uma pequena dúvida


Recommended Posts

boas pessoal,

ora eu tenho uma pequena dúvida, que é acerca daquela formula que no nosso aquário a quantidade de peixes a introduzir é de 1cm por 1litro. ora então vejamos o meu aquário, é daqueles aquários pequenos de 30 litros, com areão e decoração talvez falemos nuns 25litros ou 20??? então tendo em conta que um néon atinge no máximo 5cm teoricamente só poderia introduzir no aqua 4 néons?!?!? é isso???

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Depende, Se tiveres uma filtragem que faça mais que 10 X o volume do aqua, podes exceder um pouco e colocar 5, mais umas 2/3 corys

E tambem se tiver "bem" plantado.

 

cumps

Meu Aquario

 

"40 litros "

 

Segundo Projeto:

 

"nano"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Essa regra serve para dar uma orientação geral, mas não é uma regra para seguir à letra em todas as circunstancias. Como é evidente não podes meter um peixe de 30 cm num aquário de 30 litros...

 

Há várias variáveis a ter em conta, por exemplo: capacidade do(s) filtro(s) presentes no aquário, frequência das tpa's, quantidade de plantas (as plantas também funcionam como filtro biológico), rácio altura/largura do aquário, é mais importante para a maioria das espécies de peixes ter área horizontal para nadar e eventualmente estabelecer territórios e onde possam existir refúgios do que ter muita litragem em altura. A quantidade de lixo que cada espécie de peixe produz (um peixe dourado por exemplo produz uma quantidade de lixo notável). Se são peixes que precisam de espaço para nadar e/ou corrente, por exemplo um espada e um betta precisam de áreas e corrente totalmente diferentes.

 

Com o tempo aprendes começas a criar um sentido e uma capacidade para analisar cada situação.

Cumprimentos,

 

David de Jesus

 

http://peixedourado.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ok, já estou a compreender mais ou menos, este vai ser o segundo aquário que monto, o primeiro foi em 2011 e até ficou porreirinho, mas tive de sair do país em trabalho e deixei o aqua a cuidado do meu velho e dei-lhe instrucções específicas, só que infelizmente não sei o que se passou que quando regressei os peixes estavam mortos e a água apodreceu, nem imaginam como fiquei triste.

agora quero voltar a fazer um novo setup, e desta vez resolvi não optar por plantas verdadeiras, eu sei que o aspecto é diferente mas vou optar por plantas artificiais.

quanto aos peixes quero só espécies pequenas, os néons ou talvez outro tipo. alguém me pode indicar as especies de peixes pequenas que não crescam muito??

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

simplesmente pela razão que dá um pouco mais de trabalho, e visto que eu não tenho assim tanto tempo disponível optei pelas artificiais, e claro isto tudo levando em conta que só vou a casa aos fins de semana. durante a semana a minha filha dá o comer aos peixes e nos fins de semana que vou a casa faço as tpa´s, limpo o flitro etc.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Plantas se escolheres as espécies mais simples não dão trabalho nenhum, quanto muito podar de vez em quando. E têm a vantagem de que são um bom filtro biológico.

Cumprimentos,

 

David de Jesus

 

http://peixedourado.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.