Lâmpadas velhas afectam plantas?


Recommended Posts

Boas,

 

As iluminação 2x55 ppl que tenho no meu aquário é feita por duas lâmpadas com 1 ano e poucos meses. o aquário tem pouco mais de 140 litros, e os 110W é sem incluir os reflectores.

 

Logo, não é a falta de potÊncia que me preocupa, mas mudanças no espectro luminoso. Poderá 1 ano alterar o espectro luminoso de forma a torná-lo danoso ao aquário plantado?

 

Cumprimentos

 

Rafa

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se as lampadas tiverem estado acessas cerca de 8/10 horas todos os dias, de certeza que já não são a mesma coisa.

Segundo a maioria dos fabricantes ao fim de 6/8 meses, a lampada perde a luminosidade inicial. Para a maioria das plantas, só se começa a notar os efeitos no crescimento ao fim de +/- um ano de uso.

A altura do aquário, a transparência da água e o próprio espectro da lampada são factores que também influenciam o periodo de uso.

Eu se fosse a ti trocava.

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Com um leitor de PAR verificas que as lâmpadas perdem propriedades (e obviamente a intensidade).

Um ano costuma ser o tempo aconselhado. Agora dizer que passado um ano as plantas, certamente, começam a crescer menos é capaz de ser forçado. Acho que é mais correto dizer que é "mais provável isso acontecer" com lâmpadas com mais de um ano.

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se as lampadas perdem "qualidade"... é bem capaz, mas dai a dizer que automaticamente após um ano deve se trocar... hummm.... :eusathink:

As plantas adaptam-se de acordo com a luz disponivel... só tu poderás dizer se o ritmo de crescimento tem vindo a alterar-se muito.

De qualquer forma é obvio que as plantas não vão morrer de um dia para o outro, nem mesmo de um mes para o outro apenas e somente por sofrerem uma mudança gradual de espetro...

Avalia o ritmo de crescimento entre podas e a cor das mesmas (embora ambos os parametros estejam muito ligados a nutrientes e co2) e verifica se existe realmente grandes diferenças....

 

Ps: É claro que os fabricantes não iam dizer "as lampadas servem perfeitamente durante 2 ou mais anos".... quando podem dizer "devido a mudanças no espetro luminoso produzido, aconselhamos troca a cada ano"... Faz as contas e diz lá quanto dinheiro perderiam com todos os que compram lampadas XPTO, se só comprassem a cada 2 anos ou 3 anos.... etc...

 

Os meus cumprimentos

"Onde existe uma vontade, existe um caminho."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O Limafish disse tudo, eu tenho lâmpadas com mais de 3 anos e não noto nada. As plantas adaptam-se à variação gradual de lumen e espectro.

 

Quando fundir, troca, e sempre por lâmpadas "normais".

 

Cumprimentos.

::EndorFeena::Projecto Discus 300L
aquário 150L comunitário (Ago.2009-Mai.2013 - invertebrados desde Junho 2013)
nano 28L invertebrados com calha LED DIY(2010-2012, reactivado em 2013)
calhas LED DIY (2010)
CO2 DIY Tudo o que sei sobre CO2 caseiro
o meu blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.