Aquário pequeno e muita confusão...


Recommended Posts

 

Então será aconselhável mudar a água 2x por semana durante talvez 1 mês ou um mês e meio.

Digo isto baseado no gráfico aqui explicitado: http://faq.thekrib.com/pt/begin-cycling.html#cycle

 

Obrigado desde já! :smile2:

Não te consigo dizer se 2x por semana chega até pode ser 2x por dia isso depende muito da quantidade de comida que dás e da litragem do aquario, só consegues saber fazendo o teste da amonia, mas diria que secalhar nesta primeira semana faria uma todos os dias de 10 a 15% e na semana seguinte a mesma quantidade mas de dois em dois dias, daí para a frente manteria uma de 20% semanal.

 

Abraço

 

Ps. compra pelo menos os testes de PH e amonia / nitritos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 84
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Não te consigo dizer se 2x por semana chega até pode ser 2x por dia isso depende muito da quantidade de comida que dás e da litragem do aquario, só consegues saber fazendo o teste da amonia, mas diria que secalhar nesta primeira semana faria uma todos os dias de 10 a 15% e na semana seguinte a mesma quantidade mas de dois em dois dias, daí para a frente manteria uma de 20% semanal.

 

Abraço

 

Ps. compra pelo menos os testes de PH e amonia / nitritos.

 

O aquário deve ter cerca de 12 litros (uteis). Tem 34x20x19.

Comida só estou a dar dia-sim, dia-não.

 

Esses testes são caros? Duram p qto tempo? Arranja-se em qq loja?

 

Obrigado desde já! :smile2:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Obrigado! :smile2:

 

Excelentes dicas, essas!

Uma pergunta, os filtros têm de ficar ligados à corrente não é?

Isso consome muito? Aqui refiro-me tanto ao filtro do chinês como ao desse kit.

Não consome muito . Consome tanto como deixares as boxes da meo/zon ligadas a tempo inteiro . Fiz a experiência e é mesmo :D

Logo-Glazed-Nature.png Segue-me no Instagram: @glazed.nature

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podes comprar testes em tiras que são mais baratos e servem para o que precisas, encontras em lojas de aquariofilia e em algumas lojas de animais.

Quanto a preços é como em tudo o que pode ser caro para mim pode nao ser para ti.

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podes comprar testes em tiras que são mais baratos e servem para o que precisas, encontras em lojas de aquariofilia e em algumas lojas de animais.

Quanto a preços é como em tudo o que pode ser caro para mim pode nao ser para ti.

 

 

Abraço

 

Ok. Obrigado. :smile2:

 

Perguntei o preço mais para ter uma ordem de grandeza... :smile2:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Termostato para o teu serve bem um de 50w .

 

Se não quiseres plantas muito exigentes não precisas de substrato fértil , apenas inerte .

 

Olá! :smile2:

 

Eu para já não vou comprar termostato.

Já percebi, graças à vossa ajuda, que o meu aquário é insuficiente para os peixes que lá tenho.

Para já não vou trocar, apenas tentar dar as melhores condições possíveis aos peixes para aguentarem até terem uma casinha nova e à altura...

 

Pelo que percebi é mais importante comprar um filtro (e aqui tb vou optar por um baratucho, visto que este aquário será para trocar num prazo máximo de 6 meses).

 

Obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde.

Vais aos chineses e compra um filtro de 200l/h por 5 euros. e só consome 2 watts da marca aleas.

Eu como tenho camarões (crystal red's) que são muito exigentes nos parâmetros da água e na temperatura eu tenho um termostato dos chineses 100W que custa 5 euros, e faz tudo com aqueles termostatos que custam 20/30 euros.

Espero ter ajudado.

Cumprimentos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu queria mesmo dizer 2x por dia e não por semana, 2 peixes de agua fria em 12L sem filtro sem flora... é fruta demais, parece-me dois elefantes numa gaiola para grilos.

Diria até impossível de estabilizar, dai as trocas diárias numa tentativa de simular "agua corrente". Depois temos a parte dos peixes crescerem com deformações por viverem apertados...

 

Continuo a aconselhar a devolução dos peixes ou a troca por outro tipo 1 betta (devido ao comportamento agressivo este amigo vive sózinho no aqua) ou um casal de guppies (atenção que vais ter de oferecer ou dar à loja as crias dos guppies para não sobrepopular).

 

Faz as coisas com calma pois os peixes não dão pra por no "off", cicla o aqua, investe o teu dinheiro num filtro e num termostato, até pode ser dos chineses, pois são itens indispensáveis na prática de uma boa aquariofilia, especialmente do prisma do peixe e acima de tudo diverte-te.

 

PS: Dizes arranjas uma cena em forma de ovo, sem os putos saberem devolves os peixes e metes a cena em forma de ovo dentro do aqua.

Quando eles virem dizes que é mesmo assim e que ao fim de 1 mês (+-altura em que o ciclo completa) os outros peixinhos se transformam...

ou num, casal de guppies ou num betta... looool

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Grande conversa que aqui vai. Muita ajuda. De facto é louvavel haver tanta gente a querer e poder ajudar.

 

Se me permites, apesar das informações mais radicais que te deram serem verdadeiras, nomeadamente acerca da dimensão do aquário e dos atuais moradores, penso que vais conseguir satisfazer os miudos, a tua carteira e os peixes nestes primeiros 6 meses (é isso?).

É muito bom que já tenhas aprendido que qd foste às compras não acertaste em tudo, mas se de facto tiveres uma quantidade minima de regras que sigas, creio que enquanto não crescerem muito eles vão ser felizes.

 

De facto há 3 coisas que deves ter como certas:

 

- comprar um filtro (esses tais de 5 euros? não conheço, mas deve servir) que alem de filtrar tb agite a água em cima. Isso é "obrigatorio" para oxigenares a água. Qd o lavares (as esponjas, deduzo eu) nunca laves as esponjas em água da torneira mas na água que tirares do aquário. Não ficam muito limpas? Não há problema nenhum :)

 

- nunca lavares o aquário todo. Há muito pessoal que tira areao, a água toda, filtro, etc... uma trabalheira infernal que é péssimo para os peixes (destroi a tal "colónia de bactérias" completamente - é um reset ao aquário).

 

- mudares 50% da água todas as semanas. Nessa dimensão é pouco mais de um garrafão. Isso com uma mangueirinha e uma garrafa abaixo do nivel do aquário sai sozinho (basta colocares a mangueira no aquário e "chupares" um pouco).

 

Agora é preciso não te esqueceres nos próximos meses que os peixes merecem mais :)

E respondendo às tuas duvidas iniciais: sim, deves utilizar um acondicionador de água, mas para esses peixes não me parece obrigatorio, depende da tua água; sim, devias ter feito o ciclo, isto é, água no aquário *com um fltro a trabalhar* para 15 ou 21 dias depois colocares peixes.

 

É importante entenderes o porquê do filtro: filtragem da água e manutenção da colónia de bactérias (que melhoram a qualidade da água e, explicando muito rapidamente, tiram-te a porcaria da água); oxigenação da água através do movimento da mesma à superficie.

 

Um abraço e a melhor das sortes para os peixes e para a alegria dos miudos.

Eles vão adorar os peixes... nos primeiros 15 dias :-D

Editado por pmgsr

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se puderes arranja um de cascata . Nos chineses devem de vender :)

 

Olá!:smile2:

 

(E obrigado também ao jsg1992 :smile2:)

 

Eu fui a dois chineses hoje. Os "filtros" que tinham diziam "AirPump". E não me pareceu que tivessem algum elemento de filtragem. Mas como não percebo nada disto não quis estar a gastar dinheiro sem falar com vocês... :tongue:

 

O que havia lá se não era este era muito similar:

 

 

3_in_1_Aquarium_Multi_function_Filter_Ox

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Eu queria mesmo dizer 2x por dia e não por semana, 2 peixes de agua fria em 12L sem filtro sem flora... é fruta demais, parece-me dois elefantes numa gaiola para grilos.

 

Diria até impossível de estabilizar, dai as trocas diárias numa tentativa de simular "agua corrente".

Boa metáfora!! :smile2:

 

 

Depois temos a parte dos peixes crescerem com deformações por viverem apertados...

Sim, mas isso, se eles aguentarem é "temporário"... :tongue:

 

Continuo a aconselhar a devolução dos peixes ou a troca por outro tipo 1 betta (devido ao comportamento agressivo este amigo vive sózinho no aqua) ou um casal de guppies (atenção que vais ter de oferecer ou dar à loja as crias dos guppies para não sobrepopular).

Trocar nesta fase do campeonato não é mesmo opção...

Pode parecer-vos idiota, mas eu (e não sou o único cá em casa!) já gosto muito dos "meus" peixes. :smile2:

Aproveito para esclarecer que não é meu intuito iniciar uma discussão ética versada na temática do "quem gosta tem de fazer o que é melhor para..." visto que essas argumentações dão sempre espaço a interpretações variadas e subjetivas. :smile2::tongue:

 

Faz as coisas com calma pois os peixes não dão pra por no "off", cicla o aqua, investe o teu dinheiro num filtro e num termostato, até pode ser dos chineses, pois são itens indispensáveis na prática de uma boa aquariofilia, especialmente do prisma do peixe e acima de tudo diverte-te.

:smile2:

Vou ver isso do filtro. Hoje já era minha atenção ter comprado lá no chinês. Sentir-me-ia melhor se alguém aqui do fórum opinasse sobre o filtro na imagem acima...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Grande conversa que aqui vai. Muita ajuda. De facto é louvavel haver tanta gente a querer e poder ajudar.

 

Se me permites, apesar das informações mais radicais que te deram serem verdadeiras, nomeadamente acerca da dimensão do aquário e dos atuais moradores, penso que vais conseguir satisfazer os miudos, a tua carteira e os peixes nestes primeiros 6 meses (é isso?).

É muito bom que já tenhas aprendido que qd foste às compras não acertaste em tudo, mas se de facto tiveres uma quantidade minima de regras que sigas, creio que enquanto não crescerem muito eles vão ser felizes.

 

De facto há 3 coisas que deves ter como certas:

 

- comprar um filtro (esses tais de 5 euros? não conheço, mas deve servir) que alem de filtrar tb agite a água em cima. Isso é "obrigatorio" para oxigenares a água. Qd o lavares (as esponjas, deduzo eu) nunca laves as esponjas em água da torneira mas na água que tirares do aquário. Não ficam muito limpas? Não há problema nenhum :)

 

- nunca lavares o aquário todo. Há muito pessoal que tira areao, a água toda, filtro, etc... uma trabalheira infernal que é péssimo para os peixes (destroi a tal "colónia de bactérias" completamente - é um reset ao aquário).

 

- mudares 50% da água todas as semanas. Nessa dimensão é pouco mais de um garrafão. Isso com uma mangueirinha e uma garrafa abaixo do nivel do aquário sai sozinho (basta colocares a mangueira no aquário e "chupares" um pouco).

 

Agora é preciso não te esqueceres nos próximos meses que os peixes merecem mais :)

E respondendo às tuas duvidas iniciais: sim, deves utilizar um acondicionador de água, mas para esses peixes não me parece obrigatorio, depende da tua água; sim, devias ter feito o ciclo, isto é, água no aquário *com um fltro a trabalhar* para 15 ou 21 dias depois colocares peixes.

 

É importante entenderes o porquê do filtro: filtragem da água e manutenção da colónia de bactérias (que melhoram a qualidade da água e, explicando muito rapidamente, tiram-te a porcaria da água); oxigenação da água através do movimento da mesma à superficie.

 

Um abraço e a melhor das sortes para os peixes e para a alegria dos miudos.

Eles vão adorar os peixes... nos primeiros 15 dias :-D

 

 

É verdade! Eu próprio estou espantado com a atenção que a comunidade está a ter com os dois peixinhos de um "pobre diabo" que apareceu por aqui!

Têm todos desde já a minha gratidão e apreço! :smile2:

 

De facto a nossa intenção é essa dos 6 meses. E é bom saber que os meus "bixos" têm esperança... :smile2:

 

Eu quando fui às compras cometi o "erro crasso" de não me ter informado antes. Cheguei e ouvi o que me disseram e aceitei. Quando pus o aquário em casa e vi que realmente os pexinhos eram muito bonitos é que precebi que tinha de entrar melhor "na coisa". Daí comecei a ler e comecei a ficar assustado. Agora preciso de fazer o que for preciso para o bem-estar e saúde deles... :tongue:

 

- o filtro vai ser ASAP. Já conhecia essa ideia de lavar com àgua do próprio aquário mas nunca é demais dizer... :smile2:

 

- a 2ª regra também me parece de bom senso... :tongue:

 

Já agora uma pergunta: para ciclar o aquário convém ter flora ou pelo menos um peixe lá dentro, certo? Senão não há fonte de amónia...

 

Os miudos (e eu e a minha esposa!) estão a adorar! :)

O mais velho talvez não perca o entusiasmo assim tão rápido...

O "animal" preferido dele é "o peixe". :smile2:

Hoje quando estávamos a mudar a água fez montes de perguntas sobre tudo e mais alguma coisa. Acho que tenho um "biólogozinho" em casa... :tongue:

 

Obrigado por todo o apoio! :smile2:

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vou dar-te a minha opinião, acho que os peixes aguentam bem os 6 meses nesse aquário, alimenta pouco, se vires que eles comem tudo deixa passar dois dias e voltas a dar comida, mudas de água diárias, faz uma marca com uma caneta de acetato nos 30/40% do volume total, assim é essa a percentagem que tiras todos os dias, quando tiveres um filtro, serve bem os de cascata (interior não convém, pois vai tirar-te litragem útil ao aquário), nos primeiros 15/20 dias continuas com as mudança diárias e depois se calhar dia sim dia não, tens de ter em atenção que os peixes de água fria sujam muitos. daqui a três meses vez como estão a correr as coisas, vais tendo atenção as vendas aqui no forum e compras material usado em óptimo estado a preços porreiros.

 

Enche o aquário ate cima!

Editado por Duartelopo

Duarte Lopo de Carvalho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vou dar-te a minha opinião, acho que os peixes aguentam bem os 6 meses nesse aquário, alimenta pouco, se vires que eles comem tudo deixa passar dois dias e voltas a dar comida, mudas de água diárias, faz uma marca com uma caneta de acetato nos 30/40% do volume total, assim é essa a percentagem que tiras todos os dias, quando tiveres um filtro, serve bem os de cascata (interior não convém, pois vai tirar-te litragem útil ao aquário), nos primeiros 15/20 dias continuas com as mudança diárias e depois se calhar dia sim dia não, tens de ter em atenção que os peixes de água fria sujam muitos. daqui a três meses vez como estão a correr as coisas, vais tendo atenção as vendas aqui no forum e compras material usado em óptimo estado a preços porreiros.

 

Enche o aquário ate cima!

 

Olá! :smile2:

 

Sim, eu tenho dado de comer dia sim, dia não e vou passar a mudar a água diariamente. :tongue:

Vou ver se arranjo o filtro amanhã.

 

Sim, este peixes são muito giros, mas uns grandes "porcalhões" :tongue:

 

Essa dica do material à venda aqui no fórum é muito boa! Obrigado! :)

 

Não enchi o aquário até a cima porque não sabia...achava que era assim que se fazia... :oops:

 

Bem, vou espreitar os bichinhos uma última vez e vou-me deitar... :naughty:

Editado por zubeneschamali
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

O que tens na foto é mais para movimentar a agua do que outra coisa....

 

O filtro de cascata que deves procurar no chines é este:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-472171465-filtro-externo-hang-on-aleas-250-litroshora-xp-06-bivolt-_JM

 

Compras num qualquer "hiperchines"

Consegues arranjar por 5 euros e para essa litragem serve perfeitamente... ou coloca na parte de procura aqui do forum que o pessoal pode ter para venda.

 

Boa sorte e boa aquariofilia!...

Cumps

 

PS: apesar de arranjares o filtro de cascata quando fizeres troca de agua preocupa-te em andar com a mangueira perto do fundo (o mais possivel sem sugar pedras) para retirares a porcaria a mais que os peixes vão acumular no fundo... o filtro não chega para limpar essa porcaria acumulada e com o tempo vai ser demais...

Editado por Limafish

"Onde existe uma vontade, existe um caminho."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

O que tens na foto é mais para movimentar a agua do que outra coisa....

 

O filtro de cascata que deves procurar no chines é este:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-472171465-filtro-externo-hang-on-aleas-250-litroshora-xp-06-bivolt-_JM

 

Compras num qualquer "hiperchines"

Consegues arranjar por 5 euros e para essa litragem serve perfeitamente... ou coloca na parte de procura aqui do forum que o pessoal pode ter para venda.

 

Boa sorte e boa aquariofilia!...

Cumps

 

PS: apesar de arranjares o filtro de cascata quando fizeres troca de agua preocupa-te em andar com a mangueira perto do fundo (o mais possivel sem sugar pedras) para retirares a porcaria a mais que os peixes vão acumular no fundo... o filtro não chega para limpar essa porcaria acumulada e com o tempo vai ser demais...

 

Olá! :)

 

Só para tirar uma dúvida:

 

filtro em cascata = filtro de mochila ?

 

Ontem fui a 2 chineses grandes e não vi nada disto. À hora de almoço vou lá voltar e ver se vejo melhor...

 

Estes são os tais que fazem muito barulho?

 

Já agora: o meu aquário tem um vidro em cima. Pelo que vi nas fotos do link que mandaste este tipo de filtros não me pareceu funcionar em aquários fechados. É verdade ou estou a fazer uma grande confusão? :tongue:

 

Obrigado desde já! :smile2:

Editado por zubeneschamali
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Filtro de cascata é igual a filtro de mochila. O que tenho é um igual a esse que o Limafish indicou, e estes não dão para usar com a tampa, pois encaixam no bordo do aquário. Em relação ao barulho, o meu faz um ruidozinho que não me incomoda nada, uma coisa mínima mesmo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nesses aquários não é possivel utilizar filtro de cascata. Nem tão pouco me parecem indicados pq isso é pequeno demais.

Compra um interno com uma esponja e que ocupa um pouco só do aquário. A Aquapor tinha isso e era barato.

 

Pedro.

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Filtro de cascata é igual a filtro de mochila. O que tenho é um igual a esse que o Limafish indicou, e estes não dão para usar com a tampa, pois encaixam no bordo do aquário. Em relação ao barulho, o meu faz um ruidozinho que não me incomoda nada, uma coisa mínima mesmo.

 

Obrigado. :)

 

Pelo que disse o pmgsr não é adequado para o meu aquário... :tongue:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nesses aquários não é possivel utilizar filtro de cascata. Nem tão pouco me parecem indicados pq isso é pequeno demais.

Compra um interno com uma esponja e que ocupa um pouco só do aquário. A Aquapor tinha isso e era barato.

 

Pedro.

 

Olá! :)

 

Já escrevi para o distribuidor a perguntar preços.

Entretanto também já mandei umas PMs pq vi aqui no forum, na secção de classificados, algum material em 2ª mão à venda e como são pessoas da minha zona seria mais cómodo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.