Mais um tópico de Apistogrammas!


Ric.Gomes

Recommended Posts

Boas Mario,

 

como já comentei, o Fábio Silva va ter A. panduro a venta muito pronto.

Outras opções mais caras que eu gosto especialmente sao os A. kelleri (incubadores bucais) e os Ivannacara adoketa (agora em venta no Aquoporto, mais caros e mais grandes que a gran maioria de apistos e "apistos-like").

 

boa sorte com esse projecto,

 

Pol

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sim precisamente isso que tenho em mente.

 

Também pensei em comprar um apisto menos falado aqui no forum, assim sempre poderia enriquecer o conhecimento geral sobre uma espécie menos falada. O problema é que tendo em conta os custos e a falta de experiência com apistos, n sei se será uma boa escolha. Além do mais, ás vezes fico com a sensação que, tendo em conta a experiência que alguns de vocês têm com apistos, não há nenhuma espécie que vocês não conhessam bem. lol

Cumprimentos:

 

Mário Antunes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Além do mais, ás vezes fico com a sensação que, tendo em conta a experiência que alguns de vocês têm com apistos,

 

Acho que estas a falar do Fábio e o Ricardo biggrin.png' alt=':biggn:'> , eu fiz precisamente o que tu tens pensado fazer: sem experiência e sempre con a ajuda do Fábio e o Ricardo tentar apanhar uma especie diferente e reproduzi-la,… e funciono!!

 

Acho que a gran maioria de Apistogrammas funcionam da mesma maneira na reprodução: pH baixo, dureza baixa, o secreto (na minha humilde opinião) e saber manter esses parâmetros da agua.

 

Originalidade nos apistos que escolhas é sempre um factor para asegurar que podes vender mais tarde as crias e ter aprendido e partilhado uma nova espécie em Portugal.

 

Também tenho que insistir: sr. Vasconcelos e Aquoporto = 100% confiança!!! hoje recebi uma chamada dele no telemovel porque tinha um peixe que eu procurava num tópico diferente,… fiquei com a boca aberta!!

 

Se a ideia nao é a cria de apstos mas ter apistos num comunitario eu já expliquei que sao fanático dos panduro, o cor azul e quase único nos apistos, e a fêmea também é bem bonita.

 

Boa sorte!!

 

P.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que é isso que vou fazer.

 

Vou comprar um trio para o meu comunitário, adquirir experiência, mais tarde vou escolher uma casal para reproduzir.

Quanto ao trio vai ser 1 de 3,A. Panduro, A. Borellii ou A. Baenschi.

 

O que acham?

Cumprimentos:

 

Mário Antunes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vou ser a voz do Fábio hahahaha:

 

A. baenschi (Inka) na experiência do Fábio sao os apistos mais agressivos que ele tem tido (pode ser os seus ou podem ser tudos em general), o Fábio tem crias da mesma idade mais ou menos que os panduro.

 

A. panduro: nao vou a comentar mais sobre o meu apisto favorito!! ;), também segun o Fábio, sao os apistos mais pacíficos que ele tem tido.

 

A Borelli: e um apisto bonito (gosto todos os apistos hehehe) mas é um peixe comum do grupo de inicio nos apistos, eu tenho um casal macmaseteri Fab form II que vou tentar reproduzir o mais rápido possível para vender os peixes tudos e ter mais espaço (o macho macmasteri é o mais agressivo que eu tenho tido com a minha curta experiência e pequena colecção).

 

Acho que já ves qual é a minha escolha, no?? hehehe

 

Outro peixe lindíssimo é o abacaxis mas se gostavas de peixes originais nos temos os tres :D:D (Sei que o argumento nao é muito bom porque pela mesma os panduro podem estar já em muitas casas portuguesas mas,... )

 

Nao falo dos nannay do Ricardo, os meus eremnopyge ou os elizabethae do Fábio porqué ainda tens que esperar 2-3 meses para que tenham tamanho :D:D:

 

cmps e a ver que pensa o Ricardo e outros!!

 

P.

Editado por polnadal
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigado pol

 

Vou ter a tua opinião em bastante conta. vou então começar a montar o aqua. assim que tiver tudo a 100% falo com o pessoal para saber o que têm disponível.

 

um grande muito obrigado

 

Mário Antunes

Cumprimentos:

 

Mário Antunes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Recorda que no comunitário nao precisas nada especial (recomendo akadama como substrato) mas com agua de torneira.

Quando quiseras tentar a reprodução apanhas o casal e trasladas num aquário de cria.

Recorda que se o aquário de cria tem menos de 60 litros podes precisar de um tercer aquário para crescimento dos alevinos. Se o aquário tem 60 ou mais, podes apanhar primeiro o macho para que vaia de volta no comunitario e a fêmea 3 semanas mais tarde fazes o mesmo e deixas os alevinos a crescer no aquário de cria.

Eu precisei de um tercer aquário de crescimento porqué nao pensei muito e comprei um aquário de 30 l para cria.

 

cmps

 

Pol

Editado por polnadal
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu esperava pelos Panduro do Fabio... nao te queria dar a minha opiniao directa e concreta mas tendo em conta o que falaram penso ser uma boa aposta!

isto porque? o fabio é um vendedor de confiança e tem peixes bem tratados, à semelhança do sr. Emanuel da aquoporto devo salientar! neste momento tirando estas 2 pessoas nao pondero comprar em mais lado algum ou a quem quer que seja basicamente! depois vamos tb ser sinceros no seguinte, os panduro sao peixes bonitos (meus favoritos tb!) e embora nao sejam apistos banais nao sao tb dos mais raros, o que é bom porque se te acontecer algum problema (devido a inexpriencia) pode sempre com relativa facilidade arranjar um complemento para o trio! por outro lado as especies que a Aquoporto te apresenta, muitas delas sao muito mais raras e por isso mesmo com mais dificuldade em arranjar novos exemplares se te acontecer algum problema, como eu ja tive! so mesmo com a ajuda do Sr Emanuel e de um outro cliente dele é que me safei nessa situaçao! por outro lado por serem mais raras, em algumas, ha menos conhecimento porque menos pessoas mantem a especie e por isso mesmo mais vale, para começar, um apisto com grau de dificuldade mais baixo! ( e atençao que os apisto ja sao na minha opiniao de dificuldade media/alta)

 

pondera tudo isto e depois decide! :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Guardados Mário!! :)

 

Não posso deixar de agradecer o vosso reconhecimento pessoal. Obrigado!

 

Também concordo em começares com uma espécie mais acessível. Tanto em termos de custos como em termos da sua própria manutenção. Por vezes fazemos um grande investimento logo ao inicio e claro que na montagem de um novo aquário a expectativa é alta... O problema é quando acontece algum azar por se ter feito a escolha errada.. Há muitos que desistem por causa do desgosto, e acho que não vale a pena quem começa passar por isso. É que quando a coisa corre bem é que temos noção do quanto vale a pena tentar até conseguir!!!

 

Aquele mito de que para iniciar não há melhor que os Cacatuoides já lá vai. De facto são fáceis de manter mas há outros, para todos os gostos que também tem um grau de exigência baixo/médio, como é o caso dos Panduro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o Proble

 

 

. O problema é quando acontece algum azar por se ter feito a escolha errada.. Há muitos que desistem por causa do desgosto, e acho que não vale a pena quem começa passar por isso. É que quando a coisa corre bem é que temos noção do quanto vale a pena tentar até conseguir!!!

 

Isso não vai ser um problema, conheço bem o hobby com experiências do passado. ja fiz algumas criações de bettas e escalares. e tive alguns problemas. Mas o "bichinho" chama mais alto.

Quero voltar a montar o aquário, desta vez em minha casa e voltar a carga.

 

Espero que corra tudo bem e conto com a vossa experiência para isso.

 

uma grande abraço para todos

Cumprimentos:

 

Mário Antunes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Lindo!! fico a espera de que os nossos peixes cresçam.

Alguém sabe quanto tempo demoram em ser verdadeiros peixes "adultos" = ter algum cor??

Agora os teus e os meus tem mudado de forma, já nao parecem girinos mas peixes em miniatura, agora tenho muita curiosidade em ver a próxima transformação.

 

cmps

 

Pol

Editado por polnadal
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para ser sincero ñ sei! os abacaxis que tenho so agora comecam a exibir alguma cor! mas ainda n da para avaliar o dimorfismo sezxual!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora aí está uma das pulgas a nadar :)

Tá muito bom o video Ricardo!!

 

 

Pol, o tempo que demoram a chegar a adultos ou a uma fase que já apresentem cores depende principalmente de dois factores:

1º - Alimentação

2º - Qualidade de água

 

Outro factor secundário que não está pendente de nós nem podemos fazer nada quanto a isso, é a variação de crescimento de espécie para espécie. Pela experiência que tenho tido até agora, acredito que o crescimento natural deles varia de espécie para espécie.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado fabio!

 

Nao teria considerado essa qestao do crescimento natural da especie mas agora que referiste essa questao noto que estes me parecem desenvolver-se mais rapidamente que os abacaxis!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Obrigado Fábio, eu tinha lido no foro Apistogramma.com esses factores, mas pensei que a diferencia era mínima, vou tentar encontrar um articulo ou comentario do Mike Wise que comenta as espécies de crescimento lento (tenho certesa que o meu é lento).

A parte que não percebo muito é o momento preciso para dar agua de torneira com dureza para estimular o desarrollo do esqueleto.
Obrigado,

Abraço,

Pol

Editado por polnadal
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Ricardo,

 

Já na outra vez tinha reparado mas não disse nada. A não ser que seja da própria foto, mas esses ovos parecem-me muito brancos para estarem fecundados. Os ovos dos Hongsloi são bastante avermelhados (também varia de espécie para espécie)...

Se a água está nas condições ideais para reprodução, podes ter um problema com esse macho que não fecunda os ovos...

 

Ainda assim, se for ilusão óptica da minha parte, espero que desta seja de vez :)

 

Abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais