Filtro Fluval 406 - Ajuda


Recommended Posts

Boas Pessoal,

 

No meu Aquadeco tenho um Fluval 406, para quem não conhece, é um filtro com 4 cestos.. no último cesto tenho Esponja, Penúltimo cerâmicas, 2º tenho uma tira de lâ de rocha com Sacos de Carvão Activado e na primeira não tenho nada (está vazia neste momento).

 

Quando comprei o Filtro o recomendado é colocar nos dois primeiros cestos Sacos de Carvão Activado, mas tal como eles indicam pode-se personalizar a ordem dos materiais e alterá-los conforme se pretender.

 

Após alguns meses de utilização deste filtro cheguei à conclusão que não vale a pena ter 2 cestos com Carvão (penso eu), como tal, neste momento tenho um cesto sem ser utilizado.... vocês recomendam lá colocar o quê?

 

- Carvão Activado??

- Deixar Vazio??

- Ou colocar lá outra coisa??

 

No meu aquário costumo ter a água com PH algo alto (para o que queria ter..7.0), está sempre à volta dos 7.5...pois a água na zona do seixal sai com PH 7.5.

 

A minha ideia seria utilizar algo no filtro que pudesse baixar o PH para os 7.0...estou a pensar de forma errada? O que recomendam?

 

Agradeço toda a ajuda neste assunto, pois ainda sou algo nabo na matéria e não queria fazer porcaria lol

 

Obrigado a todos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o 1 conselho que dou e retirar o carvao mesmo desse cesto, porque isso so serve para quando fizeres algum tratamento ao aqua. No meu filtro eu uso ceramica, uma esponja mais grossa e uma outra mais fina

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hum...pois essa guerra do carvão dá mesmo muito que falar :doofywave:

 

Há malta que defende a utilização do carvão, depois há malta que defende que não faz falta nenhuma.. enfim.. nunca consegui chegar a nenhuma conclusão sólida relativa a esse aspecto.

 

Em todo o caso, a minha dúvida neste momento é... meter algo mais no filtro? deixar cestos vazios? O que recomendam? Se possível que me ajude na questão do PH..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hum...pois essa guerra do carvão dá mesmo muito que falar :doofywave:

 

Há malta que defende a utilização do carvão, depois há malta que defende que não faz falta nenhuma.. enfim.. nunca consegui chegar a nenhuma conclusão sólida relativa a esse aspecto.

 

Em todo o caso, a minha dúvida neste momento é... meter algo mais no filtro? deixar cestos vazios? O que recomendam? Se possível que me ajude na questão do PH..

Não dá nada que falar, nem encontras ninguém com experiência a defender o uso de carvão sem ser pontualmente ou para alguma coisa especifica.

Mete num cesto lã de vidro(o de cima) e no outro mete cerâmicas e a tua filtração melhora em muito, para baixar o ph mete num dos cestos turfa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não dá nada que falar, nem encontras ninguém com experiência a defender o uso de carvão sem ser pontualmente ou para alguma coisa especifica.

Mete num cesto lã de vidro(o de cima) e no outro mete cerâmicas e a tua filtração melhora em muito, para baixar o ph mete num dos cestos turfa.

 

 

Hum ok...Então vamos lá ver se percebi alvarenga.. a tua opinião será:

 

Dos cestos de Baixo para Cima..

 

4º - Esponja (é o que tenho atualmente)

3º - Cerâmicas (é o que tenho atualmente)

2º - Cerâmicas

1º - Lâ de Vidro (atualmente está no 2º em conjunto com Carvão)

 

Peço desculpa pela minha ignorância na matéria, mas ter 2 cestos / Niveis com Cerâmicas ajuda na Filtração?

 

Outra coisa, a Turfa ficaria em que cesto / nivel? Não me vai deixar a água amarelada?

 

Obrigado pela ajuda

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu uso filto 1:

1- lã de vidro

2- esponja

3- stilla

4- ceramicas

 

filtro 2

1-esponja

2 - substract pro

3- Biomech

4- mech

 

Ou seja sempre 2 mecânicas e 2 biológicas. A trufa metia no segundo, e sim faz a água ficar amarelada, mas quase tudo para descer o ph. Os troncos é o que menos deixa a água amarelada ou então CO2.

 

Quantas mais cerâmicas tiveres, maior numero de bactérias tens no filtro, ou seja maior capacidade de tratar a água, mas tens de ter sempre mecânica para tirar as impurezas grandes. Depois tudo é um questão de equilibrio com o que tens no aquário e o tipo de fauna que existe.

Editado por alvarenga
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tenho um fuval também.

1 lã de vidro (com esponja por cima para evitar algum azar)

2 ceramica (uma esponja fina por cima)

3 ceramica (esponja fina por cima e por baixo)

4 esponja grossa que veio com o fluval (que é suposto ser filtro biológico também mas que eu dúvido)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, as Bio Bolas fazem o quê ao certo?

 

Lima84..essa ordem é 1 (cesto superior) para o 4 (cesto inferior) certo?

 

Relativamente à questão do meu PH acho que já arranjei uma explicação bastante válida..... é que ganhei o hábito de fazer TPA semanais.. tendo em conta que a água que sai da torneira tem 7.5 PH, acho que está explicado...

 

Vou experimentar fazer TPA de 2 em 2 semanas e fazer os testes para ver se é disso..

 

Essa ideia das Cerâmicas em 2 cestos é que penso ser bastante boa e vou fazer isso..

 

Quanto à Lâ de Vidro, ainda ontem me disseram para não a usar (disseram-me isto numa loja da especialidade)...não percebi foi o porquê!?!? :sorry:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

 

sim o cesto 1 é o que está em cima.

se usares a lã de vidro usa uma esponja ou outra coisa por cima não vás ter o azar de ser puxada para o motor.

 

Ainda mais importante do que ter o PH a x ou y é mante-lo estável.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Colonização de bactérias, promovem a troca gasosa e aumentam os níveis de oxigenio.

São relativamente baratas e duram bastante.

Uma vez que tens 4 cestos substituias 1 dos de ceramica por bio-bolas.

 

É apenas a minha opinião!

 

E já tens aqui muitas opções por escolher. :)

Editado por zebroide
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim de facto já tenho muitas opções e opiniões :P

 

Obrigado pela Ajuda pessoal :)

 

PS: O PH tem-se mantido sempre entre os 7 e os 7.5.. não consigo ser muito preciso, pois os meus testes saltam do 7 para o 7.5 :s

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, eu tenho um fluval 405, que é basicamente igual ao 406.

 

Creio que algumas das opiniões que foram dando são de certeza para outro tipo filtro, pois o fluval 406 tem um lado (entrada de água) que serve para fazer a filtragem mecânica com 4 esponjas, depois tem os 4 cestos que se contam de baixo para cima, pois este é o sentido do fluxo de água.

 

No primeiro cesto podemos por ou Lã de vidro ou fibras tipo da sera, ou até as cerâmicas de prefiltro. Eu utilizo umas fibras tipo da sera, pois a lã vai diminuir bastante o fluxo do filtro.

 

No segundo cesto coloca-se o prefiltro cerâmico ou se este já foi colocado no 1º cesto podemos incluir já filtragem biológica (biobolas, cerâmicas, ou fragmentos de rocha vulcânica) ou a turfa (se objectivo for baixar o ph). Eu uso prefiltro da Sera.

 

No terceiro cesto devemos ter filtragem biológica seja ela qual for. Eu tenho biobolas.

 

No quarto e ultimo cesto, deve ser dedicado a filtragem biológica, preferivelmente devemos optar por ter a matéria filtrante mais porosa neste cesto. Eu uso as cerâmicas biomax da fluval, deixando-as no ultimo cesto tento assegurar-me que a maior parte das particulas que podem tapar os poros das cerâmicas, impedindo estas de funcionar em pleno.

 

Agora as explicações:

 

- Como referiram antes, o carvão activo só deve ser utilizado para retirar odores, cores, ou produtos da água, e uma vez que é "activo" vai ficar inutilizado em pouco tempo 1 a 2 semanas, depois deste tempo vai começar a ter o efeito contrário (progressivo). Quando tiver que se usar convém colocar no 2º ou 3º cesto

 

- Quanto ao facto de algumas das respostas relatarem que usavam lã de vidro e esponja no ultimo cesto, não concordo minimamente, pois se ainda existem particulas que podiam ser filtradas antes das cerâmicas com essa lã porquê a colocar depois das cerâmicas, a água pode sair do filtro com menos particulas com a lã em ultimo lugar, mas o filtro tem menos capacidade de filtragem biológica, e em pouco tempo vai reduzir imenso o caudal do mesmo.

 

Espero ter ajudado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Nuno,

 

Muitíssimo Obrigado pela tua opinião, é sempre importante ter a opinião de alguém com um Filtro igual (ou praticamente igual neste caso) :)

 

No fim de semana, tomei a liberdade de comprar um saco de Bio Bolas, mas ainda não as meti no filtro. Estou à espera da próxima TPA, para fazer isso tudo junto.

 

Relativamente à questão do PH, vou aguardar um pouco antes de fazer alguma coisa...isto porque andava a fazer TPA todas as semanas com água da torneira, que tem o PH a 7.5. Na minha lógica se os TPAs forem mais "espaçados" vou conseguir baixar o PH sem ter que fazer mais nada. Nas próximas semanas já vai dar para tirar esta dúvida.

 

Quanto aos cestos e esquema do Filtro, estava a pensar no seguinte:

 

1º Cesto (Inferior) - Manter a Esponja da Fluval

2º Cesto - Meter Bio Bolas

3º Cesto - Cerâmicas da Fluval

4º Cesto (Superior) - Ou deixar o Carvão ou meter outra coisa ou mesmo nada...no teu caso usas as Cerâmicas neste patamar certo?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Nuno,

 

Muitíssimo Obrigado pela tua opinião, é sempre importante ter a opinião de alguém com um Filtro igual (ou praticamente igual neste caso) :)

 

No fim de semana, tomei a liberdade de comprar um saco de Bio Bolas, mas ainda não as meti no filtro. Estou à espera da próxima TPA, para fazer isso tudo junto.

 

Relativamente à questão do PH, vou aguardar um pouco antes de fazer alguma coisa...isto porque andava a fazer TPA todas as semanas com água da torneira, que tem o PH a 7.5. Na minha lógica se os TPAs forem mais "espaçados" vou conseguir baixar o PH sem ter que fazer mais nada. Nas próximas semanas já vai dar para tirar esta dúvida.

 

Quanto aos cestos e esquema do Filtro, estava a pensar no seguinte:

 

1º Cesto (Inferior) - Manter a Esponja da Fluval

2º Cesto - Meter Bio Bolas

3º Cesto - Cerâmicas da Fluval

4º Cesto (Superior) - Ou deixar o Carvão ou meter outra coisa ou mesmo nada...no teu caso usas as Cerâmicas neste patamar certo?

TPA's espaçadas é o primeiro caminho para depois dar em desleixe (falo por experiência própria). Na realidade tu não sabes qual o ph que tens ao certo, pois o teste que usas não é fiável, eu tb tive o meu problema agora resolvi isso com uma pen de ph comprada no olx por 17 euros.

 

Quanto ao esquema de filtragem que estás a pensar por, não vale a pena pôr o carvão e muito menos deixar um espaço vazio, vale mais a pena gastar 2 euros e arranjar 1l de rocha vulcânica tipo areão grande e colocar ele no cesto entre as biobolas e as cerâmicas.

 

Qualquer duvida apita...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Bom dia Pessoal,

 

vim aqui fazer um pequeno update neste tópico..

 

Acabei por optar pela seguinte solução:

 

1 º Cesto (Inferior) - Espuma da Fluval...Filtragem Mecânica e Biológica (Segundo a Fluval é Biológica também mas não me parece).

2 º Cesto - Cerâmicas Pré-Filtro da Fluval (Comprei)

3º Cesto - Bio-Bolas (Comprei)

4 º Cesto (Superior) - Cerâmicas BioMax da Fluval

 

Parece bem?

 

Acabei por comprar as Cerâmicas Pré-Filtro da Fluval para tentar capturar partículas da água.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.