Nano cube


Ervilhita

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Boa tarde

 

Montei à cerca de uma semana um cubo de 30l (30x30x35) da Dennerle (complete plus).

 

 

Layout

Filtro interno dennerle nano corner 110l/h, que vou substituir por eheim 2211 com pré filtro no chupador. Como o aquario tem 1cm para passar as tubagens, vou optar por utilizar conector de redução, coisa que nunca fiz e espero não vir a ter fugas por aqui.

 

Termostato 40w - temperatura a 22ºC

Substrato fertil - sera florepot e dennerle depot mix

Substrato inerte - Dennerle nano gravel preto

Fertilização - estou a colocar dennerle daily fertelizer, easycarbo, seachem flourish iron e potassium. Uma semana antes de introduzir os camarões paro com as fertilizações. Não sei ate que ponto é bom estar a fertilizar e depois parar.

Iluminação - 1x11w que será mudado para 2x11w

 

Flora:

Eleocharis parvula (a ver se se aguenta)

Riccia

Ludwigia palustris

Phoenix moss

Pogostemon helferi ( em breve, mas temo que morra)

 

Fauna:

Camarão amano

Neocaridina blue pearl

Crystal red shrimp

 

NH3 - 0

Ph - segundo ph seachem alert - 6,6 , segundo o teste da aquili 7

 

 

Gostaria que me desses a vossa opiniao sobre o filtro, porque estive indecisa entre o eheim 2213 e o ecco 120, mas para alem de consumirem mais w, penso que era um grande caudal. Assim como se achem viavel o conectores de redução do diamentro das mangueiras.

Tenho lido diferentes opinioes sobre o ph desde menos de 6 a 7,5, assim como a temperatura.

 

 

Vou deixando neste topica as minhas duvidas, para não andar sempre a intrometer-me no dos outros.

 

Desde já obrigado a quem responder

Editado por Ervilhita

ass_zps2c377341.jpg

 

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Cumprimentos, Ana Rodrigues

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Boa tarde

 

Montei à cerca de uma semana um cubo de 30l (30x30x35) da Dennerle (complete plus).

 

 

Layout

Filtro interno dennerle nano corner 110l/h, que vou substituir por eheim 2211 com pré filtro no chupador. Como o aquario tem 1cm para passar as tubagens, vou optar por utilizar conector de redução, coisa que nunca fiz e espero não vir a ter fugas por aqui. Não terás de certeza, e o eheim 2011 parece-me uma boa opção.

 

Termostato 40w - temperatura a 22ºC é a ideal

Substrato fertil - sera florepot e dennerle depot mix

Substrato inerte - Dennerle nano gravel preto

Fertilização - estou a colocar dennerle daily fertelizer, easycarbo, seachem flourish iron e potassium. Uma semana antes de introduzir os camarões paro com as fertilizações. Não sei ate que ponto é bom estar a fertilizar e depois parar. se o substrato é fertil não tem lógica fertilizares no inicio, pois costuma-se fertilizar depois da 2ªsemana.

Iluminação - 1x11w que será mudado para 2x11w

 

Flora:

Eleocharis parvula (a ver se se aguenta) aguenta se passares para 2x11w rápidamente

Riccia vai aguentar sem problemas se estiver a flutuar, mas retirará luz às plantas que estiverem por baixo

Ludwigia palustris

Phoenix moss

Pogostemon helferi ( em breve, mas temo que morra) é uma planta pouco exigente, não percebo pq estará a desfinhar

 

Fauna:

Camarão amano

Neocaridina blue pearl

Crystal red shrimp

 

NH3 - 0

Ph - segundo ph seachem alert - 6,6 , segundo o teste da aquili 7 Arranja uma pen de leitura do ph no ebay para saber ao certo quanto está, mas dentro desse intervalo está bom para a fauna, tem é que ser estável

 

 

Gostaria que me desses a vossa opiniao sobre o filtro, porque estive indecisa entre o eheim 2213 e o ecco 120, mas para alem de consumirem mais w, penso que era um grande caudal. Assim como se achem viavel o conectores de redução do diamentro das mangueiras.

Tenho lido diferentes opinioes sobre o ph desde menos de 6 a 7,5, assim como a temperatura.

 

 

Vou deixando neste topica as minhas duvidas, para não andar sempre a intrometer-me no dos outros.

 

Desde já obrigado a quem responder

Boas, respondi a vermelho.

 

espero ter ajudado

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Viva Ervilhita,

 

A pogostemon helferi não é de fácil manutenção. até pela Tropica: http://www.tropica.com/en/plants/plantdescription.aspx?pid=053H

 

E não sou muito fã da Sera Floredepot... Mas cada um tem as experiências que tem ;)

 

cumps, David

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Boas

 

O problema de fertilizar desde o inicio são as algas, por isso não estou a fertilizar com fosfatos e nitritos, apenas com nutrientes que sei que estao em falta.

 

A riccia está presa no substrato, em breve vou po-la em rede para fazer tapete.

A eleocharis parvula precisa mesmo de mais luz

Concordo com o david, a pogostemon não é de facil manunteção, e apesar de ainda não a ter já tenho meto que morra.

 

Quanto à pen para ver o ph, é uma opção a considerar

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Cumprimentos, Ana Rodrigues

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A eleocharis parvula pela minha experiencia tanto pode sobreviver com mais ou menos luz. Com mais luz, cresce mais rasteira, e com menos luz, cresce alto ;)

 

cumps

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A pogostemon helferi não é de fácil manutenção. até pela Tropica: http://www.tropica.com/en/plants/plantdescription.aspx?pid=053H

 

 

Eu não disse que era de fácil manutenção, eu disse que era pouco exigente, na tropica refere que precisa de apenas 0,5W/l e 6mg/l de CO2, tanto como a riccia. ou o Fissidens Fontanus. A parvula tb se aguenta mas não prospera como quando tem mais luz.

 

Não te esqueças que fertilizar quando não tens luz suficiente dá mau resultado pois as algas é que vão prosperar.

 

As plantas crescem conforme a conjugação de 3 factores essenciais...Luz, CO2 e nutrientes... se não tiveres um deles não vale a pena ter os outros...

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Pois, as plantas (pela experiencia que tenho) não há como experimentar, porque alguma que na teoria poderiamos ter depois acabam por não vindar, e o contrario tambem acontece.

 

A caneta de ph já está encomendada:)

 

Surgiu-me agora uma questão: como limpar os vidros do aquario? os camarões fazem o trabalho de limpar as algas que é normal aparcerem no vidro?

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Cumprimentos, Ana Rodrigues

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Sim, os camarões em norma são bons detrívoros e por experiência própria posso dizer que o meu pequeno exercito de reds mantém o aquário limpinho ;)

 

Depois tens os topo de gama que são as caridinas japónicas. E posso dizer também que os ibéricos fazem um bom serviço.

 

cumps

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Boa noite,

 

tem atenção ao substrato da dennerle, pois se for o que penso tem a tendência a aumentar-te o PH, dai que não será o melhor para CRS. Se realmente for o que penso, eu tenho esse substrato em vermelho e uso-o no aquário dos sulawesis.

 

Cumprimentos

Emanuel Esteves

Sou fã da revista ShrimpScaping, vê aqui
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Dg 12 - pois tambem estava a pensar em meter 2 caridinas japonicas e 2 madeira.

 

Stevens - até agora o ph mantem-se igual ao da torneira. Lá dizem que é water - neutral, hardener freer, o que não quer dizer que seja verdade

517C8fa8pML.jpg

 

 

Nuno cecilio - sim eu conheço, mas o raspador é mais intruso para os camarões

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Cumprimentos, Ana Rodrigues

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Boas,

 

Não percebi bem se queres parar a fertilização definitivamente ou se é só para introduzir os camarões.

 

De qualquer modo, a parvula não se dará bem sem fertilização decente de macros e micros e esse easycarbo é de desconfiar.

Talvez as plantas reajam bem, mas não abuses na dose ou os camarões ressentir-se-ão.

 

No meu aquário de 140 litros reais tenho uma plantação que mistura os estilos iwagumi e dutch, e sou obrigado a manter o CO2 sempre acima dos 20 ppm e boas concentrações de macros e micros, incluindo nitratos, e a minha fauna é extremamente semelhante à tua. Tenho CRS de grade B a SS, white pearl e amano, mais uns ottos.

 

 

Cumprimentos

Editado por SALADAdeFRUTA

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Easycarbo é carbono (CO2). Apenas estou a fazer fertilização até uma semana antes de virem os camarões, depois páro defenitivamente. Já vi parvula sem fertilização.

 

A fertilização com camarões é um risco, que para já não quero correr

ass_zps2c377341.jpg

 

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Cumprimentos, Ana Rodrigues

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Boas,

 

Não percebi bem se queres parar a fertilização definitivamente ou se é só para introduzir os camarões.

 

De qualquer modo, a parvula não se dará bem sem fertilização decente de macros e micros e esse easycarbo é de desconfiar.

Talvez as plantas reajam bem, mas não abuses na dose ou os camarões ressentir-se-ão.

 

No meu aquário de 140 litros reais tenho uma plantação que mistura os estilos iwagumi e dutch, e sou obrigado a manter o CO2 sempre acima dos 20 ppm e boas concentrações de macros e micros, incluindo nitratos, e a minha fauna é extremamente semelhante à tua. Tenho CRS de grade B a SS, white pearl e amano, mais uns ottos.

 

 

Cumprimentos

Pelo que sei a parvula dá-se bem sem fertelização, não dá é para formar tapete...e o que tu tens é um aquário plantado nada tem haver com o que se está a falar neste tópico. Quando falas em concentrações de CO2 acima de 20pm isto é para maximizar o crescimento, não é apenas para manutenção das plantas...

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Pelo que sei a parvula dá-se bem sem fertelização, não dá é para formar tapete...e o que tu tens é um aquário plantado nada tem haver com o que se está a falar neste tópico. Quando falas em concentrações de CO2 acima de 20pm isto é para maximizar o crescimento, não é apenas para manutenção das plantas...

Nao sei qual é a parte em que não tem nada A VER.

 

Tem camarões check

Tem amano check

Tem CRS check

Tem blue pearl, que são a variação mais próxima de white pearl check

Tem mais ou menos 0.7 W/l, eu tenho 0.8 check

Quer manter ludwigia palustris e parvula check e ainda riccia e helferi

 

Não percebo bem é se queres que as plantas cresçam ou se queres uma obra de arte imutável aka plantas sempre na mesma, se sobreviverem ;)

A ludwigia vai crescer, lentamente mas vai, as outras sem FERTILIZAÇÃO é o devagar se vai ao longe, se não ficar pelo caminho.

E no meu caso o CO2 não é para maximizar, é mesmo para evitar o definhar generalizado.

 

Agora no que toca à fertilização, ervilhita, se respeitares os parâmetros a fertilização é completamente inofensiva, confia em mim, tenho 15 ppm de potássio, 1 ppm de fosfato e 10 ppm de nitratos. Fraquezas, isso aos meus camarões não lhes assiste haha.

 

Mas no principio eu também fui muito cauteloso, tinha o mesmo receio que tu, portanto para ganhares confiança começa com pouco ou quase nada e vai aumentando.

 

Para os vidros arranja uma equipa de no mínimo 3 ottos, que são peixes de grupo, e se eles não fizerem o trabalho bem feito resta-te a ti limpar o resto :)

 

 

 

Cumprimentos

Editado por SALADAdeFRUTA

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Nao sei qual é a parte em que não tem nada A VER.

 

Tem camarões check

Tem amano check

Tem CRS check

Tem blue pearl, que são a variação mais próxima de white pearl check

Tem mais ou menos 0.7 W/l, eu tenho 0.8 check

Quer manter ludwigia palustris e parvula check e ainda riccia e helferi

 

Não percebo bem é se queres que as plantas cresçam ou se queres uma obra de arte imutável aka plantas sempre na mesma, se sobreviverem ;)

A ludwigia vai crescer, lentamente mas vai, as outras sem FERTILIZAÇÃO é o devagar se vai ao longe, se não ficar pelo caminho.

E no meu caso o CO2 não é para maximizar, é mesmo para evitar o definhar generalizado.

 

Agora no que toca à fertilização, ervilhita, se respeitares os parâmetros a fertilização é completamente inofensiva, confia em mim, tenho 15 ppm de potássio, 1 ppm de fosfato e 10 ppm de nitratos. Fraquezas, isso aos meus camarões não lhes assiste haha.

 

Mas no principio eu também fui muito cauteloso, tinha o mesmo receio que tu, portanto para ganhares confiança começa com pouco ou quase nada e vai aumentando.

 

Para os vidros arranja uma equipa de no mínimo 3 ottos, que são peixes de grupo, e se eles não fizerem o trabalho bem feito resta-te a ti limpar o resto :)

 

 

 

Cumprimentos

Os materiais para fazer casas também é sempre práticamente o mesmo e isso não quer dizer que sejam casas identicas... ou quer...

 

1º Para já a iluminação está 11w para 30l, enquanto isso não mudar, nem se podem comparar pois com 0,8w/l tens luz para manter quase todo o tipo de plantas saudáveis, e com 0,36 tens dificuldade em manter mais do que plantas low tech.

 

2º Pelo que percebi fazes tudo por manter as plantas em condições, mas os teus camarões são uns resistentes, pois não têm fraquezas... Quantos camarões tens? quantos nasceram e vingaram? os menos resistentes morrem, as crias morrem...

 

3º Neste hobby infelizmente existe uma grande impossibilidade... que é "agradar a Gregos e a Troianos"... neste caso ou se tem um aquário com as condições excelentes para plantas de média manutenção ou se tem condições excelentes para algumas espécies de camarões, as duas coisas são impossiveis...

É impossivel manter CRS saudáveis, com CO2 alto e fertilizações, isto porque um camarão saudável é aquele que vive numa colónia saudável, que completa o ciclo de vida, nasce, cresce, reproduz-se e morre. Existem imensas pessoas que mantêm camarões em condições desfavoráveis e dizem que eles estão saudáveis, mas queria ver ser fossemos nós Humanos a viver noutro planeta em que as mulheres abortavam constantemente e os bebés morriam devido a factores ambientais, será que isso seria considerado um bom ambiente????

 

4º Pelo que percebi o objectivo da Ervilhita é montar um cubo para camarões, e não um aquário densamente plantado.

 

Não pretendo atacar ninguém, mas sou a favor dos camarões saudáveis... daí estar agora a cilcar agora um aquário inteiramente dedicado a eles...

 

cumps.

Editado por Nuno Cecílio
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Pelo que tenho lido em várias paginas da internet, consegue-se ter camarões com fertilização e CO2, mas a taxa de natalidade desce drasticamente.

A iluminação chega amanha, e já vou conseguir ter 2x11w.

 

O meu objectivo é ter camarões saudaveis e "felizes" associado a plantas bonitas, nem que sejam musgos.

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Cumprimentos, Ana Rodrigues

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Boas Ana,

 

E fotos do aquario não há? Estou curioso.

 

Sinceramente e na minha opinião há que fazer escolhas e aconselho no caso de querer camarões:

 

Fertilização: 0

CO2: 0

 

Se pretendes um aquário bonito e camarões tens varias alternativas, os musgos tens varios e de crescimentos diferentes, e fetos e anubias e consegues um aquário bonito e com plantas e camarões saudáveis, um bom hardscape e ficam todos felizes.

 

Nota: Há sempre alguém que consegue ter aquários hi tech, densamente plantados, com CO2 e fertilização constante.Mas requer muitos cuidados, experiência e a meu ver sorte. Eu por exemplo gosto de camarões e musgos, mas isso sou eu....Boa sorte com a camaroada.

 

Cumps

Cumprimentos

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Boas Ana,

 

E fotos do aquario não há? Estou curioso.

 

Sinceramente e na minha opinião há que fazer escolhas e aconselho no caso de querer camarões:

 

Fertilização: 0

CO2: 0

 

Se pretendes um aquário bonito e camarões tens varias alternativas, os musgos tens varios e de crescimentos diferentes, e fetos e anubias e consegues um aquário bonito e com plantas e camarões saudáveis, um bom hardscape e ficam todos felizes.

 

Nota: Há sempre alguém que consegue ter aquários hi tech, densamente plantados, com CO2 e fertilização constante.Mas requer muitos cuidados, experiência e a meu ver sorte. Eu por exemplo gosto de camarões e musgos, mas isso sou eu....Boa sorte com a camaroada.

 

Cumps

Concordo plenamente...

 

E se realmente pretendes ter camarões saudáveis não deverá apostar na sorte... até porque os camarões podem sair muito caros, sobretudo se morrerem...

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Sim, eu tambem concordo. Desde o inicio que disse que só ia fertilizar até colocar os camarões, depois ia parar porque nao me dou bem com possiveis sustos.

Quanto a fotografias, penso que para já não há grande coisa para ver, alem de plantas. Ainda nao tenho as pedras para o layout

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Cumprimentos, Ana Rodrigues

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A ludwigia torna este nano único e muito bonito ;) Se quiseres podes separar a parvula em porções mais pequenas para espalhar melhor.

 

Sei que não vai entrar, mas a fertilização em parâmetros correctos não afecta os camarões, mas de qualquer modo, sem ser pela parvula nem há necessidade.

 

E sim, tenho 14 CRS, 15 Amano e mais de 30 White Pearl, e por mais "inacreditável" que possa parecer, nunca tive nem uma baixa, e os white pearl já reproduziram e tenho uma fêmea CRS grade S ovada, apesar de os CRS cá estarem há um mês e pouco. Como sabem, os amano não reproduzem em água doce.

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