'Amazónico' 600L


Recommended Posts

Olá a todos! Venho publicar aqui o setup e umas fotos do meu aquário. Críticas e sugestões são bem aceites!

 

Setup:

Aquário: 135*65*60

 

Filtragem: Sump 200L 2400L/h

 

Iluminação 3*24W T5/9horas + Luz natural 2h/dia

 

Substrato: Restos de substrato fértil tropica e aquabasis, akadama, areia silica e turfa.

 

Fertilização: Easylife (há uma/duas semanas)

 

Flora:

Depois Actualizo

 

Fauna:

Nariz de bêbado

Neon Tetra

Tetra Limão

Apistogramma Hongsloi

Bolivian Ram

Corydora Paleatus

 

 

 

Agora fotos:

 

 

20130417210909.jpg
Uploaded with ImageShack.us

 

 

 

20130417211026.jpg
Uploaded with ImageShack.us

 

 

20130417211250.jpg
Uploaded with ImageShack.us

 

 

 

A ideia era inicial era um aquário biotopo amazónico. Mas entretanto foram aparecendo plantas, etc etc. Está mais um comunitário. Embora o aquário esteja, ou estará mais focado nos apistogrammas e bolivian ram. Estou a tentar adoptar um sistema o mais natural possível, eu termos de crescimento de plantas. Lá me aparece uma ou outra alga, mas até agora a luz natural tem dado resultado.

 

Espero críticas!

Editado por jacjac

Afonso Cunha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu acho que não, até acho que ajuda. Desde que se mantenha um equilíbrio..

 

Aparecem me algumas algas, nada que uns otos nao tratem. O problema é que ainda não os apanhei nas lojas, portanto tenho limpada á mão.. Mas nada de especial, até foi mais quando montei o aquário, agora quase não aparece nada.

Afonso Cunha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Pol: A situação dos rams? No primeiro dia de natação livre deviam ser à volta de 50-60. Hoje, dois dias depois, talvez sejam um pouco menos, mas tenho pelo menos 40. Estou a alimentar com rotiferos e flocos triturados e continuam no comunitário. Vamos ver o que dá..

 

Fotos da Sump:

 

20121003124641.jpg
Isto foi antes de estar tudo montado, ainda levou mais umas divisórias à frente. Por ordem actualmente tem: Esponja, Lâ, Cerêmicas (uns 4-5L), 3L biobolas (numa espécie de dry wet), 5-6L Substract Pro/Siporax. Depois tem o compartimento do termoestado e da bomba que decidi ficar tudo num só. Inicialmente era para pôr refúgio na sump, mas não dá muito jeito e acho que fica com muito caudal. Tem também duas divisões (aquários) coladas. Não
as uso actualmente mas podem servir futuro. A sump tá apoiada numa armação coberta de roofmate e espuma.
Fotos do casal de rams com os filhos:
20130524221737.jpg
A qualidade não é grande coisa.. Vou ver se arranjo mais!
Aceitam-se sugestões. Tanto para o aquário (em termos de plantas está tudo maior e já comecei a 'floresta' para os lados) como para ver se consigo fazer com que se safem alguns rams.

Cumps!

Afonso Cunha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

acaba de acontecerme a mesma coisa com os meus Apistogramma que te aconteceu com os altispinosa :( grrrrrrr

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=215146&page=4

 

Obrigado pela foto, a pesar de nao ter muita resoluçao, fico contente de ver o casal e os pequeninos. Vou tentar a sorte: a minha fêmea é o peixe mais perto da câmara, nao??

 

cmps e bom fim de semana,

 

Pol

Editado por polnadal
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia,

 

Nao tive nenhum sucesso com a postura no comunitário:

Dia 1: 50 ovos

Dia 2: 15 ovos

Dia 3: Nada!!

 

agora mudei os peixe ao aquário de cria.

 

Como andan os alevinos de altispinosa??

 

cmps

 

Pol

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim Pol, o peixe mais próximo na foto é a fêmea. Os apistogramma com meteram ovos foram os viejita?

 

Os alevinos são cada vez menos.. Hoje de manhâ eram alguns 20. Entretanto cheguei a casa e conto menos de 5, não sei o que se passou.

 

Estou com um problema que é a agressividade dos Bolivian Ram com os Tetras. Tenho quase a certeza que me mataram um neon, um otto e hoje apareceu-me um nariz de bêbado muito estranho (já está no hospital). Acho que não foi nenhuma doença, porque são os unicos peixes dos cardumes afetados. Morreram assim do nada e na zona onde estão os alevinos.

 

Estou a pensar fazer uma madança de fauna:

Provavelmente tirar os neon e narizes de bêbado. Ficar com um cardume de tetra limão (uns 20), que são maiores e resistentes.

Acrescentar mais Bolivian Rams (ficar com 6-8) ou pôr outros apistogrammas. Não sei é se os bolivian rams também vão atacar os apistogrammas.

 

abraço

Afonso Cunha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite,

 

buff que vou responder? hehehe

o casal que fiz a postura foi o casal macmasteri mal chamado viejita.

Os ovos duraram 2 dias, já nao tenho mais nada, o casal esta agora no aquário de cria a espera de que a fêmea este mais uma vez lista.

 

Sinceramente: criar peixes num aquário comunitário e quase impossível, a única excepção que pode correr bem sao os vivíparos se tens muitas plantas flutuantes, há excepções mas a maioria sao anedotas, casualidades e muita sorte!!!

 

Se fazes um bom preço pela fauna que quiseras vender, eu estou interessado :D:DD: nao sei se sao realmente neons ou cardinais estaria mais interessado no segundo.

 

A opção de comprar tetra limão: qualquer peixe carnivoro ou omnivoro vá a depredar os alevinos e consequentemente vai receber a mesma resposta do casal. A melhor opção que eu recomendo é tentar sempre que as posturas sejam feitas num aquário de cria (ou trasladar a postura no aquário de cria e tentar ter sorte com uma bomba de ar + azul de metileno), se consegues o primeiro depois metes o macho de volta no comunitário e finalmente a fêmea depois de 3-4 semanas. Eu sei que é trabalho mas se gostas de ter casais de ciclideos, esse é o preço,… infelizmente!! e a recompensa é ver crescer e depois vender ou regalar os filhotes.

 

Apistogrammas e Mikrogeophagus:

A experiência é um grado e acho que estou a aprender um pouco cada dia. A minha primeira resposta tivera sido: nao vas ter problemas, agora descobrí que é uma variável que vá de espécie a espécie e indivíduo a individuo. O meu casal macmasteri nao tem problema com os bolivian rams, mas o macho vá a matar a qualquer outro apistogramma, especialmente outros machos. Agora o meu macho A. eremnopyge esta a defender o seu "novo" espaço" de qualquer peixe, gostaria mostrar um dia o enfado do Discus dominante quando o macho A. eremnopyge ataca para defender o seu espaço, parece bem que o discus este a pensar: mais uma vez e te mato!!!, muda de cor e manda senhas de volta mas ate agora,… nao tive problemas serios.

 

Se gostasses posso vender ou trocar o meu casal macmasteri por os teus peixes de cardume, mas preciso primeiro ter tido uma postura para avançar na lista de espécies reproduzidas com sucesso. Com sorte uma semana ou dois e muito menos para o macho se corre pressa. Eu sei que este casal nao tem problema com os peixes que tens lá porque já experimentei com os meus que sao os mesmos, podemos falar mais por mp,

 

abraço,

 

Pol

Link to comment
Partilhar nas redes sociais