Bateria de Invertebrados


cptfreak3

Recommended Posts

Boas a todos (:

Venho finalmente apresentar um projecto de uma bateria que montei em 16/02/2013.

Setup (apenas os vivos hardscape porque o material vai mudar):

Layout 1 (aquário da esquerda)
- Fauna:
- Crystal Blacks com 50 % de probabilidade de terem gene Taiwan.

- Flora:
- Myryophylum Matogrossense
- Musgo de Java
- Musgo Christmas
- Hydrocotyle Verticilata
- Fetos microsorum pteropus narrow leaf
- Anúbias barteri nana
- Anúbias nana petite
- Bolbitis Heudelotti
- Hardscape:
- Raiz Mangrove.
- Cascas de coco.
- Rocha vulcanica


Layout 2 (aqua do meio)

- Fauna:
- Crystal Reds grade A.
- Golden Snow com 25 % de probabilidade de terem gene Taiwan.
- Red Sakuras

- Flora:
- Fissidens Fontanus
- Anúbias nana petite
- Round Pellia
- Hydrocotyle Verticilata
- Ludwigia Repens
- Rotala Sp Colorata
- Staurogyne Repens
- Cryptocyne Wendtii Green

- Marsilea Hirsuta
- hygrophila pinnatifida
- hemianthus micranthemoides

- Hardscape:
- ADA Red Moor wood.


Layout 3 (aqua da direita)

- Fauna:
- Paracaridina Blue Bee.
- Neocaridina var Yellow

- Flora:
- Musgo Christmas

- Eleocharis sp mini

- Mini Pellia
- Flame Moss
- valisneria nana

- Hardscape:
- Rocha Vulcânica


De momento só há tempo para postar bastantes fotos por ordem cronológica e para ter opiniões do pessoal acerca da montagem e dos vivos (:
Antes demais peço desculpa pela qualidade das mesmas.
E não liguem ao facto de o aqua estar no chão, estou à espera do verão para fazer a estrutura eu mesmo.
então aqui vão elas:

03/03/2013

 

p1010884cpia.jpg

Aquas individualmente
p1010890cpia.jpg

p1010889cpia.jpg

p1010886cpia.jpg

p1010891cpia.jpg

Pormenores
p1010892cpia.JPG

p1010901cpia.jpg

p1010902cpia.jpg

p1010917cpia.jpg

p1010925cpia.jpg

p1010926cpia.jpg

p1010914cpia.jpg

p1010912cpia.jpg

p1010909cpia.jpg

 

****************************************************************************************************************************************************************

Como já devem ter percebido por esta altura a bateria nao foi montada apenas para criação mas também por questões estéticas. Quis ter uma boa iluminação e bastante variedade de plantas para ganhar experiência a montar layouts e aprender como crescem as ditas cujas.

Também dá para ver algumas algas em certas plantas mas fui controlando o problema mais à frente.

Também vão reparar a seguir que muita coisa vai mudando de sitio.

10-03-2013

p1010955g.jpg
p1010956j.jpg
p1010958oq.jpg
p1010959z.jpg

 

Introdução de agentes anti-algas xD Adoro estes exemplares já agora.

p1010954s.jpg

p1010964zt.jpg

****************************************************************************************************************************************************************

Inicio do mês 4 - Cerca de mês e meio de montagem
Esqueci-me da foto global e de uma foto de um dos aquas - so tirei muitos pormenores.
Já tenho saídas nas mangueiras para aumentar a velocidade de saída.
Aqui já introduzi os camarões que tinha num dos aquas (: CRs e Sakuras. Os guppys andavam por aqui por falta de espaço.

p1020113t.jpg

p1020112xo.jpg

p1020110s.jpg

p1020073eg.jpg

p1020118y.jpg

p1020119c.jpg

p1020115cx.jpg

p1020107b.jpg

p1020106xe.jpg

p1020105u.jpg

p1020104d.jpg

p1020100iv.jpgp1020096h.jpg

p1020095c.jpg

p1020094ha.jpg

p1020093n.jpg

Adoro esta foto :D andava grávida!
p1020092d.jpg

p1020091c.jpg

p1020090t.jpg

p1020089j.jpg

p1020084a.jpg

Como podem ver o Fissidens cresceu bastante rápido :D
p1020080p.jpg

p1020079g.jpg

p1020078gz.jpg

p1020075ss.jpg

p1020071jj.jpg

plantas novas...Marsilea Hirsuta
p1020070.jpg

As helenas foram introduzidas para limpar os vidros de uns vermes que tive que vieram com plantas. E resultou (:
p1020069q.jpg

p1020066td.jpg

p1020064r.jpg

p1020065l.jpg

p1020060iu.jpg

Depois de umas podas o tufo a ganhar forma (:
p1020072vs.jpg

 

***************************************************************************************************************************************************************

****************************************************************************************************************************************************************

Para finalizar umas fotos fresquinhas de uns pormenores e a partir de agora as actualizações serão feitas mais à frente em comentários para facilitar a leitura.
29-04-2013
p1020344xr.jpg
p1020341p.jpg

p1020340ev.jpg

Como podem ver ando outra vez a tentar controlar as algas, a semana passada não estive em casa e isto ficou assim.Também podem ver que já tenho fauna nova :D já introduzi outras espécies mas ainda não consegui tirar fotos os CBs e os Paracardinas andam tímidos ainda.
p1020337jk.jpg

Já agora aproveito para fazer os meus agradecimentos:
Fábio Silva pelos conselhos e pelos vivos (:
dg12 - pela ajuda na organização de ideias e etcs. E pelo material.
Kevin69 - Meu amigo e vizinho (: se gostam dos layouts será graças a este rapaz, foi ele quem veio cá a casa no dia da montagem senão isto não teria ficado com um ar tão bonito (pelo menos a meu ver acho que está xD), mas sim uma grande salganhada que é algo que tenho tendência, ou tinha, a fazer.
O único layout da minha autoria é o da direta, ou seja, das pedras.

Abraço a todos e venham esses coments :D

Editado por cptfreak3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 143
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Viva amigo!

 

Muito bom esse projecto ;)

 

Estou a ver que queres tentar fazer 'um apanhado' da aquariofilia em cada aquário, e não só dedicá-lo a inverts, ou só fazer um plantado, tá fixe!

 

Agora é ver se algumas das plantas que ai tens de menos fácil manutenção aguentam sem o CO2 e fertilização, que não são recomendados com a mariscada! Senão facilmente se arranja ai um tapete fixe.

 

Essa Japónica até mete inveja lol. Estou a ver que vou ter que procurar uns por aqui...

 

Vai metendo mais actualizações!

 

Abraço, David

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho que explicar como fiz os refletores das lampadas e etcs ainda xD quando houver tempo (:

Exactamente, foi isso que quis fazer. Em relação a plantas, está tudo a crescer bem sem CO2 e sem fertilização, excepto a eleocharis mini, mas também ainda não morreu, eu acho que esta a crescer super super lentamente xD vamos ver (:

Sim pois mete, eu tenho 4 mas algumas não dá para tirar fotos :s são todas para ir para o meu comunitário. As japónicas em aquas grandes crescem de uma forma descomunal :o e mais tarde quem sabe tentar a reprodução :character0050:

E vou metendo claro (:

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite,

 

boas fotos ai estão, com bonitos exemplares. No entanto tenho alguns reparos a fazer:

 

- acho que oaquário com um fundo (preto ou de outra cor) fará com que as cores dos exemplares que ai tens relaçem.

- essas pedras não te vão alterar os parametros da agua?

 

Cumprimentos

Emanuel Esteves

Sou fã da revista ShrimpScaping, vê aqui
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite,

 

boas fotos ai estão, com bonitos exemplares. No entanto tenho alguns reparos a fazer:

 

- acho que oaquário com um fundo (preto ou de outra cor) fará com que as cores dos exemplares que ai tens relaçem.

- essas pedras não te vão alterar os parametros da agua?

 

Cumprimentos

Emanuel Esteves

Obrigado (:

 

- Concordo plenamente contigo, acho que iria realçar bastante e pensei em fazê-los com vidro preto no fundo, ou colocar vinil preto mais tarde. Mas acabei por não por o tal vinil, porque como disse quero o aquário tambem por questões estétitcas e achei que o vinil iria retirar dimensão ao aqua, nao gosto de ver plantados com vinil atras...foi só por isso. Mas sim daria um acabamento maior, e em futuros aquas de criação é isso mesmo que vou fazer (:

 

- Em relação ao pH penso que não, são pedras vulcânicas normalmente põem-me o pH a 7 no comunitário, mas aqui ele está estável nos 6,8 desde sempre.

 

Cumps emanuel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Belo projecto. :thumbup3:

Quais as dimensões dos aquários?

 

Cumps.

Dimensões são iguais para todos.

em cm: 35x35x45. Em altura fiz 48 para caberem as tampas de correr mas isso vai ser alterado. Vou fazer 35x35x40 da proxima.

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Mas isso do fundo preto é facil. Vais ao continete ou jumbo e compras uma daquelas cartolinas escuras, cortas à medida do vidro de trás e colcas com fita cola.

 

Podes também fazer um buraco no centro (um pouco acima) e colocar uns leds para um sistema tipo moonlight ;)

 

cumps, David

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ups enganei-me e escrevi uma mensagem pela conta do meu irmão...daniel7781



Boas amigo cptfreak3,



Antes de mais... parabéns pela bateria, no global está muito bonita.



Vou dar a minha opinião acerca de algumas coisas que podes melhorar:



- Percebo o que dizes sobre pores o fundo preto, por isso escolhe uma cor diferente, cinza claro, azul claro, ou até branco sujo, mas sinceramente precisas de esconder os equipamentos para dar para ver a verdadeira beleza da bateria.



- Quanto às infelicidades que tens tido (planárias, outros vermes e algas), espero ter ajudado e tentarei ajudar-te ainda mais... Creio que a alga que tens aí ao ataque é filamentosa, eu tenho ela no meu comunitário com filamentos mais verdes do que amarelados, mas a creio ser a mesma alga, eu tenho, a minha dica para acabares com isso é podas valentes e remoção das zonas que vires que crescem com a alga... Não a deixes alastrar muito pois uma vez que se agarra a uma planta não sai de lá...



- Foi graças aos problemas com que te deparaste na manutenção do nivel de água estável nos 3 aquário devido ao local onde optaste por fazer as furações comunicantes entre aquários, que o meu projecto cresceu sem ele problema. Obrigado por me teres avisado na altura.



Ps: tens aí o erect moss? ou é flame? :)



cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Mas isso do fundo preto é facil. Vais ao continete ou jumbo e compras uma daquelas cartolinas escuras, cortas à medida do vidro de trás e colcas com fita cola.

 

Podes também fazer um buraco no centro (um pouco acima) e colocar uns leds para um sistema tipo moonlight ;)

 

cumps, David

Eu tenho vinil preto, não pus por uma simples razão de estética (: mas talvez venha a por.

 

Em relação a LEDs é esquecer o orçamento não permite xD

Editado por cptfreak3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Ups enganei-me e escrevi uma mensagem pela conta do meu irmão...daniel7781

Boas amigo cptfreak3,

Antes de mais... parabéns pela bateria, no global está muito bonita.

 

Obrigado (:

Vou dar a minha opinião acerca de algumas coisas que podes melhorar:

- Percebo o que dizes sobre pores o fundo preto, por isso escolhe uma cor diferente, cinza claro, azul claro, ou até branco sujo, mas sinceramente precisas de esconder os equipamentos para dar para ver a verdadeira beleza da bateria.

 

Realmente tens razão na parte de esconder os equipamentos, mas eles só incomodam nas fotos, ao vivo nao incomodam muito por isso nao tinha pensado muito nisso.

Mas vocês têm razão, vou ter que pôr um vinil, e se puser é mesmo preto.

- Quanto às infelicidades que tens tido (planárias, outros vermes e algas), espero ter ajudado e tentarei ajudar-te ainda mais... Creio que a alga que tens aí ao ataque é filamentosa, eu tenho ela no meu comunitário com filamentos mais verdes do que amarelados, mas a creio ser a mesma alga, eu tenho, a minha dica para acabares com isso é podas valentes e remoção das zonas que vires que crescem com a alga... Não a deixes alastrar muito pois uma vez que se agarra a uma planta não sai de lá...

Ora bem as planárias e isso ficou resolvido (: ainda bem que me avisaste para meter helenas.

Sim é uma alga filamentosa já tinha tido há uns tempos no início do aqua e depois consegui erradicar. Diminuí a luz e comecei a meter carbono líquido (ainda não tinha vivos) e as plantas dispararam o crecimento e acabei com as algas. Mas na altura desapareceu bem. De qualquer forma está controlada tenho que fazer mais TPAs e evitar que ela se alastre.

 

- Foi graças aos problemas com que te deparaste na manutenção do nivel de água estável nos 3 aquário devido ao local onde optaste por fazer as furações comunicantes entre aquários, que o meu projecto cresceu sem ele problema. Obrigado por me teres avisado na altura.

Ainda não tive oportunidade de ir ver o teu projecto mas ainda bem que conseguiste (: eu vou separar os 3 aquários e usar sistemas de filtragem diferentes. Já está decidido.

 

Ps: tens aí o erect moss? ou é flame? :)

Este musgo que se vê nas fotos é o flame, o erect vou ver se tenho umas fotos porque estava no meu comunitário (:

 

cumps

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

p1010937p.jpg

Ñesta foto dá para ver o erect (: é onde está o CR. Embora neste aqua ele nunca tenha crecido muito espesso por causa da falta de iluminação. T8 15W :s

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já sabes que comigo estás à vontade para dizer mal...quando fores comentar o meu tópico...

 

Quanto aos led's para as plantas que tens realmente precisas de Led's mais especificos para plantas, senão terias sempre hipoteses de optar por fazer como eu fiz, aproveitar promoções no ebay...

 

Porreiro o erect... agora vamos ver como cresce com a minha luz...

 

Tb vou por algum flame moss, vou ter algumas variedades diferentes de musgos para depois poder tornar o hobby mais sustentável, fazendo uma venda esporádica de musgo e camarões, pelo menos é o que espero...pois a edp cada vez se estica mais...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já sabes que comigo estás à vontade para dizer mal...quando fores comentar o meu tópico...

 

Quanto aos led's para as plantas que tens realmente precisas de Led's mais especificos para plantas, senão terias sempre hipoteses de optar por fazer como eu fiz, aproveitar promoções no ebay...

 

Porreiro o erect... agora vamos ver como cresce com a minha luz...

 

Tb vou por algum flame moss, vou ter algumas variedades diferentes de musgos para depois poder tornar o hobby mais sustentável, fazendo uma venda esporádica de musgo e camarões, pelo menos é o que espero...pois a edp cada vez se estica mais...

Ahah tudo bem (: mas não devo dizer muito mal que por aquilo que vi parece-me bem (:

 

Pois, quando me referi aos leds era em resposta ao dg12 que tinha dito para meter uns LEDs a dar luz só em alguns sítios, mas para já estou bem com a iluminação que tenho e não vou mudar tão cedo (: T5 e consigo ter plantas supostamente dificeis...

 

Espero que cresça muito fixe (:

 

Tiveste a mesma ideia que eu, ter variedade para poder vender em variedade, mas chegou a um ponto em que não tinha sitios no aqua em que ficasse harmonioso e para andar a meter redes nos aquas não quis e acabei por ficar apenas com 1 ou 2 especies de musgo em cada aqua xD lá está, foram feitos com um objectivo diferente (:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hoje em dia temos que pensar na forma de tornar os hobbys o mais sustentáveis possível, visto que em termos de Surf não tenho esperança nenhuma de algum dia ter patrocinadores, tenho que tentar poupar na aquariofilia...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Boas a todos (: então trago algumas novidades.

Em primeiro lugar, queria mostar uma vista geral da bateria, pois achei que esta a ganhar uma forma bonita (: princpalmente no aqua do meio e da direita notam-se uns avaços (:

No aqua do meio podem ver os sakuras e os CRS cada vez mais a vontade e mais vorazes!!!
Os japonicas ainda estao lá mas vão sair para breve, pois com a venda de excendentes vou conseguir acabar o meu comunitário (:

Na direita a eleocharis sp mini está-se a dar bem, o layout esta a ganhar a forma que eu idealizei :D
A eleocharis desde que nao morra vai crescendo lentamente e de vez em quando la tem força para mandar 1 runner ou outro....mas com calma está a ir.
O christmas está gigante e nem se veêm pedras :D
No centro desse aqua da direita já tenho la uns fios de uma planta que nem sei qual é a especie, mas sabia que ia dar esse resultado.

O aquário do centro era o que estava pior com as algas filamentosas, mas ja as consegui eliminar, foi so fazer boa limpeza e fazer uma boa poda para tirar as folhas em que estavam algas agarradas e tambem para aumentar a circulação de agua. Problema resolvido :D

Enfim tudo de boa saude (:
p1020351du.jpg
Agora devem-se estar a perguntar sobre a fita cola que tenho a volta do aqua....
Como disse mais acima, cada aqua destes vai ser transferido para um aquario pequeno individual, e a ciclagem dos mesmos vai começar em breve, porque este aqua está quase a abrir....é verdade...a distancia entre os vidros foi aumentando e tive que por fita cola.
Isto resulta de um aqua feito DIY mais ou menos, em que quis inventar um pouco e nao usar cilicone nas juntas.
Agora vai ser resolvido e mais tarde vou mostrar toda a evolução (:

Por fim, venho apresentar uns membros da família que ainda nao tinha conseguido apresentar devido à sua timidez:
Deslumbrem-se com este CBS criado pelo Fábio Silva (: está com um bom brilho :character0050:
p1020352i.jpg


PS: repararam no pontinhos brancos no vidro foi? São cyclops...estou-me a ver tramado com eles, mas como sao inofensivos deixei andar. Acontece que se alastraram demasiado e hoje fui buscar um alevin de guppys mais pequeno que os camarões juvenis de sakuras que tenho, e o esfomeado ja anda a debicar no vidro sem parar, calculo que fique limpo em pouco tempo :D

Cumprimentos a todos!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Está muito porreiro.

Esses vidros são normais ou extra claros?

Cumprimentos.

Eu nisso arrisco a responder sem saber...lol

 

São normais, dá para ver as tonalidades esverdiadas, um vidro extra claro não tem estas tonalidades é mais transparente com tonalidades azuis claras. Podes ver aqui a diferença http://images.glassinchina.com/ProductImage/20129%5Cp2012-9-27-17-02-34.JPG

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite,

 

boa evolução tens ai nesses aquas. Tens de ir atualizando mais vezes e com mais fotos. hehehehe

 

Abraço

Tens razão, tenho que actualizar mais vezes e tentar apanhar os Paracaridina Blue Bee que nunca aparecem para dizer um olá sequer.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Luis,

 

Muito bom mesmo.... Sim senhor!

 

E umas fotos desses tais novos aquários?

 

Abraço, David

Obrigado :D mas este topico ainda está longe do que quero (: ainda quero explicar como fiz tudo passo a passo dentro do possivel, e meter os setups com todas as plantas e os filtros.

 

Por isso só quando transferir senao não teria logica.

 

Os novos ainda não estão feitos, penso que esta semana devem ficar acabados :D

 

Assim que chegarem tiro fotos (:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais