AJUDA precisa-se!! morreram peixes!!


Recommended Posts

boas pessoal, fui de ferias desde 24 de abril até ontem (domingo dia 28) e deixei uns discos de comida proprios para ferias.

 

o que acontece é que me morreram 5 peixes!! 2 guppys, 1 cory e 2 ancitrus juvenis!

 

o aquario tem +- 60L, temperatura 26ºC e pH 7.5...

 

está montado desde janeiro e foi ciclado, faço TPA's regularmente (+- semanais)

 

neste momento fiquei com 3corys (que me parecem saudaveis), 1 ancistru (mais parado que o normal), 6 guppys juvenis e 5 adultos.

 

Dos guppys juvenis, 3 deles estao parados e parece que lhe esta a sair algo da barriga (tenho a certeza que nao sao fezes).

 

Uma das adultas está a ficar bastante magra e nao come.

 

tbm tenho camaroes red cherry (4) e nenhum deles morreu durante este periodo. notei apenas que a sela está escura e uma delas estava prenha e já nao esta, nao sabendo se teve os filhos ou nao...

 

a flora é constituida por 2 anubias, 2 fetos de java, musgo de java e 2 ludwigia repens, tudo com bom aspecto.

 

a decoração era constituida por uma planta falsa (desde o inicio da montagem), uns seixos brancos (dois deles ficaram amarelados durante estes dias e foram adicionados a cerca de duas semanas, devidamente lavados), uma pedra vulcanica e uma anfora de ceramica.

 

DEIXEI apenas a pedra vulcanica e a anfora de ceramica.

 

 

ISTO é a aparencia daquilo que sai da barriga e parece que eles ficam mais magros.
dsc04531ic.jpg

AJUDEM-ME PLEASE...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

esqueci-me de referir que tenho uma gata e quando cheguei a casa ela estava em cima da tampa do aquario (no quentinho)... encontrei pelo dentro do aquario, suponho que tenha sido isso que os matou... já fiz uma TPA de cerca de 50% e tentei tirar os pelos todos... limpei o musgo de java que tinha bastantes pelos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os peixes aguentam bem 4 dias sem comer! isso deve ter sido a amónia que estava alta! Já fizes-te a TPA, e se vires que normalizou, faz daqui a dois dias uma mais pequena, e isso vai ao sitio.

Duarte Lopo de Carvalho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Se os parametros da agua não se alteraram muito?... Notaste a agua mais suja ou estava limpida (tirando a parte do pelo de gato? ...

 

Duas hipoteses assim de repente...

1 Hipotese: comida havia... se calhar até foi comida a mais, pois os discos de comida vão se desfazendo a ritmo estimado... eu diria não controlado, e os peixes morrem mais depressa com comida a mais do que a menos... (e todos eles aguentavam em extremo os 5 dias sem comida, não convem é fazer isso, mas aguentavam)

 

2 Hipotese: poderia ser que o gato andou demasiado tempo a brincar à pesca?... nem que seja a perseguir pelos vidros fora?

Podem ter morrido de stress...

Bem eu passaria a TPAs 10% 2 em 2 dias (50% acho sempre demasiado e só uso em extremos pois pode alterar bastante as condiçoes da agua e o resultado é ainda pior...) e ia vigiando os sobreviventes... para ver se detetava mais sintomas indicadores de alguma doença...

Boa Sorte

Cumps

"Onde existe uma vontade, existe um caminho."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas pessoal! obrigado pelas respostas. o aqua está a 50cm do chao, numa mesa em que so cabe o aqua e por isso ela nao consegue sequer estar ao lado dos vidros... o aqua esta completamente tapado pela tampa, restando apenas o molde do filtro cascata e furos para passar os fios mas nenhum desses cabe la a pata da gata. ela é bastante pacifica e acredito que nao os tenha stressado, ate porque tenho um aqua maternidade mesmo no chao e até agr tudo perfeito.

 

o disco vai-se desfazendo sim mas acredito que nao tenha sido isso pois ele desfaz-se gradualmente... so pus 1/4 do disco que devia durar 15 dias portanto, pela proporçao devia aguentar 3 dias e qualquer coisa...

 

eu suponho que tenha sido dos pelos porque até nós lavamos as maos (braços) para mexer no aqua e a gata anda no chao, varanda etc etc, logo nao esta limpa de certeza xD

 

os peixes mortos estavam no fundo do aqua, o cory e o ancitru ja estavam comidos, enquanto que os guppys estavam intactos. o segundo ancistru morreu hoje ja depois da TPA e nao ontem.

 

apos a TPA de cerca de 50% todos os peixes ficaram mais activos exceto o ancistru que acabou por morrer e os guppys juvenis que estao parados mesmo junto a superficie e 3 deles estao com a "barriga" de fora. o que me preocupa bastante...

 

as corys estam bastante activas e bastante contentes :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.