40L Recife


Miguel Pinto

Recommended Posts

O novo setup:

Aquario: 60comp x 30larg x 25 alt (furado com coluna seca e pente em preto)

Sump: 45 comp x 20 larg x 25 alt (com uma divisória)

Retorno: 800 L/h

 

Circulação: 2 PowerHead 301 (por enquanto)

Aquecimento: 100 W

Iluminação: Odyssea 2 x 24W T5 BluePlus e CoralPlus

Rocha morta/vida do antigo

Areia: Vai ser nova porque a sugar size levanta muito

Escumador: DIY (pedra difusora, funciona bem e tira muita porcaria, não se justifica para já comprar uma maior mas a ser, será um BubbleMagus 3.5 cone)

Reposição: Automática Deltec

Dúvidas:
1- Mídias: neste momento não tenho FilterBag nem qualquer mídia filtrante, sugestões seram sempre bem vindas

2- Circulação: não sei ainda se acrescente mais uma de circulação ou se só o retorno pode ser suficiente, e caso acrescente, se a Koralia nano 900L/H ou a 1600L/H ou ainda a Tunze 6005 (1800L/H)?

 

Fotografias: (ainda estão a sair muito azuladas tenho que continuar a tentar perceber a máquina, Canon EOS 400D)

 

 

img9183p.jpg
img9139au.jpg
img9152a.jpg
img9164ye.jpg
img9175d.jpg
img9183b.jpg
img9185b.jpg

E por fim a área técnica:
img9156s.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito obrigado!! Este tem mais potencial e espaço para mais peças e penso que esteja mais bem planeado.

 

Vivos:

 

Corais:

Green star polips

Zoanthus

Caulastrea

Hydnophora

Euphyllia

Xenias

 

Invertebrados:

2 Turbos

1 Lysmata Ambionensis

1 Eremita

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agradeço a quem dominar ou conhecer esta máquina (Nikon D400) que me dê umas dicas.

 

Geral melhorada:

 

 

img9224m.jpg

Esta semana vou acrescentar carvão que ainda não tem e provavelmente um filter bag mas ainda não tenho a certeza disso, o carvão vai funcionar num reactor externo com uma bomba de forma a retirar o máximo possível em vez do típico saco na sump, para já não leva resinas nenhumas uma vez que tenho quer os fosfatos quer os nitratos a zero.

 

Hoje troquei uma das rochas do Layout (a mais a direita) por uma nova morta que me tinha sobrado. Com medo testei a amónia várias vezes e inclusive preparei água para uma eventual muda de emergência. Mas tudo tranquilo, estava mesmo morta e por isso não havia mais nada nela para morrer e gerar amónia.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A pesar de não haver muitos comentários, preciso de uma ajuda do que mais sabem! (caso seja possível)

Continuo a ter algumas diatomáceas e não percebo porquê. Tenho os nitratos e fosfatos a zero, segundo os testes da JBL e mais importante: a minha Euphyllia perdeu a cor e retraiu-se um bocado de um dia para o outro e não consigo perceber porque também.


Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Olá Miguel,

 

Está-se a compor!

 

Talvez ganhasses em elevar um pouco a rocha da esquerda e a outra da direita, deixando a do meio como está, só para dar um pouco mais de realce ao layout e ganhares mais área para corais. O objectivo da minha sugestão seria ficares com 3 rochas bem diferenciadas em termos de dimensões.

 

De resto, parece tudo impecável. Os corais estão bonitos e o sistema está "clean" e funcional.

 

Vai actualizando.

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado André!

 

Percebo o que dizes em relação ao layout mas a ideia seria dar espaço para alguns sps's cobrirem a outra parte da altura do aquário.

 

Ainda andei á procura de umas rochas que fizessem mais sentido mas como não encontrei acabei por gostar desta pouca rocha, e tu melhor do que eu sabes que com a maturação e crescimentos tudo muda sempre um bocadinho.

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito obrigado Paulo.

 

Mete ai o teu sistema no forum!

 

Abraço

Boas,

Epá tenho de refazer o layout porque não estou nada satisfeito com ele, livrei-me das cianos e nem tenho tido coragem de mexer no aqua alem da manutenção para ver se estabiliza, mas o NAC C7 é uma grande malha e o aqua está muito melhor agora.

 

Espreita o email e depois diz qualquer coisa sobre as dicas que te pedi.

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aqui vão umas actualizações pequenas:

 

Criei um pequeno refúgio com rocha e Chaetomorpha, não sei se é para manter no longo prazo mas para já penso que vá ser util.

Não há nada como exprimentar métodos mesmo que muito conhecidos para ter uma prespectiva própria dos resultados.

 

A minha área de filtragem está um pouco confusa infelizmente, e o armário ser castanho também não ajuda, espero em breve fazer um móvel braquinho por

dentro para ficar com tudo clean and easy!

 

O escumador de pedra difusora vai tirando porcaria mas é chato de afinar por vezes e por isso vai dar lugar a um BubbleMagus Cone 3.5.

 

A iluminação irá levar no curto-prazo um upgrade com Led's, ou uma par 20 Roxa e Azul ou uma barra fininha de Azuis.

 

img9344m.jpg

img9347p.jpg

 

O unico vivo novo é a GOniopora que está em muito mau estado, veio de umaquario mal tratado e estou a ver se a recupero.

 

Deparo-me com algumas algas e todos os dias vou tentando combater as mesmas, desde castanhas filamentosas àquela alga verde mais chata de remover.

 

A ver se esta semana entra qualquer coisa de vivos, quanto a peixes não tencionava por mas tenho lido muito que são importantes para quem quer ter um sistema de corais a funcionar como deve ser.

 

Ficam as fotografias:

 

img9317jl.jpg

img9320e.jpg

img9322l.jpg

img9328jb.jpg

img9330r.jpg

img9331u.jpg

img9332u.jpg

img9333.JPG

img9335ul.jpg

img9337vy.jpg

 

 

Abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas João,



Está sim senhor, devagarinho vai ganhando umas peças, até agora nada de muito raro mas tem que estabilizar bastante antes de levar os sps's que eu gostava.



Neste momento entrou o BubbleMagus 3.5 e posso dizer que é muito fácil de afinar, e que só na primeira noite já deu provas de ser um escumador eficaz (para a litragem em questão) estamos a falar de um escumador até 300L segundo a marca mas segundo nós seria até uns 100 litros e está a escumar um aqua´rio com um volume total de água perto dos 65 litros, por isso acredito que vá ter bastante sucesso.



Quanto ao refúgio penso que em tão pouco tempo já ajudou a eliminar ou reduzir algumas das algas que cresciam no aquário. Por enquanto vou continuar a usar o refúgio mais escumador, no longo prazo vou tirar este refúgio e fazr uma sump limpinha só mesmo com escumador, e o carvão que tenho que comprar ainda e que provavelmente vai estar num filtro de fluidos que aqui tenho para tirar mais partido do carvão.



Entrou recentemente uma pavona cactus roxa que gosto muito e uma oferta do meu amigo Paulo, (Serfas), um sarcophyton.



Quanto à tua pergunta, ainda não sei o que vai entrar de peixes, é um assunto a estudar. Mas sim pelo menos um góbio deve fazer parte da fauna.



Ficam uns registos:

img9348n.jpg
img9353g.jpg
img9365of.jpg
img9366a.jpg
img9371v.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Neste momento tenho tudo relativamente controlado excepto o cálcio, níveis brutalmente altos devido ao doseamento indevido de Kalk!

 

Nos teste da JBL tenho mais de 700 mg/l de cálcio, tenho lido vários casos de pessoas que tiveram estes níveis e que não aconteceu nada de especial.

No entanto estou a ir fazendo mudas de água para tentar baixar estes valores, já tenho alguma precipitação quer nos vidros da sump que na coluna seca, manchinhas brancas por todo o lado, uma vez que o kh não está mau: 8,5.

 

Caso alguém tenha ou tenha tido no passado um problema semelhante agradecia um comentário!

 

 

Abraços.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.