AQUA - Criação de Escalares


Claire

Recommended Posts

Boas Gcrboss

 

lol não se evaporam não...

 

Ha um produto bom também para os alevins recém eclodidos que se chama nobil fluid da JBL - o único se não é que suja um bocado... nada de mais.

se precisares de ajuda com a artemia diz-me qualquer coisa que falamos por telemovel ou assim.

 

Boa sorte.

Comecei a dar exe ontem pq a artemia ta dificil mas tem comido os naupilos que tinha congelado 9,70€ q dor...suja uma teca é verdade,tenho de ter atençao a ixo e aspirar mais do fundo.lavo o.filtro com a agua da tpa?

Quando é q poxo dar comida triturada?

 

Cumps

 

Gonçalo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 75
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Mas esse só vai dar nos primeiros dias, depois vão mesmo precisar de artemia.

Quanto ao filtro depende... ta ciclado? se tiver ciclado sim, se for um de esponja como eu uso, não, pode ser directamente da torneira.

A comida triturada é só a partir do 25º dia, no entanto há uns kits preparados da jbl para as 3 fazes: em pó, um um pouco maior e o ultimo maior também, nunca usei.

__________________________________________________________________________________

 

CristalRio - plantado 300L

- No Name - plantado 30L

Rain florest

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É um filtro de esponja mas n sei se o vou lavar ja...tenho de ver.

Eu tou a eclodir uma artemia cm dixe antes da Dajana c sal pois corri tudo aki na margem

Sul e n arranjei nada. :-S

Eu vou dando este nobifluid e vou descongelando esta que tenho congelada em uma quantidade

Que penso que chegara ao dia 25 +/-.

Ja agora...contam os dias como dia 0 o da eclosão ou dia 0 o da postura(como no PDF)?

 

Cumps!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu se fosse a ti lavava a espuma pelo menos 1 vez por semana agora que já estas a colocar comida, ainda por cima esse nobil fluid

 

eu lavo a minha dia sim dia não, quando faço tpa

tive de ir ao Algarve uns dias e perdi metade dos alevins a pala de um pique de amónia...

 

quantos aos dias é pouco relevante, não tem de ser no 25º dia pós eclosão ou postura, por 2 dias antes ou depois não haverá problema. de qualquer maneira não podes mudar de um dia para outro, tens de começar a colocar alternado com atermia para se irem habituando.

__________________________________________________________________________________

 

CristalRio - plantado 300L

- No Name - plantado 30L

Rain florest

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hello!

 

Então cá vão novidades...ora bem...afinal encontrei a explicação pro sumiço de alevinos...o filtro! :S

Acontece que a tarde vim a casa e dei com o aquario so com uns 15 peixinhos(dos 30 e tal)...agarrei e na tpa fui pesquisar o filtro!

E la andavam eles(alguns deles pois muitos morreram entretanto dentro do filtro).

Nunca pensei que mesmo com uma meia de vidro a tapar as entradas de agua que eles lá fossem parar dentro!

Ainda safei alguns e muitos deles ficaram meio de lado(presumo que n durem ate amanha pq n comem), fora estes ainda tenho de boa saude uns 20 e poucos.

Estes ultimos alimentam-se que nem cães com a artemia congelada...vou ver como tá a artemia que pus a eclodir faz amanhã 4 dias...espero que se aproveite alguma(embora a qualidade dos ovos seja como descrevi em post's anteriores).

 

Acabei por tapar completamente o filtro com a mesma meia de sra mas até acima e não só as entradas e só deixei a parte que sai a agua filtrada de fora da meia...espero que resulte.

 

Vamos ver quantos safo desta postura!

 

Umas pergunta a malta mais experiente...Os escalares não costumam por posturas ditas "grandes"?

É que a minha postura tinha pouco mais de 60/70 ovos no máximo e alguns não estavam fertilizados.

Não é suposto eles aumentarem o numero de ovos consoante vão fazendo mais posturas?

Será que por parte das plantas terem algas e poucas folhas limpas(que são as q eles escolhem sempre) e pequenas, que eles acabam por nao por muitos ovos?

 

Que dizem acerca disto?

Será preferivel optar por fazer uma folha em plastico maior(como fiz nalgumas posturas), ou optar por algum tipo de cone de reprodução?

 

Thanks ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hello!

 

Então cá vão novidades...ora bem...afinal encontrei a explicação pro sumiço de alevinos...o filtro! :S

Acontece que a tarde vim a casa e dei com o aquario so com uns 15 peixinhos(dos 30 e tal)...agarrei e na tpa fui pesquisar o filtro!

E la andavam eles(alguns deles pois muitos morreram entretanto dentro do filtro).

Nunca pensei que mesmo com uma meia de vidro a tapar as entradas de agua que eles lá fossem parar dentro!

Ainda safei alguns e muitos deles ficaram meio de lado(presumo que n durem ate amanha pq n comem), fora estes ainda tenho de boa saude uns 20 e poucos.

Estes ultimos alimentam-se que nem cães com a artemia congelada...vou ver como tá a artemia que pus a eclodir faz amanhã 4 dias... :ohmy:4 dias???? 4 dias ta tudo morto pa, 24 horas ja devias ter o copo cheio!

 

Acabei por tapar completamente o filtro com a mesma meia de sra mas até acima e não só as entradas e só deixei a parte que sai a agua filtrada de fora da meia...espero que resulte.

 

Vamos ver quantos safo desta postura!

 

Umas pergunta a malta mais experiente...Os escalares não costumam por posturas ditas "grandes"?

É que a minha postura tinha pouco mais de 60/70 ovos no máximo e alguns não estavam fertilizados.

Não é suposto eles aumentarem o numero de ovos consoante vão fazendo mais posturas?

Será que por parte das plantas terem algas e poucas folhas limpas(que são as q eles escolhem sempre) e pequenas, que eles acabam por nao por muitos ovos?

 

Que dizem acerca disto?

Será preferivel optar por fazer uma folha em plastico maior(como fiz nalgumas posturas), ou optar por algum tipo de cone de reprodução?

 

Thanks ;)

 

 

Quanto as posturas depende, os teus escalares são novos? já tem experiência suficiente?

da-lhes comida congelada, Blood, artemia, tubifex etc... varia e muita comida congelada, vais ver que resulta.

__________________________________________________________________________________

 

CristalRio - plantado 300L

- No Name - plantado 30L

Rain florest

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

 

Quanto as posturas depende, os teus escalares são novos? já tem experiência suficiente?

da-lhes comida congelada, Blood, artemia, tubifex etc... varia e muita comida congelada, vais ver que resulta.

Os meus escalares com esta ultima postura já deve ser a 7a ou 8a postura...comprei-os com 2,5cm faz 1 ano +/-.

Se já têm experiência???Pera aí que vou perguntar aos gajos! :tongue:

Ora presumnindo que as outras posturas(também elas pekenas) foram todas comidas na hora da eclosão mesmo com o cuidado da luz de presença e a retirada dos outros 3 peixes do aquario principal(um discu,um SAE, e um peixe fantasma)...axo que não terão mta experiência n...

Deixei de dar comida congelada pq vai na volta apareciam-me umas doenças e fiquei-me por um granulado da ocean nutrition pra discus(que os escalares adoram) com spirulina e alho e dou artemia leofilizada(que se hidrata com agua).

 

A artemia n eclode nem à lei da força...ou melhor...eclode...10 em cada 100 ovos! :unsure:

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

é aborecido, compreendo... mas encara isso como uma experiência/aprendizagem.

de qualquer maneira o que irias fazer com 50 ou mais escalares?

ja assim... ui

__________________________________________________________________________________

 

CristalRio - plantado 300L

- No Name - plantado 30L

Rain florest

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

é aborecido, compreendo... mas encara isso como uma experiência/aprendizagem.

de qualquer maneira o que irias fazer com 50 ou mais escalares?

ja assim... ui

Claro que sim Claire e tou esperançado pa safar uns 2 ou 3...já ficava satisfeito! :baned:

Entretanto mais uns de lado no fundo do aquario...já so conto 12 que ficaram de barriguinha cheia depois de os alimentar a pouco mais de 30 min.

Não sei o que faria mas provavelmente dava-os e poderia dizer que consegui levar um projecto até ao fim...agora...o que vou aprendendo com estes que estão a morrer aos poucos?!?N sei bem a razão deles morrerem pq tmbm n tnh os testes pa saber valores de amónia e axim...vamos ver como corre.

Uma coisa é certa...dando resultado ou n...já sei o que fazer pra os alimentar numa proxima...pois s n foxem os naupilos que congelei(na altura achei meio parvo mas fi-lo)...eles ja tinham ido tds a viola!

Knd acabar esta experiência vou mandar vir bons ovos de artemia e volto a congelar naupilos pras proximas posturas pois provei que dizerem que os alevinos n comem artemia q n mexa! :thumbup3:

 

PS:Alevinos nunca são demais...é que assim não tenho muita margem pa levar alguns ate a fase adulta...se foxem mais a probabilidade era maior!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olha... ainda há pouco tempo dizia 'quem me dera safar 2 ou 3'... lol acabei com 40 e tais! vendi/dei 20, mal deu para pagar a artemia e não te esqueças que gastas luz e electricidade... eu sei que quem corre por gosto não cansa mas o escalar é um peixe de 'grande porte' e com alguma longevidade... se fossem de uma estripe mais rara de se encontrar em loja... ou realmente um peixe diferente, como um guppy (pequeno) terias certamente a quem dar e/ou vender...

mas os escalares comuns, pouca gente os quer... as lojas não os aceitam facilmente...

tenho aqui 21 ou 22 e nem sei o que lhes faça =(

 

Quanto a essas mortes eu apostaria em amónia, faz tpa's diárias (com agua a mesma temperatura) lava bem as espumas e a meia.

 

Boa sorte

__________________________________________________________________________________

 

CristalRio - plantado 300L

- No Name - plantado 30L

Rain florest

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Hello!

Já à algum tempo que não digo nada por aki!

Os meus alevinos(os 12 sobreviventes), estão em altas...tenho-me conseguido safar com os naupilos congelados e alguma que entretanto eclodiu.

Hoje cheguei a casa e tinha outra postura colocada de fresco.

Como não tenho mais aquarios...sem saber o que fazer...coloquei a folha da nova postura no mesmo aquario onde estou a criar os 12 magníficos!

Vamos ver como corre.

 

Se calhar o melhor é colocar a nova postura numa maternidade n sei bem...

Que dizem disto?

Será que vai funcionar?

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite,



Sou nova por aqui e com pouca experiência em aquarofilia.


De qualquer forma á cerca de 2 anos comecei a dedicar-me á reprodução de escalares, tendo tido algum sucesso.


Mas neste momento estou com um problema: Não consigo que nenhum alevins sobreviva. Os ovos eclodem, mas caem no fundo do aquário e passado um ou 2 dias já estão todos mortos.


Já tentei de tudo. E acho que faço tudo bem:


- No dia em que a fêmea põe os ovos, retiro-os e coloco num aquário com a mesma água dos pais. Ponho umas gotas de azul metileno.


- No aquário tenho uma pedra difusora, filtro de esponja, temperatura a 28º.


- 2 dias depois os ovos eclodem e vão para o fundo do aquário, mas nunca chegam a nadar sozinhos e por isso nunca chego a dar-lhes artémia...



Enfim acho que está tudo correto até pq foi assim que fiz das outras vezes... O que está a falhar???



Preciso mesmo de ajuda.



Obrigada.



Raquel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Raquel,

 

No segundo dia eclodem e é normal irem para o fundo do aqua pois ainda estão preso ao saco vitelino e não estão a conseguir fazer 'natação livre'. Deveriam comer o saco vitelino nesses dois dias, logo não devera ser falta de alimentação.

Eu nunca usei azul de metileno mas também não me parece que seja disso...

A minha duvida é se os parâmetros do aqua principal estão bons para o alevins, talvez não sejam os melhores.

Eu nunca coloquei agua do aqua principal nos alevins, pois fertilizo muito e tenho c02 a apertar, coloquei sempre agua da torneira nas tpas diárias e sem problema.

Se poderes faz testes a agua do teu aqua, se não tenta colocar agua da torneira.

também convém ir retirando os fungados e ir limpando o fundo do aqua.

 

vai dando noticias, boa sorte.

 

Claire M.

__________________________________________________________________________________

 

CristalRio - plantado 300L

- No Name - plantado 30L

Rain florest

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hello!

Já à algum tempo que não digo nada por aki!

Os meus alevinos(os 12 sobreviventes), estão em altas...tenho-me conseguido safar com os naupilos congelados e alguma que entretanto eclodiu.

Hoje cheguei a casa e tinha outra postura colocada de fresco.

Como não tenho mais aquarios...sem saber o que fazer...coloquei a folha da nova postura no mesmo aquario onde estou a criar os 12 magníficos!

Vamos ver como corre.

 

Se calhar o melhor é colocar a nova postura numa maternidade n sei bem...

Que dizem disto?

Será que vai funcionar?

 

Cumps

 

Ainda bem que conseguiste manter estes pequenotes. quanto a colocar os ovos no mesmo aqua onde tens os pequenos é um risco, podem ser um rico petisco, mas não tenho experiência com isso.

Boa sorte

__________________________________________________________________________________

 

CristalRio - plantado 300L

- No Name - plantado 30L

Rain florest

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ainda bem que conseguiste manter estes pequenotes. quanto a colocar os ovos no mesmo aqua onde tens os pequenos é um risco, podem ser um rico petisco, mas não tenho experiência com isso.

Boa sorte

Hi claire!

Pois eu sei que sera um risco mas n tnh alternativa...arranjar este aquario no lixo ja foi uma sorte...

Se calhar vou meter no mesmo aquario com os 12 mas coloco os ovos numa maternidade(se bem que os ovos caem da fendas por ixo n sei se resultara...vamos ver.

 

Bgda

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sim esta seria uma boa opção, tenta colocar uma meia de vidro a tapar as fendas. não pode é ser muito fechada se não a maternidade vai encher demasiado e verter.

__________________________________________________________________________________

 

CristalRio - plantado 300L

- No Name - plantado 30L

Rain florest

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite,

 

Sou nova por aqui e com pouca experiência em aquarofilia.

De qualquer forma á cerca de 2 anos comecei a dedicar-me á reprodução de escalares, tendo tido algum sucesso.

Mas neste momento estou com um problema: Não consigo que nenhum alevins sobreviva. Os ovos eclodem, mas caem no fundo do aquário e passado um ou 2 dias já estão todos mortos.

Já tentei de tudo. E acho que faço tudo bem:

- No dia em que a fêmea põe os ovos, retiro-os e coloco num aquário com a mesma água dos pais. Ponho umas gotas de azul metileno.

- No aquário tenho uma pedra difusora, filtro de esponja, temperatura a 28º.

- 2 dias depois os ovos eclodem e vão para o fundo do aquário, mas nunca chegam a nadar sozinhos e por isso nunca chego a dar-lhes artémia...

 

Enfim acho que está tudo correto até pq foi assim que fiz das outras vezes... O que está a falhar???

 

Preciso mesmo de ajuda.

 

Obrigada.

 

Raquel

Hello raquel!

 

Faz como a claire sugeriu

Coloca agua da torneira de um dia pro outro(ou 2 dias) pa evaporar o cloro, eu coloco dentro de jm balde com um filtro que tenho

A mais e coloco nos 28graus.

Nao sou grande xpert mas a agua do aquario principal(mesmo que seja optima pros pais) pode ser toxica aos pekenos alevinos.

 

Best of luck ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sim esta seria uma boa opção, tenta colocar uma meia de vidro a tapar as fendas. não pode é ser muito fechada se não a maternidade vai encher demasiado e verter.

Oki!

Vou tentar!

Vou é mandar vir artemia da crystalred(50gr 7,80€) e um crivo.

É que n consigo axar em mais lado nenhum mesmo.

Tou a começar a triturar granulado e eles ja vao comendo uma teca. ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Raquel,

 

No segundo dia eclodem e é normal irem para o fundo do aqua pois ainda estão preso ao saco vitelino e não estão a conseguir fazer 'natação livre'. Deveriam comer o saco vitelino nesses dois dias, logo não devera ser falta de alimentação.

Eu nunca usei azul de metileno mas também não me parece que seja disso...

A minha duvida é se os parâmetros do aqua principal estão bons para o alevins, talvez não sejam os melhores.

Eu nunca coloquei agua do aqua principal nos alevins, pois fertilizo muito e tenho c02 a apertar, coloquei sempre agua da torneira nas tpas diárias e sem problema.

Se poderes faz testes a agua do teu aqua, se não tenta colocar agua da torneira.

também convém ir retirando os fungados e ir limpando o fundo do aqua.

 

vai dando noticias, boa sorte.

 

Claire M.

Eu já tentei água da torneira mas tb não consegui nada, isso pq o ph estava muito alto, penso eu...

Enfim...O ph do aquário grande está nos 6,8...

Vou tentando!!

Obrigada

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o pH não é muito relevante, o ph que sai da minha torneira é de 7.2 e eu, francamente, vou dizer-vos um pequeno segredo lol... no aqua dos alevins colocava a agua directamente da torneira sem a deixar repousar, as únicas baixas que tive foi por causa da amónia.

 

Fertilizas o aqua principal? co2?como estão os valores de nitrito e amónia?

Se não tiveres esses teste vai a uma loja de aquariofilia e fala do assunto, com jeitinho fazem-te os testes..

 

Claire M.

__________________________________________________________________________________

 

CristalRio - plantado 300L

- No Name - plantado 30L

Rain florest

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

espectáculo gcrboss!

de que estripe são os teus?

 

Boa continuação

Zebra...n vist as fotos dos pais?

Ta na pagina anterior neste mesmo topico. :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais