Ajuda - O 1o Salgado, valores etc


Extremus

Recommended Posts

Boa tarde pessoal.

 

Queria aqui cumprimentar todos e esperar tornar-me um participante activo e com aos notícias sempre.

 

Bom, aqui vai o meu pequeno pedaço e ainda o inicio:

 

Boyu - TL450 - 58litros

Escumador sera ps 130

Termóstato 150w

Bomba incluída no sump já vinha com o aquário

Filtro de esponja

Bolas...que julgo serem as "bio balls"

Uns rolos de cerâmica

Rolinhas mais finos, pretos dentro de um saco de rede também, no sump.

3Kg de Rocha viva

3 caranguejos eremitas (à cerca de 3 dias)

 

Tenho o aquário à perto de 1 mês, tenho feito tudo consoante a ajuda da aquaplante em Lisboa.

 

Mas ainda tenho algumas duvidas, que nao perguntei por esquecimento. (Tenho sempre imensas duvidas e quando lá chego esqueço-me de metade).

 

1- Para que servem as bio balls, as cerâmicas e as outras "pequenas palhinhas" dentro de um saco de rede no sump?

2- Nao coloquei as bactérias desde o inicio e penso que foi por isso que atrasou m pouco a estabilização do ph. No inicio era sempre 9.. Já baixou para 8. Desde ontem tenho 8. Hoje já medi e também esta o 8.

3- todos os valores estão estabilizados excepto o po4.. O que me aconselham? Dá um azul muito escuro. Tenho algumas algas castanhas já nas rochas vivas. O que posso fazer?

4- o meu escumador trás mais agua à superfície do que bolhas... Ao fim do dia tenho sempre o copo cheio de agua. O que me aconselham?

 

Nota... Tenho feito tudo de acordo com o que me foi aconselhado. Com calma. Quero criar um bom ambiente no aquário com tudo o que lhes puder proporcionar.

 

Obrigado e cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a palhinhas pretas que falas deve ser carvao activo. quanto tempo tem esse carvao ? normalmente dura 1 a 2 meses no maximo depois troca-se. em relaçao ao escumador podes ter que afinar. coloca fotos do que tens e como tens para se ver as algas... pode ser derivado a muita coisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom as algas nao evoluíram, fiz tpa e parece que ficou resolvido. Entretanto introduzi 2 ocellaris e um sarcophyton. Os palhaços adaptaram-se bem. O sarcophyton anteontem estava tudo aberto e desde ontem que esta fechado. Alguma razão para que se passe isto? Os níveis estão estáveis. Os palhaços comem 2 vezes por dia. De manha e a noite. Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom, ja estou mais descansado. Por enquanto tudo corre bem. Conforme me indicaram tenho a luz ligada perto de 9horas. Durante o dia. À noite desligo. Estou esperançado que os ocellaris façam simbiose com o sarcophyton, evitava lá por uma anémona ja de principio. O meu objectivo é por mais 2 peixes, o peixe cirurgião e mais um a escolher...mas isto com o passar do tempo. Quero deixar estabilizar um pouco a malta. O aquário também nao é grandito.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Manda vir umas fotos p ver como se está a compor o teu aqua.

 

Att

 

RF

ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom, ja estou mais descansado. Por enquanto tudo corre bem. Conforme me indicaram tenho a luz ligada perto de 9horas. Durante o dia. À noite desligo. Estou esperançado que os ocellaris façam simbiose com o sarcophyton, evitava lá por uma anémona ja de principio. O meu objectivo é por mais 2 peixes, o peixe cirurgião e mais um a escolher...mas isto com o passar do tempo. Quero deixar estabilizar um pouco a malta. O aquário também nao é grandito.

Boas

A minha opinião é.... Arranja apenas mais dois peixes e não ponhas um peixe que necessita de muito espaço como os cirurgiões num aquário de 58 Lts . Tens montes de peixes (cardinais por exemplo)que podes colocar nesse aquário e que não te vão fazer arrepender depois. Para alem de serem muito territoriais, são peixes que provocam muita carga orgânica e que vão destabilizar o aquário, pois não tens equipamento suficiente para o manter.

Cumpts

Editado por VitorMT

[URL=http://www.myreefstats.com][/URL]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aqui vai uma foto. Tirada com o iPad. Tem pouca qualidade, logo tiro uma melhor. Podem ver o sarcophyton bem careca. Lol... Hoje durante a manha já floresceu um pouco mas da-me ideia que sempre que os palhaços lhe tocam recolhe de novo... Vai com o tempo digo eu. Os 2 eremitas também andam a ratar a Rocha onde esta o sarchyton,,,vão-se alimentando.. Há um eremita que esta sempre a tentar enterrar-se... Quase nao reage. O que devo fazer? Esta assim à 2 dias.nao sai do mesmo sítio. Esta vivo porque vejo-lhe os olhos e as pinças a mexer mas nao sai do sítio.

 

http://img442.imageshack.us/img442/8308/imagevpl.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom.. Aqui vai uma serie dos testes feitos agora mesmo:

Ph- 8 ( este teste.... Vou ter que comprar um digital...nao sou daltónico mas as vezes fico na duvida)...

Kh- 8

Nh4 - 0

No2- 0,5 ( o que posso fazer para poder baixar? À parte dos químicos)

No3- 10

Po4- 0,25 (indicaram-me que este valor com as tpas regulares vai ao lugar, senão parto para a resina...correcto?)

Ca- 340... Podia e devia subir mais um pouco.. Solução procura-se.

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá boa tarde,

 

O facto de o NO2 ter esses valores significa provavelmente, que o aquário ainda não está completamente ciclado, pois os nitritos ainda não passaram se transformaram completamente em nitratos.

 

Relativamente aos fosfatos, como dizes, irão provavelmente ao lugar com trocas de água; para já não vale a pena intervir com resinas.

 

O cálcio embora ligeiramente baixo, também talvez vá ao sítio com TPAs, se usares sal de boa qualidade; senão terás sempre o recurso a outros suplementos, mas nesta fase com poucos corais e com poucos consumos, talvez não valha a pena intervir senão por TPAs.

 

Se vais adicionar nova rocha morta ao aquário, lava-a muito bem, põe-a de molho em água de osmose e vai trocando a água até os fosfatos estarem a zero e só nessa altura a deverás pôr no aquário; a rocha morta, normalmente liberta muitos fosfatos e se a puderes tratar cá fora é preferível do que a deixares largar os fosfatos dentro do aquário.

 

Abraço e boa sorte para esse projecto.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom nesse caso talvez parta para a rocha viva. Também nao tenciono povoar o aquário com rocha por todo o lado. Mas de qualquer modo vou jogar pelo seguro. Rocha viva.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

podes por rocha morta ha vontade o k vais por nao afecta em nada o aquario . pode te aparecer umas alga e voltar a ciclar mas nada demais... so tens 2 peixes e um coral nao tens quase carga organica nenhuma...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho umas coisitas a nascer pela Rocha. Já encontrei uma coisa que me parece uma estrela do mar com pelos.. Muito pequena mas com pernas compridas. Já encontrei uma coisa que me parece uma arvore a nascer junto ao sarcophyton.. Amanha tiro foto e ponho aqui para verem. E se conseguirem identificar é bom!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia.

Aqui vai a foto do que nasceu aqui no aquário. Alguém me pode identificar para saber se é do tipo que o ideal é queimar?

Estou a pensar também dar um corte ao sarcophyton. O que me dizem? Abraços

http://imageshack.us/photo/photo/541/imagekey.jpg/

 

http://imageshack.us/photo/photo/69/imageovsu.jpg/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Isso é uma aptasia, o ideal é tentar matar já, mas cuidado como vais fazer para ela não deitar sementes para a corrente... Eu usei o chelmon para as comer, existe os peixe folha também e um produto próprio para o efeito (existem também outras maneiras mas eu nunca arrisquei).

Quanto ao sarco, tu é que decides o que fazer, mas penso que o aquário tem pouco tempo acho melhor deixares ciclar bem para depois o sarco recuperar rápido sem problemas. Quando o cortares ele possivelmente vai largar alguma goma e por isso achar que deves ter o aquário estável para não teres nenhum tipo de problemas.

 

abc.

Cumps

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vou tentar outra forma.. Vou entrar em contacto com a loja a ver o que me dizem. Podemos tocar nos sarcophytons com as mãos? Ou seja, o que quero saber é se são "venenosos" em questões urticarias etc. A minha questão em querer reduzi-lo é que acho que esta um pouco grande no aquário, e mesmo com este tamanhão nao há forma dos palhaços lá se chegarem sequer. Para uma suposta simbiose. A ideia seria reduzi-lo e por uma anémona daqui a uns tempos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom ja cortei o sarcophyton. Ficou bem. Agora, reparei que estao a aparecer nos cantos do vidro do aquário umas estrelinhas. Têm imensos pés. Contei umas 16. Muito pequenitas. Alguém poderá saber do que se trata?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 meses depois...

Boas

 

Boas

 

Vê se não é isto:

 

https://www.google.pt/search?q=asterinas&oe=utf-8&rls=org.mozilla:pt-PT:official&client=firefox-a&gws_rd=cr&um=1&ie=UTF-8&hl=pt-PT&tbm=isch&source=og&sa=N&tab=wi&ei=bRVEUoa3Eqia7Qarw4DgDQ

 

Alguns consideram benéfico, outros o contrário. A questão prende-se com a proporção que pode atingir. Há uns peixes que as comem (se não estou em erro, uns wrasses, tipo six line ou outros).Eu gostava porque limpavam o vidro, e não eram assim tantas.

 

Abraço

Imagem colocada
Link to comment
Partilhar nas redes sociais