Iniciar adição de Kalkwasser


Recommended Posts

Ora viva,

Após mais de ano e meio de agua salgada vou iniciar a adição de kalk no meu aquario marinho para tentar introduzir alguns corais e venho pedir a vossa ajuda na analise dos testes que fiz hoje a agua.

Aquario:
250L+50L (sump)
Skimmer 2500L/h
Bomba retorno 2500L/h
2 bombas circulação

Peixes:
2 palhaços (Ocellaris Clownfish)
2 donzelas (Humbug Damsel Fish)

Testes:
GH - 180
KH - 240
pH - 8
No2 - 0
No3 - 200

Como podem ver, penso que a maior preocupação será o No3 que está com um valor muito elevado. Será que com a adição de kalk vou conseguir diminuir e estabilizar o valor?

Agradeço opiniões, obrigado

Cumprimentos,
Nuno Silva

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora viva,

 

Após mais de ano e meio de agua salgada vou iniciar a adição de kalk no meu aquario marinho para tentar introduzir alguns corais e venho pedir a vossa ajuda na analise dos testes que fiz hoje a agua.

 

Aquario:

250L+50L (sump)

Skimmer 2500L/h

Bomba retorno 2500L/h

2 bombas circulação

 

Peixes:

2 palhaços (Ocellaris Clownfish)

2 donzelas (Humbug Damsel Fish)

 

Testes:

GH - 180

KH - 240

pH - 8

No2 - 0

No3 - 200

 

Como podem ver, penso que a maior preocupação será o No3 que está com um valor muito elevado. Será que com a adição de kalk vou conseguir diminuir e estabilizar o valor?

 

Agradeço opiniões, obrigado

 

Cumprimentos,

Nuno Silva

 

Boas

 

Não entendi os valores dos teus testes :blink: Tens a certeza de que estão corretos?? kh 240 e No3 200 !!!

A adição de Kalk não tem influência nos nitratos. Pode ajudar a precipitar os fosfatos e a subir o pH.

 

Cumpts

[URL=http://www.myreefstats.com][/URL]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os testes foram feitos com aquelas "palhetas" de cores por isso é dificil dar um valor certo dos resultados mas os valores estão bem perto daqueles que mostrei. (em mg/L)

 

Ja estou a preparar 20L de agua com sal para fazer uma troca e comecar a baixar o No3. Este valor de No3 poderá ter subido por que razão? Excesso de comida? Poucas trocas de agua?

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Tens que confirmar os valores com outras marcas de testes porque não podes ter o kh a 240!!! Os valores dos nitratos estão também elevados e o máximo numa escala que eu vi foi de 100,( eu próprio já os tive nesse valor),pois partir daí para cima acho que já nem vale apena medir.

Se esses valores estiverem corretos, então tens um problema grave no aquário. Para teres a noção, estes são os valores “chamados normais” num aquário marinho.

Temperatura:……………………………entre 25 e 27ºC
PH……………………………………….. 8.0 a 8.4
Densidade: ………………….………….1023 ou 1025
Fosfato:………………………………….< 0,03 mg/lItro
Nitrato………………………..…………..< 5 mg/litro
Calcio:……………………………………420 a 450mg/litro
Reserva Alcalina:………………………..8 a 10 dKH
Magnesio:………………………………..1250 a 1350 mg/litro
Estroncio:………………………………..8 a 10mg/litro
Potassio:………………….……………. 380 a 400 mg/litro

Atenção que estes valores podem variar dependendo do tipo de corais que fores colocar no aquário. Mas por norma servem para LPS.

Só teres o valor de nitratos a 200, é suficiente para invalidar qualquer tipo de coral.

Cumpts

[URL=http://www.myreefstats.com][/URL]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agradeço desde ja toda a ajuda demonstrada.

 

O teste que usei foi da API "Aquarium Pharmaceuticals" que tras 25 "palhetas" com 5 cores (uma cor para cada teste)

O modo de funcionamento descrito é, mergulhar a palheta, rodopiar duas vezes e tirar. ler imediatamente o GH e KH e apos 30 segundos ler pH, No2 e No3. Provavelmente deixei a palheta mergulhada tempo demais...

 

De qualquer maneira, hoje fiz uma troca de 20L e ja preparei mais 20L para trocar a meio da semana e depois faço novamente o teste para ver os resultados.

 

Os dois valores mais estranhos são o No3 e o KH, e visto que os valores "normais" foram estes que demonstras-te, é estranho que a escala do No3 seja 0-20-40-80-160-200 e a do KH 0-40-80-120-180-240. Pelos vistos, este kit de testes não foi a escolha mais acertada...

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá bom dia

esses testes de palhetas não se aplicam em água salgada, não têm fiabilidade nenhuma, penso que sejam só para água doce.

se aceitar uma sugestão, deve comprar testes específicos para água salgada, e guardar a tabelas de valores que o Vitor colocou no post anterior.

quando voltar a medir com outros teste vai verificar a diferença.

cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá bom dia

esses testes de palhetas não se aplicam em água salgada, não têm fiabilidade nenhuma, penso que sejam só para água doce.

se aceitar uma sugestão, deve comprar testes específicos para água salgada, e guardar a tabelas de valores que o Vitor colocou no post anterior.

quando voltar a medir com outros teste vai verificar a diferença.

cumprimentos

Obrigado por acompanhar este meu problema.

 

No caso do kit de testes, ele serve para agua salgada pois tem duas tabelas de cores (uma para agua doce e outra para salgada). No caso dos nitratos, eu não fico admirado que o valor esteja tão alto pois tenho o aquario a 1 ano e pouco e so fiz umas 2/3 mudas de agua durante esse tempo (20l de cada vez) pois como o aquario evapora muita agua, eu apenas reponho agua doce.

 

Ontem fiz uma limpeza geral ao sump, aspirei a porcaria acumulada no fundo, limpei filtros e esponjas e aspirei o areao no aquario principal. Hoje quando fiz novamente os testes, reparei uma baixa nos nitratos mas ainda se encontram perto dos 160mg/l

 

Como disse no topico anterior, tenho mais 20L de agua a misturar sal e vou fazer novamente outra troca para ver como fica.

 

Espero conseguir estabilizar estes parametros antes de comecar a adição do kalk.

 

Cumprimentos

 

Edit: Esqueci me de falar sobre o KH que está com um valor bastante elevado também Como posso baixa-lo? Uso agua da torneira com um produto estabilizador dos parâmetros e deixo os garrafões a repousar durante uns 3/4 dias antes de adicionar. Não cheguei a comprar um filtro de osmose devido ao preço mas estou a pensar fazer DIY. O que aconcelham?

Editado por FSadino
Link to comment
Partilhar nas redes sociais