Sugestão


Recommended Posts

Boas, não tenho grande noção das dificuldades burocráticas de realizar uma ideia como a que tenho, mas como ninguém paga por uma ideia aqui vai a minha e as razões pelas quais me ocorreu.

Problema: Preço dos portes CTT a aumentar constantemente. Perde-se muito dinheiro em transações de material. Para além disso há mais pessoas como eu que só enviam em correio registado porque já tiveram bastantes problemas. Quero que o meu material seja tratado com cuidado.

Para resolver este problema pensei que o fórum como entidade, podia oferecer um serviço aos seus users comprovados - Membro que não fossem recem chegados por exemplo, para que não houvesse ninguém a aproveitar-se. Ou se houvesse não sei se faria mal...Esse serviço constituiria numa especie de acordo ou contracto com uma transportadora nacional nos seguintes moldes:

- O fórum daria publicidade;
- O fórum seria uma entidade a movimentar muita gente e muito dinheiro na parte dos envios que seria de interesse para uma transportadora por isso seria um argumento a favor.

- A transportadora daria um serviço cuidado e rápido - conforme o que tenham nos packs, mas daqueles que viajam e estão logo no dia a seguir, a preços competetivos em relação aos dos CTT, ou mais baratos até se fosse possível. É aqui que entra o meu desconhecimendo, mas surge a ideia.

Agora: como é que o fórum poderia apresentar numeros em termos de vendas e trocas e poderia argumentar com uma transportadora?
Tambem sou leigo nesta parte mas teria que ser uma espécie de imposição quando quiséssemos retirar um topico das vendas ou trocas ou procura iria aparecer uma janelinha para preencher com botoes por exemplo:

Razão do fecho do topico - Já vendi
Desisti de vender

Em caso de já ter vendido - Em mão
Enviou por CTT
Enviou por transportadora.

Algo deste género iria permitir contabilizar e obter estatísticas bastante apuradas e penso que para uma transportadora seria aliciante um volume de transações como o que se faz pelo fórum e até o facto de ter publicidade online que nao sei o valor em que está cotada.

Bem, é uma ideia, não sei até que ponto poderia ser feita, mas seria revolucionária.

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A ideia é interessante,no entanto...

 

Arrisco dizer que a grande maioria dos envios feitos pelos users do forum não excede as 500g,o valor dos portes para este escalão através dos ctt é de 1,35€ em correio normal(apenas como exemplo)!

Posso estar enganado mas qual seria a transportadora que viria recolher á porta uma encomenda dentro do mesmo peso e te cobraria o mesmo ou menos?Um valor que realmente ficasse em conta e justifica-se a escolha por parte do destinatario.

Depois tens ainda a falta de pontos de entrega por parte das transportadoras vs quantidade de agências dos ctt.

 

 

 

Para finalizar...quanto aos valores:

Não vejo nenhum absurdo nos preços praticados pelos ctt,por valores mais baixos terias um serviço quase de borla!

 

Quanto aos problemas em termos de "tratamento" do material.

Se acondicionarem bem o material as hipóteses de danos são praticamente nulas,simples...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A ideia é interessante,no entanto...

 

Arrisco dizer que a grande maioria dos envios feitos pelos users do forum não excede as 500g,o valor dos portes para este escalão através dos ctt é de 1,35€ em correio normal(apenas como exemplo)!

Posso estar enganado mas qual seria a transportadora que viria recolher á porta uma encomenda dentro do mesmo peso e te cobraria o mesmo ou menos?Um valor que realmente ficasse em conta e justifica-se a escolha por parte do destinatario.

Depois tens ainda a falta de pontos de entrega por parte das transportadoras vs quantidade de agências dos ctt.

 

 

 

Para finalizar...quanto aos valores:

Não vejo nenhum absurdo nos preços praticados pelos ctt,por valores mais baixos terias um serviço quase de borla!

 

Quanto aos problemas em termos de "tratamento" do material.

Se acondicionarem bem o material as hipóteses de danos são praticamente nulas,simples...

 

Em relação ao valor dos portes estás dar esse como exemplo, mas tal como disse conheço muita gente a enviar apenas em correio registado e o valor medio passa para 2,90. E o meu problema não era somente o preço, era a qualidade, pois o preço também acho que não posso reclamar muito, é mesmo em relação ao serviço que fazem e ainda terem aumentos constantes. Queixo-me do serviço porque já enviei camarões que foram extraviados por exemplo. Mas isto como tudo teria que ser tratado estatisticamente porque assim e um pouco dificil vermos a dimensão das coisas.

Mas sim o principal problema é o tratamento, quando falo do dinheiro perdido era já para introduzir que damos muito dinheiro aos CTT, mas estruturei mal aquilo acima.

 

 

"Posso estar enganado mas qual seria a transportadora que viria recolher á porta uma encomenda dentro do mesmo peso e te cobraria o mesmo ou menos?Um valor que realmente ficasse em conta e justifica-se a escolha por parte do destinatario.

Depois tens ainda a falta de pontos de entrega por parte das transportadoras vs quantidade de agências dos ctt." neste ponto convenceste-me de que é inviável. Realmente não tinha pensado na entrega à transportadora. Obrigado pelas respostas, é sempre bom debater isto de qualquer forma.

 

 

"Quanto aos problemas em termos de "tratamento" do material.

 

Se acondicionarem bem o material as hipóteses de danos são praticamente nulas,simples..." - aqui enganas-te, não basta acondicionar bem o material. Tal como referi acima o meu principal problema são os extravios, em que perco o produto e mando dinheiro de portes para lixo. Já perdi uma encomenda de 20 € uma vez em que não quis mandar em correio registado porque ficava a 5 € quase. E chateia-me ter que pagar sempre para ir em correio registado e mesmo assim às vezes dá problemas é só isso. Em relação a danos já recebi plantas esmagadas que vinham num envelope bem acondicionadas por exemplo. Fora as que não recebi e a pessoa que enviou teve que mandar mais. Posso ser só eu, mas tenho tido bastantes más experiências com os CTT.

Desde que mando em correio registado não tenho tido grandes problemas é claro, mas tendo que estar sempre a optar por essa via, quis testar a viabilidade de usar outro meio, através deste tópico.

Espero que me entendas eu não estou aqui a reclamar com os CTT, os argumentos que usei para expor o meu problema são válidos para mim porque sei daquilo que falo e tenho pessoas que podem comprovar, o debate era mesmo sobre a viabilidade da tal idea.

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vivas.

 

Parece-me uma boa ideia, dependendo, claro, das condições negociadas com a transportadora (se não forem favoráveis aos membros, não tem interesse). Nem que seja só para os grandes volumes (convenhamos que há quem venda aquários).

Para já o fórum não pode avançar com essa ideia, mas é uma a juntar a outras ideias diferenciadoras que temos na calha.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hummm, meter/envolver o fórum nos negócios entre privados?

 

A ideia (em género de utopia) é genial. O fórum ajuda quem o ajuda. Simples.

 

Na prática é pedir ao fórum que detenha poderes sobre negócios ilegais/sem conhecimento da matéria enviada e ainda serve como condutor dessa mesma actividade sem nunca poder controlar o que é enviado, faço-me entender?

 

Não podia ser uma transportadora qualquer, tinha de ser uma com licenças próprias para o transporte de vivos, e isso torna todos os envios mais caros - uma empresa com a documentação toda é logicamente mais cara que uma que apenas detenha licenças para material não-vivo (chamemos-lhe assim).

 

A minha opinião pessoal: Deixem o fórum fora dos vossos negócios, o fórum incentiva a aquariofilia e não o negócio dos seus users (para isso há os patrocinadores, que esses têm demasiadas licenças e entraves constantes aos seus negócios e pagam para terem o fórum como impulsionador das suas casas).

 

Abraços

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não podia ser uma transportadora qualquer, tinha de ser uma com licenças próprias para o transporte de vivos, e isso torna todos os envios mais caros - uma empresa com a documentação toda é logicamente mais cara que uma que apenas detenha licenças para material não-vivo (chamemos-lhe assim).

Penso que este é um factor determinante. Os envios de vivos através dos CTT, ao que julgo saber, são ilegais... imaginem qual não seria o valor através de uma transportadora que detenha as licenças adequadas...

 

Creio que os CTT, para pequenas encomendas, continua a ser a única solução... e repito, ilegal, pois não se podem enviar vivos pelos CTT... (mas posso estar enganado!)

ONDE OUVISTE FALAR DO FÓRUM PELA 1ª VEZ? VOTA! - Discus - 1º Salgado - 2º Salgado - Dúvidas sobre aquariofilia devem ser colocadas no fórum e não enviadas por MP. Dúvidas/sugestões sobre o fórum devem ser colocadas nas Sugestões e Novidades do fórum.

Aqua Team: 20.563.645 Points  (Rank: #3304)       Join World Community Grid today! World Community Grid Logo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mais uma coisa em que não tinha pensado. Realmente é ilegal e ainda iria estar o fórum a meter-se nisso. Concordo plenamente com o facto de ser inviável logo por essa razão.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Será que é mesmo ilegal?

 

Já fiz envio de camarões numa garrafa, a Senhora que estava do outro lado do balcão ficou admirada e perguntou-me o que se estava a mexer la dentro, eu disse que eram camarões e a única coisa que me perguntou foi se não morriam...

 

O envio foi realizado e entregue no dia seguinte.. Não faço ideia se realmente é ou não..

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Saiu uma lei à algum tempo que proíbe o transporte de vivos por parte de empresas sem licenças para isso. Essas licenças são caras e por isso quase nenhuma empresa tem... é claro que muitas fecham os olhos.

 

Os empregados de balcão dos CTT normalmente não sabem disso. A lei penso que ou saiu em 2011 ou em 2012.. foi uma altura em que todas as lojas físicas deixaram de fazer envios de vivos (leia-se peixes e outras coisas).

Cumprimentos,

Rodrigo Guimarães

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Arquivado

Este tópico está arquivado por ser já antigo. Para falar sobre o mesmo assunto, por favor cria um novo tópico.