Mais um tópico de Apistogrammas!


Ric.Gomes

Recommended Posts

acrescento ainda, para alem daquilo que os testes me apresentam confirmo que a agua estara em condicoes porque os abacaxis reproduziram neste aquario!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como eu sou o mais novato aqui, só comento o que eu tenho lido e peço desculpa se estou a explicar coisas obvias!!!

o pH baixo 5-6 e a dureza quase nula (agua de osmose) ajudam a que o esperma consiga atravessar a membrana dos ovos.

 

Mas como sei que tens reproduzido os nannay, abacaxis e demais na mesma agua,… penso que pode nao ser tanto um problema de parâmetros como um problema dos peixes que nao conseguem fertilizar a postura. O Fábio tem uma foto duma cria de hongsloi (acho que era hongsloi) de 2-3 meses que tem feito uma postura mas ninguém fertilizou.

 

Acho que nesses casos pode ser interessante experimentar com outro macho/fêmea/casal para pelo menos ver qual é o problema!

 

cmps e muita sorte!!

 

Pol

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu acho é q vou definitivamemte desistor dos hongsloi.. ainda pra mais com possiveis panduro por ai pra venda... :)

 

Olha que não perdes em termos de qualidade e beleza do peixe :)

 

Ontem fiz um video dos Panduro e dos Inka que já mostra as primeiras cores a aparecerem em ambos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

1- O Fábio deve estar a pensar: "a malta está louca, tenho os elizabethae e estão a falar todos dos panduro" :whocares: … mas esse panduro tem uns cores brutais Fábio!!!

 

2- Veo que nao foi o único que visitou agora mesmo a página google do Fábio e não encontrou o vídeo, jajajaja, no podes deixa informaçao tam pronto quando tens um clube de seguidores que segue os vídeos e comentários todos bowdown

 

cmps

Editado por polnadal
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

embora ainda n esteja a tentar a reprodução dos Iniridae, já se vão fazendo ver algumas coisitas!

 

o que se passara naquela toca?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hoje uma atualização menos positiva, só para comunicar o falecimento do macho Sp, Nanay, não sei o que se passou simplesmente apareceu morto hoje... Restam os pequenos!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hoje uma atualização menos positiva, só para comunicar o falecimento do macho Sp, Nanay, não sei o que se passou simplesmente apareceu morto hoje... Restam os pequenos!

:cry4: É uma pena quando nos acontece.

Boa sorte com os restantes.

 

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Ricardo,

 

lamento o falecimento desse lindo peixe, só desear que os alevinos vinguem e consigas ter mais Nannay nos teus aquários,

 

um abraço,

 

Pol

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Ricardo, é uma pena o que aconteceu!! Percebo bem essa tua frustração.

De qualquer das formas, nunca te esqueças que o mais importante neste hobbie é nunca desistir.

Trata bem dessas crias, e vais ver que sacas daí um macho muito melhor que o pai.

 

Abraço ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas,

Já a alguns dias que não dizia nada...

As coisas continuam a evoluir, os pequenos a crescer, creio que vou desistir dos hongsloi e transformar o aqua num aqua de crescimento.

Em breve vou ver se 'meto' os iniridae a reproduzir, já tiveram tempo para se ambientarem bem as instalações! :)

Os abacaxis estão muito tranquilos sem posturas... ontem fui dar com a fêmea dentro da sump,,, esta um bocado debilitada vamos ver se recupera favoravelmente!

Deixo uma pequena imagem

 

20130603_005904.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Wow Ricardo,

 

estão bem grandes!!! hehehehe tenho que ver que comida das a esses peixes.

Quanto tempo tem agora? Os meus tem 1 mês e dois dias (contando desde o primeiro dia de natação livre) e acho que não são tan grandes!!!

 

Eu estava a pensar em tentar reproduzir novamente o casal eremnopyge numa caixinha de 10 litros que vou meter dentro do aquário de crescimento, a ver se há sorte porque os macmasteri estão a dançar muito mas ainda não vi a fêmea a dar sintomas de proteger nada.

 

Abraço,

 

P.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

A comida que lhes dou é vipagran desfeito em pô e dos vermes que me arranjaste! :P nada de novidades. estes estão com 7 semanas e rondam os 7mm de comprimento há 2 que são maiores e devem ter 1cm +/-.

 

Acho que 10lts para reprodução é pouco Pol!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Heheheh,

 

a fêmea tem cara de quer dizer pff deixa-me que tenho trabalho agora, heehehe

e tem uma cara de inocente,… os meus tem mais cara de ter mal carácter.

fico surpreso que tenha as crias no substrato, os meus nao saíram do coco até que tinham natação livre e anteriormente sempre andavam colados num tronco ou similar.

 

muita boa sorte o macho iniridae que vi é mesmo espectacular.

vamos ver se os microvermes que mandei ajudam a safar um número maior de alevinos!!!!

 

abraço,

 

Pol

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

obrigado pelos comentarios Pol, de inocente nao tem nada, acredita! é muito agressiva das mais agressivas que ja vi! ficou intimidada com o flash apenas!

vamos ver se os microvermes ajudam!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

 

de inocente nao tem nada, acredita! é muito agressiva das mais agressivas que ja vi!

Acredito!!! o meu casal eremnopyge tem dado também uma surpresa com isso, quando o macho macmasteri está nesse aquário, eles estão atemorizados, e tenho que mudar-les de aquário, quando ele não estão lá, eles dominam o aquário tudo, não há muita agressividade mas sim territorialidade, eles escolhem o seu território e não tem problemas em "espantar" qualquer outro peixe. O macmasteri só tem problemas com outros apistos (mas muito mais sérios!!) Acho que quando a malta pergunta se podem ter diferentes apistos num mesmo aquário e o pessoal responde que sim se o aquário é grande, é uma resposta com base a experiências parecidas ao eremnopyge, quando eu digo que não é uma resposta com base no meu macmasteri pos ele está o dia tudo a procurar, perseguir e tentar matar qualquer outro Apistogramma. Os abacaxis são excepção, acho que pela distinta morfologia ou porque são mais simpáticos!!! ;)

 

cmps

Editado por polnadal
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

concordo, cada caso é um caso, obviamente esses conselhos baseiam-se em experiencia propria e com margem de seguranca assegurada!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora um videozinhos dos Iniridae que hoje iniciaram a nat. livre, vídeo de fraca qualidade!

 

http://www.youtube.com/watch?v=ccp8CXaHL7c&feature=youtu.be

 

 

Nunca tinha visto tantos alevins juntos, são seguramente mais de 100. Não separei o macho nem a outra fêmea, por falta de espaço, mas a fêmea está super protectora e não há ninguém que se aproxime dos pequenos!

Editado por Ric.Gomes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais