Areia recomendada para camarões


João S Gonçalves

Recommended Posts

boas.

 

por norma os camaroes nao têm areia de que gostam mais. acho que para eles é igual ao litro ...

 

ha outra situaçao a ter em atençao.

 

os crystal red preferem aguas acidas. a rondar os 6 ou 6,5 de ph.

 

a maioria das areias, areao, gravilha, atc ... torna a agua alcalina. por vezes ate 7,5 ou mais. o que pode causar a morte dos crystal.

 

deves procurar um substrato que mantenha um ph acido.

 

e este sera o areao/substrato que eles vao preferir.

" Aquele que te entretém com os defeitos dos outros, entretém os outros com os teus. "

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas.

 

por norma os camaroes nao têm areia de que gostam mais. acho que para eles é igual ao litro ...

 

ha outra situaçao a ter em atençao.

 

os crystal red preferem aguas acidas. a rondar os 6 ou 6,5 de ph.

 

a maioria das areias, areao, gravilha, atc ... torna a agua alcalina. por vezes ate 7,5 ou mais. o que pode causar a morte dos crystal.

 

deves procurar um substrato que mantenha um ph acido.

 

e este sera o areao/substrato que eles vao preferir.

 

 

Viva,

 

labutes a areia de sílica é inerte não sobe nem desce o PH, mas com essa areia para manter plantas é mais difícil e acho que os camarões gostam de umas plantas por isso é melhor procurares um substrato que mantenha os parâmetros da agua estáveis e de preferência algo fertil para as plantas, tens muito por onde escolher desde os mais baratos aos mais caros aos especializados para camarões.

 

Cumprimentos,

Daniel Pedro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Eu posso dizer que mantenho uns CRS com akadama (double-red line) e ainda lá estão. O pH do aqua ronda os 6. Com 25€ consegues comprar um saco de 15 litros e chega e sobra para mais umas montagens ;)

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

 

Viva,

 

labutes a areia de sílica é inerte não sobe nem desce o PH, mas com essa areia para manter plantas é mais difícil e acho que os camarões gostam de umas plantas por isso é melhor procurares um substrato que mantenha os parâmetros da agua estáveis e de preferência algo fertil para as plantas, tens muito por onde escolher desde os mais baratos aos mais caros aos especializados para camarões.

 

Cumprimentos,

 

 

a pergunta é sobre camaroes. nimguem falou em plantas. lollll.

 

e mesmo com areia de silica consegues ter plantas, anubias, fectos de java e criptos ... facilmente. desde que tenham boa iluminaçao. e sem adubos.

pelia, mini-pelia e todos os musgos.

 

eu uso varios, e tenho plantas em todos. areao preto, areao de rio, areia de coral, ada amazonia, akadama, etc, etc. tudo depende do camarao.

 

para crystal akadama ou ada.

 

a questao do camaroes preferirem areao escuro, acho que tem mais a ver com a estetica e com a nossa visao do aqua e dos camaroes, do que propriamente com o gosto estetico das gambas. lol. mas cada um sabe de si ...

Editado por labutes77

" Aquele que te entretém com os defeitos dos outros, entretém os outros com os teus. "

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só falei nas plantas porque acho que os camarões gostam de plantas :) já tive areia de sílica num aquario sem mais nenhum substrato e as plantas não se davam, neste momento também tenho ADA nos dois aquários que tenho e acho que os camarões gostam :)

Daniel Pedro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

 

 

a questao do camaroes preferirem areao escuro, acho que tem mais a ver com a estetica e com a nossa visao do aqua e dos camaroes, do que propriamente com o gosto estetico das gambas. lol. mas cada um sabe de si ...

 

Em relação a cor do substracto também partilho a opinião que eles preferem as cores escuras, tenho um pdf de uma tese de mestrado cujo o título é "ESTUDO DO COMPORTAMENTO DO CAMARÃO NEOCARIDINA HETEROPODA VAR. RED EM RELAÇÃO A DIFERENTES SUBSTRATOS" Cujo autor é JOÃO GONÇALO NUNES CABRITA neste estudo o autor mostra que os camarões desta espécie preferem substratos escuros, penso que se possa generalizar para as restantes espécies.

 

Cumprimentos,

Valter Oliveira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ok, se existe esse estudo ... nao conheço, portanto nao o vou discutir.

 

pessoalmente dou mais importancia aos efeitos que determinados substratos têm na agua.

areao de rio sobe o ph, akadama e ADA mantem o ph baixo.

 

a minha resposta a questao do topico continua a ser, um substrato que mantenha o ph acido.

" Aquele que te entretém com os defeitos dos outros, entretém os outros com os teus. "

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Neste caso, ou tens a água com parametros ideais para estes camarões, pH um pouco p o mais ácido e durezas baixas, e aí podes ou não utilizar areão/substracto mas se a tua água não for ideal podes empre utilizar como foi explicado antes, um areão que te faça o ajuste e efeito tampão nesses parametros.

 

Esses areões ou substractos mais comuns são o akadama, ada amazonia, ada malaya ou um shrimp soil de variadíssimas marcas.

ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom, tendo em conta sendo CRS, se não tens já o aquário preparado para os mesmos receio que não durem muito tempo.

Mesmo que uses Ada tens que dar algum tempo para que o aquário fique com o ciclo feito, já vi muita gente fazer tudo no mesmo dia o que é óbvio resulta na morte dos mesmos.

Se mantiveres os mesmos num aquário com um ph superior a 6,8 com peixes e outros invertebrados em pouco tempo vais ter perdas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom, tendo em conta sendo CRS, se não tens já o aquário preparado para os mesmos receio que não durem muito tempo.

Mesmo que uses Ada tens que dar algum tempo para que o aquário fique com o ciclo feito, já vi muita gente fazer tudo no mesmo dia o que é óbvio resulta na morte dos mesmos.

Se mantiveres os mesmos num aquário com um ph superior a 6,8 com peixes e outros invertebrados em pouco tempo vais ter perdas.

Obrigado pela preocupação.

Eu estou a espera de um aquário novo amanhã mas eu tenho agua e filtro ciclado.

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Mesmo que já tenhas agua e filtro tudo em condições a um pormenor praticamente todos os substratos argilosos no inicio libertam amónia e outros nutrientes que criam desequilíbrios, alguns podem ser fatais ou inclusive matarem as bactérias do filtro, tornando tudo mais difícil, mas isso vai depender do filtro e do aquário.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Mesmo que já tenhas agua e filtro tudo em condições a um pormenor praticamente todos os substratos argilosos no inicio libertam amónia e outros nutrientes que criam desequilíbrios, alguns podem ser fatais ou inclusive matarem as bactérias do filtro, tornando tudo mais difícil, mas isso vai depender do filtro e do aquário.

Então não recomenda a new ada amazonia certo?

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu não disse isso o substrato e muito bom, o problema e que tens que dar algum tempo para o mesmo cria vida própria bactérias e outros organismos que fazem parte do ciclo do mesmo, pois só os substratos argilosos podem garantir parâmetros ideias a criação de CRS.

No inicio estes substratos libertam amónia uns mais que outros.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu não disse isso o substrato e muito bom, o problema e que tens que dar algum tempo para o mesmo cria vida própria bactérias e outros organismos que fazem parte do ciclo do mesmo, pois só os substratos argilosos podem garantir parâmetros ideias a criação de CRS.

No inicio estes substratos libertam amónia uns mais que outros.

E o JBL manado é também bom?

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E de evitar substratos que sejam adicionados fertilizantes, esse pelo que sei não e nada recomendado.

Então o new ada amazonia é o mais indicado para camarões?

O melhor e fazer o ciclo de azoto de novo com o ada?

Obrigado.

Cumprimentos

Editado por jsg1992
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Boas,

 

aproveito o tópico (peço desculpa jsg1992) onde é que compram akadama ou ada barata.

Tentei comprar no pet4you e depois de uma semana a espera acabou de receber o mensagem de que o produto encontrasse indisponível e o fornecedor tem descontinuado a venda.

 

obrigado pela ajuda,

 

Pol

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

aproveito o tópico (peço desculpa jsg1992) onde é que compram akadama ou ada barata.

Tentei comprar no pet4you e depois de uma semana a espera acabou de receber o mensagem de que o produto encontrasse indisponível e o fornecedor tem descontinuado a venda.

 

obrigado pela ajuda,

 

Pol

Eu vou comprar da fluval que custa 20 euros no zooplus.es

Eu acho barato.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas jsg1992,

 

obrigado pela resposta, estas a falar do Fluval stratum??

pergunto porque este é o substrato que eu uso até agora com resultados muito bons mas é caro (uso com peixes e com camaroes e consegui a postura dos meus apistos nesse substrato que facilita a baixada do pH),

 

mais uma vez obrigado

 

cmps,

 

Pol

Link to comment
Partilhar nas redes sociais