AQUA - Criação de Escalares


Claire

Recommended Posts

Depois de varias tentativas de manter os alevins do meu casal de escalar Koi resolvi elevar a fasquia, tentando ao máximo ter sucesso.
Aproveitei para partilhar convosco esta experiencia, esperando algumas dicas/ajudas.
Para já o setup do aqua:
Aqua 27x14x17 - 6,5l
Filtro (de esponja) - Eheim air filter
2 bombas de ar
Termostato Hydor 25w - 28º
Maternidade Marina Hang on Breeding Box de 1.2l
Alimentação: JBL Artemio
Até agora experimentei de varias maneiras que as posturas dessem certo.
No aqua comunitário juntos aos pais.
No CristalRio, quando ainda não existia mais população para alem dos escalares, aproveito para dizer que é um acontecimento muito gratificante e realmente muito bonito de ser ver. Os escalares tem um grande instinto paternal.
dsc00516dq.jpg
Fêmea durante a postura
dsc00521df.jpg
Macho a fertilizar os ovos
Até hoje ainda só consegui mante-los vivos 5 a 6 dias, varias vezes, e a partir dai tenho-os perdidos por vários motivos:
Falta de iluminação durante a noite - stresse - os pais acabam por comer os alevins e/ou estes perdem-se pelo aqua.
Pelo facto da artêmia não ter eclodido.
Por o aqua ter demasiada litragem e ser muito difícil alimentar os alevins.
E ainda por os alevins passarem pela rede da maternidade e irem direitinho pro aqua.
Por estes motivos decidi por as mãos a obra, montei um aqua maternidade para os manter nas primeiras semanas (se tudo correr bem).
Tenho-me seguido um pouco pelos concelhos do Valter Filipe Silva com um artigo que ele escreveu a proposito, intitulado "Escalares – Dicas e truques simples para mantê-los e reproduzi-los" disponível no fórum.
O aqua:
dsc01692k.jpg
As ultimas posturas:
img0270xc.jpg
img0272zca.jpg
Como podem ver nas ultimas fotos, criamos uma superfície para a fácil remoção dos ovos.
É feita de polipropileno, neste caso preto, ha de varias cores, mas recomendo o verde ou o preto.
Efetuamos um meio corte nas zonas de charneira para dobrar as abas e fizemos 4 cortes para os encaixes das vulgares suction cup, que vêm com qualquer tipo de equipamento (filtros termostatos etc).
As fotos do mesmo:
96088235.jpg
Arredondamos as pontas por precaução, para não ferir os animais.
99301433.jpg
Como podem ver nesta imagem, um dos lado contem uma tira extra com 3 cm +/- para dar inclinação depois de colado ao vidro para facilitar a desova.
A ultima postura foi feita no final da noite, e para garantir o máximo de fertilização, deixei os ovos com os pais, com uma luz de presença.
Na manha seguinte, removi com cuidado a placa para a maternidade mochila, estando tudo preparado desde a véspera para os receber. Não ha problema em passar os ovos pelo ar durante alguns segundos.
Apos este processo tenho somente feito TPA's cuidadosas de 10% todos os dias e com a ajuda de uma pipeta de testes vou retirando os ovos não fertilizados (identificáveis pela sua coloração branca) e os que até a eclosão vão fungando.
A unica coisa que não tenho feito, é colocar azul de metileno.
A ultima postura aconteceu ha dois dias (10.03.2013)
94245237.jpg
Ontem a noite começaram a eclodir e a dar ao rabo, hoje coloquei cistos de artêmia a eclodir (leva cerca de dois dias a eclodir), pois estes primeiros dias os alevins vão alimentar-se do saco vitelino e só daqui a 2 dias é que vão começar a comer.
Dia 3 (apos eclosão)
Até agora esta tudo a correr bem.
Começei ontem a noite a dar comida aos alevins, artêmia recém eclodida em alternado com NobilFluid.
Coloquei uns pés de flutuantes, eles parecem gostar ;)
Deixo aqui um vídeo ;)
Atualização - 6º Dia (apos eclosão)
E pronto, cá vamos nos no 6º Dia, esta tudo a correr bem.
Desde ontem que estavam todos a nadar bem, decidi então passar os alevins para o aqua 'maior', pois a maternidade já estava bastante suja.
Estão a comer bem, tenho poucas baixas por dia.
Parece que desta vez esta a correr melhor =)
um pequeno vídeo
Atualização - 10º Dia (apos eclosão)
Ca estamos no 10º dia, continua tudo a correr bem.
Deixo-vos um vídeo do meu pessoal a comer artêmia recém eclodida :D
Entretanto a minha fêmea já ta cheia outra vez, e a Rami já tem o ovopositor saliente, mas não tenciono colocar a placa para já, quero ver se esta da certo primeiro antes de me meter noutra.
Atualização - 22º Dia (apos eclosão)
Ausentei-me por uma semana e o Nuno ficou a tomar conta aqui da malta... neste período de tempo, como alguns sabem, perdemos a nossa fêmea Koi... Com muita pena nossa, para alem de tudo estes foram os nossos primeiros peixes... agora resta-me o cuidado acrescido pois esta sera a minha ultima chance de conseguir levar para a frente uma postura deste nosso casal.
Entretanto o Nuno teve de se ausentar dois dias e tivemos muitas baixas, muito mais de metade se foram, a vontade uns 50. Ficaram uns 30 +/- que se estão a portar bem.
Sem ser isto e desde a ultima atualização consegui controlar os níveis de amônia, continuo com o ritmo de tpa's diárias mais limpezas etc...
Deixo-vos mais um vídeo dos pequenos, qualquer coisa mais parecida a um peixe lol a comer artêmia recém eclodida.
Atualização - 25º Dia (apos eclosão)
25 dias ka la vão, continuo com cerca de 30 pequenotes, não tenho tido baixas ha dias, espero que continue assim.
De resto... tenho uns 3/4 maiores que os outros, um deles então é absurdo a diferença lol não sei se pode ter alguma coisa a ver com sexo ou não. Assim que poder tento tirar uma foto dum grande e dos mais pequenos para vermos a diferença.
Já se conseguem ver as barbatanas ventrais, vão dando umas achegadinhas uns nos outros na hora da refeição, tem sido uma experiencia gratificante.
IMG_1233_zps1907cecd.jpg
Neste momento mudei a alimentação para JBL Artemio Pur e Sal, a tacha de eclosão (em menos de 24h) é brutal, e estou a começar a dar granulado triturado.
Atualização - 30º Dia (apos eclosão)
Finalmente 1 mês :D continuo sem baixas, crescem de dia pra dia... ja os tentei contar mas nao tenho bem a certeza, penso que são 32. Quando a fome aperta ja pegam nos granulados lol limpam o fundo todo.
Ja agora aproveito para vos apresentar o Big, o maior deles todos, a vontade 1 cm ;: lol:
IMG_1405_zps906d8c14.jpg

Actualização - 40º Dia (após eclosão)
Digam la que não parecem já escalares :naughty:
são cerca de 22 vendi mais 10 e aceito pedidos... breve nao me cabem no micro aqua lol
Aqui fica o video ;)

Para já é tudo. Espero que gostem do post e que achem interessante.
Toda a ajuda é bem vinda,
Claire M.
Editado por Claire

__________________________________________________________________________________

 

CristalRio - plantado 300L

- No Name - plantado 30L

Rain florest

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 75
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Boas

 

Os teus escalares adultos são muito bonitos. :drool3:

Se fores vender os pequenos quando crescerem, ficas milionária xD

Onde os tens, tem 6,5 litros, podias ter optado por um aqua de 15 L, daqueles kits.Na minha opinião acho que era o indicado.

Boa sorte e que não tenhas baixas-

 

cumps

Meu Aquario

 

"40 litros "

 

Segundo Projeto:

 

"nano"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas AquaMysterio,

 

infelizmente perdi a fêmea ha uma semana e tal, não estava a espera dessa... =(

 

Esta foi a primeira vez que consegui manter a postura mais de 6 dias e para não estar a investir dinheiro esta foi a primeira experiencia... se desse sucesso (como deu até agora) investia num kit com mais litragem, mas sem a fêmea agora é pra esquecer. =(

Tenho 5 Pterophyllum Scalare Sp. "Rio Nanay" mas muito juvenis ainda... tenho que arranjar uma fêmea pro Koi daqui a um tempo... e ai pensarei nessa solução.

 

Obrigada a todos pelos coment's e pm's ;)

 

Claire M.

__________________________________________________________________________________

 

CristalRio - plantado 300L

- No Name - plantado 30L

Rain florest

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Se calhar perdes-te-a por ela estar com muito stress ou algo assim

Pensa bem nisso do kit.

 

cumps

 

 

Não, o macho apareceu-me com uma ferida causada pelo stresse... devia te-lo isolado para fazer tratamento mas fiz diretamente no comunitário.

Para evitar outras posturas, logo mais stresse, não voltei a colocar a placa das posturas... ela morreu depois do tratamento logo... aquilo afetou-me a bicharada toda =S

eu tava de ferias quando isso aconteceu, o nuno é que me contou que ela tava muito inchada... não sei, penso que se fosse postura ela teria-a feito nos outros sitos onde já o fez.

Pra mim foi o tratamento para o macho...

 

 

 

 

muito bom!

 

vai actualizando!

é pena teres perdido a fêmea mas depressa arranjas outra.

 

 

 

Vou deixar o macho melhorar completamente, tudo voltar a estabilizar e procuro-lhe uma namorada a altura ;)

Até la vou atualizando o tópico claro ;)

 

 

Obrigada, Claire M.

__________________________________________________________________________________

 

CristalRio - plantado 300L

- No Name - plantado 30L

Rain florest

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o macho foi stresse... ela foi erro meu, tratamentos deveriam ser aos peixes isolados...

 

enfim, coisas boas: Dia 30 apos eclosão, atualizei o primeiro tópico com uma foto do Big ;)

__________________________________________________________________________________

 

CristalRio - plantado 300L

- No Name - plantado 30L

Rain florest

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas!

 

o que achas da maternidade? gostas te do funcionamento dela?

 

Acabei por comprar esta maternidade, tem o ponto muito negativo que é a saída da agua, se não tiver bem protegido os alevins são sugados (as peças que traz não são as melhores e também o outro ponto negativo é a entrada da agua se não tiver protegida entra porcaria para dentro da maternidade ...

aquanaturept.blogspot.com

 

Notícias sobre o grande mundo da aquariofilia, novos produtos no mercado, aquascaping, vídeos e muito mais!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

Antes de mais...grande post! ;)

Adorei ver a evolução!

Acontece que estou a viver uma experiência muito idêntica.

Passo a relatar:

- Tenho um casal formado(de 4 iniciais escalares zebra que comprei pequeninos).

Separei o casal dos outros 2(que acabei por dar pois batalhavam muito).

Eles começaram nas posturas pouco depois e após umas 5 ou 6 posturas em que sempre protegiam os ovos até eles eclodirem e depois comiam-nos sempre, visto que não vingou alevim até a data(inclusive na ultima tentativa coloquei a folha dentro de uma maternidade flutuante e eles conseguiram suga-los literalmente pelas brechas da mesma) Lol

 

Acontece que um vizinho deu-me um aquario de 30L e foi musica pros meus ouvidos! ;)

Preparei o aquario nu com tudo a que tinha direito...filtro de esponja,aquecedor a 28 graus, e a bomba de ar e uma folha de amendoeira da india que costumo usar no meu comunitário.

 

Uma semana depois lá veio a postura numa folha.

Isto foi dia 17/04/2013 (quarta feira).

Coloquei no aquario em 5 segundos e pus o protozin da waterlife(porque não tinha azul de metileno) e ja ca tinha este produto em casa.

Todos os dias troquei/continuo a trocar 10% de agua todos os dias muito lentamente.

 

Dia 19 tinha os ovinhos a eclodirem.

removi os fungados.

 

Acontece que tenho-me guiado pelo post do Valter Filipe Silva(muito famoso no mundo da reprodução de escalares)

Só que depois de vir ler alguns posts tenho as minhas duvidas quanto a alimentação que já não deve tardar.

Eles fazem hoje dia 22/4/2013, três dias que nasceram, e eu coloquei a artemia a eclodir no dia em que nasceram e ja tenho alguma(nao muita) porque pus uma colher de cafe num litro de agua.

 

Pelo PDF do Valter so devo alimenta-los quando tiverem 5 dias de nascidos,ou seja, dia 24,altura em que elec começarão a nadar sozinhos certo?

Pelo teu post vi que alimentaste-os ao terceiro dia de vida(ou seja eu teria de lhes dar artemia já hoje).

 

Qual a tua opinião de expert na materia?

Devo esperar que eles começem a nadar(visto que ainda andam pouco pelo fundo)?

Se esperar mais os 2 dias pra fazer os 5 dias de nascidos, a artemia não estará muito grande pra eles?

Eu não entendo muito bem este esquema da eclosão de artemia.

A minha demora 48h a começarem a eclodir, que dicas me podes dar acerca da produção da mesma?

Isto é tipo...a artemia nasce...alimento-os nesse dia e mando o resto fora que sobrar?

 

Desculpa lá o testamento mas é que já pesquisei muito e fico cada vez mais confuso porque todas as experiências são diferentes!

 

Obrigado

 

Gonçalo Rocha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Gonçalo,

 

Eu comecei aos 3 dias após eclosão a alimenta-los, pois antes disso alimentam-se só do saco vitelino... mas obviamente que em dozes mais reduzidas, se só colocares ao quinto dia acho bom tambem, sei que nas minhas outras experiências quando assim fazia, perdia muitos no 6 dia, dai alimenta-los mais cedo mais cedo.

Se tens a artemia a fazer desde ontem já devias ter uma boa quantidade dela para lhes dar, mal não fará, só se abusares e colocares demasiado, ai podes ter um pico de amónia ou assim.

 

eu tive também a rasca para 'aprender' a eclodir artemia, todos diziam que era fácil... mas aqui em casa era sempre sem sucesso, nunca via nada a mexer dentro do recipiente.

Uso neste momento um Sal e Pur da JBL tem uma taxa altíssima de eclosão.

 

coloco 3 colheres de Sal e 2 ou 3 de Pur em 500ml de agua, com uma palhinha ligada a uma bomba de ar.

isto tudo dentro de um alguidar com agua e termostato nos 26º +/-

noto que quando deixo uma luz ligada logo acima do recipiente em 12h já tenho eclosão.

 

Essas medidas que falei acima dão-me para 2 dias, tiro com uma palhinha para dentro de um crivo e dou aos peixitos, o resto volta para dentro do alguidar com agua quente e luz ligada, vou dando até ter.

 

Boa sorte e qualquer coisa dispõe.

 

 

Claire M.

__________________________________________________________________________________

 

CristalRio - plantado 300L

- No Name - plantado 30L

Rain florest

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Acabei por comprar esta maternidade, tem o ponto muito negativo que é a saída da agua, se não tiver bem protegido os alevins são sugados (as peças que traz não são as melhores e também o outro ponto negativo é a entrada da agua se não tiver protegida entra porcaria para dentro da maternidade ...

 

 

desculpa não ter respondido antes, como pudeste ver a grande desvantagem da maternidade é que mesmo com a rede mais apertada eles passam e adeus....

eu coloquei uma meia de senhora, mas ai ela enchia muito e se me descuidasse iam todos parar ao outro aqua...

 

Melhor melhor é mesmo ter um aqua para eles.

 

Claire M.

__________________________________________________________________________________

 

CristalRio - plantado 300L

- No Name - plantado 30L

Rain florest

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Actualização - 40º Dia (após eclosão)


Digam la que não parecem já escalares :lol:

são cerca de 22 vendi mais 10 e aceito pedidos... breve nao me cabem no micro aqua lol


Aqui fica o video ;)





Claire M.

__________________________________________________________________________________

 

CristalRio - plantado 300L

- No Name - plantado 30L

Rain florest

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas! Claire isso é verdade é mesmo melhor ter um aquário só para isso.

Em relação aos escalares estão bem bonitos parabéns.

aquanaturept.blogspot.com

 

Notícias sobre o grande mundo da aquariofilia, novos produtos no mercado, aquascaping, vídeos e muito mais!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Gonçalo,

 

Eu comecei aos 3 dias após eclosão a alimenta-los, pois antes disso alimentam-se só do saco vitelino... mas obviamente que em dozes mais reduzidas, se só colocares ao quinto dia acho bom tambem, sei que nas minhas outras experiências quando assim fazia, perdia muitos no 6 dia, dai alimenta-los mais cedo mais cedo.

Se tens a artemia a fazer desde ontem já devias ter uma boa quantidade dela para lhes dar, mal não fará, só se abusares e colocares demasiado, ai podes ter um pico de amónia ou assim.

 

eu tive também a rasca para 'aprender' a eclodir artemia, todos diziam que era fácil... mas aqui em casa era sempre sem sucesso, nunca via nada a mexer dentro do recipiente.

Uso neste momento um Sal e Pur da JBL tem uma taxa altíssima de eclosão.

 

coloco 3 colheres de Sal e 2 ou 3 de Pur em 500ml de agua, com uma palhinha ligada a uma bomba de ar.

isto tudo dentro de um alguidar com agua e termostato nos 26º +/-

noto que quando deixo uma luz ligada logo acima do recipiente em 12h já tenho eclosão.

 

Essas medidas que falei acima dão-me para 2 dias, tiro com uma palhinha para dentro de um crivo e dou aos peixitos, o resto volta para dentro do alguidar com agua quente e luz ligada, vou dando até ter.

 

Boa sorte e qualquer coisa dispõe.

 

 

Claire M.

Hi again! :)

Eu fiz o esquema da garrafa pet de 1,5L com bomba de ar e aquecedor e tudo só que os ovos que tenho são da "Dajana" artemia eggs, que já têm sal e a taxa de aclosão é uma bela b*st@. :S

Eu ja tinha feito um teste antes com 3 colheres de sobremesa (como diz no frasco) mas deu-me muita artemia e o que fiz foi fazer o processo de as tirar e congelar em agua do proprio aquario(doce) ainda viva...n sei se posso descongelar essa e dar-lhes caso esta (que fiz só com uma colher de café desta mistura e 3 colheres de sopa de sal) não vá avante...quero dizer...já vejo algumas...mas muito poucas, e a remoção é muito dificil pois elas mesmo as escuras durante 15/20 minutos, ficam a nadar e os ovos por incrivel que pareça ficam também eles misturados c as artemias já eclodidas...mas vou tentar e vou dando novidades.

 

Já tenho 3 ou 4 a nadar mas os mesmos nadam muito pouco e colam-se literalmente aos vidros!lol

 

Obrigada pelas dicas!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

venho actualizar o status!

Ora bem...nem sei como dizer isto mas tou literalmente LIXADO! :S

A artemia que pus a eclodir...basicamente eclodiram prai umas 20 numa colher de café de ovos!

Ou seja...a fazer o processo de as capturar(uma a uma) e passa-las pelo filtro de cafe e lavalas com a agua do aquario...devo ter aproveitado prai umas 10(se tanto) :S

Fui experimentar descongelar umas das minhas experiências anteriores com artemia e dei-lhes...pareçe que um ou 2 comeram mas é muito cedo pa dizer se foi por estar morta ou se por ainda serem muito novinhos estes alevinos com 4 dias e estarem ainda a aprenderem a nadar.

 

Entretanto pus uma quantidade maior no mesmo esquema das garrafas mas num garrafão cortado e coloquei 2 colheres mas desta vez de sobremesa.

Entretanto vou-lhes tentar dar da congelada e rezar pra que eles a comam pelo menos hoje e amanhã e esperar que com a temperatura mais alta estas artemias que pus hoje a eclodir venham a tempo.

E até la vou pescando algumas das que já eclodiram.

 

O que lhes posso dar mais de comer amiga Claire?

 

obg!

 

Gonçalo Rocha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para te desenrascares hoje, dá-lhes flocos ou granulado triturado num moínho de pimenta. Arranja rapidamente artémia para eclodir com sucesso. Mete a garrafa a eclodir dentro do aquário para ter a água salgada a uns 27º. Se comprares JBL ARTEMIO PUR, eclode em 12 horas da maneira que te disse.

 

Que estirpe de escalares te nasceu?

 

Tenho uns zebras que eclodiram no domingo se forem diferentes dos meus, proponho-te uma troca duns 10 (quando forem um pouco maiores).

 

Boa sorte,

 

Paulo Taveira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para te desenrascares hoje, dá-lhes flocos ou granulado triturado num moínho de pimenta. Arranja rapidamente artémia para eclodir com sucesso. Mete a garrafa a eclodir dentro do aquário para ter a água salgada a uns 27º. Se comprares JBL ARTEMIO PUR, eclode em 12 horas da maneira que te disse.

 

Que estirpe de escalares te nasceu?

 

Tenho uns zebras que eclodiram no domingo se forem diferentes dos meus, proponho-te uma troca duns 10 (quando forem um pouco maiores).

 

Boa sorte,

 

Paulo Taveira

Boas paulo!

Que coincidencia...os meus tmbm sao zebra mas aceito a troca se der nalguma coisa esta postura.

É a 1a vez que separo os ovos dos pais(eles comiam sempre ao 2o dia).

Devo ter ai uns 150 pra mais.

Eles pareçem tar a comer da que congelei acerca de um mês mas vou tentar o granulado mt miudinho pra ver se da.

 

Pois mas as lojas aki aos redores de almada n tem artemia de jeito! :-S

 

Tive 3h a tentar alimenta-los e ainda vi alguns a comer.

Faço TPA's tds os dias de 10%,e tenho a bomba de ar smpr ligada e um filtro de esponja tmbm,aguq a 28 graus

Eu tenho o eskema da garrafa com aquecedor a 26 graus.

Desta vez pus um pouco de bicarbonato pa ver se ajuda.

Tou a fazer tudo bem?

 

Cumprimentos e obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas paulo!

Que coincidencia...os meus tmbm sao zebra mas aceito a troca se der nalguma coisa esta postura.

É a 1a vez que separo os ovos dos pais(eles comiam sempre ao 2o dia).

Devo ter ai uns 150 pra mais.

Eles pareçem tar a comer da que congelei acerca de um mês mas vou tentar o granulado mt miudinho pra ver se da.

 

Pois mas as lojas aki aos redores de almada n tem artemia de jeito! :-S

 

Tive 3h a tentar alimenta-los e ainda vi alguns a comer.

Faço TPA's tds os dias de 10%,e tenho a bomba de ar smpr ligada e um filtro de esponja tmbm,aguq a 28 graus

Eu tenho o eskema da garrafa com aquecedor a 26 graus.

Desta vez pus um pouco de bicarbonato pa ver se ajuda.

Tou a fazer tudo bem?

 

Cumprimentos e obrigado.

Sim, parece que sim. Mas tens de resolver a questão da artémia o quanto antes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas novas!

Cheguei acerca de 1h a casa.

Descongelei a artémia recém eclodida que tinha no congelador,coloquei um pouco de agua do aquario na seringa e misturei com aquela agua congelada(também ela doce pois a artemia já tava tratada por mim porque a testei antes,diga-se de passagem que correu melhor que desta vez)que envolvia os náupilos e enxi uma seringa deles e fui à aventura...surpresa...vi os mini cardumes(que por graça estão divididos em 2 grupos de nuvenzinhas mais uns soltos pelo aquario), a caçarem a artemia! :)

É certo que estando congeladas já perderam muitas propriedades mas até comprar artémia(penso que amanhã/hoje) já conseguirei safar alguns! ;)

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os meus bebés com 4 dias de vida 23/04/2013

 

gallery_24178_3800_195937.jpg

 

 

gallery_24178_3800_129152.jpg

 

 

O casal(comprei-os tinham pouco mais de 1,5cm) :smile2:

 

gallery_24178_3800_643653.jpg

 

 

Espero que tenha postado bem as fotos!

 

Que achas Clairem M?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sera possivel que hoje de manha tenha contado 25 alevinos?

É que parecia-me ter mais de 50.

Ora nao vendo cadaveres no fundo e estando o filtro envolvido em meia de sra so poxo tirar

Uma conclusao...ilusao de optica da reflexao dos vidros que me levou a ver alevinos a mais.

Eles n se evaporam pois n?

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Gcrboss

 

lol não se evaporam não...

 

Ha um produto bom também para os alevins recém eclodidos que se chama nobil fluid da JBL - o único se não é que suja um bocado... nada de mais.

se precisares de ajuda com a artemia diz-me qualquer coisa que falamos por telemovel ou assim.

 

Boa sorte.

__________________________________________________________________________________

 

CristalRio - plantado 300L

- No Name - plantado 30L

Rain florest

Link to comment
Partilhar nas redes sociais