Mais um tópico de Apistogrammas!


Ric.Gomes

Recommended Posts

Boas Ricardo,

 

"To" com a pica toda sem duvida, mas as ultimas experiências e a necessidade de comprar o último aquário tem mudado o meu caracter impulsivo e agora penso e planifico muito mais para não ter problemas "a posteriori".

 

A minha primeira ideia era tentar criar os macmasteri usando um divisor de aquário no novo aquário de 72 litros, calculei todos os movimentos que precisaria fazer entre os meus 4 aquários e vi que seria possível, mas o problema apareceu quando pensei no aquário de crescimento:

 

Se divido o aquário de crescimento em dois o resultado é um aquário sem espaço suficiente para os alevinos de eremnopyge e uma futura postura dos macmasteri (fico com 2x 37.5 litros para crescimento de 2 posturas) acho que o melhor agora seria esperar a que os alevinos cresçam já que é a minha primeira postura mas custa-me muito ter o aquário de 72 litros com unicamente um peixe (o macho eremnopyge) durante 2-3 semanas :D:D:D

 

Como não queria comprar mais nenhum peixe, pensei nos peixes que tenho no aquário principal que não são ciclídeos (pela complicaçao dos movimentos e territorialidade) e não há muita escolha:

 

- Tetra cardinal: ainda a crescer

- Corydoras aeneus: ainda a crescer

- Tetra nariz de bêbedo: com fêmeas ovadas e já algumas posturas ou pelo menos danças.

 

O nariz de bêbedo são possivelmente os tetras mais difíceis de reproduzir (superam a dificuldade dos cardinais que não é pouca!!) Há algumas semanas que procuro encontrar em internet informação sobre a reprodução destos peixes, depois de muita procura consegui encontrar algo, ovos muito fotosensívels, postura a noite ou a primeira luz de manha, preciso musgo ou alguma coisa artificial parecida,, mas nenhuma foto de alevinos em páginas em inglés, portugués, espanhol ou holandés pelo que acho que vou precisar um milagre mas como já tenho os peixes,… poso tentar.

 

Ricardo, se encontras o tempo, podes fazer uma foto/vídeo dos alevinos de Nannay??

 

abraço,

 

Pol

Editado por polnadal
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Pol,

 

Vou tentar mas é complicado porque eles estão sempre no fundo do aquario e uso o telemovel para tirar fotos/videos... o telefone nao é mau mas nao é a mesma coisa que uma maquina como deve ser!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Ricardo,

 

estão lindíssimos,

depois da primeira semana, acho que vao crescer muito mais rápido , hehehe, agora com os meus já imagino o pobre Fábio cada vez que tínhamos pedido: mais vídeos, mais fotos, e ele devia pensar: eh gajo!!! que nao crescem mais rápido :D:D:D

 

muita sorte,

 

poso perguntar uma coisa: porque as posturas dos abacaxis nao vingaram = explicaste que só safaram-se 2 alevonos??

 

cmps

 

Pol

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A primeira é smp complicado a femea é novata e ainda tem que aprender! So consegui safar esses 2 alevins. A postura seguinte nao retirei o macho, tinha sido logo depois de retirar esses alevims e nao quis que a femea estivesse novamente em novo ciclo de criacao! Aguardo uma nova postura agora neste novo aquario a ver como resultara!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Ora uma pequena actualização...

No aqua dos abacaxis a fêmea anda a distribuir porrada no macho de forma que me parece ser demasiado excessiva já promovi algumas alterações no layout para ver se se tranquilizam, caso não aconteça penso separar a fêmea por uns dia.

Nos Nanay, hoje foi dia de separar a mãe dos pequenos! creio serem uns 7 a 10 alevins apenas, vamos ver como corre!

Iniridae, continuam em fase da 'ambientação' são peixes muito activos e bem agressivos, um comportamento interessante e intenso, diferente do comum!

Por fim nos Hongsloi, depois de vasculhar o aqua todo e não encontrar nenhum dos alevins, não sei o que se passa com este casal mas desde que os tenho ainda não consegui fazer vingar nenhuma postura! Entretanto assim que os juntei começou o 'fandango':

 

 

 

é tudo por agora!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Ricardo,

 

vamos ver que acontece com as crias de nannay, olhe quanto tempo demoraste em separar a mãe? acho que ainda eram muito pequenas, no?? (para eu ter em conta com os meus).

Vamos ver como correm os outros casais!! É raro o que acontece com o teu casal de hongsloi :( a ver se tens sorte e as posturas vingam!!!

 

boa sorte e bom fim de semana!!

 

Pol

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Ricardo,

 

eu sempre penso que ainda quando não há muita malta que responda, é bom escrever no tópico e dar notícias porque esto funciona como diário de experiências, Há muitas vezes que vou ver o meu tópico para procurar detalhes que já não recordo ou para ver o crescimento dos meus peixinhos pois como veio os peixes todos os dias nao consigo ver câmbios.

 

Tenho duvidas sobre o motivo pelo que há malta que consegue sacar 40-100 peixes numa postura e outros 2-10, TPA's, espaço? não tenho ideia de qual é o factor principal mas espero ter sorte com os peixinhos, estou a tentar ter 2 aquários com agua de osmose para quando os meus alevinos tenham que mudar do aqua de 30 l no aqua de 72 l não tenha muitas mortes, depois já vou fazer a transição no agua da torneira com muita calma a ver que acontece.

 

Tenho também muita curiosidade em ver quando vá ser que os peixinhos vão fazer o cambio de alevinos "sem forma diferenciada" a miniaturas apisto. 15 dias? 2 meses?

 

abraço,

 

Pol

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O crescimento e desenvolvimento depende de varias coisas, eu acho que para ter melhores resultados no meu caso deveria melhorar a alimentação, porque alimento só com comida em pó basicamente mas por agora não tenho € para investir!!! =/

Se quiseres tem um aproveitamento de alevins máximo tens de ter em conta todos os factores, qualidade de água o sistema de osmose, a qualidade alimentação parâmetros da água bem estabilizados! tudo conta quando tentamos criar a 'natureza' em casa!

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora nao sei se devo comentar ou vou continuar o nosso dialogo :D:D:D

 

obrigado pela anterior resposta sobre o número de alevins que vingaram e o porque.

 

Sobre as fotos: :yahoo::yahoo::yahoo: como gosto dos apistos!!!! Vamos ver se alguma coisa mais acontece nos vasos :D:D:D

 

cmps

 

Pol

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Também aguardo novidade nos vasos! ;P ehehe

E depois estavas a brincar com os secretos do Fábio hehehehehe, vamos ver quando gostes que tens lá, ja tenho curiosidade!!!

 

Tentei fazer um vídeo dos meus pequeninos mas tentei com as lentes "close-up" e a luz que apanhei foi quase nula, vou tentar mais tarde!!

 

cmps

 

Pol

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Ricardo,

 

se gostasses, podes vir um dia na minha casa. Eu comprei ovos de artemia 456g na aquaristic e tenho mais do que preciso. Poso vender-te a parte que corresponde 45g por 4€ ou podemos trocar por 1 ou 2 alevinos de Nannay que podem crescer aqui em casa com os meus!!

 

cmps

 

Pol

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Ricardo,

 

Os peixes estão de excelente saúde pelo visto e ainda bem!!

Pelo video que mostras-te dos Hongsloi diria garantidamente que a fêmea tinha algures para lá uma desova ou pequenos. Aquele tipo de agressividade para com o macho é por norma sinal disso.

 

Abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas fabio,

Se os tem estao muito, muito bem escondidos, o macho estava separadk desde a ultima postura a aguardar o aparecimento desses alevins, o q nao aconteceu revirei o aqua todo e nada!

N sei o q s passa com este casal mas nao consigo fazer vingar nada! :/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parabéns Ricardo.

 

Belos exemplares. quanto mais leio e me informo sobre estes fantásticos animais, mais dificuldade tenho em escolher um trio para mim. Já tenho o aquário e maior parte da decoração, xistos cocos e troncos. ainda me falta arranjar folhas de carvalho e pinhas de amieiro, alguém sabe onde posso arranjar as pinhas?

assim que tiver tudo montado, vou colocar aqui as fotos.

cumprimentos a todos.

 

Mário Antunes

Cumprimentos:

 

Mário Antunes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Obrigado pelo comentario!

Volto a dizer o importante é ter paciencia e calma nas escolhas, falo por experiencia propria, no inicio da mha 'aventura aquarofila' quis comprar por impulsividade e acabei por fivcar mal servido!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois é esse o meu medo. mas estou a adiar a decisão para quando tiver o aqua ciclado e a funcionar em pleno.

contudo começo a ficar inclinado para começar pelo A. Panduro. não tenho a mínima ideia sobre preços. espero que esse não seja um factor decisivo. vamos lá ver...

Até lá é ler o que poder e informar-me convosco.

 

cumprimentos,

 

Mário Antunes

Cumprimentos:

 

Mário Antunes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Panduro é interessante! boa escolha e creio que ha um membro do forum o, fabiosilva, que tem alguns juvenis em crescimento, ate la pode ser que ja eatejam disponiveis para venda!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais