Fim da venda de Helenas?


Ricardo Gil

Recommended Posts

Na Ornimundo do LouresShopping fui informado que as helenas se encontravam em vias de extinção e por esse motivo a sua comercialização estava suspensa e que as lojas deixaram de as receber. Alguém me pode confirmar esse facto? Alguém recebeu a mesma informação de outras lojas? É que estava mesmo a precisar de uma ;)

Editado por Ricardo Gil
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Não sei se essa informação é verdadeira ou não, mas ainda no fim de semana passado vi helenas à venda na ornimundo do arrábida shopping.

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Pois... como ves também há algum pessoal a conseguir reproduzi-las mesmo nos aquas lá de casa... por isso essa informação é um pouco estranha como membro "skewze" já referiu...

Cumprimentos

"Onde existe uma vontade, existe um caminho."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Também achei estranho, muito estranho... Nao me dei ao trabalho de confirmar isso, pelo menos noutra loja, mas que ela, a vendedora, foi muito clara, isso foi :( mas vou mesmo de precisar de uma Helena ou duas, tenho aqui muita comidinha para elas ;)

Já agora, pergunta de noob: as helenas reproduzem-se com muita facilidade? É que nao estava com vontade de substituir uma praga com outra:) era pôr uma ou duas e depois devolvê-las, ou então se o controlo populacional delas for fácil, mantêm-las mesmo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Ricardo

 

Vou-te responder muito sinceramente a algumas questões. 1º A vendedora não deve estar a par da realidade nacional, este fim de semana, fui a duas ou três lojas, e havia helenas nas mesmas. 2º Se eles não as compram, isso já é um assunto diferente. Como te disse se quiseres umas duas, arranjo-te, trabalho na Avª EUA, por isso é na boa.

Quanto á questão da reprodução, elas reproduzem-se é claro, mas falando por experiência própria consigo controlar bem a densidade populacional delas.

H. Martins

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Realmente que resposta mais estranha. As helenas são fáceis de reproduzir, fiz criação durante 1 ano e posso dizer-te que num criaram na proporção de 1 para 100. num comunitário dificilmente se tornam praga.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

De 1 para 100? Tanto? Nunca tive esse rácio, no máximo tive de 1 para 15 ou 20.

 

 

Num aquário de 72 litros, com fundo de areia de filtro de piscina. Alimentadas com comida para camarões. Nunca fazer sinfonagem ou remexer o fundo, convém sempre alimentar em excesso, pois com falta de alimento pelo que entendi comem-se a elas próprias.

Aquário totalmente maturado e plantado com plantas fáceis, sem fertilização ou Co2.

 

Ph 7,2

kh 5

Temperatura 24º/25º

Demorei cerca de 3 meses a ter o primeiro lote e foi gigantesco. As proporções seguintes foram sempre menores, penso que por se alimentarem delas próprias. Mas de 3 helenas iniciais ao fim de 6 meses já tinha retirado do aquário mais de 200 e tinha o aquário cheio de pequenas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bolas, isso é que foi procriação. Eu no meu de 270 Litros, duas helenas, e foi cerca do mesmo tempo (3 meses), começaram a procriar.

 

Ph 7,2

 

Temparatura 27º

 

Em termos de alimentação, foi sempre o que havia no fundo, restos da comida para os peixes e realmente é verdade, elas matam-se umas às outras.

 

Talvez por isso nunca tenha tido mais de 50 no aqua, e também dava algumas.

H. Martins

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Informação estranha essa da ornimundo...

 

Já agora aproveito para tentar umas helenas à borla... quem me oferece umas quantas para controlar parasitas em aquários de camarões??? não precisam de ser grandes... agradeço desde já...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Informação estranha essa da ornimundo...

 

Já agora aproveito para tentar umas helenas à borla... quem me oferece umas quantas para controlar parasitas em aquários de camarões??? não precisam de ser grandes... agradeço desde já...

Boas Nuno, os parasitas não sei se controlam.... mas os camarões vão controlar...

já tive essa experiência, comecei a apanhar camarões mortos, basicamente inteiros, fiz não sei quantos testes a agua, vi temperatura... ate que um noite vi uma helena literalmente abraçada a um camarão... este anda estava vivo... "felizmente" era um wild.

 

Abraço

Cumprimentos

-- Paulo R. Duarte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Nuno, os parasitas não sei se controlam.... mas os camarões vão controlar...

já tive essa experiência, comecei a apanhar camarões mortos, basicamente inteiros, fiz não sei quantos testes a agua, vi temperatura... ate que um noite vi uma helena literalmente abraçada a um camarão... este anda estava vivo... "felizmente" era um wild.

 

Abraço

Essa é nova!!! Nunca tinha ouvido falar em helenas que matavam camarões, não creio que seja assim tão linear a visão que tiveste da helena abraçada ao camarão, até porque não acredito que um camarão saudável se deixe apanhar por uma "lesma" (helena). Os camarões pulam que se fartam e as unicas alturas em que não se mexem muito é quando estão a realizar a muda. Um camarão pode morrer dentro da propria "casca" se não conseguir fazer a muda, se calhar era isso que estava a acontecer ao teu wild...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois eu tambem pensava assim, mas se pesquisares encontras varios relatos disso e ate videos, doentes a fazer muda... não sei...sei que o apanhou e matou.

 

Era uma troca de experiência, disse o que me aconteceu, entretanto tirei as helenas e não tive mais nenhuma morte.

Cumprimentos

-- Paulo R. Duarte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois eu tambem pensava assim, mas se pesquisares encontras varios relatos disso e ate videos, doentes a fazer muda... não sei...sei que o apanhou e matou.

 

Era uma troca de experiência, disse o que me aconteceu, entretanto tirei as helenas e não tive mais nenhuma morte.

Boas

 

Na minha opinião isto pode acontecer se as mesmas "passarem fome". Já me aconteceu com vários "animais".

 

Cumps

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Na minha opinião isto pode acontecer se as mesmas "passarem fome". Já me aconteceu com vários "animais".

 

Cumps

 

Exacto, mas o camarão tem de estar mal. Pois os meus até usavam as helenas para surfar :). Vi helenas a comerem cascas, reds nunca vi.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Provavelmente, mas a parte da fome, tinham la muitos melanoides.

 

Pode haver casos e casos...digo eu.

Cumprimentos

-- Paulo R. Duarte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se tens uma Helena que mata camarões com melanoides disponiveis no aquário, ou o camarão estava fragilizado ou essa Helena tem o nome de código 007.:)

 

Não estou com isto a dizer que não acredito em ti Champomi, só não acredito que seja assim tão linear... vou pesquisar com afinco...obrigado pela partilha da experiência.

 

PS: quando disse que quero manter Helenas nos aquários para controlar parasitas, não falo de outros caracois, mas sim de planárias e companhia.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora boas caros colegas, se estão em vias de intensão as helenas, basta comunicar-me que eu posso arranjar algumas, tenho umas quantas no meu aquario comunitário. As adequeri para comtrolarem uma praga e neste momento me parece que começa a haver uma praga de helenas.

É só comunitar em minha casa e dispenso algumas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se tens uma Helena que mata camarões com melanoides disponiveis no aquário, ou o camarão estava fragilizado ou essa Helena tem o nome de código 007.:)

 

Não estou com isto a dizer que não acredito em ti Champomi, só não acredito que seja assim tão linear... vou pesquisar com afinco...obrigado pela partilha da experiência.

 

PS: quando disse que quero manter Helenas nos aquários para controlar parasitas, não falo de outros caracois, mas sim de planárias e companhia.

 

So falta mesmo beber os dry martinis e o fato ;)

 

Não sabia que a helenas comiam planarias e companhia, é bom saber isso.

 

Abraço

Cumprimentos

-- Paulo R. Duarte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 meses depois...

Não sendo entendido na matéria, deixo o meu feed back:

 

Relativamente à introdução dos 2 Anatome à cerca de 3 ou 4 meses, conseguiram controlar até ao extreminio todos os planorbis, num espaço de 2 meses, foram arrasados por eles, alguns juvenis ainda residiam juntamente com crustas (red cheries e atyaephyra desmaresti) no filtro EX 600 da tetra, foi limpo à pouco e retirei com sucesso todos os crustas.

 

Este fds observei um anatome a mariscar 2 crustas, não sei que espécie pois ja estavam completamente deteriorados pelo suco do mesmo que os foi desfazendo e comendo (esta parte assisti) com um cm de tamanho aproximadamente, também é um facto que já observei os crustas em cima do anatome, mas também já li que com falta de alimento atacam os crustas.

 

Todos os predadores utilizam varias técnicas de caça ou estratégias de atracão das eventuais vitimas (talvez o odor por exemplo neste caso), isto é uma suposição minha...

 

Também relativamente à pouco tempo vi o anatome sair do manado e começar a comer os flocos que caíram próximo do local onde o mesmo estava (enterrado no substrato).

 

Acho que tenho de tratar do apetite deste sr/srª (s), mas nunca passará pela sua retirada do aqua.

 

Recomendo vivamente a quem tem pragas de caracóis, é uma mais valia.

 

40620189.jpg

 

Mas depois observam-se fotos deste tipo... ;)

Editado por Fernando Encarnação
Link to comment
Partilhar nas redes sociais