Bolhinhas sobre a areia e musgo flame


Recommended Posts

Olá a todos,

 

Há cerca de 15 dias notei que havia bolhas pequeninas sobre a areia do substrato que se mantêm para além de que hoje reparei que também as há coladas nos fios do flame moss. Sabem o que poderá ser? Isto é, eu não sei se é ar simples, se é co2 ou oxigénio do plantado, se é algum gás maléfico...

É que o meu comedor de algas siamês estava, hoje, estendido no chão :( saltou do aquário. Certamente que algo o estaria a desagradar dentro do aquário...

O ph estava de facto um bocado alto (8,5) e normalmente mantenho-o entre 7 e 7,5. E talvez tenha sido isso que o fez sentir mal. A última TPA tinha sido há 7 dias e hoje fiz uma nova (faço 1 vez por semana). Fiz o teste de amónia e deu negativo.

 

Eu percebo que o aquário esteja a passar por algumas variações. Tenho cerca de 12 alevinos guppys com idades diferentes (1 com 3 meses e meio, 4 com um mês e meio, 2 com um mês e não consigo perceber quantos, mas 5 ou 6 resistentes da última ninhada que nasceu há 5 dias. Ou seja, estes micróbios todos estarão a sujar a água mais depressa, será possível? Adultos tenho 1 macho e 2 fêmeas guppy. Tenho ainda caramujos a aparecer e a aparecer e já destruí alguns ovos porque daqui a pouco faço uma caracolada com orégãos (hehehehe) planorbis corneus. Até agora conto 15 carapaças transparentes. E eles são provenientes de 3 adultos cor de laranja e 1 adulto castanho com pintas acizentadas.

 

Ou seeeeja, tenho um infantário e bichos altamente reprodutores. Mas será por isso que o ph também aumentou esta semana? Lendo isto tudo parece que tenho o aquário sobrepopulado, mas na verdade não é tanto assim (acho eu...).

 

Mas bom...as bolhas! O que serão?

 

 

27L

 

Fauna:

 

3 guppys adultos

1 guppy adolescente

tinha 1 SAE

4 planorbis corneus

cerca de 12 alevinos guppy

cerca de 15 (ou mais, talvez tenha que arranjar uma helena...) planorbis bebés

 

Plantas:

 

 

-Alternanthera reineckii 'Purple' (lilacina)

-Cladophora aegagrophila

-Echinodorus cordifolius ssp. fluitans

-Eleocharis sp.

-Taxiphyllum sp. 'Flame'

-Rotala rotundifolia

-Cabomba caroliniana

e "purple waffle" que, omg, acabo de descobrir que não é aquática! Isto é, não é suposto estar completamente submersa e eventualmente irá apodrecer -.-

Não sabia o que ela era porque em algumas lojas (de shoppping) nem sequer têm etiquetas e nem sequer os vendedores sabem o nome das plantas "porque vêm do fornecedor sem etiquetas" porque isso é uma óptima desculpa. Bom...acabo de tirar a planta para fora. Não cheira mal, nem me parece nada podre, mas está sem raízes, os fiozinhos brancos que tinha quando a plantei há um mês atrás.

Uso fertilizante da Tropica a cada TPA nas quantidades recomendadas na embalagem.

Substrato:

substrato fértil Tropica

areia de rio lavada

Hardware:

 

7 ou 8 pedritas de xisto roxo e preto

1 pau de pereira que secou 2 anos e devidamente tratada

Tenho um filtro de mochila que limpo de 15 em 15 dias com água que tiro do próprio aquário, termostato (agora está a 26 graus a água) e bomba de ar que liga quando a luz (Led PAR30 14w 840lm suspensa a uns 60 cm do nível da água) apaga durante a noite.

O aquário tem 108 dias.

 

 

Não acredito que a planta estivesse a fazer mal à água.

Será que o 8,5 de Ph fez o SAE saltar?

E afinal que bolhinhas são essas "pousadas" na areia?

 

Espero que alguém possa partilhar o seu parecer e as suas experiências sobre estas questões.

 

Obrigada!

 

Talvez amanhã consiga uma vista do aquário e das ditas bolhas.

Editado por cristianafelgueiras
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.