Cubo de 50 cm - Projecto de escalares


Recommended Posts

Boa Tarde.

 

Não sei se é o local correto, mudem-no para o sítio certo, caso não seja, por favor

 

Se tudo correr bem, vou adquirir um cubo de 50 cm.

Vem com um eheim 2213 plus como filtragem

 

Gostava bastante de ter escalares, uns 3/4 e mais uns ciclideos anões (casal de ramirezi e talvez também um de kribensis), bem como um casal de Gouramis perola...

No entanto, não sei que plantas utilizar (já li valisnéria e echinodorus, estas são boas? e que substracto utilizar), nem que tipo de luz (considerando as condições da água do rio Amazonas). Como não tem calha, quero fazer algo DIY, para poupar o máximo possível...

 

O que me aconselham (plantas e luz)?

 

Obrigado, vou tentar colocar fotos para acompanheram

Editado por Scalarezi
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caríssimo,

 

Tenho um 40X40X50(altura) e acabei de o lavar, limpar e encher. Eu fiz junto à banheira com ele vazio e com o chuveiro e uma escova, depois verti a pouca água para a banheira. Depois de o montares vai aspirando e limpando com um cartão de crédito (ou similar).

 

Espero ter ajudado.

 

Bom trabalho.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Atenção que esse cubo não vai poder levar esses peixes todos, além de que kribs e rams não constumam dar-se muito bem pois usam o mesmo espaço do aquario.

 

Geralmente os cubos são para criação, os escalares gostam de espaço para nadar, um aqua de 1metro com 50cm de altura pelo menos...

 

Pedro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então e se reduzir mesmo a 3 escalares (ou casal) e os ramirezis (estes já os tenho e não quero desfazer-me deles...)? É que vai ser um bocado mau dizer ao pessoal aqui de casa que tenho que mudar de aquário outra vez... :confused4:

 

De qualquer forma, estou a pensar utilizar húmus de minhoca como substrato fértil, com cascalho de rio por cima. Acham que resulta? Que tratamento devo dar ao húmus antes?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Scalarezi,

 

humm, se quiseres coloca um casal de escalares, mas eu não sou muito apologista desta tua solução, os Escalares são peixe de cardume, pelo que um cubo não é mesmo aconselhado, a não ser que esteja a tentar fazer criação, e assim deves ter um cubo só com o casal.

 

Eu se fosse a ti mantinha o casal de Rams, e procurava um cardume para dar uma vidazinha ao cubo.

 

Um cubo de 50 é perfeito para isso, um casal de rams e uns 10/15 pequenos peixes de cardume. tenta ver compatibilidades com os rams uma vez que já os tens.

 

Quanto ao Humus, eu pessoalmente nunca fiz, já vi alguns textos onde mostram como se faz e se procurares aqui no forum vais encontrar.

 

Eu pessoalmente acho que não compensa, adquiria um substrato fertil mesmo que um pouco mais barato, mas como nunca usei humus não vou opiniar muito nessa questão.

 

Que luz é que estás a pensar e que plantas vais colocar?

 

Pedro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Luz, ando a ver soluções, pois não tem calha... Mas uma lâmpada de 6500k e outra de 4200k

 

Plantas, Valisnerias, Hygrophilas, Fetos de Java e duas que penso serem Amazonenses (não sei o nome científico...)

 

Obrigado pela ajuda!

 

EDIT: Estive a ver as fitas de leds... para plantas mais exigentes não são uma boa solução, pois não?

Editado por Scalarezi
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

http://www.ebay.com/itm/3-16FT-1-5M-Flexible-60-300-LED-5630-SMD-Strip-Light-White-Car-Light-Waterproof-/350622786156?pt=Lamps_US&var=620067897027&hash=item51a2bf226c

 

Acham que seria uma boa solução? Tenho é que colá-los à tampa de vidro do aquário, porque não tenho calha...

Pedia 1 metro e fazia 2x50 cm

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas...

 

nao conheço todas as plantas que indicas, aconselho-te visitar o site da tropica para veres as necessidades de luz de cada uma...

 

as valls e o feto de java nao são particularmente exigentes, mesmo assim nao tenho qualquer experiencia ccom essses leds. Mas sei que alguns users do forum ja compraram.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, eu ando a arriscar nos leds, tenho um aquário de 120cm C * 50cm L * 60cm A, e quando comecei coloquei leds ip65 (que são à prova de água) 3528, e coloquei 4 tiras de 1.20cm e dá boa iluminação, mas não é suficiente, agora já comprei mais 5M mas de leds IP65 5050, que são duas vezes mais fortes, e mesmo assim não sei se vai chegar =) Já vi que andas a ver no ebay, lá encontras bons negócios, pena o tempo que temos que esperar para receber a mercadoria, mas nem tudo pode ser bom XD o que te aconselho é comprares 5M de leds 5050, e aplicares 8 tiras de 50cm, ai penso que já será suficiente, e ficas com um consumo de 60W mais ao menos. E ainda ficas com 1M de sobra =)

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aqui estão elas! Tarde mas aqui estão!


A qualidade está péssima, porque é com o telemóvel, mas com a máquina seria ainda pior...


O aquário está a um canto, portanto, tentei fazer o layout de forma a que pudesse ser observado dos dois lados que não estão virados para a parede.


Lado 1:

img20130501232328.jpg

img20130501232149.jpg


Lado 2:

img20130501232315.jpg

img20130501232138.jpg



"Múltipla":

img20130501232226.jpg



Agradecem-se opiniões! biggrin.png' alt=':biggn:'>


E peço à moderação que mova para o sítio correto
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que a montagem do layout está muito boa =) parabéns=) acho que podias por um pouco mais de desnível no canto que nao se vê , mais areão =) mas é uma opinião, porque como está também, está muito bem =) abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.