Mais um tópico de Apistogrammas!


Ric.Gomes

Recommended Posts

Boas,

 

Fase mais atribulada do projecto, com alguns problemas pessoais... Pensei desactivar a bateria mas a familia ajudou a ganhar motivação.

 

Enquanto isso os Sp. Nanay continuam o seu lentissimo crescimento tendo a femea saido do aqua e já se encontra com o macho novamente.

 

O macho bitaeniata, agora viuvo, parece tranquilo após ter sido administrada a ervilha cozida e ter levado alguns dias de dieta!

 

Por outro lado a pequena fêmea trifasciata decidiu fazer uma postura, os pequenos começaram ontem a natação livre. São uns 5... o que não é de admirar a fêmea é minuscula. (1,5/2.0 cm)

Os pais estão juntos e não vou retirar o macho a ver como corre.

 

Adicionei também algumas flutuantes aos aquas!

 

Deixo as fotos possiveis:

 

20150212_181229.jpg
20150212_181854.jpg
20150218_205559.jpg
Cumps,
Ricardo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Sugeria-te arranjares vermes de grindal para os Nanay!

 

Eu com trifasciata nunca tive problemas em deixar lá o macho. De qualquer modo, ainda que corra menos bem deta vez, eles desovam como coelhos... Não sei se é mito mas se a fêmea desovou dizem para aí que já não crescerá mais.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como escrevi, não sei se é mito mas também tive uma borellii bonsai que desovou e ficou para sempre com aquele tamanhito.

 

Eu não tenho apistos há mais de dez anos mas continuo a achar que um casal deles precisa de mais espaço do que por exemplo um de escalares que são bem maiores. No que toca a crescimentos sempre tive uma relação direta entre tamanho atingido e velocidade de crescimento e litragem do aquário.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu tinha um sistema de 400 l com um trio de borellii.

 

Na primeira desova, aspirei os alevins que consegui (já nadavam há uma semana) e coloquei-os num tanque de crescimento onde levavam com tudo do bom e do melhor além de valentes TPAs. Esse tanque tinha 70 litros e era bare bottom. Tinha apenas alguns tubos de PVC para eles se esconderem.

 

Entretanto alguns irmãos que não consegui aspirar ficaram no aquário onde nasceram onde comiam o que lhes chegava à boca se chegasse...

 

Os do "crescimento" era com artemia recem nascida, daphnias, vermes de grindal e larvas de mosquito. Tudo comida viva.

 

Pois os 5 ou 6 que ficaram no 400 litros cresceram mais rápido e ficaram maiores.

 

Os outros acabei por vendê-los todos a uma loja. Não estavam anões mas tinha 80% do tamanho dos outros.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vai correr bem de certeza!

 

Já agora, uma vez que estás aí a bombar apistos à grande :) deixa-me aproveitar o teu tópico para sugerir que faças uma experiência.

 

O livro que era a bíblia dos apistos aqui há uns 10/15 anos (Uwe Römer, Cichlid Atlas, Vol 1):

 

51XVPBKJ6NL._SY344_BO1,204,203,200_.jpg

 

que na altura comprei tinha um capítulo muito interessante onde se procurava demonstrar que a temperatura a que os ovos fertilizavam e incubavam tinha influência no rácio de produção de machos/fêmeas.

 

Ou seja: em torno de 26 graus na espécie testada saia 50/50. Mais do que isso, a coisa pendia para o lado dos machos. Menos pendia para as fêmeas, sendo que a 22 graus ou abaixo nem saiam machos.

 

Ora como a maior parte das espécies têm estruturas de harém, dá jeito ter mais fêmeas.

 

Daí a minha sugestão para tu testares. Já que tens baterias e essa maltinha quando dá de desovar não tem como parar, não queres experimentar promover uma redução gradual de temperatura para assim conseguires em teoria rácios mais favoráveis às fêmeas?

 

A mim irrita-me que um animal que na natureza tem uma relação funcional macho/fêmea de 1:3 ou mais seja sempre vendido aos casais.

Depois vem aquela teoria de, "como são pequenos quaisquer 30 litros servem para ter um casal".

Uma das consequências óbvias é que montes de vezes a fêmea morre. Em muitos casos é o macho que a mata, noutros nem chega a ser necessário porque o stress causado pela situação completamente anti-natural leva-lhe as respostas imunitárias em três tempos. Alimentam-se mal e morrem com a primeira doença que aparecer mesmo que não seja visível.

 

Por isso era interessante remar contra essa maré.

 

No meu caso, se vier a ter apistos em breve, na impossibilidade de comprar um trio ou 3 fêmeas para um macho, comprarei sempre dois casais.

 

Se um macho dominar o outro e ficar com as duas fêmeas (que é o mais provável) isso será a ordem natural das coisas e é certo que a descendência terá mais qualidade porque será filha do macho mais forte. O outro terá que se defender com aquilo que o aquário lhe der como território. O livro também fala nesse tema. Há zonas nas colónias de apistos que são integralmente ocupadas por machos "caídos em desgraça" que apresentam mesmo sinais físicos de terem sido expulsos à dentada.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já tinha tido oportunidade de ler um artigo que referia isso, creio ser o artigo em questão! Foi transcrito e citado em vários locais inclusive.

 

Curiosamente estou a tentar promover a descida de temperatura mas a zona onde estão é bastante quente! :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,


Pensei que tinha so Kribensis machos mas ha la uma femea.. fui dar-lhes de comer e reparei nisto:




Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Entretanto a fêmea NANAY já fez nova postura hoje durante a noite!

 

20150223_193955.jpg

 

Parecem coelhos mesmo!

 

 

Cumps,

Ricardo

Editado por Ric.Gomes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito fixe sim senhor!

 

Esses sp. Nanay estão a vingar ou nem por isso?

 

Abraço.

:default_Smile-PT: Brevemente AF-SHRIMPS - SHRIMPROOM ALL DIY PROJECT:default_Smile-PT:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Alexandre!

 

A postura de Trifasciata desapareceu basicamente eram uns 5 apenas e a fêmea ainda esta de guarda mas não os vejo a uns dias.

 

A 2ª postura de Nanay foi comida pelo macho, apanhei-o em flagrante mas a fêmea já se está a preparar para mais, a primeira postura vingaram 7 e estão em crescimento.

 

A postura de Kribs está tranquila, são uns 30 e a fêmea tem conseguido manter e prole mesmo estando com vários macho no aquário.

 

Vamos ver como correm as coisas!

 

 

Está a faltar umas actualizações aos teus tópicos Alexandre!!!

 

 

Abraço a todos!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Ponto de situação:

  • Abacaxis com postura e natação livre, uns 5 alevins!

  • Trifasciata nova postura uns 15/20 alevins!

  • Nanay andam em conversações!

  • Alevins de Nanay já com cerca de 1 cm e 3 meses de idade.

  • Kribs saíram de cena, ficou só uma postura com 13 elementos.


Fotos possiveis:

20150312_204842.jpg
20150312_204901.jpg
20150312_204939.jpg
20150314_193948.jpg
20150314_193955.jpg
20150314_194014.jpg
20150314_194549.jpg
20150312_204349.jpg
Abraço a todos,
Ricardo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vais ter que arranajar uma solução para fazer crescer essa rapaziada toda! :drool3:

 

As baterias de reprodução são fixes até o pessoal começar a desovar em barda,

 

Depois é o ai Jesus para gerir as ninhadas. Num comunitário grande, a mortalidade é maior mas os que sobram crescem por lá e pronto.

 

O que é que estás a pensar fazer?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Neste momento estou focado em alimentar esta gente toda como deve ser...

 

Depois deixar o panico o PANICO assetar e gerir muito bem a coisa, eventualmente terei de perder algumas ninhadas caso não consiga ter espaço para gerir tudo....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...