não se nota muita sujidade fica como está. Há só um detalhe que é: limpo sempre os vidros antes das TPAs, não vá ser só do vidro...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 anos depois...
Agora mesmo, Fredwilson Fonseca disse:

Quando se faz o tpa, à agua nova que é acrescentada é precisa adicionar o anti cloro e as bacterias?

Tenho um nano de 30 litros plantado.

Obrigado 

Convém sempre meter anti-cloro, bactérias vai depender da estabilidade do sistema e filtro. Eu nunca ponho.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 16 minutos, Gonçalo84 disse:

Convém sempre meter anti-cloro, bactérias vai depender da estabilidade do sistema e filtro. Eu nunca ponho.

O aquario é de 30 litro com filtro interno 300L/h

Tenho vallisneria, musgo e bolas cladophora.

Fauna, tenho um betta e 4 guppys.

O aquario está a funcionar ha uma semana.

Ja adicionei fertilizante e todos os condicionadores. 

Se vou fazer a tpa uma vez por semana, só basta adicionar o anti cloro entao, é isso?

Obrigado 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu, no meu aqua, nunca ponho nada e nunca tive peixes a morrer por causa das tpa. Limito-me a pôr a agua nos garrafões, temperada com água do esquentador, antes de começar as manutenções  e ao fim de +- uma hora meto no aqua! Incrivelmente, mesmo com 50% tpa, a temperatura do aqua não oscila 1 grau que seja e os peixes impecáveis :-)

Já com peixes mais exigentes ou aquas mais pequenos não sei...

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caro Fonseca deixou o aqua ciclar, fazer o ciclo do nitrogenio que dura em media 4 a 6 semanas? É vital para a estabilidade do mesmo.

Quanto á TPA em si não perde nada em adicionar as ditas bacterias num aqua tao jovem, como precaução a agua da TPA tem de ter o mesmo PH a mesma temperatura e a mesma dureza para não provocar choque nos peixes e plantas.

Espero ter ajudado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 46 minutos, Pedro M Costa disse:

Ok maravilha eu no primeiro mês adicionava as bacterias não são caras e ajudão muito a estabilizar.

Força tás no bom caminho agora é só desfrotar e manter.

Obrigado. Este aquário de 30 Litros é um teste. Se conseguir mante lo em perfeitas condições durante algum tempo, passarei para um de 160 Litros que la tenho.

Mais uma vez obrigado pelas dicas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É mais facil manter 160ltr de agua do que 30 ltr por causa da reserva e estabilidade da massa de agua maior, só por expl quando falta a luz leva muito mais tempo a arrefecer 160 ltr de agua do que 30, e nos parametros quimicos é igual.

Se tens um de 160ltr parado eu montava esse e ficava com o de 30 ltr como aqua hospital/quarentena.

Espero ter ajudado.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 anos depois...
Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.