redutor com ou sem solenoide?


Recommended Posts

Boas,

Nestas andancas dos plantados tenho pouca experiencia, por isso tenho lido muito, mas quanto mais leio, mais confuso fico em relacao a utilizacao de valvula solenoide, para cortar o fornecimento do co2 no arco noturno, e conjugar o ligar e desligar do mesmo, com a luz (com o desfasamento das duas horas), ou se deixar o co2 24 sobre 24, e so me preocupar com a iluminacao.

Ajuda precisa-se.

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, há por aquia pessoas muito mais entendidads neste assunto do que eu, tambem estou no inicio do co2 presseurizado, mas penso que o ideal é manter o co2 enquanto a luz esta ligada, visto que elas consomem co2 para libertar oxigenio, durante a noite se o co2 estiver ligado vai ser desperdicio e poderá alterar parametros importantes na agua!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Digamos que tenho já alguma experiência em relação a este assunto...tenho um aquário comunitário plantado com CO2 pressurizado controlado por válvula solenoide.

 

Ponto numero 1... Será que precisas de adicionar CO2 no teu aquário? Existem plantas que não necessitam de grande quantidade de CO2 para crescerem bem e saudáveis, se apenas colocares desse tipo de plantas "low tech" não necessitas de adicionar CO2. Tens luz em quantidade e qualidade suficiente para valer a pena colocar CO2? Se não tiveres boa iluminação, por muito CO2 que adiciones não terás benefícios devido à limitada iluminação.

 

Ponto número 2... Se realmente consideras que é preciso CO2 pressurizado, então a válvula solenoide é simplesmente essencial. O CO2 vai ser produzido pelas plantas durante as horas sem luz (noite), se não houver corte no CO2 pressurizado durante a noite, a concentração poderá aumentar demasiado, levando à morte da fauna de forma directa ou indirecta (por consequente redução do pH).

 

Ponto numero 3... A utilização desequilibrada de CO2 pressurizado pode dar grandes problemas de algas, por isso convém saber bem o que se está a fazer antes de começar a dosear.

 

Espero ter ajudado...

 

Cumps.

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sem duvida, a resposta mais esclarecedora que tive ate aqui.

Tinha ficado com a ideia que toda e qualquer planta, precisava de co2.

Ajudame entao se fizeres favor, e dizme entao plantas "low tech".

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Digamos que tenho já alguma experiência em relação a este assunto...tenho um aquário comunitário plantado com CO2 pressurizado controlado por válvula solenoide.

 

Ponto numero 1... Será que precisas de adicionar CO2 no teu aquário? Existem plantas que não necessitam de grande quantidade de CO2 para crescerem bem e saudáveis, se apenas colocares desse tipo de plantas "low tech" não necessitas de adicionar CO2. Tens luz em quantidade e qualidade suficiente para valer a pena colocar CO2? Se não tiveres boa iluminação, por muito CO2 que adiciones não terás benefícios devido à limitada iluminação.

 

Ponto número 2... Se realmente consideras que é preciso CO2 pressurizado, então a válvula solenoide é simplesmente essencial. O CO2 vai ser produzido pelas plantas durante as horas sem luz (noite), se não houver corte no CO2 pressurizado durante a noite, a concentração poderá aumentar demasiado, levando à morte da fauna de forma directa ou indirecta (por consequente redução do pH).

 

Ponto numero 3... A utilização desequilibrada de CO2 pressurizado pode dar grandes problemas de algas, por isso convém saber bem o que se está a fazer antes de começar a dosear.

 

 

Clãro esta! Depois uma coisa lava a outra, CO2 presseurizado vai ter que ter uma iluminação á altura e a fertilização também vai ter de ser mais rigorosa porque o consumo de nutrientes das plantas vai ser maior.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Basicamente todas as plantas têm necessidades, assim como os peixes, não é tudo a mesma coisa. Plantas low tech são todas as que não necessitam de muita luz, não precisam de adicionar CO2 e não precisam de fertilização. Não quer dizer que se desenvolvam mal quando expostas a melhores condições, mas desenvolvem-se bem com poucos cuidados. São exemplos deste tipo, grande parte das Anúbias, Cryptocoryne, musgos e fetos (Microsorum).

 

Se quiseres perceber quais as necessidades de cada planta podes ver aqui http://www.tropica.com/en/home.aspx

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pressurizado não digo, porque seria para atender às exigência causadas por uma luz mais intensa, mas virtualmente todos os aquários podem beneficiar da adição de CO2: Aqui está um excelente artigo do Tom Barr.

 

Sempre podes ir pelo caminho do CO2 DIY...

::EndorFeena::Projecto Discus 300L
aquário 150L comunitário (Ago.2009-Mai.2013 - invertebrados desde Junho 2013)
nano 28L invertebrados com calha LED DIY(2010-2012, reactivado em 2013)
calhas LED DIY (2010)
CO2 DIY Tudo o que sei sobre CO2 caseiro
o meu blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.