Plecos: o que é verdade e o que é mentira???


Smaug

Recommended Posts

olás, preciso de saber duas coisas sobre plecos (cascudos) tenho um de cerca de 15cm que tem vindo a crescer e a dar-se bem no aqua de 100l, acontece que agora comprei um novo aqua de 240l que estou a plantar, queria saber umas coisas:

 

1) é verdade que o pleco vai comer as plantas? se lhe puser um pouco de batata será que evito esse comportamento?

 

2) é suposto o pleco ser vegetariano? é que morreu-me um peixe e ele tratou de o devorar como se não houvesse amanhã, acho que as corys e restantes habitantes nem se podiam aproximar.

 

3) é verdade que eles cresces desmesuradamente e passado uns anos ficam demasiado grandes para um aqua doméstico?

 

obrigado!

"Ei! Curti mesmo esta mensagem! acho que vou já a correr ver o blog deste tipo!"

 

Sim é verdade, eu leio a mente via internet:

http://odeiooze.blogspot.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olás, preciso de saber duas coisas sobre plecos (cascudos) tenho um de cerca de 15cm que tem vindo a crescer e a dar-se bem no aqua de 100l, acontece que agora comprei um novo aqua de 240l que estou a plantar, queria saber umas coisas:
Olá banana rock Bom aquário

 

1) é verdade que o pleco vai comer as plantas? se lhe puser um pouco de batata será que evito esse comportamento?

 

Depende do pleco. Se tens um bicho com 15cm é provavel que tenhas um pleco comum. A minha experiência diz-me que é uma questão de hábito. O meu começou a comer plantas e nunca mais parou. Nem pastilhas de fundo, nem alface, nem pepino... o que ele gosta mesmo é de plantas... Azar o meu.

 

2) é suposto o pleco ser vegetariano? é que morreu-me um peixe e ele tratou de o devorar como se não houvesse amanhã, acho que as corys e restantes habitantes nem se podiam aproximar.
Penso que os plecos são principalmente herbivoros, mas não sei até que ponto não possam incluir na dieta outros condimentos mais substanciais. Não me espantaria que fossem omnivoros, embora com uma dieta maioritariamente herbivora. Informa-te com umas buscas... viva o google! :D

 

3) é verdade que eles cresces desmesuradamente e passado uns anos ficam demasiado grandes para um aqua doméstico?

 

Depende do pleco. Ls há muitos, de 5cm a 50cm (senão maiores!) mas um pleco comum pode ser um animal muito grande e dos que existem penso que seja dos que ficam maiores e em relação aos problemas que falas, dos mais "mal-comportados".

 

obrigado!

 

De nada! :D

 

Grande parte das tuas dúvidas passam pela genarilzação do comportamento dos plecos. Existem muitos, com muitas formas, tamanhos e comportamentos diferentes, mas de uma forma geral quando se pensa em pleco, pensa-se no pleco comum, esse sim, grande e comedor de plantas.

 

Existem também plantas que os plecos não procuram, podes vê-las no site da tropica.

 

Fica bem

 

Vlad!

Se xcreves axim e eu respondi é pk tivxt sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Smaug: obrigado pelo teu tópico. Andava para fazer uma das tuas perguntas e assim, junto-me a ti e tento ajudar no que sei por experiência.

 

Eu tenho um pleco comum, que vai começando a crescer apesar de ainda não estar nada exagerado (pouco + de 10cm). Quanto a ele comer as plantas, posso dizer que o meu, dá umas dentadinhas nalgumas das folhas mais "moles". Não é nada de extraordinário... Mas também ainda é pequeno... A questão da batata, não faço ideia, mas já ouvi falar... Será que inibe o peixe de comer as plantas? Não sei... mas se inibir, será que não o inibe também de comer as algas? Não deixam de ser plantas....

 

Quanto ao pleco devorar outros peixes... por muito que me custe a crer, na última semana tive essa prova. Tenho tido alguns problemas graves no meu aquário, com alguns peixes (nariz de fogo) a desaparecer literalmente!! Numa noite estão lá 5, de manhã são só 3.... até não ser mais nenhum. No outro dia, foi um betta que quando a meio da noite o vi, já estava meio comido, e estava a ser "raspado" pelo pleco. Ora, sendo o pleco nocturno, e estando os outros a dormir, é normal que fosse o que tivesse sido apanhado com a boca na botija. A minha questão é quem matou os peixes? Não, não morreram por doença e foram comidos. Não. Eles desapareceram completamente, por causas externas... Penso que poderá ter sido um escalar que tem crescido um pouco e pode ter sentido o território ameaçado, até porque alguns dos sumiços aconteceram durante o dia. Agora, vendo o pleco a devorar o betta, fiquei convencido que ele não ia deixar passar a oportunidade, e entrou na "festa". Fez o seu papel... aproveitou o que podia... A dúvida com que eu fiquei, e é a questão que eu aproveito para colocar, é: comer um peixe morto (ou pelo menos ajudar) eu já vi que é capaz, mas será que é possível o pleco ser o causador da sua morte? Será que ele tomou o gosto e agora, procura mais, mesmo apesar do seu tamanho?

 

Quanto ao tamanho do pleco, é como diz o Vlad, há tamanhos para todos os gostos e feitios. Tenta saber qual o pleco que tens e descobre as suas características para saber o seu tamanho máximo. Mas deixa-me dizer-te que já vi em várias lojas alguns plecos com quase 40 cm, e é das coisas mais bonitas que já vi! Lindo!! E tu com um aquário de 240 lts não deverás ter grandes problemas de espaço, apesar de o peixe, só pelo facto de se virar, poder provocar um deslocamento de agua maior do que o filtro provoca....

 

De qualquer forma, boa sorte.

 

Cumprimentos,

 

RJL.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

bem eu tive um pleco que n me comia as plantas e apenas comia a comida que eu lhe dava , mas sei que nem sempre era assim.

 

n e suposto os plecos serem vegetarianos mas sim e suposto eles serem homeniveros comendo tudo o que cai no aquario.

 

e tb verdade que eles crescem bastante ate ao 40 cm mais ou menos.

 

agora o meu conselho. se tens o pleco para ele te comer as algas apostaste mal no peixe. o que os logistas dizem que eles sao super eficases a comer algas n e bem verdade tems peixes mt mais pequenos e mt mas eficases como por exemplos os ottos e os LDA25 que o tamanho max e de 5 cm. se vais fazer um plantado vende esse plecos e compra ums LDA25 e ums ottos e ums caridinas japonicas pois para alem do pleco n trabalhar mt bem no que trata de comer as algas quando ele estiver grande vai te detroir a decoraçao do aqua de cada vez que se mexer.

 

abraços

abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Um LDA25 é um Parotocinclus Jumbo. Faz uma busca no fishprofiles.com ou no google e tens caracteristicas e fotos.

 

Vlad!

Se xcreves axim e eu respondi é pk tivxt sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Não tenho o LDA25, mas conheço um amigo que comprou dois numa sexta-feira porque tinha já graves problemas com algas e na segunda seguinte, era o homem mais feliz do mundo porque parece que até as pedras limpa. Segundo ele, o aquário está mais limpo que quando o montou... mas acho que isto já é capaz de ser exagero da parte dele... e daí...

 

A verdade é que estes relatos fizeram-me andar a pesquisar um pouco acerca deste peixe e o que percebi é que quem tem, não só adora, como recomenda vivamente. Eu próprio começo a pensar em fazer mais uma aquisição lá para casa... Parece que o bicho é mesmo um espectáculo...

Só não sei é se depois o pleco não terá tendencias em entrar em disputas territoriais... Espero que não...

 

Xau.

Cumprimentos,

 

RJL.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Depende dos LDA25, do tamanho do aquario, da quantidade de algas para se poder dizer que fazem maravilhas.

 

Mas devo-te dizer que para green spot nao são dos melhores...e que gostam muito de "fuçar" talvez dai o "pitbull pleco". Quanto a green spot ja descobri o meu comedor de algas favorito e pelo menos nos meus aquarios bate qualquer recorde: neritinas. Nem sempre se encontram por ai...mas que elas trabalham, trabalham :wink: num aquario que antes estava cheio de green spot apesar de pequeno com 3 otos e 1 ampularia em poucos dias as neritinas acabaram com elas literalmente, nao sobrou 1 para amostra :?

 

ja vi fotos de L's com mais de 50cm...e como nao sabes qual o teu...

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ois

 

parece-me ke me cabe a missão de defender os plecos....

 

tenho um com cerca d 25cm...

qd ele se comçe a impinar e n come algas eu resolvo mto bem o assunto... corto na alimentação e ai é ver as algas a desaparecer... quanto a plantas nc o vi a atacar uma planta mas que remexe e destroi a decoração do aqua lá isso....

 

 

xauz

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas eu tenho um pleco pequeno, azulado, não sei a variante, que não cresce muito (não passa dos 15 cm). As únicas plantas que come são as algas e as lentilhas flutuantes, o que até dá jeito para as controlar. Por outro lado, já tive um pleco comum que se revelou uma verdadeira praga: devorava ou destruia todas as plantas, açambarcava toda a comida que eu punha no aquário e ainda dava umas valentes coças nos outros peixes, não dispensando um petisco de vez em quando. Desses nunca mais terei um. Sinceramente, acho que só servem para os aficionados do género que fazem um aquário só para eles...

 

P.S. Um tronco de madeira pode ajudar a acalmar o bicho...

"A vida é aquilo que acontece enquanto fazemos planos para o futuro" John Lennon

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tenho um pleco comum com 15 centimetros, limita-se a comer a comida normal que dou a peixes e quando algum morre chupa-o todo sem o pessoal ver, em relação as plantas... tenho um plantado e nunca vi as plantas desaparecerem :wink: ele não comem nem uma!!!, só come as algas!

Adora estar na parede do filtro interior e só o vimos a noite quando ele da uma vistoria pelo aqua e se cola ao vidro lol

Abraço

Pedro M. Leal de Almeida

- Design e Ilustração -[b]

www.simcreative.blogspot.com[/b]

2582re4.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 8 anos depois...
  • 10 meses depois...

Cá em casa o meu pleco de 15 anos e quase 30 cm, é e sempre foi a estrela do aquário. Gosta de se mostrar aos visitantes, resiste a péssimas condições de água, não come plantas (apenas algas) nem peixes, agora desde que estes não ocupem o seu "quarto" ele tolera toda a peixarada.

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 ano depois...

Tenho 2 plecos num aqua de 60l (sei que é pequeno mas depois arranjo um aqua maior ou troco-os), já me devoraram as plantas todas e têm apenas 6-10cm cada, às vezes dou pepino e eles adoram já tive uns 2 meses sem mudar a água mesmo por distração e falta de tempo e têm-se durado, já tive no mesmo aqua +20 guppys que me foram literalmente desaparecendo já não tenho um guppy que seja(pena pq gostava muito deles) mas não os quero trocar por nada, são peixes lindos eles e o synodontis que também tenho , tenho muita pena de não poder ter plantas mas paciência, não se pode ter tudo. Eles comem a comida que dou aos peixes sem qualquer problema.

Tenho 2 plecos num aqua de 60l (sei que é pequeno mas depois arranjo um aqua maior ou troco-os), já me devoraram as plantas todas e têm apenas 6-10cm cada, às vezes dou pepino e eles adoram já tive uns 2 meses sem mudar a água mesmo por distração e falta de tempo e têm-se durado, já tive no mesmo aqua +20 guppys que me foram literalmente desaparecendo já não tenho um guppy que seja(pena pq gostava muito deles) mas não os quero trocar por nada, são peixes lindos eles e o synodontis que também tenho , tenho muita pena de não poder ter plantas mas paciência, não se pode ter tudo. Eles comem a comida que dou aos peixes sem qualquer problema.

Rafael C. P. :animal_fish:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais