Rain Forest - Biótopo Sul-Americano


Recommended Posts

Boas
Estou a planear um novo aqua que gostaria de partilhar convosco.
Este veio no seguimento duma nova aquisição (ha cerca de 3 semanas) para o meu aqua de 300l - um casal de Apistogrammas Bitaenita "Shishita" pelos os quais me apaixonei. Tanto pelas cores e beleza do peixe, tanto pelo seu comportamento.
Desde então tenho estado a planear um outro tipo de aqua, mais virado para os biotopos Sul Americanos - mais propriamente Peru, entre o Rio Nanay e Shishita.
A ideia seria algo muito simples:
Agua tipo chá
Substrato Colorado Sand Ada
Uns troncos escolhidos a dedo
Folhas de Amendoeira
Setup do aqua
Aquário 180L - 90x45x45
Filtro 1 JBL e901 Greenline - 900L/h com Stilla e turfa negra da aquavital
TMC - V2THERM DIGITAL 200W
Iluminação Hailea - 2x39w T5 6500k; 4200k
Hardscape
Areia Colorado Sand - ADA
2/3 Red Moor Branch
Folhas de Amendoeira
Fauna (Ainda a decidir):
Apistogrammas Eremnopyge Sp. "Fresa"
Cardume de Nannostomus Beckfordi ou Marginatus
Talvez passe um casal de Pterophyllum Scalare Sp. "Rio Nanay"
Flora:
Nada, ou só flutuantes, tipo Salvinia Natans ou Limnobium Laevigatum para consumir nutrientes e criar um ambiente mais escuro.
Deixo umas fotos, já com a areia, algumas folhas de amendoeira e fundo vinil preto.
IMG_2023_zps40f5dcf1.jpg
O aqua ta montado desde domingo, filtro com matérias filtrantes do CristaRio e a agua da TPA para a colónia se expandir o mais rapidamente possível pela areia, pois neste momento estou um pouco a pressa para ter tud pronto, pois tenho os Apistos a espera, falta arranjar o hardscape que se atrasou devido aos feriados.

 

Ora, segunda o ph andava nos 7.2, hoje ta nos 7.6 :shock: devia ter baixado e não aumentado...
o gh 5 e kh 4...

 

Não tenho explicação para isso... supostamente a areia é inerte... não devia alterar assim o ph, mas só pode ser isso.
Vou ter que arranjar um plano B muito rapidamente !
tou a ponderar comprar um kit de osmose inversa, alguém tem opinião sobre isso?

 

Aguardo algumas dicas vossas, opinem a vontade ;)
Claire M.
Editado por Claire

__________________________________________________________________________________

 

CristalRio - plantado 300L

- No Name - plantado 30L

Rain florest

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Claire,

 

O setup parece bem. Para o filtro podes comprar uma colónia de bactérias, eu uso da JBL. Os parâmetros estabilizam logo.

Em relação ao ph, se pretendes fazer um biótopo o hardscape é a solução. Não sou muito apologista da utilização de osmose em aquários, só mesmo em criação. Podes utilizar um buffer para Discus, eu utilizo o da Seachem.

 

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Joao

 

O filtro ta cheio delas, coloquei as matérias biológicas de outro filtro maturado aqui de casa + agua ta tpa. os parâmetros estão estáveis, tenho já uns escalares pequenos para ajudar 'expandir' a colónia pela arreia.

Espero que com a adição do hardscape a coisa melhore, de qualquer maneira vou adicionar mais turfa, pois só coloquei 7/8 bocados, disseram-me que era o bastante.

Buffer é um ph-?

__________________________________________________________________________________

 

CristalRio - plantado 300L

- No Name - plantado 30L

Rain florest

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Claire,

 

Eu ao inicio utilizava turfa, mas comecei a reparar que deixava uma ligeira névoa no aquário e deixei de utilizar.

Passei a utilizar casca de catappa, 3g são o suficiente para o teu aquário. Liberta taminos na água mas não a deixa "turva".

Eu utilizava na criação de discus e Rams, muitas das vezes nem utilizava azul de metileno.

Mas no comunitário não gostava do efeito de BlackWatter, dai utilizar o buffer.

É um condicionador da água, deixa o pH e o GH baixos. Basta colocares uma colher de chá todos os dias até estabilizar no valor que queres. Depois disso é só uma vez por més ou cquando fazes taps. Mas só utilizava no inicio e depois deixava o sistema estabilizar por si.

 

Cumps.

Editado por JoaoRRM
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,
Agradeço pelas opiniões, e o ph já desceu ligeramente, adicionei turfa e claro que o hardscape veio dar uma maosinha.
Por falar em Hardscape aqui esta, sao 3 troncos, foram escolhidos principalmente para responder as necessidades dos peixes que escolhemos e a possibilidade de obter mais tocas ou 'dividir' espaços se houver necessidade.
img2413at.jpg
Estou a espera dumas pinhas de amieiro que devem chegar antes do final da semana e penso colocar nos cantos de trás umas folhas de Carvalho e encher a superfície com Limnobium L.

 

.
Quanto aos valores, com as mechidelas que o aqua levou fiquei hoje com os Nitritos a 0,1, Amónia 0, O pH desceu um pouco 6,8 e o kh e gh também desceram ligeiramente.
Agora tenho umas duvidas... acabei com o stock de koi's já não tenho fauna no aqua desde ontem e tou com receio por causa da colónia de bactérias... o peixes só devem chegar segunda ou terça que vem, até la o que me aconselham fazer?
Claire M.
Editado por Claire

__________________________________________________________________________________

 

CristalRio - plantado 300L

- No Name - plantado 30L

Rain florest

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso promete, eu so colocava uma coisa: Fotos dos peixes!

 

Está muito bom, esses troncos falam por si ;)

 

Boa sorte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Os peixes ainda não os tenho, só sexta ou segunda feira.

Quero normalizar todos os valores, nomeadamente os nitritos, ter tudo 5* para a sua chegada.

Fotos depois não vão faltar ;)

 

João, gosto muito da lotus, mas não faz parte deste biótopo, para já vou seguir as regras, depois se achar que realmente falta ali qualquer coisa vou ponderar.

 

 

Agradeço,

 

Claire M.

__________________________________________________________________________________

 

CristalRio - plantado 300L

- No Name - plantado 30L

Rain florest

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

lol vendi e dei alguns, aquilo não dava nem para a entrada hehe

 

O aqua não esta acabado ainda faltam as folhas e pinhas etc e o mais importante, os peixes!

Quando tiver pronto tens de passar aqui espreitares.

 

Obrigada, Claire M.

__________________________________________________________________________________

 

CristalRio - plantado 300L

- No Name - plantado 30L

Rain florest

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Claire,

 

já vi o novo setup e deixei lá uma questão que intriga-me muito.

Já tenho varias actualizações da minha postura:

 

http://Entretanto estou a espera das tuas actualizações quanto a postura.

 

abraço,

 

Pol

 

P.S. A ideia do cardumen de Nannostomus é muito gira, eu penso muitas vezes em mudar alguns peixinhos e ter o aquário grande com peixes pequenos, mas depois tenho duvidas, e mais duvidas e volta ao ponto de retorno omg

 

 

Aproveitandoa questao que colocaste no outro topico, escolhi estes peixes mais pequenos pois queria mesmo que o aqua fosse dedicado aos apistos, sem lhes ser retirada a devida atençao.

Escolhi os N. Marginatus por serem os tais chamados "dither fish": "It also makes an ideal dither fish for Apistogramma spp. and other dwarf cichlids since it tends to inhabit the middle-to-upper regions of the tank, and does not actively predate fry."

[align=right]in seriously fish[/align]

 

Penso então que seja uma boa combinação =) só não tenho a certeza sobre a quantidade que quero para este aqua, para já mandei vir 20.

 

Claire M.

__________________________________________________________________________________

 

CristalRio - plantado 300L

- No Name - plantado 30L

Rain florest

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Estou a gostar imenso.

 

Vou aguardar pela chegada dos inquilinos, mais um lindo projecto de uma "moça marafada" biggrin.png' alt=':biggn:'>

 

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora Claire cuidado com a "passive predation" que acho deve ser quando um Nannostomus accidentalmente tem uma colisão com uma cria Apisto justo no momento que o Nannostomus tem a boca aberta para bocejar hehehehe.

 

Estou a brincar, é uma muito boa escolha, mas gostei da definição de passiva e activa

 

quando quiseras vir a ver os aquários e as crias só tens que mandar um pm

 

cmps e muita boa sorte nesse projecto,

 

Pol

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

haha sim com certeza que se lhe passar ao lado não se safa, mas não é um peixe que ande freneticamente e agressivamente de volta da postura pelo o que li, alias, dizem que é dos melhores cardumes para colocar com apistos, até porque são peixes que andam no meio alto aquário. Vou fazer a experiencial mas em 180l com tanto esconderijo penso, o que não haja problemas, a ver vamos.

 

Vamos aceitar o teu convite para breve ;) assim que as coisas andarem mais calmas aqui por casa.

 

 

mais uma vez obrigada

 

Claire M.

__________________________________________________________________________________

 

CristalRio - plantado 300L

- No Name - plantado 30L

Rain florest

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Estou a gostar imenso.

 

Vou aguardar pela chegada dos inquilinos, mais um lindo projecto de uma "moça marafada" biggrin.png' alt=':biggn:'>

 

Cumps,

 

Fico lisonjeada, tanto pelos elogios ao aquário tanto pela conotação haha

E essa bonsai? ta impecável? não ha fotos? gosto de seguir os meus rebentos (literalmente) hehe

 

Abraço, Claire M.

__________________________________________________________________________________

 

CristalRio - plantado 300L

- No Name - plantado 30L

Rain florest

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Vou actualizar valores:

pH 7.2

KH 3
GH 3

Recebi casca de Amendoeira da India e mais umas folhas, domingo se o pH continuar na mesma faço TPA com agua de garrafão

 

Claire M.

Editado por Claire

__________________________________________________________________________________

 

CristalRio - plantado 300L

- No Name - plantado 30L

Rain florest

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Setup completo, só já falta a fauna :mrgreen:

Quanto a TPA com agua do garrafão resolvi nem fazer, os valores tão a baixar devagarinho por eles e tou com medo de subir o KH e GH com isso.


8733594794_5b2ab84ed5_b.jpg


8732478415_daf25680d8_b.jpg


Claire M.

__________________________________________________________________________________

 

CristalRio - plantado 300L

- No Name - plantado 30L

Rain florest

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Normalmente dia 20 ta ca tudo ;)

 

é das poucas vezes em que estou ansiosa para uma segunda feira hahahah

  • Votar + 1

__________________________________________________________________________________

 

CristalRio - plantado 300L

- No Name - plantado 30L

Rain florest

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olhem a prendinha que a limnobium laevigatum me deu hoje :D

amanha pelos os vistos são duas em flor.


8744111389_cabd183163_b.jpg



8744110883_31b598788f_b.jpg



Infelizmente não há mais novidades por aqui, peixes não sei, eram para chegar segunda mas os N. Marginatus atrasaram-se, la ver...


Claire M.

__________________________________________________________________________________

 

CristalRio - plantado 300L

- No Name - plantado 30L

Rain florest

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigada Ricardinhorl,

 

Agora estou só a espera dos peixes... sem eles não tem piada.

 

Claire M.

__________________________________________________________________________________

 

CristalRio - plantado 300L

- No Name - plantado 30L

Rain florest

Link to comment
Partilhar nas redes sociais