Hydor ETH 200W


jvidia

Recommended Posts

Viva pessoal.

 

Tenho a funcionar no meu 90x45x45 ( 180lt brutos / 45gl ) um Hydor ETH 300W @ 27ºC.

 

Como ontem me deu uma sinal de estar a morrer ( led ligado mas não aquecia, tive de o desligar e voltar a ligar! ) estava a pensar em comprar outro para ter aqui de reserva.

 

A minha questão é se preciso de 300W ou se um de 200W me bastaria?

 

Poupava no preço ( cerca de -6€ ) e poupava 100W de consumo de energia.

 

Que acham ?

 

Já agora nas specs dos Hydor ETH o delta de 10ºC no de 200W diz que dá para um máximo de 180 litros.

 

Ora esse delta, agora no inverno, é mais ou menos o meu delta, i.e., a minha room temp anda pelos 16/17ºC e a água está a 27ºC.

 

É por isto que tenho receio de que o de 200W seja curto.

 

Alguém usa o Hydor ETH de 200W com a mesma litragem que eu?

 

Abraços,

Jorge

Editado por jvidia
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, não poupas nem um cêntimo, a energia necessária para aquecer o aquário é exactamente a mesma. Entre 200W e 300W é só mais ou menos tempo ligado.

 

200W chega e sobra para 180L, aliás dão até 400L, a não ser que tenhas o aquário numa sala extremamente fria. No meu caso tenho 150L aquecidos com 200W e no inverno trabalha 8h/dia para uma temperatura da sala entre os 18º e os 21º.

 

Este termostato que tenho é um Jaeger de 200W que indica 300L-400L, e vai para o meu aquário novo de 300L.

 

No teu caso, mesmo que trabalhe mais 50% (duvido) são 12h no total....

 

Prefiro ter mais horas de aquecimento com menos impacto, do que muita potência e flutuações grandes na temperatura.

 

Cumprimentos.

::EndorFeena::Projecto Discus 300L
aquário 150L comunitário (Ago.2009-Mai.2013 - invertebrados desde Junho 2013)
nano 28L invertebrados com calha LED DIY(2010-2012, reactivado em 2013)
calhas LED DIY (2010)
CO2 DIY Tudo o que sei sobre CO2 caseiro
o meu blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva.

 

Na questão do poupar acho que tens razão ... menos W => + tempo, logo o mesmo custo.

 

E quando ao tempo ligado tb te entendo se bem que tenho lido ao contrário .... que se deve ter com mais Watt's para ele (termostato) não estar em esforço.

 

Este Hydor ETH não é interno, e segundo as specs oficiais ( http://www.hydor.it/index.php/prodotti/show/famprod/9/list/3 ) 180l com delta de 10ºC é à pele para 180lt.

 

Gostava de saber a opinião de alguem com um Hydor ETH 200w.

Editado por jvidia
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva pessoal.

 

Tenho a funcionar no meu 90x45x45 ( 180lt brutos / 45gl ) um Hydor ETH 300W @ 27ºC. Se retirares 5 cm em altura, supondo que tens areão/ substrato, troncos e/ ou pedras e que a àgua não está a rasar o topo terás +/- 160 litros de àgua para seres aquecida. Tendo em conta a regra de 1 watt por litro diria que 200 watts são suficientes.

 

Como ontem me deu uma sinal de estar a morrer ( led ligado mas não aquecia, tive de o desligar e voltar a ligar! ) estava a pensar em comprar outro para ter aqui de reserva Tudo tem um determinado tempo de vida, se calhar o teu termoéstato está a dar as últimas...

 

A minha questão é se preciso de 300W ou se um de 200W me bastaria? Tenho um aquário com 120x40x50...para além de troncos e muitas "pedras", tenho +/ 40 ltr de akadama (só na trazeira do aqua tenho cerca de 20 cm de altura, descendo até 5 cm à frente), se calhar também chegavam 200 watt, no entanto, tive oportunidade de comprar a um membro um de 300 watts igual ao teu. Um espétaculo...certinho como um relógio...

 

Poupava no preço ( cerca de -6€ ) e poupava 100W de consumo de energia. Penso que não...

 

Que acham ?

 

Já agora nas specs dos Hydor ETH o delta de 10ºC no de 200W diz que dá para um máximo de 180 litros.

 

Ora esse delta, agora no inverno, é mais ou menos o meu delta, i.e., a minha room temp anda pelos 16/17ºC e a água está a 27ºC.

 

É por isto que tenho receio de que o de 200W seja curto.

 

Alguém usa o Hydor ETH de 200W com a mesma litragem que eu?

 

Abraços,

Jorge

 

 

Boas, não poupas nem um cêntimo, a energia necessária para aquecer o aquário é exactamente a mesma. Entre 200W e 300W é só mais ou menos tempo ligado. Concordo.

 

200W chega e sobra para 180L, aliás dão até 400L, a não ser que tenhas o aquário numa sala extremamente fria. No meu caso tenho 150L aquecidos com 200W e no inverno trabalha 8h/dia para uma temperatura da sala entre os 18º e os 21º.

 

Este termostato que tenho é um Jaeger de 200W que indica 300L-400L, e vai para o meu aquário novo de 300L. Fiquei doido com esta especificação de termóstato 300 w até 1000 litros... em:

http://www.eheim.com/en_GB/products/technology/aquarium-heaters/thermocontrol-300W

 

No teu caso, mesmo que trabalhe mais 50% (duvido) são 12h no total....

 

Prefiro ter mais horas de aquecimento com menos impacto, do que muita potência e flutuações grandes na temperatura.

 

Cumprimentos.

Arlindo
__________

O meu Feedback em: http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...ic=98620

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Arlindo.

Sim estes ETH são certinhos mesmo e custa imenso voltar a um termostato interior depois de experimentar um externo.

 

O externo é só vantagens:

 

- menos uma coisa para limpar dentro do aquário

- menos uma "tralha" dentro do aquário ( => maior àrea de água )

- melhor estéticamente

- melhor dispersão do calor na água

 

 

Só depois de ter um externo é que se dá o valor a não ter um "tubo de vidro" dentro do aquário :D

Gostas tb dele é?? :D

 

É pena a Hydor não ter concorrência. Não entendo pq não há mais marcas a ter termostatos externos.

 

É já no entanto o 2º que tenho.

 

Este é de Nov - 2010, mas tive antes outro ETH 300 que pifou tb passados quase 3 anos (http://jaquarium.blogspot.pt/2008/03/aquecimento.html).

 

Esse 1º pifou diferente ..... ligava e desligava constantemente em qq temperatura.

 

De momento está outra vez a funcionar bem desde ontem à noite, sem problemas a 27º.

 

Mas como estou para fechar uma encomenda da Aquaristic estou tentado para aproveitar os portes e mandar vir um ETH 200w para ficar para reserva, pois sempre se poupa uns 10€ a 15€ vs o PVP em PT além de não ser um produto muito comum nas lojas por cá.

Editado por jvidia
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho um EHEIM de 150W num aquário de 160lts é muito eficiente, no termostato diz que é suficiente para 300 litros.

Boas

 

seus (palavra censurada)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se estiver bem isolado, tal como pelo menos o tubo de saída para o aquário, interno ou externo será a mesma coisa, a energia necessária será a mesma...

::EndorFeena::Projecto Discus 300L
aquário 150L comunitário (Ago.2009-Mai.2013 - invertebrados desde Junho 2013)
nano 28L invertebrados com calha LED DIY(2010-2012, reactivado em 2013)
calhas LED DIY (2010)
CO2 DIY Tudo o que sei sobre CO2 caseiro
o meu blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Dragon, estamos aqui a falar de termostatos externos e não internos ;)

 

 

Deixo aqui a minha opinião a respeito dos aquecedores externos. São bons mas caros.

E quando dão o berro voltamos a pagar uma pipa de massa.

Solução, Tubo em PVC,dois T, dois tampões, 1 bucin, duas uniões de transição e duas ligações para mangueira.

Quando o aquecedor avariar e meter outro normal, muito mais barato que um Hydor.

 

Cumps

 

 

 

[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=178746"]Projecto aqua 150x60x60[/url]
[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=185896"]chaparro caido[/url]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como não tenho jeito para DIY e gosto muito de ter as coisas perfeitas, prefiro comprar ;)

 

Sim os Hydor ETH não são baratos mas são melhores que os internos.

 

De qq forma tens tb os internos em titanium que upa upa no preço tb pois tens de ter um controlador de temperatura tb.

Editado por jvidia
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Arlindo.

Sim estes ETH são certinhos mesmo e custa imenso voltar a um termostato interior depois de experimentar um externo.

 

O externo é só vantagens:

 

- menos uma coisa para limpar dentro do aquário

- menos uma "tralha" dentro do aquário ( => maior àrea de água )

- melhor estéticamente

- melhor dispersão do calor na água

 

 

Só depois de ter um externo é que se dá o valor a não ter um "tubo de vidro" dentro do aquário :D

Gostas tb dele é?? :D

 

É pena a Hydor não ter concorrência. Não entendo pq não há mais marcas a ter termostatos externos.

 

É já no entanto o 2º que tenho.

 

Este é de Nov - 2010, mas tive antes outro ETH 300 que pifou tb passados quase 3 anos (http://jaquarium.blogspot.pt/2008/03/aquecimento.html).

 

Esse 1º pifou diferente ..... ligava e desligava constantemente em qq temperatura.

 

De momento está outra vez a funcionar bem desde ontem à noite, sem problemas a 27º.

 

Mas como estou para fechar uma encomenda da Aquaristic estou tentado para aproveitar os portes e mandar vir um ETH 200w para ficar para reserva, pois sempre se poupa uns 10€ a 15€ vs o PVP em PT além de não ser um produto muito comum nas lojas por cá. Para a opinião que te dei sobre a litragem que julgo possuires, penso que com um ETH 200w ficas bem servido/ dá.

 

Arlindo
__________

O meu Feedback em: http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...ic=98620

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 ano depois...