Mais um tópico de Apistogrammas!


Ric.Gomes

Recommended Posts

Boas Ricardo,

 

Bem está enguiçado esse aquário... De certeza que é ela que os come? Não terá haver com a alimentação que lhes dás? (atenção que não sei o que estás a dar neste momento, é só uma hipotese)...

 

Abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

A principio estava tudo bem e ela protegia bastante os pequenos mesmo quando eu me aproximava! Por sentir que estava a perturba-la decidir reduzir os tempos de iluminação e incomodar o menos possível, assim sendo ligava muito pouco tempo e dava como normal os microvermes de aveia e também vipagran em pó e alguma artemia congelada (a artemia mais para a mãe e por descargo de consciência pq é artemia congelada!)

Isto durante 3 dias ao final dos quais decidi avaliar o desenvolvimento e ai notei q estavam muito menos e durante o tempo q estive a observar vi a gaja a atacar os pequenos!

 

sugestões p/ isto Fábio?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É estranho ela atacar os pequenos com 2 semanas de idade. O macho está à vista dela? É que se tiver o que pode estar acontecer é ela querer voltar acasalar antes do previsto 3/4 semanas e começar atacar os pequenos. Isso da luz fizeste mal porque eles habituam-se a uma rotina e quando mudam estranham sempre.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pode ter sido isso do macho então... ele esta num maternidade! nunca me tinha ocorrido uma situação destas... mais uma para aprender!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Boas Ricardo,

 

sento oir essas notícias, vamos ver se finalmente há sorte com essas posturas!!!

Conseguiste manter os vermes??

abraço,

 

Pol

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Pol desculpa so responder agora, nao vi o teu comentario.

Mantive os vermes e tenho andado a actualizar os aquarios. Em breve actualizo o topico.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Troquei o substrato do aqua dos Iniridae, utilizei Elos Terra... Estou a tentar provar uma teoria! :P

 

Deixo imagens:

20130923_001525.jpg
20130924_232431.jpg
20130925_192722.jpg
20130925_192750.jpg
20130925_192813.jpg
20130925_192835.jpg
20130925_192849.jpg
20130925_192919.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Ricardo.

Esse macho está mesmo muito louco. E essa fêmea está a guardar alguma coisa?? :)

 

Em relação ao substrato estás satisfeito com ele? Não se desfaz muito?

 

Abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Fábio eu tenho este mesmo substrato a um ano e meio num outro aquário e está impecável até agora! gosto!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal,

 

Movi os Nanay para um aqua mais pequeno, eles são apenas 6 e n fazia sentido estarem num aqua de 60lts, estão agora num aqua de 40lts

 

deixo umas imagens, o flash não ajudou em algumas fotos!

 

20131006_181124.jpg
20131006_181458.jpg
20131006_181513.jpg
20131006_181537.jpg
20131006_181542.jpg
20131006_181613.jpg
20131006_181626.jpg
20131006_181654.jpg
20131006_181701.jpg
20131006_181709.jpg
20131006_181727.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Ricardo. Os Nanay estão crescidos :) mas tens aí um ou outro bem mais pequenos que os restantes certo? Ou serão fêmeas ou é "defeito de fabrico" conforme alguns que também tenho, não passam mesmo desse tamanho verdadeiramente anão :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tenho uns 4 muito mais pequenos não sei se são fêmeas ou se são mesmo pequenos! é aguardar pra ver! :D um grande abraço!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Olá pessoal,

 

Actualização:

 

Uma história muito caricata, a minha fêmea Abacaxis virou macho!! :o

 

A situação da mudança de sexo é algo que discuti com algumas pessoas num forum internacional e ao que parece é um caso que vai sendo reportado ocasionalmente, mas que ainda não esta cientificamente explicado como deve ser!

 

ANTES:

Fêmea à direita!

20130512_153137.jpg

Sozinha

20130512_153154.jpg
DEPOIS:
20131013_224444.jpg

20131013_224715.jpg
Ainda um video desta 'fêmea' ou macho (LOL) a tentar a corte a uma filha resultante de uma postura anterior.

Estranho mas verdade... por momentos pensei que tivesse doido... como comentei com algumas pessoas!
Deixo também um pequeno video da 'acção' no aquário dos Iniridae!

Editado por Ric.Gomes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Ricardo,

 

eu tinha lido sobre isso mas o pessoal desconfia muito destas histórias. Mas se tens só dois peixes, uma postura com peixinhos que nasceram dela e depois os dois acabam por ser machos,… estás perto de confirmar isso. Agora a confirmação precisa de uma postura de cada macho com outra fêmea para confirmar o círculo e descartar a possibilidade de que seja só um caso de mimetismo de uma fêmea.

 

um abraço

 

Pol

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu não quis falar nada aqui no forum porque já sabia que é mesmo muito estranho... confesso tive ate vergonha de falar disto! xD

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Ricardo,

 

percebo o motivo mas seria muito triste nao aprender mais por culpa disso.

Tinha lido bastantes coisas sobre o tema no fórum Apistogramma.com mas é certo que ninguém acredita isso porque a possibilidade de ser simplemente mimetismo é grande e normalmente nao há a documentação necessária para comprovar isso mas o cambio de sexo em alguns peixes existe e tem sido bem documentado, como no caso do peixe palhaço.

 

Ross RM, Losey GS, Diamond M. Sex change in a coral-reef fish: dependence of stimulation and inhibition on relative size. Science. 1983 Aug 5;221(4610):574-5.

Shapiro DY. Serial female sex changes after simultaneous removal of males from social groups of a coral reeffish. Science. 1980 Sep 5;209(4461):1136-7.

Warner RR, Robertson DR, Leigh EG Jr. Sex change and sexual selection. Science. 1975 Nov 14;190(4215):633-8.

Robertson DR. Social control of sex reversal in a coral-reef fish. Science. 1972 Sep 15;177(4053):1007-9.

 

O problema é que nao tem sido demostrado nos Apistogrammas, mas isso nao quer dizer que seja impossível, unicamente que nao tem sido estudado, os ciclideos sao uma das famílias de peixes com mais predisposição a fazer "sex reversal"

 

Renn SC, Fraser EJ, Aubin-Horth N, Trainor BC, Hofmann HA. Females of an African cichlid fish display male-typical social dominance behavior and elevated androgens in the absence of males. Horm Behav. 2012 Apr;61(4):496-503.

 

se gostasses disto, tentas a experiencia que sugeri, ficas uma fêmea do Fábio com este "novo macho" e se consigues uma postura viable, documentas bem a história e vendes o reportagem ao Practical Fishkeeping o outra revista de aquariofilia (estou a falar em serio :D:D más é muito trabalho, eu sei, o método científico é laborioso). E per favor recorda que a negativa do pessoal nao quere dizer que nao seja verdade!!… mas precisas demostrar o tema!!

 

um abraço,

 

Pol

Editado por polnadal
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Queres meter inveja com o que????? Com a qualidade das fotos ou com mais uma postura???? eheheh

Fizeste um upgrade à maquina tá visto?!!?

 

Belas fotos, parabéns, e pela postura também ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais