Má fé. Burrice ao cubo. Desrespeito pela natureza. Preguiça.


Recommended Posts

Boas a todos. Esta é a história que ouvi hoje, quando um homem gentil na casa dos seus 50 anos, veio a minha casa buscar umas podas que tinha aqui e que se não as desse acabariam por ir para o lixo.

 

Diz-me o senhor que começou na aquariofilia à 2 anos. Um amigo deu-lhe um aquário de 600L, aparentemente com algumas ranhuras e tal... e o homem (a quem vamos chamar DOUTOR X, ficou com ele.

 

Diz-me entretanto que na altura teve algumas plantas... tipo cruptocoride, vaslinerias e tal... mas que agora não tem nada. Diz-me que quando se iniciou na aquariofilia, passados 2 meses estava de tal modo desmotivado que desistiu.

 

Tem simplesmente o seu 600L com água, gravilha e o filtro que funciona 24/24h, nos dias de hoje entenda-se.

 

Entretanto, mostro-lhe o meu sistema de CO2, o meu filtro, os meus fertilizantes DIY... e rapidamente percebo que os seus conhecimentos na área de aquariofilia são reduzidos.

Falamos da pertinência dos neutralizadores de cloro, dos activadores biológicos e tal... dei-lhe a minha opinião.

 

Intrigado com a situação, pergunto-lhe porque não tem nenhum peixe no aquário.

 

Diz-me que no início, teve no seu 600L, mais de 200 peixes.

Perguntei 2x se eram efectivamente 200 peixes.

Afirmou-me que sim.

 

E eis a BOMBA!!!

 

O senhor conta-me que quando encheu o aquário... chegou à loja de aquariofilia aqui da zona... e perante a indecisão em saber qual peixe comprar... pegou em 500€ e comprou 1-2 peixes de cada aquário que havia na loja. BRUTAL!!!!! Estamos a falar de exemplares que vão desde o tetra cardinal, até ao ciclideo africano do malawi.

Disse-me então que não os via lutarem entre si... mas que todas as manhas tinha de retirar do aquário vários peixes mortos... até que no final da semana, não tinha mais nenhum.

Nessa altura desistiu.

 

Quando ouvi isto, nem sabia o que dizer. Estava pasmado.

 

Resumindo: tratou-se antes de mais de uma enorme má fé por parte do vendedor. Ninguém normal vai a uma loja e compra 1 espécie de cada para as enfiar no mesmo aquário. O vendedor não perguntou absolutamente nada. Não se interessou. Fechou a matraca e quis vender o seu produto a todo o custo.

 

Segundo:é objectivamente preciso ser muito burro para ter a infeliz ideia de misturar todas as espécies de uma loja num único aquário. O mais elementar dos raciocínios leva-nos a perceber que por alguma razão os peixes estão separados... e não apenas por ser mais fácil apanha-los para os vender. Enfim... sem comentários.

 

Terceiro: quer o homem quer o vendedor da loja mostraram um enorme desrespeito pelos animais e pela natureza. O vendedor sem escrúpulos enviou mais de 200 peixes para a morte. O homem idem aspas.

 

Preguiça: muita coisa na vida se aprende pela tentativa-erro... mas isso acontece principalmente até aos 4 anos de idade, quando se falam dos estádios de desenvolvimento mais básicos, se assim se podem chamar.

A existÊncia das ferramentas memória e raciocínio lógico-matemático entre outras, permitem-nos aprender de outras formas, que não a experimental. Para isso, dá jeito ler e pesquisar através dessa internet. Os forums são para isso mesmo.

 

Uma triste história, mas verdadeira.

Senti pena pelas minhas plantas.

Pensar que as podas da wallachi vão ser devoradas por um botia ou por um pleco qualquer... enfim...

 

Mas já era tarde.

www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=212080#entry1222525

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nunca é tarde.

E podias ter aproveitado para ensinar o senhor que apelidaste de gentil na casa dos 50, podias ter te oferecido para o ajudar a montar o aquario desta vez da maneira correcta ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nunca é tarde.

E podias ter aproveitado para ensinar o senhor que apelidaste de gentil na casa dos 50, podias ter te oferecido para o ajudar a montar o aquario desta vez da maneira correcta ;)

Eu tentei...

Mas estava meio petrificado pela história.

www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=212080#entry1222525

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Creio que falta aí uma informação importante: que loja foi essa?

Será que eles disse que tinha acabado de montar o aquário?

 

Pedro.

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Creio que falta aí uma informação importante: que loja foi essa?

Será que eles disse que tinha acabado de montar o aquário?

 

Pedro.

Quanto a ele ter dito que tinha acabado de montar o aquário, não sei.

Porém a loja faz parte de uma das mais reputadas.

 

De qualquer forma, penso que a atitude do indivíduo foi lamentável.

Quando comecei na aquariofilia, queria ter um pedaço de natureza único dentro de casa. É o respeito pela natureza que deve guiar os aquariofilistas. Respeitar significa conhecer. Enfim... fiquei um bocado chocado quando ouvi a história, mas já passou.

O homem percebeu que errou e "felizmente" ou não parou com o hobby. Vai agora recomeçar, aparentemente com os ânimos mais moderados.

www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=212080#entry1222525

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok, mas diz lá o nome da loja... tou curioso... nem sequer vou fazer mais comentários depois de o dizeres mas acho que é importante conhecer a história toda. Senão o fizeres acabas por dizer só a parte mais "romantica" da historia ficando a parte "prática" de fora.

 

Pedro.

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos.

 

A história é toda ela uma estranheza... acho que mais facilmente não acredito em nada que acredito em metade! O Sr. Gentil de 50 anos parece-me que quer mais fazer-se de vítima que demonstrar interesse e paixão pela aquariofilia! E o lojista parece-me a vítima mais fácil de uma grande mentira para um grande aquário. Mas nos dias de hoje mais vale não acreditar em nada até aparecerem provas.

 

O meu raciocínio:

- ninguém mete uma banheira de 600L em casa sem pesquisar pelo menos o básico.

- não se confia no 1º lojista que nos aparece à frente, além de que não é um empregado de loja que tem de decidir o que o Sr. mete no aquário. Esse trabalho está englobado automaticamente no ponto atrás.

- Isso de €500 em peixes e 2 de cada um parece-me mais uma ideia megalómana que outra coisa, mas nem o aquário e o dinheiro são meus. Só sinto muito pelos animais que morreram.

-Ninguém "recebe" uma banheira e logo de seguida compra €500 e peixes de água doce. Sou o único daqui que tem noção do preço dos peixes de água doce? Sim, nunca chegam a €500 em peixinhos nem que a vaca tussa! (um disco custa €25, e um cardinal €2-3... do the math)

 

Neste tópico tiro algumas conclusões:

-aquários de 600L dados, também quero amigos desses.

-500€ em peixes sem pesquisar uma horinha? Dê-me antes o € a mim que o invisto melhor

-Estúpido do lojista que PODE ter enganado um cliente

-Coitado do lojista que teve de aturar as ideias megalómanas de um Sr. com €€'s e que DE CERTEZA não quis que lhe pusessem o travão (o quê? acham que não há clientes que olham-vos de lado só porque não aconselham todos os peixes que ele quer só porque "são maus"?)

 

A inteligência não bafejou 2 ou 3 intervenientes em todo este assunto =)

 

Já agora, aprendam com os erros dos outros - não se ponham a julgar/imaginar os intervenientes/história porque "quem conta um conto, acrescenta-lhe sempre um ponto". Mas se a aquariofilia ensinou-me alguma coisa é que não há pessoas isentas de culpas!

 

Abraços

  • Votar + 1

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais