Difusor de C02


cyclonix

Recommended Posts

Tenho um difusor de C02 de 4 Cm para o meu aquario de 240lts. O meu problema é com a saida das bolhas que só saiem de um canto do dufusor, algumas(poucas) tipo a esperada "nuvem", outras grandes.


Penso que isto não seja normal, pois as bolhas deviam fazer a nuvem e sair mais distribuidas pelo difusor.


Já pensei meter super cola 3 no canto onde estão a sair as bolhas, pois penso que a cola se pode infiltrar por aquela zona e tapar os buracos maiores.


Existe alguma forma/solução de corrigir a saida das bolhas?


Obrigado

Miguel

Miguel

Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Miguel,

 

Isso não é mesmo normal, a não ser que esteja muito sujo.

Que marca é? Consegues colocar uma foto?

 

Pedro.

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso é comum com os difusores baratos, não sei se é o teu caso. A malta vai lançada porque acha que vai ter uma nuvem em condições e depois sai metade bolhas grandes, um terço folhas médias e um pequeno fio de micro-bolhas.

Se é o teu caso não há muito que possas fazer, eu cá ainda tentei raspar um pouco a superfície da cerâmica, melhorou um pouco, mas acabei por comprar um mais caro e já funciona melhor.

 

 

Cumprimentos

 

Rafa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vou dizer isto... e podes acreditar que é a mais pura das verdades:

 

Para um aquário de 240 litros moderadamente plantado (não estamos a falar de dutch, porque então ainda é pior)... difusores de cerâmica são para esquecer.

 

Se queres uma difusão verdadeiramente eficaz e eficiente... não penses duas vezes.

 

A UNICA SOLUÇÃO É UM REACTOR EXTERNO.

 

Tenho um 96 litros brutos. Iniciei com um difusor flipper da dennerle absolutamente ineficaz que me custou 30€.

Experimentei o meu actual de cerâmica que custou 27€ e é incrivelmente INEFICAZ.

 

A única solução é um atomizador. Só os atomizadores permitem concentrações de CO2 verdadeiramente eficazes, na ordem dos 30 ppm's.

Senão, é dizer-te que tenho 8 bps no meu difusor de cerâmica e não consigo ter mais de 20 ppm's de CO2. Isso reflecte-se num uptake de nutrientes tristemente baixo por parte das plantas.

 

Esta é a minha opinião. Vale o que vale. Mas com 57€, quase que já comprava um atomizador aquamedic... uma espécie de porshe da difusão em aquários.

www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=212080#entry1222525

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Há difusores bons e há difusores baratos.

É verdade que os reatores são teoricamente melhores, mas têm outros problemas: redução de caudal do filtro; dificuldade de limpeza (nalguns casos).

 

Eu tive um e acabei por colocar um difusor da Do!Aqua. Custou ~100 Euros mas trabalha muito bem. O reactor que tinha era muito dificil de manter/fechar/etc e reduzia caudal. Os atomizadores há muita gente a dizer bem, mas francamente estes difusores Do!Aqua / ADA são muito bons mesmo.

 

Pedro.

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Há difusores bons e há difusores baratos.

É verdade que os reatores são teoricamente melhores, mas têm outros problemas: redução de caudal do filtro; dificuldade de limpeza (nalguns casos).

 

Eu tive um e acabei por colocar um difusor da Do!Aqua. Custou ~100 Euros mas trabalha muito bem. O reactor que tinha era muito dificil de manter/fechar/etc e reduzia caudal. Os atomizadores há muita gente a dizer bem, mas francamente estes difusores Do!Aqua / ADA são muito bons mesmo.

 

Pedro.

já fizeste a experiencia a ver se consegues por o DC amarelo?

a minha experiência diz-me que os difurosores de ceramica são mediocres. Mas também não dei 100€ por nenhum.

Se me garantirem que conseguem obter FACILMENTE concentrações de CO2 de 50 ppms sem grande esforço... sou capaz de comprar 1.

Uma boa solução de contornar o problema do caudal, é ligar o reactor externo a uma mini bomba e não à mangueira de saída do filtro.

www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=212080#entry1222525

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

já fizeste a experiencia a ver se consegues por o DC amarelo?

a minha experiência diz-me que os difurosores de ceramica são mediocres. Mas também não dei 100€ por nenhum.

Se me garantirem que conseguem obter FACILMENTE concentrações de CO2 de 50 ppms sem grande esforço... sou capaz de comprar 1.

Uma boa solução de contornar o problema do caudal, é ligar o reactor externo a uma mini bomba e não à mangueira de saída do filtro.

 

Estes difusores da ADA? Claro! É preciso é ter cuidado para isso não acontecer em exagero.

De menor qualidade mas igualmente razoavel são os da Aquagrow.

 

Essa solução é razoavelmente dificil de implementar para quem não tenha local para sump, etc. É fazivel, mas não para a maior parte das pessoas (direi eu!).

 

Pedro.

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Estes difusores da ADA? Claro! É preciso é ter cuidado para isso não acontecer em exagero.

De menor qualidade mas igualmente razoavel são os da Aquagrow.

 

Essa solução é razoavelmente dificil de implementar para quem não tenha local para sump, etc. É fazivel, mas não para a maior parte das pessoas (direi eu!).

 

Pedro.

 

Concordo totalmente com o pmgsr, tenho 1 difusor igual e esta a tratar de 600l . Tinha reactor e deu-me direito a uma inundação, para não haver mais riscos toca de meter um difusor e estou contente (estamos a falar de 600l), agora que o preço deles doí :confused4: .

Editado por alvarenga
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu cá enfiei uma bomba eheim por cima do difusor e por 60 cêntimos mês nem uma bolha vai à superfície. Claro que era escusado ser uma bomba de elevação com caudal 1000 por hora, e 23 w por hora, mas foi o que arranjei e funciona melhor que qualquer atomizador.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Realmente deve ser por ser dos baratos, pois mandei vir do ebay um rhinox5000. Ontem ainda meti lixivia no difusor para ver se limpava os poros mas ficou igual.
Hoje vou raspar a parte de cima toda para ver ser resulta na dispersão das bolhas.
Em ultimo caso e porque quando comprei o meu CO2 vinha com um atomizadores, vou metê-lo.
É isto certo os atomizadores que falam certo:

1300483131atomiz1.jpg

Só uma duvida, o meu tubo é igual a este,

filter2.jpg

 

não vai influenciar a passagem do CO2, pois não?

 

 

 

Obrigado
Miguel

Miguel

Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Realmente deve ser por ser dos baratos, pois mandei vir do ebay um rhinox5000. Ontem ainda meti lixivia no difusor para ver se limpava os poros mas ficou igual.
Hoje vou raspar a parte de cima toda para ver ser resulta na dispersão das bolhas.
Em ultimo caso e porque quando comprei o meu CO2 vinha com um atomizadores, vou metê-lo.
É isto certo os atomizadores que falam certo:

1300483131atomiz1.jpg

Só uma duvida, o meu tubo é igual a este,

filter2.jpg

 

não vai influenciar a passagem do CO2, pois não?

 

 

 

Obrigado
Miguel

 

Esses tubos típicos da Fluvan são miseráveis quando se quer adaptar qualquer coisa aos tubos.

No caso de um atomizador externo, com esses tubos não sei se vais lá.

Senão têm a enorme vantagem de serem opacos e não se verem as algas castanhas a crescer dentro deles.

www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=212080#entry1222525

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Concordo totalmente com o pmgsr, tenho 1 difusor igual e esta a tratar de 600l . Tinha reactor e deu-me direito a uma inundação, para não haver mais riscos toca de meter um difusor e estou contente (estamos a falar de 600l), agora que o preço deles doí :confused4: .

Não vejo como é que 2 difusores de cerâmica com as mesmas dimensões e aparentemente iguais podem ter performances tão distintas. A única possibilidade é a placa de cerâmica ser melhor num caso do que no outro. Ou ter mais buracos e mais pequenos ou algo do género.

 

Será que isso justifica a diferença abismal de preço? eventualmente.

 

De qualquer forma, pelo que se lê nos forums, apenas os atomizadores conseguem taxas de dissolução de 100% do CO2 injectado.

www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=212080#entry1222525

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não vejo como é que 2 difusores de cerâmica com as mesmas dimensões e aparentemente iguais podem ter performances tão distintas. A única possibilidade é a placa de cerâmica ser melhor num caso do que no outro. Ou ter mais buracos e mais pequenos ou algo do género.

 

Será que isso justifica a diferença abismal de preço? eventualmente.

 

De qualquer forma, pelo que se lê nos forums, apenas os atomizadores conseguem taxas de dissolução de 100% do CO2 injectado.

 

 

Não duvido que um atomizador seja mais eficiente, mas eu depois de ver o que era uns 100l de água no meu chão, por causa da pressão ter feito saltar o tubo do Co2 (esteve bem durante 2 meses), nunca mais arisco prefiro dissolver 90%, mas não correr o risco de chegar a casa e ter o aquário vazio e o chão cheio.

Mas não noto que o difusor seja inferior ao reactor que tinha.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu cá enfiei uma bomba eheim por cima do difusor e por 60 cêntimos mês nem uma bolha vai à superfície. Claro que era escusado ser uma bomba de elevação com caudal 1000 por hora, e 23 w por hora, mas foi o que arranjei e funciona melhor que qualquer atomizador.

 

Eu voto nesta solução!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Eu tenho uma tunze 6025 por cima do difusor :)

eu tenho a saída do filtro e bom... não estou contente.

Isto chateia-me o juízo. Estou a ter um uptake baixo por parte das plantas por causa do CO2.

www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=212080#entry1222525

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Eu tenho uma tunze 6025 por cima do difusor :)

 

Afinal voto nesta! :P

 

 

cyclonix:

Foi bem lembrado, mas o atomizador está a fazer bem o seu trabalho? Tens algum indicador de CO2?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estou perdido biggrin.png' alt=':biggn:'> Afinal não tinhas um difusor?

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Afinal voto nesta! :P

 

 

cyclonix:

Foi bem lembrado, mas o atomizador está a fazer bem o seu trabalho? Tens algum indicador de CO2?

Sim, as bolhas estão a sair como queria, e o atomizador está a cumprir. O meu indicador é fazer os cálculos entre o PH vs. KH e ai vejo se tenho o CO2 necessário ou não.

 

Estou perdido biggrin.png' alt=':biggn:'> Afinal não tinhas um difusor?

 

Sim tinha o difusor que não estava satisfeito, no entanto e como já tinha referido acima, também tinha um atomizador que nunca tinha usado. E meti-o dentro do aqua e estou bastante satisfeito.

Miguel

Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais